You are on page 1of 7

Princpios de Anlise

1. O domnio de informao de um problema deve ser representado e compreendido. 2. Modelos que descrevam a informao, funo e comportamento do sistema devem ser desenvolvidos. 3. Os modelos (e o problema) devem ser divididos em parties, de maneira que revele os detalhes em forma de camadas (ou hierarquicamente). 4. O processo de anlise deve mover-se da informao essencial para os detalhes de implementao

Princpios de Anlise
1. Domnio de informao
1.1. Processa dados O software construdo para transformar dados em uma forma em outra. 1.2. Processa eventos Um evento representa algum aspecto do controle do sistema.

Domnio de informao

Dados

Controles (eventos

Princpios de Anlise
1. Domnio de informao
Fluxo da informao Representa a maneira pelo o qual os dados e controle se modificam medida que cada um se movimenta pelo sistema. Contedo da informao Representa os dados e os itens de controle individuais que compreendem certo item de informao mais amplo (p. ex., item cheque de pagamento). Estrutura da informao Representa a organizao interna de vrios itens de controle e de dados.

Princpios de Anlise
2. Modelagem
Criamos modelos para obter uma melhor compreenso da entidade real a ser construda. O modelo ajuda o analista a entender a informao, a funo e o comportamento de um sistema, tornando a tarefa de anlise de requisitos mais fcil e mais sistemtica. O modelo torna-se o foco para reviso e, portanto, a chave para a determinao de inteireza, consistncia e preciso da especificao. O modelo torna-se a base para o projeto, fornecendo ai projetista uma representao essencial do software, a qual pode ser mapeado num contexto de implementao.

Princpios de Anlise
3. Particionamento
Os problemas so frequentemente grandes demais e muito complexos para ser compreendidos como um todo. Decompe o problema em suas partes constituintes. Estabelece-se uma representao hierrquica da funo ou da informao e, em seguida, divide-se o elemento superior em parties, expondo detalhes crescentes medida que se horizontalmente e verticalmente pela hierarquia.

Princpios de Anlise
4. Concepes essencial e de implementao
Concepo essencial dos requisitos de software Apresenta as funes a serem executadas e as informaes a serem processadas sem levar em considerao detalhes de implementao. Por exemplo: a funo ler sensor; a informao nmero telefnico. Concepo de implementao Apresenta a manifestao de funes de processamento e estruturas de informao do mundo real. Por exemplo: dispositivo de entrada sensor de presena; estrutura de informao interrupo de sinal eltrico.

Anlise de sistemas Ferramentas de modelagem


Especificao de processo
Diagrama de fluxo de dados

Descrio de objeto de dados

Diagrama de entidade e relacionamento Dicionrio de dados Diagrama de transio de estado

Especificao de controle

You might also like