You are on page 1of 19

FACAERO

Navegao

Cartas de Aproximao por Instrumentos IAC


5 aula ILS

Prof. Marcus Vinitius Mendona Galvo de Souza

Nos slides a seguir, sero analisados os principais elementos presentes em uma carta de descida ILS para a pista 15 do aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. Elementos que j foram objeto de abordagem na aula anterior, no sero repetidos. No custa repetir: as cartas reproduzidas nestas aulas no devem, em hiptese alguma, ser utilizadas em vos reais.

Abaixo, esquerda, est a data da ltima atualizao da carta.

Analisemos a vista em planta.

Rumo da aproximao final Localizao e identificao do Auxlio Bsico Middle Marker Locator Posio do Localizer Trajetria de Aproximao Perdida. Subir na reta at a altitude mnima de 3500, depois, curva direita, voltando para a vertical do auxlio bsico (IC).

Identificao e freqncia do auxlio bsico (que tb o OM)

Identificao e freqncia do Localizer

Estudemos os detalhes da vista em perfil.

Observe que a melhor utilizao do ILS quando ele est completo. Nesse caso, a aproximao se chama de preciso.
Excetos o OM e o LLZ, indispensveis, a falta de um ou at mais dos demais equipamentos (GS, MM, ou ambos) no inviabiliza o uso do sistema, embora degradem os limites mnimos. Nesses casos, o procedimento passa a ser considerado de no preciso.

Ponto em que o piloto deve decidir se Trajetria do prossegue para bsico ou se inicia o Rumo do pouso do Auxlio Altitude de Curva base, que procedimento de aproximao perdida. o deve ser Rumo da procedimento de afastamento procedimento Transio Marcador terminada com a MAPT (Missed Aproach Point) Mdio altitude aproximao aproximao (OM) perdida. mnima de 5000. final

Trecho em que deve ser Altitude Mnima Informaes sobre aFAF rampa, mantida a altitude de 5000,- Fixo deIncio da MDA , para que tem 3 de inclinao iniciar ocuja Aproximao Final, marcada a distncia entre do campo Altitude at que a rampa do Glide Aqui est procedimento DA o(Decision quando GS (GP 3,00) e a altura de altitude o MAPT e a Altitude), da pista. de Slope seja interceptada. mnima para estiver no ILS pouso. cabeceira cruzamento da cabeceira da 4595 cruzamento Neste procedimento, 0,6 NM. completo. inoperante. pista, que 50 (TCH Threshold Crossing Height).

O procedimento de aproximao perdida da maior importncia para o piloto, que dever memoriz-lo antes de iniciar o procedimento.

Remark (RMK): significa notas. Desta vez, no h informaes a serem reportadas.

Estudemos as informaes complementares. Este o campo de restries de visibilidades. Vamos apreci-lo em detalhes.

Estes campos contm ... e sobre o tipo de operao, se informaes sobre a se ambas, diurna ou noturna, oupista a que se referem ser realizadas nas que podem as restries de visibilidade... condies abaixo listadas.

Este procedimento poder ser feito sem informaes do Glide Slope, ou com todos os auxlios funcionando.

MDA e teto mnimo para o E aqui, a DA e o teto mnimo para o procedimento sem o Glide Slope. procedimento completo. Observe Neste caso, o procedimento no como os limites so bem menores considerado como de preciso. do que sem o Glide Slope. Observe a sigla equivocada.

Neste campoE neste, as restries de visibilidade est a restrio de visibilidade para cada categoria, conforme o ALS (Approach Lighting conforme o ALS (Approach Lighting funcionando, System) esteja ou no System) esteja ou o procedimento ILS completo. para no funcionando, para os procedimentos semRunway Visual RVR significa o Glide Slope. Range, que o alcance visual a partir da zona de toque na pista.

direita existem restries para as aeronaves que executarem este procedimento com a inteno de efetuar seu pouso na pista oposta.

Campo Velocidade e Razo de Descida na Aproximao Final. As velocidades so indicadas em ns e a razo de descida, em ps por minuto. Neste procedimento, para uma velocidade de 100 Kt ser empregada uma razo de descida de 550 FPM.

rea destinada ao Tempo na Aproximao Final, entre o FAF e o MAPT, usada nos procedimentos de no preciso (quando o GS e/ou o MM estiverem inoperantes).

RA* RADIOALTMETRO Radioaltimeter * NO PREVISTO PELA OACI Not Adopted by ICAO

Cada os demais tipos de procedimentos, o ILS nico, com suas caractersticas e peculiaridades. O aviador deve conhecer profundamente as convenes e os smbolos usados nas cartas de navegao, de maneira a entender exatamente o que deve fazer para executar qualquer procedimento IAL com segurana.

Fim! At a prxima aula!

You might also like