You are on page 1of 53

Apresentao Pessoal

Professor:

Denis Henrique Fernandes Oliveira e-mail: denishfoliveira@hotmail.com

Formao: Formado em Administrao Empresarial pela URI So Luiz Gonzaga-RS, Ps Graduando em Gesto de Marketing IESA Santo ngelo-RS.

Curso
Atendimento e Recepo- 20 horas

Conhecimentos: Tipologia de clientes;

Tcnicas de Recepo;
Tcnicas de atendimento ao pblico; Tcnicas de atendimento ao telefone.

Atendimento ao Cliente

A fuga do clientes:

As pesquisas revelam que 68% dos clientes das empresas fogem delas por problemas relacionados postura de atendimento.

- 68% Pssimo atendimento; - 14% Qualidade dos produtos; - 9% Preo; - 9% Concorrncia, hbitos, mudana de endereo e morte.
O sucesso no atendimento de apenas 15% pela capacidade tcnica e 85% pelas habilidades no relacionamento com as pessoas.

Atendimento ao Cliente
Conceitos:

-Recuperar o cliente custar pelo menos 10 vezes mais do que mant-lo.


- Cada cliente insatisfeito conta para aproximadamente 20 pessoas, enquanto que os satisfeitos contam apenas para 5.

Atendimento ao Cliente
Encantando o Cliente - 15 Competncia Fundamentais: 1 - Desenvolver a confiana e fidelidade dos clientes. 2 - Colocar-se no lugar do cliente = empatia. 3 - Comunicar-se bem. 4 - Respeito e Cortesia. 5 - Prestar ateno. 6 - Trabalhar bem em equipe. 7 - Demonstrar confiana e lealdade 8 - Demonstrar motivao pessoal. 9 - Resolver problemas. 10 - Manter o profissionalismo. 11 - Entender a empresa e o setor. 12 - Conservar a energia. 13 - Aplicar conhecimentos e habilidades tcnicas. 14 - Organizar as atividades de trabalho. 15 CHA Aplicar Conhecimento, Habilidade e Atitude. . .

Atendimento ao Cliente
O Profissional:

Atendimento ao Cliente
Os 3 Passos do Verdadeiros Profissional:
1. Entender o seu VERDADEIRO PAPEL, que o de compreender e atender as necessidades dos cliente: Fazer com que ele seja bem recebido, ajud-lo a se sentir importante e proporcion-lo um ambiente agradvel. Este profissional voltado completamente para a interao com o cliente, estando sempre com as suas antenas ligadas neste, para perceber constantemente as suas necessidades. Para este profissional, no basta apenas conhecer o produto ou servio, mas o mais importante demonstrar interesse em relao s necessidades dos clientes e atend-las.

Atendimento ao Cliente
Os 3 Passos do Verdadeiros Profissional: 2. Entender o lado HUMANO, conhecendo as necessidades dos clientes, aguando a capacidade de perceber o cliente. Para entender o lado humano, necessrio que este profissional tenha uma formao voltada para as pessoas e goste de lidar com gente. Se espera que ele fique feliz em fazer o outro feliz, pois para este profissional, a felicidade de uma pessoa comea no mesmo instante em que ela cessa a busca de sua prpria felicidade para buscar a felicidade do outro.

Atendimento ao Cliente
Os 3 Passos do Verdadeiro Profissional: 3. Entender a necessidade de manter um ESTADO DE ESPRITO POSITIVO, cultivando pensamentos e sentimentos positivos, para ter atitudes adequadas no momento do atendimento. Ele sabe que fundamental separar os problemas particulares do dia a dia do trabalho e, para isso, cultiva o estado de esprito antes da chegada do cliente. O primeiro passo de cada dia, iniciar o trabalho com a conscincia de que o seu principal papel o de ajudar os clientes a solucionarem suas necessidades. A postura de realizar servios para o cliente.

Atendimento ao Cliente
Para trabalhar com atendimento ao pblico, alguns requisitos so essenciais:

Gostar de SERVIR, de fazer o outro feliz. Gostar de lidar com pessoas. Ser extrovertido. Ter humildade. Cultivar um estado de esprito positivo. Satisfazer as necessidades do cliente. Cuidar da aparncia.

Atendimento ao Cliente
Postura Profissional: A POSTURA pode ser entendida como a juno de todos os aspectos relacionados com a nossa expresso corporal na sua totalidade e nossa condio emocional.

Atendimento ao Cliente
Postura: Podemos destacar 03 pontos necessrios para falarmos de POSTURA. So eles:

01. Ter uma POSTURA DE POSITIVA: que se caracteriza por um posicionamento de receptivo, mostrando-se sempre disponvel para atender e interagir prontamente com o cliente. Esta POSTURA DE ABERTURA do atendente suscita alguns sentimentos positivos nos clientes, como por exemplo: a) postura do atendente de manter os ombros abertos e o peito aberto, passa ao cliente um sentimento de receptividade e acolhimento; b) deixar a cabea meio curva e o corpo ligeiramente inclinado, transmite ao cliente a humildade do atendente; c) o olhar nos olhos e o aperto de mo firme, traduzem respeito e segurana; d) a fisionomia amistosa, alenta um sentimento de afetividade.

Atendimento ao Cliente
Postura:

02. Ter SINTONIA ENTRE FALA E EXPRESSO CORPORAL: que se caracteriza pela existncia de uma unidade entre o que dizemos e o que expressamos no nosso corpo. Quando fazemos isso, nos sentimos mais harmnicos e confortveis. No precisamos fingir, mentir ou encobrir os nossos sentimentos e eles fluem livremente. Dessa forma, nos sentimos mais livres do stress, das doenas, dos medos.

Atendimento ao Cliente
Postura: 03. as EXPRESSES FACIAIS: das quais podemos extrair dois aspectos: o expressivo, ligado aos estados emocionais que elas traduzem e a identificao destes estados pelas pessoas; e a sua funo social que diz em que condies ocorreu a expresso, seus efeitos sobre o observador e quem a expressa. Podemos concluir, entendendo que, qualquer comportamento inclui posturas e sempre fruto da interao complexa entre o organismo e o seu meio ambiente.

Atendimento ao Cliente
A Aproximao Raio de Ao: Esta interao ocorre dentro de um espao fsico de 3 metros de distncia do pblico e de um tempo imediato, ou seja, prontamente. Alm do mais, deve ocorrer independentemente do funcionrio estar ou no na sua rea de trabalho. Estes requisitos para a interao, a tornam mais eficaz. Esta interao pode se caracterizar por um cumprimento verbal, uma saudao, um aceno de cabea ou apenas por um aceno de mo. O objetivo com isso, fazer o cliente sentir-se acolhido e certo de estar recebendo toda a ateno necessria para satisfazer os seus anseios.

Atendimento ao Cliente
A Invaso: 01. Insistncia para o cliente levar um item ou adquirir um bem; 02. Seguir o cliente por toda a loja; 03. O motorista de taxi que no pra de falar com o cliente passageiro; 04. O garom que fica de p ao lado da mesa sugerindo pratos sem ser solicitado; 05. O funcionrio que cumprimenta o cliente com dois beijinhos e tapinhas nas costas; 06. O funcionrio que transfere a ligao ou desliga o telefone sem avisar.

Atendimento ao Cliente
Encantando o Cliente: Fazer apenas o que est definido pela empresa como sendo o seu padro de atendimento, pode at satisfazer as necessidades do cliente, mas talvez no ultrapasse o normal. Encantar o cliente exatamente aquele algo mais que faz a grande diferena no atendimento.

A ATUAO EXTRA: uma forma de encantar o cliente que se caracteriza por atitudes ou aes do atendente, no estabelecidas nos procedimentos de trabalho. produzir um servio acima da expectativa do cliente.

Atendimento ao Cliente
Ir ao encontro do cliente:

IR AO ENCONTRO DO CLIENTE um forte sinal de compromisso no atendimento, por parte do atendente. Este item traduz a importncia dada ao cliente no momento de atendimento, na qual o atendente faz tudo o que possvel para atender as suas necessidades, pois ele compreende que satisfaz-las fundamental. Indo ao encontro do cliente, o atendente demonstra o seu interesse para com ele.

Atendimento ao Cliente
A Primeira Impresso: Voc j deve ter ouvido milhares de vezes este jargo: A PRIMEIRA IMPRESSO A QUE FICA. Voc concorda? No mnimo seremos obrigados a dizer que ser difcil a empresa ter uma segunda chance para tentar mudar a impresso inicial, se esta foi negativa, pois dificilmente o cliente ir voltar. muito mais difcil e tambm mais caro, trazer de volta o cliente perdido, aquele que foi mal atendido ou que no teve os seus desejos satisfeitos.

Atendimento ao Cliente
Apresentao Pessoal: Que imagem voc acha que transmitimos ao cliente quando o atendemos com as unhas sujas, os cabelos despenteados, as roupas mal cuidadas ? O atendente est na linha de frente e responsvel pelo contato, alm de representar a empresa neste momento. Para transmitir confiabilidade, segurana, bons servios e cuidado, se faz necessrio, tambm, ter uma boa apresentao pessoal.

Atendimento ao Cliente
Comunicao Verbal e No verbal:

Regras para uma boa comunicao - Falar com clareza. - Certificar-se de que foi bem compreendido. - Saber ouvir. - Estar atento a comunicao no-verbal. - Falar olhando nos olhos. - Sorrir. -Evitar gria e gesticulaes exageradas.
Elementos bsicos no processo de comunicao - Fonte e emissor. - Cdigo e canal. - Mensagem. - Receptor e rudo. - Contexto. - Feedback. - Redundncia.

Atendimento ao Cliente
Elementos da Comunicao:

Atendimento ao Cliente

Atendimento ao Cliente
Comunicao Verbal:

Tom de Voz:
Podemos dizer ao cliente: a sua televiso deveria sair hoje do conserto, mas por falta de uma pea, ela s estar pronta na prxima semana. De acordo com a maneira que dizemos e de acordo com o tom de voz que usamos, vamos perceber reaes diferentes do cliente. Se dizemos isso com simpatia, naturalmente nos desculpando pela falha e assumindo uma postura de humildade, falando com calma e num tom amistoso e agradvel, percebemos que a reao do cliente ser de compreenso. Por outro lado, se a mesma frase dita de forma mecnica, rspida, fria e com arrogncia, poderemos ter um cliente reagindo com raiva. As palavras so smbolos com significados prprios. A forma como elas so utilizadas tambm traz o seu significado e com isso, cada palavra tem a sua vibrao especial.

Atendimento ao Cliente
Saber Escutar: Voc acha que existe diferena entre OUVIR e ESCUTAR? Se voc respondeu que no, voc errou. Escutar muito mais do que ouvir, pois captar o verdadeiro sentido, compreendendo e interpretando a essncia, o contedo da comunicao. O ato de ESCUTAR est diretamente relacionado com a nossa capacidade de perceber o outro. E, para percebermos o outro, o cliente que est diante de ns, precisamos nos despojar das barreiras que atrapalham e empobrecem o processo de comunicao. So elas: * os nossos PRECONCEITOS; * as DISTRAES; * os JULGAMENTOS PRVIOS; * as ANTIPATIAS. * Celular

Atendimento ao Cliente
Comunicao no verbal: So sinais psicossomticos emitidos pelas pessoas. Ou seja, O Corpo Fala. A linguagem corporal o conjunto de todos os movimentos do corpo conscientes ou no.

O olhar - Deve ser natural, sem insistncia, devemos olhar sempre para as pessoas com quem conversamos. Os gestos - Servem para reforar o que se diz, devem ser moderados. A fisionomia - Procure mant-la serena, cuide do seu auto-controle emocional; O sorriso Linguagem Universal.
CUIDADO: As vezes os olhos, os gestos e a fisionomia falam mais que a boca.

Atendimento ao Cliente
Agilidade:

Atender com agilidade significa ter rapidez sem perder a qualidade do servio prestado. A agilidade no atendimento transmite ao cliente a idia de respeito. Sendo gil, o atendente reconhece a necessidade do cliente em relao utilizao adequada do seu tempo.

Atendimento ao Cliente
Erros no Atendimento: * se escorar nas paredes da loja ou debruar a cabea no seu bir por no estar com o cliente (esta atitude impede que ele interaja no raio de ao); * mascar chicletes ou fumar no momento do atendimento; * cuspir ou tirar meleca na frente do cliente * comer na frente do cliente (comum nas empresas que oferecem lanches ou tm cantina); * gritar para pedir alguma coisa; * se coar na frente do cliente; * bocejar (revela falta de interesse no atendimento).

Atendimento ao Cliente
Erros no atendimento: Voc gostaria de ser atendido por estas pessoas?

Atendimento ao Cliente
Erros no atendimento:

Usar chaves:
O mau profissional utiliza-se de alguns chaves como forma de fugir sua responsabilidade no atendimento ao cliente. Citamos aqui, os mais comuns: * O senhor como cliente tem que entender ... * O senhor deveria agradecer o que a empresa faz pelo senhor... * O cliente um chato que sempre quer mais... * A vem ele de novo... * Grias e apelidos. Estas frases geram um bloqueio mental, dificultando a liberao do lado bom da pessoa que atende o cliente.

Atendimento ao Cliente

Tele-Imagem:

Atendimento ao Cliente
Tipologia de Clientes: Existem pelo menos 4 tipos de comportamento que as pessoas demonstram. Isso nos d uma idia de como elas gostariam de serem tratadas:

1 Ditador 2 Extrovertido 3 Tmido 4 Crtico

Atendimento ao Cliente
1 - Ditador:
Como se comporta: Rpido, poucas palavras, quer estar no comando.

Adora Novidades, tecnologia, celebridades.


Sorri pouco e est sempre com pressa.

Como Agir: Faa com que ele se sinta no comando e se prontifique a fazer o que for necessrio rpido!

Demonstre que conhece o que est oferecendo mas sem ser arrogante.
Diga que no tomara muito tempo dele, mostrando logo o que ele quer, v direto ao assunto. Oferea resultados, de opes, ele quem decide.

No faa: Discordar; mostrar que ele est errado, principalmente em publico; decidir por ele.

Atendimento ao Cliente
2 - Extrovertido:
Como se comporta: Adora conversar, estar no meio das pessoas. Vive de bom humor, sempre sorrindo, de bem com a vida. Gosta de ser reconhecido e elogiado.

Fala rpido e gosta de convencer as pessoas.

Como Agir: Elogiar muito, fazer ele se sentir diferenciado, especial! Deix-lo falar mais que voc. Oferecer emoo, entusiasmo, eventos.

No faa: Ficar falando o tempo todo. Dar muitos detalhes, seno ter que explicar tudo de novo.

Atendimento ao Cliente
3 Tmido :
Como se comporta: Muito quieto, observador, em cima do muro. Precisa ser aceito pelos outros. Procura no ofender nem desagradar ningum.

Como Agir: melhor fazer perguntas, seno ele entra mudo e sai calado. No o pressionar, pois ele precisa de tempo para tomar uma deciso. Decidir por ele. Oferecer segurana.

No faa: Ser brusco, insensvel. Oferecer muitas opes.

PS: Corre o risco dele ir embora e pedir opinio de todos os amigos e familiares.

Atendimento ao Cliente
4 Crtico:
Como se comporta: Pergunta tudo a toda hora. Parece quieto e observador, mas est elaborando a prxima pergunta. Ele quer testar os seus conhecimentos, pois a nica maneira de ele confiar em voc. Extremamente analtico

Como Agir: Tenha as respostas a tudo que ele perguntar Atenha-se a dados estatsticos e percentuais. Fale sobre fatos, realidade, explique tudo em detalhes e seja direto.

No faa: Responder enrolando a pergunta feita Demonstrar que no sabe ou est em dvida. Apress-lo.

Atendimento ao Cliente
Tipos psicolgicos de clientes 1 Conservadores introvertidos 2 Que procuram aceitao social 3 Dinmicos, inovadores e extrovertidos

Atendimento ao Cliente
1 Conservadores e Introvertidos Pessoas de mente fechadas, tendem a evitar inovaes Conservadoras ao extremo Evitam situaes arriscadas Seguem experincias de outras pessoas So em geral pessimistas S acreditam vendo Tendem a satisfazer necessidades fisiolgicas ou segurana A imagem da empresa deve ser ressaltada

Atendimento ao Cliente
2 Clientes que procuram aceitao social e prestgio A maioria das pessoas se incluem neste grupo Possuem caractersticas conservadoras e dinmicas Pessoas equilibradas Olham e analisam a empresa, procurando satisfazer-se com ela Evitam situaes difceis Ressaltar a liderana da empresa no mercado, qualidade e servios

Atendimento ao Cliente
3 Cliente dinmicos e extrovertidos So em geral pessoas de orientao positiva e realista Suas afirmaes refletem sucesso, conquista e realizaes No se deixam empurrar com facilidade, podem tomar decises rpidas Estas pessoas procuram outras oportunidades Gostam de novos negcios e novas formas para coisas antigas So criativas e inovadoras Normalmente procuram a necessidade de auto-realizao Ressaltar as caractersticas modernas dos produtos e da empresa e estrutura disponvel ao cliente.

Atendimento ao Cliente
Reclamaes: No caso das reclamaes, o procedimento aplicado pode ser semelhante ao do cliente nervoso, com algumas peculiaridades .

Atendimento ao Cliente
Reclamaes Veja alguns passos imprescindveis: 01. atenda o cliente com cordialidade e espontaneidade; 02. escute com total ateno, sem interromp-lo, o que ele tem a dizer; 03. anote todas as suas reclamaes; 04. diga-lhe que vai analisar todos os dados para lhe dar uma resposta; 05. marque um prazo para contat-lo, trazendo a soluo para o seu problema; 06. cumpra o prazo estabelecido; 07. jamais justifique; 08. exponha ao cliente o resultado da sua anlise com fatos e dados, pois desta forma, o dilogo no ser emocional.

Atender apenas o cliente satisfeito com o servio prestado, no traz mrito para o atendente.

Atendimento ao Cliente
Telefone:

Atendimento ao Cliente
Telefone: Ouvindo a campainha, atenda imediatamente. Aconselha-se atender no mximo na segunda chamada.

Atendimento ao Cliente
Telefone Identifique-se: Fale o nome da empresa, o seu nome e seus cumprimento dos dia: Bom dia, Boa tarde, Boa noite. Os lbios devem estar mais ou menos uma distncia de um dedo do fone, para que favorea a dico. Fale naturalmente, como se estivesse ali presente. Sempre que possvel, trate o cliente pelo nome; pergunte Qual o seu nome, por favor?

Atendimento ao Cliente
Telefone - Sem deixar de dizer as coisas importantes, experimente express-las em poucas palavras.

- Use expresses corteses, como: Por Favor, Muito obrigada, Estamos Sempre as Disposio.
- No interrompa o interlocutor (cliente).

Atendimento ao Cliente
Telefone - Faa o possvel para informar ao interessado tudo o que ele deseja saber. No caso de dvida consulte antes de informar. - Ao afastar-se do telefone, diga: Aguarde um momento, por favor. - Ao retornar ao telefone, diga: Desculpe a demora ou Desculpe faz-lo esperar.

Atendimento ao Cliente
Telefone - No use grias ao telefone. - Anote e repasse todos os recados. (Acompanhando seus retornos aos clientes). -Caso a pessoa chamada no possa atender, diga: Ele est ocupado, o senhor prefere aguardar ou ligar mais tarde. Evite ser rstico: No est!

Atendimento ao Cliente
Telefone

- Ao trmino da conversa dispense-o dizendo: Obrigada e tenha um bom dia, uma boa tarde, ou uma boa noite, um timo final de semana. - Em datas comemorativas deseje os votos (Natal, Ano Novo, Pscoa...) - Aguarde o cliente desligar primeiro.

Atendimento ao Cliente
Auto-avaliao Se compreendermos que o motivo pelo qual trabalhamos em determinada empresa, no apenas compensao financeira, mas tambm pela satisfao de podermos servir, sendo teis as pessoas, a nossa ao ser diferente. Seja realista, isto , pare e olhe seriamente para voc mesmo e para as situaes em que voc mesmo se encontra, principalmente em relao ao seu desempenho profissional. Faa uma auto avaliao para verificar qual a medida da qualidade do seu trabalho.

Atendimento ao Cliente
Caractersticas dos Campees

Atendimento ao Cliente

FIM

You might also like