You are on page 1of 95

Modelo Macroeconmico Keynesiano Simples ... a teoria ...

Afinal, o que demanda agregada?


A funo de demanda agregada relaciona determinado volume de emprego com o produto das vendas que se espera realizar desse volume de emprego. O produto das vendas forma-se pela soma de duas quantidades : a soma que ser despendida em consumo quando o emprego est em certo nvel e a soma que se destinar ao investimento.

As Expectativas
As expectativas de curto prazo: relaciona-se com o preo que um fabricante pode esperar obter pela sua produo acabada, ...

As expectativas de longo prazo: refere-se ao que o empresrio pode esperar ganhar sob a forma de rendimentos futuros, no caso de comprar (ou talvez manufaturar) produtos acabados para os adicionar a seu equipamento de capital..

... logo, pode-se dizer que...

...algumas concluses...
Os resultados efetivamente realizados da fabricao e da venda da produo s tero influncia sobre o emprego na medida em que contribuam para modificar as expectativas subseqentes; todas as vezes que tiver de ser tomada uma deciso, ela o ser levando em conta este equipamento e estes estoques, mas luz das expectativas atuais a respeito dos custos e das vendas futuras. uma mudana nas expectativas (quer a curto quer a longo prazo) s produzir pleno efeito sobre o emprego depois de um lapso de tempo considervel.

embora as expectativas possam mudar com tal freqncia que o volume real do emprego nunca tenha tido tempo de alcanar o emprego a longo prazo correspondente ao estado de expectativa existente, a cada estado de expectativa corresponde um volume especfico de emprego a longo prazo.
Por esta razo, uma simples mudana de expectativa capaz, no decorrer do perodo em que a mesma se verifica, de provocar uma oscilao comparvel de um movimento cclico. o processo de reviso das expectativas a curto prazo gradual e contnuo e ocorre, em sua maior parte, tendo em vista os resultados realizados, de tal modo que os resultados esperados e os realizados se confundem e se entrelaam nos seus efeitos.

os produtores baseiam suas expectativas na hiptese de que a maioria dos resultados observados mais recentemente continuar, salvo no caso de haver motivos definidos para se esperar uma mudana. no caso dos bens durveis, as expectativas a curto prazo do produtor baseiam-se nas expectativas correntes a longo prazo do investidor, e que no faz parte da natureza das expectativas a longo prazo poderem ser revistas a curtos intervalos luz dos resultados realizados.

... bom, e o que so Investimentos?


o investimento agregado no sentido corrente corresponde minha definio de investimento lquido, ou seja, adio lquida a toda espcie de equipamentos de capital, aps deduo das variaes no valor dos equipamentos de capital velhos que entram no clculo da renda lquida. O investimento, assim definido, inclui, portanto, o aumento do equipamento de capital, quer ele consista em capital fixo, capital circulante ou capital lquido,

De qu depende o Consumo (C)?


Fatores objetivos: as caractersticas materiais do fato (que no dependem do sujeito). Fatores subjetivos: as caractersticas psicolgicas da natureza humana, bem como os costumes e as instituies sociais que, embora no imutveis, apresentam poucas probabilidades de sofrer variaes considerveis em curto perodo de tempo, salvo circunstncias anormais ou revolucionrias.

... e quais so esses fatores objetivos?


Uma variao na unidade de salrio.

Uma variao na diferena entre renda e renda lquida. Os fundos de amortizao e outras reservas anlogas podem, portanto, reduzir o poder de dispndio do consumidor muito tempo antes que ocorra a necessidade dos gastos de reposio (para os quais tais reservas foram constitudas), isto , diminuem a procura efetiva corrente e s a aumentam no ano em que, efetivamente, se faz a reposio. Se este efeito for agravado pela prudncia financeira, ou seja, pela idia da convenincia de amortizar o custo inicial com maior rapidez que o desgaste real do equipamento, o resultado cumulativo pode ser bastante srio.

... qu mais?
Variaes imprevistas nos valores de capital no considerados no clculo da renda lquida. (variaes imprevistas no valor nominal dos bens).

Variaes na taxa intertemporal de desconto, isto , na relao de troca entre os bens presentes e os bens futuros. (Talvez a influncia mais importante, que opera atravs de variaes na taxa de juros sobre a propenso a gastar fundos provenientes de determinada renda, seja o efeito dessas variaes sobre a alta ou baixa do preo de ttulos e de outros ativos).

... e ... ?
Variaes na poltica fiscal. (fundos para provises representam uma espcie de poupana de empresa, de modo que uma poltica tendente a criar grandes fundos de amortizao deve ser considerada, em determinadas circunstncias, uma forma de reduzir a propenso a consumir). Modificaes das expectativas acerca da relao entre os nveis presentes e futuros da renda.

... e quais so os fatores subjetivos?


constituir uma reserva , preparar-se para uma relao futura prevista entre a renda e as necessidades, beneficiar-se do juro e da valorizao,) desfrutar de uma sensao de independncia, garantir uma masse de manoeuvre para realizar projetos especulativos ou econmicos, legar uma fortuna.

... mas h fatores subjetivos que induzem ao consumo...

Como, por exemplo, Prazer, Imprevidncia, Generosidade, Irreflexo, Ostentao e Extravagncia.

... no s os indivduos fazem isso, os governos tambm....


(i) o motivo de empresa conseguir recursos para realizar um novo investimento de capital, sem contrair dvida ou recorrer ao capital do mercado; (ii) o motivo de liquidez garantir recursos lquidos para enfrentar as emergncias, dificuldades e crises; (iii) o motivo de melhoria assegurar um aumento gradual de renda que, incidentalmente, isentar os dirigentes da crtica, visto que no aumento da renda difcil distinguir o que resulta da acumulao do que provm da eficincia; (iv) o motivo da prudncia financeira e a preocupao de se sentir seguro pela constituio de uma reserva financeira que exceda o custo de uso e o custo suplementar, de modo que liquide os dbitos e que amortize o custo do ativo a um ritmo antes superior do que inferior ao ritmo real de desgaste e obsolescncia, dependendo a fora deste motivo sobretudo da quantidade e da natureza do equipamento de capital e da rapidez do progresso tcnico.

A propenso a consumir e o multiplicador do investimento


A propenso a consumir simplesmente a relao entre o rendimento e o consumo. O multiplicador de investimento nos indica que, quando se produz um acrscimo no investimento agregado, a renda sobe num montante igual a k vezes o acrscimo do investimento.

A Propenso a Consumir
815 806 800 C1 C0

Consumo (C)

(estabilidade x rigidez)

1000

1010

Rendimentos (Y)

Quanto se gastar no consumo, dada a Propenso a Consumir? Quanto se gastar no consumo de uma dada renda? A questo da distribuio da renda e a dependncia do Investimento!!!

O Multiplicador (m) do Investimento

... sobre o Multiplicador do Investimento (m).


A magnitude do multiplicador varia diretamente com a propenso a consumir;
PMgC 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 Propenso a Poupar 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 Multiplicador

Todo investimento novo aumentar a renda de uma quantidade superior do investimento, mas um pequeno aumento do investimento no deve ser bastante para guindar a economia de um nvel de emprego ao pleno emprego;

Como se explica esse processo de que uma nova inverso d origem a um aumento multiplicado da renda?

A propagao do efeito do I pelo m


Inverso Originria 1.000.000 Incremento Induzido na Renda 1.000.000 800.000 640.000 512.000 409.000 327.680 262.144 209.715 167.772 134.218 107.375 1.000.000 5.000.000 Consumo Adicional em funo da variao da Renda 800.000 640.000 512.000 409.000 327.680 262.144 209.715 167.772 134.218 107.375 ... 4.000.000 Poupana decorrente da Renda 200.000 160.000 128.000 102.400 81.920 65.536 52.429 41.943 33.554 26.843 ... 1.000.000

...ainda sobre o multiplicador (m)..


Esse conceito somente se ocupa do investimento originrio como estmulo ao consumo e, por implicao, renda, no tratando se o consumo adicional induzir ou no a um ulterior investimento (acelerao).

... algumas coisas sobre a PMgC ...


se a propenso marginal a consumir no est longe da unidade, as pequenas flutuaes no investimento provocaro grandes variaes no emprego; porm, ao mesmo tempo, um aumento relativamente pequeno do investimento bastar para causar o pleno emprego. Se, por outro lado, a propenso marginal a consumir est prxima de zero, as pequenas flutuaes do investimento ocasionaro pequenas flutuaes do emprego; mas, ao mesmo tempo,pode ser necessrio um incremento considervel do investimento para produzir o pleno emprego.

... preciso levar em conta que..


O mtodo de financiar a poltica e o aumento de capital de giro exigido pelo emprego adicional e a alta de preos que o acompanha podem ter por efeito elevar a taxa de juros e retardar assim o investimento em outros setores. o programa do Governo pode, atravs de seus efeitos sobre a confiana, aumentar a preferncia pela liquidez ou diminuir a eficincia marginal do capital; Num sistema aberto, parte do multiplicador do investimento suplementar beneficiar o emprego em pases estrangeiros, visto que certa poro do consumo adicional reduzir o saldo favorvel do balano externo do nosso pas,

... tambm pode ocorrer que..


se considerarmos modificaes substanciais, temos de levar em conta uma mudana progressiva na propenso marginal a consumir e, portanto, no multiplicador

... alm disso...


o desemprego se manifesta, geralmente, associado a uma poupana negativa em certos setores privados ou pblicos, porque os desempregados podem estar vivendo tanto das suas economias pessoais como das de seus amigos, como ainda do auxlio pblico parcialmente financiado por emprstimos; com o resultado de que o reemprego diminuir aos poucos estas formas especficas de poupana negativa, reduzindo, portanto, a propenso a consumir.

A condio de Equilbrio

A condio de Equilbrio o grfico


Iinv > 0
Iinv < 0 DA Gastos Autnomos

Ye

Renda (Y)

... um pouco mais detalhado..


Gastos Autnomos e induzidos
DA =Y E C S I

Ye

Renda (Y)

Outra maneira de ver a Renda e o multiplicador.

... e quando o Governo entra?


A incluso do governo afeta o modelo de duas formas, por um lado os gastos governamentais (Ga) passam a constituir maus um componente autnomo da demanda agregada. Por outro lado, a existncia de tributos (T) e de transferncias (Ra), leva a definir o conceito de Renda Disponvel.
G = Ga R = Ra T = tY

... E como fica a equao da DA?

... e como fica a funo Consumo?

O governo faz gastos (Ga) e transferncia (Ra) de forma autnomo e tributa a renda a uma alquota de t.

... e a Condio de Equilbrio?

Impactos da Variao dos Gastos (Ga)

Impactos de Ga sobre o nvel de Y


Gastos Autnomos e induzidos DA =Y

DA =Y Ga

Ga Y Renda (Y)

Impactos da Variao das Transferncias (Ra)

Impactos da Variao da alquota de impostos (t)

Impactos de t sobre o nvel de Y


DA =Y Gastos Autnomos e induzidos

DA =Y

e C Y

Renda (Y)

... um exemplo simples...


Suponha que a Y = 150, que a PmgC = 0,7 e que a alquota t = 0,3 reduza-se para t = 0,15, qual o impacto da renda?

O Oramento do Governo (Ro)

Ro como funo da Y
Resultado Oramentrio Ro = tY Ga - Ra Ro equilibrado

Ro superavitrio

Renda (Y)

Ro deficitrio - Ga - Ra

... e qual o impacto da poltica fiscal sobre o resultado oramentrio (Ro)?...

... um outro exemplo...


Supondo que a PMgC = 0,7 e que t = 0,3, qual seria o impacto sobre o resultado oramentrio, caso o governo aumentasse em uma unidade monetria os seus gastos?

... considere o caso...


Supondo que o governo promova simultaneamente variaes de Ga e de t, qual seria o impacto lquido final sobre o Ro e sobre a Ye? Partindo de uma renda inicial de 150 u.m. e uma propenso marginal a consumir (c) de 0,7, o governo decide reduzir t de 0,3 para 0,15 e reduz Ga em montante de 5 u.m.

... continuando... sobre Y


a) Qual ser a perda de arrecadao? b) Qual ser o multiplicador? c) Qual ser o impacto sobre a Renda com uma reduo de 5 u.m. no Ga? d) Qual o impacto sobre a Renda com uma reduo das alquotas de t? e) Qual o impacto lquido sobre a Renda?

... e sobre o Ro? ...


a) Quanto cai os Ga? b) Qual foi o aumento de arrecadao do governo? c) Qual foi a queda de arrecadao? d) Qual o impacto lquido sobre o Ro?

... bom, agora quando se trata de uma economia aberta..

O modelo IS-LM

... mas o que a curva IS?


j

O significado
j
2

O que significa? As combinaes entre j e Y que igualam o investimento poupana e que igualam a oferta e a demanda agregada de bens e servios.

IS Y2 Y1 Y0 Y

A Curva IS e o equilbrio no mercado de bens (o lado real)

O quanto uma elevao da taxa de juros (i) vai impactar negativamente o nvel de renda (Y)depender da sensibilidade do investimento (I ) em relao taxa de juros (i) e do tamanho do multiplicador (m).

Derivao da Curva IS
e A reduo a taxa de juros i para i faz com que a demanda agregada aumente pelo efeito positivo dos juros sobre o investimento.

DA =Y DA =Y

Ca+Ia+Ga-bi
e

Ca+Ia+Ga-bi

Y
i i

Renda (Y)

IS

Renda (Y)

A inclinao da curva IS
j

Depende da elasticidade da demanda por I em funo dos j;

I I1 I2 I2

I I

A inclinao curva IS em funo de i


j

A curva de equilbrio no mercado de bens (IS) menos inclinada quando o investimento mais sensvel taxa de juros e mais inclinada quando o inverso acontece.

IS Y1 Y2

IS Y
2

Deslocamento de IS
DA =Y
O deslocamento da curva IS se d a partir da variao dos gastos autnomos, por exemplo, uma poltica fiscal expansionista via aumento dos gastos pblicos desloca a curva para a direita, de IS, para IS, mesma taxa de juros i. Assim, esse aumento somado ao efeito multiplicador que aumenta a demanda agregada de DA para DA e leva a renda de Y para Y. e DA =Y

(Ca+Ia+Ga)- bi
e

(Ca+Ia+Ga) - bi Y
i i e

Y
e

Renda (Y)

A inclinao da IS
A inclinao da IS depende essencialmente de dois fatores: da sensibilidade do investimento em relao taxa de juros e da propenso a consumir. Assim, qto. Maiores, menos inclinada ser a IS.

IS

Renda (Y)

... mas o que a curva LM?


j LM

O significado
O que significa? As combinaes entre j e Y que igualam a demanda e oferta de moeda e equilibram o mercado monetrio.

Y0

Y1

Y2

A Demanda Total por Moeda (Md)

A demanda por moeda o grfico


j

L L0 La L1 Lb L2

L L

Equilbrio no Mercado Monetrio


j j Ms
0

Ms

Md (Y2)
1

Md (Y1) Md (Y0) Md

... o que esses movimentos significam?

Dada uma j um aumento da renda implica uma elevao da demanda por moeda; para restabelecer o equilbrio num nvel igual ao estoque de moeda que dado, os juros devero subir o que implica na reduo da liquidez qualquer que seja o nvel da renda.

A inclinao da curva LM
O motivo principal da inclinao da curva LM dado pela sensibilidade da demanda por moeda em relao s variaes em j (c2).
j

L0

La L1 Lb

L2

Demanda por Moeda e Curva LM


j j

L0

La L1 Lb

L2

y0

ya y1

yb

Demanda por moeda pouco sensvel


j Ms
0

j
j

Md (Y2) Md (Y1) Md (Y0) Md Y

Demanda por moeda - sensvel


j j Ms
0

Md (Y2)
1

Md (Y1)
Md (Y0) Md Y

Os casos extremos de inclinao:


demanda por moeda inelstica aos juros
Nesse caso c2 = 0, logo Md = C0 + c1Y, o que faz com que a Md = Ms. Assim, s haver um ponto de equilbrio.
LM

Os casos extremos de inclinao:


demanda por moeda elstica aos juros a armadilha da liquidez
Nesse caso, taxas de juros muito baixas criam as expectativas de elevao da taxa de juros. Nessa situao, onde perdas de K esperadas para o futuro excedem as rendas com taxas de juros dos ttulos, o pblico tende a reter qualquer aumento da riqueza sob a forma lquida. Nesse caso a taxa de juros de equilbrio baixa, portanto, um aumento da renda exige apenas uma ligeira elevao dos juros.
j

L La L b Lc Md

A armadilha da liquidez
Md (Yo) Md (Y1)
Md (Y2) Md (Y3)

j
j

Ms

j j

Como ficaria a curva LM


j j j

LM

j j Y0 Y1 Y2 Y3 Y

O deslocamento da curva LM mudanas no estoque de moeda


M s 0 Ms 1 j j LM1 LM2

j1

j0
Md(Y0)

L1

L2

Y0

Estando fixa a Y (Y0) um estoq de moeda mais alto dever fazer cair a j para que a demanda por moeda (especulao e transao) se iguale oferta de moeda.

M s 0 Ms 1 j j LM1 LM2

a
j1

a b
Md(Y1) Md(Y0)

j0

L1

L2

Y0 Y1

Para q a j permanea a mesma ser preciso uma elevao do nvel de renda. Em geral, para um estoq de moeda maior, para um dado nvel de Y1, a j que equilibra o mercado monetrio ser menor.

O deslocamento da LM alterao (des.) da funo da demanda por moeda


Ms 0

LM2

LM1

j1 j0

b
a
Md(Y0) Md(Y0)

b
a

L1

Y0

Mudana na preferncia liquidez faz deslocar a curva demanda por moeda, dada o nvel de Y, deslocando tambm a curva LM para cima num ponto de juros mais alto. Para manter os mesmos nveis de juros seria necessrio, neste caso, reduzir o nvel de Y.

IS-LM combinadas
Somente no ponto E os mercados monetrio e de bens esto em equilbrio, sem nenhuma presso para variao na taxa de juros ou da produo
j LM

E
j
1

IS
Y1 Y

... e os Is, de qu dependem?


Da Eficincia Marginal do Capital (EMgC) e da Taxa de Juros (j), ambas, embora por razes distintas mantm uma relao inversa com os Investimentos (Is)

... e o que EMgC?


A eficincia marginal do capital definida aqui em termos da expectativa da renda e do preo de oferta corrente do bem de capital.

... E h flutuaes na EMgC?


Quando o investimento, em dado tipo de capital, aumenta durante certo perodo, a eficincia marginal desse capital diminui medida que o investimento aumenta, em parte, porque a renda prospectiva baixar conforme suba a oferta desse tipo de capital e, em parte, porque a presso sobre as fbricas produtoras daquele dado tipo de capital causar, normalmente, uma elevao de seu preo de oferta; sendo que o segundo destes fatores , geralmente, o mais importante para estabelecer o equilbrio no curto prazo, embora quanto mais longo for o perodo que se considere maior importncia adquire o primeiro fator.

... e qual a relao entre a EMgC e j?


Torna-se, portanto, evidente que a taxa efetiva de investimento corrente tende a aumentar at o ponto em que no haja mais nenhuma classe de bem de capital cuja eficincia marginal exceda a taxa de juros corrente. Em outras palavras o investimento vai variar at aquele ponto da curva de demanda de investimento em que a eficincia marginal do capital em geral igual taxa de juros do mercado

... em exemplo bem simples ...


Se a taxa de juros for de 3%, significa isto que ningum pagar 100 libras por uma mquina, a no ser que espere acrescentar 3 libras sua produo anual lquida, depois deduzidos os custos de uso e de depreciao. Para induzir investimentos novos a taxa de rendimento em relao ao custo deve ser superior taxa de juros

... contudo ...


A confuso mais importante quanto importncia e ao significado da eficincia marginal do capital advm do fato de no se ter compreendido que ela depende tambm da renda esperada do capital e no apenas da sua renda corrente.

... e o qu isso quer dizer?


A produo obtida com o equipamento fabricado hoje ter de competir, enquanto durar, com a do equipamento fabricado mais tarde, talvez a um custo menor em trabalho, talvez com uma tcnica melhor que possibilite vender sua produo a preos menores e a aumente em quantidade at que seu preo tenha descido ao mnimo satisfatrio. Alm disso, o lucro do empresrio (em termos monetrios) advindo do equipamento velho ou novo ser reduzido se todo o produto vier a ser produzido de modo mais barato. medida que tais desenvolvimentos paream provveis, ou mesmo apenas possveis, a eficincia marginal do capital produzido no presente diminui apropriadamente.

... o qu a moeda tem a ver?


Este o fator atravs do qual a expectativa de modificaes no valor da moeda influi sobre o volume da produo presente. A expectativa de uma baixa no valor da moeda estimula o investimento e, em conseqncia, o emprego em geral, porque eleva a curva da eficincia marginal do capital, isto , a escala da demanda de investimentos; a expectativa de uma alta no valor da moeda produz, ao contrrio, efeito depressivo, porque reduz a escala da eficincia marginal do capital.

... explicando um pouco melhor...


Os preos dos bens existentes sempre se ajustaro s mudanas nas expectativas concernentes ao valor esperado da moeda. A importncia de tais mudanas nas expectativas reside nos seus efeitos sobre a rapidez de se produzir novos bens, atravs da sua reao sobre a eficincia marginal do capital. A expectativa da elevao dos preos tem um efeito estimulante no porque faa subir a taxa de juros (o que seria um modo paradoxal de estimular a produo medida que a taxa de juros sobe, o estmulo neutralizado na mesma extenso), mas porque eleva a eficincia marginal de determinado volume de capital

A taxa de juros (j)


Para efetivar plenamente suas preferncias psicolgicas temporais, um indivduo deparase com dois conjuntos de decises a serem tomadas.

... quais so?


A primeira relaciona-se com aquele aspecto de preferncia temporal que denominei propenso a consumir, ... que parte de sua renda cada indivduo consumir e que parte reservar sob alguma forma de comando sobre o consumo futuro. Uma vez tomada esta deciso, porm, outra o espera, a saber, em que forma conservar o poder de comando sobre o consumo futuro, quer de sua renda corrente, quer de sua poupana anterior.

... o qu isso quer dizer?


...qual o grau de sua preferncia pela liquidez? onde a preferncia pela liquidez do indivduo representada por uma escala do volume dos seus recursos medidos em termos monetrios ou em unidades de salrio, que deseja conservar em forma de moeda em diferentes circunstncias.

... assim...
a simples definio da taxa de juros diz-nos, literalmente, que ela a recompensa da renncia liquidez por um perodo determinado,

...duas relaes importantes..


A que relaciona juros e demanda agregada; & A que relaciona juros com a demanda por moeda

...em relao demanda agregada


Quanto mais sensveis forem os diversos componentes da demanda agregada s mudanas da taxa de juros, maior ser o deslocamento na funo demanda agregada e maior ser o efeito sobre a renda de equilbrio. Portanto, a sensibilidade da demanda agregada aos juros ser importante na determinao da efetividade da poltica monetria.

...em relao demanda p/ moeda


Transao Precauo Especulao

... o motivo mais importantes


Essa demanda existe, em razo da incerteza sobre as taxas de juros futuras, bem como pela relao entre as alteraes das taxas de juros e os preos dos ttulos Um simples exemplo: t=1000; j=0,05; r=50; se em perodo posterior se quiser vender o ttulo e nesse momento o j=0,10, o qu acontecer? ($T=r/j)

... algumas concluses


O retorno da moeda nulo porque ela no rende juros e no est sujeita a perdas e ganhos. O ttulo, ao contrrio, paga uma taxa de juros. O retorno esperado, portanto, ser igual ao retorno com os juros mais (ou menos) qualquer ganho (ou perda) de capital esperado.

Se houver previso de aumento das taxas de juros, possvel que a perda de capital esperada com os ttulos exceda os retornos com os juros. O retorno esperado sobre os ttulos seria, nesse caso, negativo e a moeda seria o ativo preferido (demanda especulativa por moeda).

... por ltimo..


Para taxas de juros muito baixas, a curva da demanda por moeda fica menos inclinada. Isso reflete o fato de que, nesse trecho, h uma previso consensual de que os valores das perdas de capital com os ttulos excedero os montantes dos ganhos com os juros. A essas taxas, os incrementos riqueza seriam retidos diretamente sob a forma de moeda, sem ampliar a queda na taxa de juros..

Fatores que deslocam a curva LM


Mudanas no estoque da moeda (mudana na poltica monetria);

Mudana na funo demanda por moeda (mudana na preferncia pela liquidez dada as expectativas de inadimplemento dos ttulos)

Os fatores que deslocam a curva IS


Mudanas nos gastos do governo; Mudanas nos impostos; Mudanas autnomas no Investimentos;

You might also like