You are on page 1of 9

Uma vrgula pode mudar tudo

Observe as distintas situaes comunicativas: 1. No podem atirar! 2. No, podem atirar!

Ou
Um fazendeiro tinha um bezerro e a me do fazendeiro era tambm o pai do bezerro. (Evanildo Bechara)

A pontuao e o entendimento do texto

Os sinais de pontuao,(...) procuram garantir no texto esta solidariedade sinttica e semntica. Por isso, uma pontuao errnea produz efeitos to desastrosos comunicao quanto o desconhecimento dessa solidariedade a que nos referimos. (idem)

Emprego da vrgula
Conceito: A virgula usada para indicar uma pausa de curta durao, sem marcar o fim do enunciado. - Entre os termos da orao: 1. Para separar os elementos de uma enumerao, quando tm idntica funo sinttica. Exemplo: Ele tinha filha, genros irmos. 2. Para separar o aposto. Exemplo: Padilha, professor de Matemtica, fez o discurso de encerramento. 3. Para separar vocativo. Exemplo: Professor, no entendi a questo.

Emprego da vrgula
4. Para separar um termo deslocado: a) Adjunto adverbial antecipado. Exemplo: Uma noite, no meio da rua, os dois brigaram. b) Complemento verbal antecipado. Exemplo: Aos avarentos, no lhes peo nada. c) Predicativo antecipado. Exemplo: Os dois, felizes, satisfeitos, saram correndo.

5. Para indicar a omisso de uma palavra (geralmente a elipse do verbo). Exemplo: Onde, os rostos? Onde, as almas?
6. Para separar o nome do lugar da data. Exemplo: Fortaleza, 8 de maro de 2012.

Emprego da vrgula
7. Para isolar as conjunes: pois, porm, contudo, todavia, entretanto... Quando pospostas isto , quando no encabeam uma orao que ligam. Exemplo: Estudamos com afinco; o professor, no entanto, reprovou- nos.

8. Para separar expresses exemplificativas e explicativas como: isto , ou melhor, por exemplo, alm disso, ou antes... Exemplo: Repare, por exemplo, naquela fotografia.

Emprego da vrgula
-Entre oraes: 1. Para separar oraes coordenadas assindticas. Exemplo: Cheguei, pedi silncio, aguardei alguns minutos, comecei a palestra. 2. Para separar oraes coordenadas sindticas, salvo as introduzidas por e. Exemplo: No v embora, pois est chovendo. Observaes: Pode-se ou deve-se usar vrgula antes da conjuno e quando: a) As oraes tiverem sujeitos diferentes. Exemplo: Ningum dizia nada, e todos esperavam. b) Vier repetida enfaticamente. Exemplo: E suspira, e geme, e sofre, e sua. (Olavo Bilac) c) Assumir outros valores (adversidade, consequncia). Exemplo: Os alunos estudaram bastante, e no conseguiram aprovao.

Emprego da vrgula
3. Para separar oraes subordinadas adjetivas explicativas. Exemplo: Os homens, que so seres racionais, dominam os outros. Observe: As pessoas que assistiram ao filme foram unnimes em elogi-lo.

4. Para separar oraes subordinadas adverbiais, desenvolvidas ou reduzidas, sobretudo quando elas vm antepostas principal. Exemplos: medida que andvamos, eu lhe ia contando os fatos. Navegando pelos mares da vida, no devemos perder de vista o porto do novo destino. Antes de escrever, deves meditar.
5. Para separar oraes intercaladas no interior de um perodo, indicando, geralmente, a fala do narrador. Exemplo: Coisa de pescador, disse Maria, de gente acostumada na praia.

Lembrete!!!
JAMAIS PODEMOS EMPREGAR A VRGULA ENTRE: 1. O Sujeito e o predicado. Ex.: A dona do veculo morava em Caucaia. 2. O verbo e o complemento verbal. Ex.: O capito dirigia o time. 3. O nome e complemento nominal. Ex.: O coordenador til ao curso. 4. O nome e o adjunto adnominal. Ex.: Ele ganhou uma medalha de prata. 5. O verbo e o adjunto adverbial (na sequncia normal da orao). Ex.: Estudaram para a prova.

You might also like