You are on page 1of 42

PERCIA MDICO-LEGAL

a atuao de um especialista nomeado pela autoridade competente, designado a informar o Poder Judicirio, na pessoa do Juiz de Direito, sobre fatos permanentes e duradouros que deixam vestgios e de interesse mdico-legal.

Alm

das percias de interesse mdico-legal, outras podem ser realizadas por profissionais de vrias reas do conhecimento humano, como os contadores e engenheiros. nossa disciplina, cuidaremos apenas das percias de interesse mdico-legal.

Em

So

todos aqueles tcnicos, de nvel superior, concursados ou no, mas especialistas em determinada rea do conhecimento humanos e que, por designao da autoridade competente, prestam servios Justia ou Polcia a respeito de fatos, pessoas ou coisas.

OFICIAIS: (mdico-legistas e peritos criminais) art. 159 CPP a) Formao Universitria b) Dentro das Normas do Concurso c) Conhecimento Especializado LOUVADOS, NOMEADOS, DESIGNADOS, NO OFICIAIS, "AD HOC: (Art. 159 1 e 2 do CPP). a) Formao Universitria b) Inscrio no rgo de Classe c) Comprovao da Especialidade d) Indicao por Livre Escolha do Juiz ou Delegado de Polcia

ASSISTENTES TCNICOS: Peritos indicados pelas partes nos juzos civil, trabalhista e criminal. (Art. 131, I; 421, I e 422 do C.P.C. Art. 3 da LT n 5584/70, art.159, 3 e 4, do CPP.) HONORRIOS DOS PERITOS: Peritos Oficiais: so pagos pelo Estado. Peritos No Oficiais: so arbitrados pelo Juiz. O valor a ser cobrado pelo perito baseado: *No costume do lugar *Na reputao profissional do perito *Nas possibilidades econmicas dos envolvidos *Tempo despendido *Na importncia e dificuldade mdicojudiciria da ao.

INTERVENO DOS PERITOS:

Pelo

CPP, a interveno poder fazerse em qualquer fase da persecuo: inqurito, instruo e at mesmo o julgamento. Mesmo aps proferida a sentena, ainda poder ser realizada percia para fins de suspenso da execuo da pena por alienao mental do sentenciado, por exemplo.

CPP tambm estabelece como princpio geral a exclusividade dos peritos oficiais para os exames tcnicos, sendo que os no oficiais somente sero incumbidos de percias onde no houver oficiais. CPC tambm direciona aos peritos oficiais os exames sobre a autenticao ou a falsidade de documento, ou qualquer outro exame de natureza mdico-legal.

perito no advogado da defesa e nem rgo de acusao, sua funo se limita em verificar o fato, indicando a causa que o motivou. No exerccio de sua misso pode proceder a todas as indagaes que entender necessrias, devendo consignar, com imparcialidade exemplar, todas as circunstncias, sejam ou no favorveis ao acusado.

Expondo

sua opinio cientfica, o perito age livremente, senhor de sua vontade, das suas convices, no podendo ser coagido por ningum, nem pelo Juiz, nem pela Polcia, no sentido de chegar a determinadas concluses preestabelecidas.

Antes

da alterao legislativa procedida pela Lei 11.690/08, o art.159 possua a seguinte redao: exames de corpo de delito e as outras percias sero feitos por dois peritos oficiais. (grifos lanados)

Os

Ocorre

que, com a referida alterao, o art. 159 passou seguinte redao: O exame de corpo de delito e outras percias sero realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior. (grifei) Ou seja, o legislador deixou de exigir a realizao de percia por dois peritos, desde que seja perito oficial e portador de diploma de curso superior.

Apesar

disso, alguns Departamentos e Institutos de Polcia TcnicoCientfica ainda esto se valendo da regra antiga, ou seja, a realizao dos exames por dois peritos ou mdicos-legistas, visando manter a credibilidade dos trabalhos e demonstrar a fidedignidade dos resultados.

Em

se tratando de peritos nomeados, manteve-se a exigncia de duas pessoas idneas e portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na rea especfica do exame a ser realizado. (art.159, 1., do CPP) Alm disso, os peritos no oficiais devero prestar o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo (art.159, 2., do CPP)

Inovao

trazida alterao legislativa possibilidade de assistente tcnico no (art.159, 3.):

pela mesma diz respeito ser indicado processo penal

Sero

facultadas ao Ministrio Pblico, ao assistente de acusao, ao ofendido, ao querelante e ao acusado a formulao de quesitos e a indicao de assistente tcnico.

SUSPEIO Arguio

de que o perito, em decorrncia de interesses ou sentimentos pessoais (amor, dio, medo etc.), no poder julgar a causa com a iseno e imparcialidade necessrias aplicao da justia.

As

hipteses de suspeio do Juiz esto elencadas no art.254, do CPP, as quais se estendem aos peritos por fora do art. 280, do CPP: * se for amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; * se ele, seu cnjuge, ascendente ou descendente, estiver respondendo a processo por fato anlogo, sobre cujo carter criminoso haja controvrsia, etc.

IMPEDIMENTO Arguio

de que o perito possui alguma relao de interesse com o objeto do processo ou outras razes de convenincia previstas nas leis de organizao judiciria e da instituio a que pertena.

As

hipteses de impedimento ou incompatibilidade esto previstas nos arts. 252 e 253, do CPP, ainda com aplicao do art. 280: * onde cnjuge ou parentes tenham funcionado como advogado, RMP, Autoridade Policial, auxiliar da justia; * onde ele prprio tenha exercido qualquer das funes anteriores; * onde cnjuge ou parente for parte diretamente interessada, etc.

Delito

previsto no art. 342, do CPB: Fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade, como testemunha,m perito, contador, tradutor ou intrprete em processo judicial, ou administrativo, inqurito policial, ou em juzo arbitral: (grifei) Pena recluso, de um a trs anos, e multa.

Assim,

constitui falsa percia o ato proposital de especialista, oficial ou no, onde faz afirmao falsa, nega a verdade ou silencia sobre fato relevante. O que difere da percia contraditria, quando dois peritos divergem a respeito da concluso da percia, seja pela anlise de modo diverso ou mesmo por erro.

Documento

redigido pelos peritos (mdicos-legistas) que contm a descrio minuciosa de um fato mdico e de suas conseqncias, requisitado pela autoridade competente.

laudo pericial poder ser dividido em vrios tpicos, variando de acordo com a matria examinada, valendo frisar os seguintes: * Prembulo: local onde consta a qualificao dos peritos, indicao da autoridade requisitante, local, dia e hora do exame, qualificao do examinado, natureza e fim do exame, declarao de haver prestado compromisso e transcrio dos quesitos;

Histrico:

registro de todas as informaes, de todos os dados colhidos pelo perito nas indagaes que houver procedido; descreve com detalhes todos os vestgios de interesse jurdico observados pelo perito no objeto periciado.

Descrio:

Discusso:

momento em que so cotejados fatos e analisados de modo a dissipar qualquer dvida ou afastar qualquer obscuridade, ou seja, visa assegurar lgica e clareza no deduzir das concluses;

Concluso:

conter uma sntese do que os peritos conseguiram deduzir do exame e da discusso, com uma redao clara, disposta em ordem e numerada, sendo, sempre que possvel, afirmativa ou negativa; aos quesitos: devem ser precisas e concisas, sempre que possvel afirmativas ou negativas

Resposta

Autenticao:

formalidade sem a qual o laudo perde a validade jurdica para o processo penal, constitui a parte final do laudo onde est lanada a data e assinaturas dos peritos.

De

acordo com o art.161, do CPP, o exame de corpo de delito poder ser feito em qualquer dia e a qualquer hora. Em caso de autpsia, ser feita pelo menos seis horas depois do bito, a no ser que os peritos julguem a possibilidade de faz-lo antes (art.162, do CPP).

Para

representar as leses encontradas no cadver ou no vivo, os peritos juntaro ao laudo fotografias, esquemas ou desenhos (art.165, do CPP). Havendo o desaparecimento dos vestgios, a prova testemunhal poder supri-los (art.167, do CPP). O juiz no ficar adstrito ao laudo, podendo aceit-lo ou rejeit-lo, no todo ou em parte. (art.182, do CPP).

o conjunto de vestgios deixados pela ao criminosa, podendo recair sobre a vtima, sobre o local e sobre instrumentos e demais objetos relacionados ao crime.

a percia realizada sobre o corpo de delito, ou seja, sobre todos os vestgios deixados pelo ilcito penal. ECD Direito a percia realizada diretamente na pessoa, coisa ou local. ECD Indireto a percia realizada por meio de testemunhas, laudos mdicos e outros documentos.

So

perguntas especficas, dirigidas pelo Juiz ou pelas partes aos peritos, objetivando esclarecer determinado ponto referente ao exame realizado. Alm de ajudar a esclarecer pontos obscuros, servem de orientao ao perito para a elaborao do seu relatrio.

Existem

os quesitos padres, ou oficiais, dependendo do tipo de exame realizado. Exame cadavrico: * houve a morte? *qual a causa da morte? *qual o instrumento ou meio que produziu a morte? * foi produzida por meio de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel?

Leso

corporal: * houve ofensa integridade fsica ou sade do paciente? * qual o instrumento ou meio que produziu a ofensa? * a ofensa foi produzida por meio de veneno, fogo, explosivo, asfixia ou outro meio insidioso ou cruel? * resultou incapacidade para as funes habituais por mais de 30 dias? Etc...

So

todas as informaes de contedo mdico, apresentadas por mdico, verbalmente ou por escrito, que tenham interesse judicial. subdividem em:

Se

ATESTADOS (certificados)

So

informaes prestadas por escrito a respeito de um determinado fato de interesse mdico, assim como suas possveis conseqncias. * clnicos: simples declaraes de natureza mdica prestadas por profissional habilitado, como a destinada a justificar ausncia de trabalho

* para fins previdencirios: destinados a comprovar determinado estado patolgico perante a Previdncia, necessidade de diagnstico de acordo com o Cdigo Internacional de Doenas (CID) * de bito: so documentos necessrios para que possa ocorrer o sepultamento, so clnicos quando a morte for natural e com assistncia mdica e oficiais quando, embora natural, no houve assistncia mdica ou nos casos de mortes violentas ou suspeitas

NOTIFICAES COMPULSRIAS

So comunicaes obrigatrias feitas pelo mdico s autoridades competentes por razes sociais ou sanitrias. Ex.: doenas de notificao compulsria (clera, dengue, difteria, malria, peste, ttano, etc.), Comunicao de Acidente de Trabalho, morte enceflica, violncia contra a mulher atendida em servios de sade pblicos ou privados, mais tratos contra idoso, etc.

RELATRIOS MDICOS-LEGAIS

So

os documentos resultantes da atuao do servio mdico-legal. No h diferena prtica entre auto e laudo mdico legal, mas historicamente o primeiro ditado ao escrivo ou escrevente, enquanto o ltimo elaborado pelo prprio perito.

o documento elaborado pelo perito onde este descrever minuciosamente o que observou e periciou. de prova material do crime, uma vez que perpetua a existncia de um fato de interesse jurdicopenal.

Serve

PARECERES OU CONSULTAS MDICOLEGAIS

So

consultas feiras a profissionais de reconhecido renome na rea mdica para utilizao como prova em processo judicial ou administrativo. Geralmente encomendados pelas partes para reforas sua tese, por isso devem ser analisados com cautela, raramente se sobrepondo aos exames oficiais.

FIM

DA UNIDADE.

You might also like