You are on page 1of 8

POLTICAS CRIMINAIS ALTERNATIVAS

Garantismo, Descriminalizao, Medidas de segurana e Reparao do dano.

INTRODUO
Nos dias atuais encontramos um cenrio onde podese reconhecer o amadurecimento da cincia do direito, a necessidade de respeitar os direitos humanos, a integridade fsica e moral do indivduo, ao mesmo tempo em que encontramos sobretudo o uso do Direito Penal como principal instrumento da poltica pblica para tentar suprir ou complementar as carncias e deficincias nos conflitos sociais que estariam contidos na responsabilidades do Estado.

POLTICAS CRIMINAIS ALTERNATIVAS


Poltica criminal seria o conjunto de princpios e recomendaes para reagir contra o fenmeno delitivo atravs do sistema penal (instituio policial, instituio judiciria e a instituio penitenciria), utilizando os meios mais adequados para o controle da criminalidade.

GARANTISMO
Segundo Miriam Guindani Garantismo a doutrina que afirma a necessidade de diminuio de injustias sociais, lanando olhos principalmente sobre os desfavorecidos socioeconomicamente, trabalha com uma noo de poder dominante, diante do qual necessrio se impor restries no sentido do poder estatal no se sobreponha ao direito individual.

DESCRIMINALIZAO
Descriminalizar est diretamente relacionado com despenalizar que significa desnaturalizar a sano penal atravs de propostas alternativas, a pena privativa de liberdade, que sejam mais eficazes e menos onerosas ao Estado, que resultem na viabilidade prtica dos objetivos reais da pena privativa de liberdade.

REPARAO DO DANO
Apesar dos problemas no sistema prisional o art. 37, da CF, atribuir responsabilidade de forma objetiva pelos danos ocorridos aos detentos enquanto estes esto em custdia no sistema prisional, devendo o Estado indenizar os danos materiais e morais do detento se este comprovar o nexo de causalidade entre a leso e o dano. Esta responsabilidade leva em considerao tanto a ao quanto a omisso da instituio prisional. Desta forma, a morte de um detento gera o direito a indenizao para a famlia do detento morto, mesmo que este tenha sido morto por companheiro de cela.

MEDIDAS DE SEGURANA
... poltica criminal (e penitenciria) cumpre indicar os meios adequados para consecuo de determinados objetivos no seu campo especfico de pesquisa. poltica cumpre recolher essas sugestes, como tantas outras fornecidas por disciplinas consagradas ao estudo de fenmenos de diversa ordem, educao, higiene, assistncia mdica etc, e decidir da oportunidade de sua aplicao... Ruy Antunes

CONCLUSO
Somos conhecedores de que o sistema penal brasileiro est defasado e que muitas vezes se comete injustia quando na verdade deveria haver garantias desta e que ns enquanto policiais militares executores desse sistema devemos tambm lutar para garantir a segurana, mas tambm a justia e faremos isto atravs de atitudes honestas e cumprindo nosso papel de promotores da ordem pblica

You might also like