You are on page 1of 22

Energia renovveis (biogs)

Prof. Mrcia

Flavia Inz Genivaldo Elvis Sarah

Conjunto de gases formado na degradao da matria orgnica em meio anaerbio Digesto Anaerbia: Processo fermentativo, sem a presena de oxignio, em que a matria orgnica degradada a compostos mais simples e formando, basicamente, metano e gs carbnico.

COMPONENTES

QUANTIDADE

Metano
Dixido de Carbono Outros Gases Hidrognio, Nitrognio, Oxignio, Amnia, cido Sulfdrico, Aminas Volteis e Monxido de Carbono

60%
35% 5%

Impermeabilidade ao ar: bactrias metanognicas so estritamente anaerbias (com a presena de ar, ocorre apenas a formao de CO2); Composio dos resduos: quanto maior a porcentagem de material orgnico no resduos, maior a concentrao de metano no biogs; Teor de gua: cerca de 50% de gua no biodigestor;

Temperatura: 32 a 37 C.

Umidade: a umidade presente no biogs influencia diretamente o processo de combusto (diminui o poder calorfico); Poder calorfico mdio (60-70% de CH4): 5.500 kcal/kg; Quantidade de metano: quanto maior a quantidade de metano, maior o poder calorfico do biogs (o CO2 a forma mais oxidada do carbono, no podendo ser mais queimado).

Os lixes so locais onde so depositados todo o lixo produzido numa determinada regio. Em 08/10 foi assinada uma lei que faz parte do plano nacional de resduos slidos e determina a substituio de todos os lixes por aterros sanitrios no pas ate 2015, esta lei prev a responsabilidade compartilhada entre governo, estado e municpios na gesto de metas deste plano que se refere no s ao fechamento dos lixes com tambm a ampliao e melhoria de coletas seletivas, transformando aterros em locais de capitao de biogs para evitar a volta dos lixes, e captar recursos para implantao deste projetos.

Para que haja a recuperao energtica do Biogs, um aterro sanitrio dever contar com os seguintes sistemas: Sistema de Impermeabilizao Superior: Esse sistema dever evitar a fuga do Biogs para a atmosfera. A cobertura superior dos aterros sanitrios feita normalmente com argila de baixa permeabilidade compactada. Poos de drenagem de Biogs: Estes poos, escavados na massa de resduos, normalmente so feitos com brita e podem ser verticais ou horizontais. Alguns aterros sanitrios adotam um sistema misto.

Rede de Coleta e Bombas de Vcuo:


A rede de coleta de Biogs leva o gs drenado dos poos para a unidade de gerao de energia eltrica. A rede coletora de biogs normalmente constituda por tubos de polietileno de alta densidade e deve ser aterrada para evitar acidentes. As bombas de vcuo so importantes para compensar as perdas de carga nas tubulaes e garantir uma vazo regular de Biogs para a unidade de gerao de energia eltrica.

Tratamento de esgoto: depois de tratada a parte liquida do efluente transformando a mesma em gua reutilizvel, se faz necessria o tratamento a parte solida (matria orgnica), o aproveitamento do solido orgnico vai produzir energia na forma de biogs e fertilizantes, os Biodigestores cmara fechada onde ocorre o tratamento anaerbio do efluente diminui o volume de slidos e estabiliza o lodo (reduo de microorganismos patognicos).

E tambm um produto da biodigesto , considerado como principal e toda a reao sendo de extrema importncia como o prprio biogs. Excelente fertilizante Corretivo para acidez do solo, da vida bacteriana, de textura. Rico em nitrognio(N), fsforo(P), potssio(k)

Retirada de H2S e traos de SO2 A retirada do H2S necessria devido: a) A sua toxidade; b) A sua acidez que destri os equipamentos bem como provoca a chuva acida resultante dos gases de combusto do motor.

Destinado a remoo de H2S para fluxos elevados de Biogs, entre 200 a 2500 Nm3/h, com capacidade de produzir at 50 toneladas de Enxofre ao dia. Casos de sucesso da aplicao dessa tecnologia so em tratamento de efluentes de indstrias de celulose, destilarias de petrleo, tratamentos de esgotos domsticos municipais e indstrias qumicas.

A absoro do H2S ocorre em meio levemente alcalino (pH 8-9) permitindo a seguinte reao: H2Sgas + OH- = HS-liquid + H2O

A fase lquida HS-liquid direcionada ao bioreator, onde o Sulfeto oxidado por bactrias, resultando enxofre puro. HS- + O2 = S0 + OH

Observao: Outros mtodos de remoo de H2S e SO2, podem ser aplicados, porm so economicamente inviveis e na maioria das vezes, geram subprodutos poluentes que devem ser descartados de forma apropriada.

Ambientais Reduo significativa de emisso de gases efeito estufa. O efeito do metano enquanto gs de efeito estufa cerca de 21 vezes maior que o CO2. Sociais Aumento da oferta de energia eltrica permitindo a oferta a pequenas comunidades no entorno; Venda de energia eltrica rede corresponde a uma renda extra, o que colabora para viabilizar o saneamento bsico. Econmico Reduo na quantidade de eletricidade comprada pela ETE; Possibilidade de venda de eletricidade rede renda adicional; Possibilidade de venda de crditos de carbono (MDL).

A quantidade de energia gerada pelo biogs no constante, variando ao longo do perodo de produo; Em funo da Diretiva Comunitrio relativa a aterros, no futuro ser minimizada a deposio de resduos biodegradveis em aterro, motivo pelo qual as instalaes de recuperao de biogs de aterro tero um tempo limitado de existncia; Alto perodo de recuperao do investimento

You might also like