You are on page 1of 32

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITAITUBA FACULDADE DE ITAITUBA FAI ESPECIALIZAO EM DOCNCIA P/ MAGISTRIO DO ENSINO SUPERIOR

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Docente: Prof. Msc. Francisco Cludio S. da Silva Discentes: Elzanira Sousa de Oliveira Fbio Alessandro da Silva Souza Francisco Flaviano Sousa Manoel Gonzaga de O. Neto

BEHAVIORISMO
Do ingls Behavior comportamento

Teoria do Comportamento. Teoria Comportamental. Teoria Comportamentalista. Teoria Ambientalista. Teoria do Estmulo e Resposta

BEHAVIORISMO
Primeiro terico - John Watson psiclogo nascido no EUA (1878-1958). Realizou experiencias com ratos e macacos em laboratrio.
1913, publicou o 1 manifesto/artigo sobre behaviorismo que definiu o comportamento como sendo o objeto de estudo da psicologia.

Watson elegeu o comportamento como o nico dado vlido/concreto para estudar os componentes psicolgicos do homem. A psicologia passou a ter status de cincia, rompendo definitivamente com a FILOSOFIA. Observou respostas emocionais de bebes normais e declarou que um bebe mesmo sendo saudvel, pode ser condicionado a ter medo de qualquer estmulo do meio.

BEHAVIORISMO DE SKINNER

Burrhus Frederic Skinner (1904-1990). No Estado da Pensilvnia EUA Graduou-se em Psicologia em 1930.

Anlise Experimental do Comportamento.

Comportamento Respondente. Comportamento Operante.

COMPORTAMENTO RESPONDENTE
um tipo de interao em que a resposta emanada imediatamente aps a apresentao do estmulo.
So Comportamentos: Involuntrios/no aprendidos; Inatos/ reflexos; Estmulos resposta (sujeito e ambiente); Eliciam/provocam respostas do organismo.

COMPORTAMENTO RESPONDENTE
>Ex: A contrao das pupilas quando uma luz forte incide nos olhos. > A salivao quando uma gota de limo cai na lngua. > Arrepios da pele provocado por uma corrente de ar frio. PODEM SER CONDICIONADOS E INCONDICIONADO > Ex: as experiencias de estmulos pareados de Jean Pavlov.

COMPORTAMENTO OPERANTE
So comportamentos aprendidos com os estmulos do meio. Refere-se ao procedimento atravs do qual modelada uma resposta (ao)no organismo.

a forma como se opera sobre o mundo.

COMPORTAMENTO OPERANTE
Inclui todos os movimentos de um organismo que, em algum momento tem efeito ou fazem algo no ambiente ao seu redor.
Ex: Ler, Escrever; Dirigir um carro, andar de bicicleta; Tocar um instrumento e etc.

O comportamento operante modelado a partir de nosso repertrio inato, atravs da aprendizagem que est na relao entre uma ao e seu efeito. O comportamento operante pode ser representado.

COMPORTAMENTO OPERANTE

S
Ao

R
Reao

TEORIA DO REFORAMENTO
Reforo toda sequencia que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade da futura dessa resposta
Reforo Positivo: aumenta a probabilidade futura de resposta.

Reforo Negativo: diminui a probabilidade futura de resposta.


Caixa de Skinner

REFORO POSITIVO
A gota d gua recebida pelo ratinho na caixa de Skinner. Um elogio recebido aps a realizao se algo

REFORO NEGATIVO O choque recebido pelo ratinho na caixa de Skinner. A punio por ter cometido algum ato que foge a uma regra. A desaprovao ou crtica aps a realizao de algo.

CATEGORIAS DE REFORO Reforos Primrios = so aqueles reforadores para todos. Para todas as espcies animais. gua, alimento e afeto.

REFORO SEGUNDRIO: so aqueles que quando que levam a obteno dos primrios adquirem funes reforadoras, tornando-se reforos generalizados.
Dinheiro, aprovao social.

CONTROLE DE ESTMULOS
Ocorre quando a frequencia ou a forma de responder diferente diante de estmulos diferentes.

O comportamento de dirigir um carro


obedecendo os sinais de transito.

Dois processos importantes: 1 DISCRIMINAO = quando respondemos de forma diferente a cada uma situao de um mesmo universo de estmulo.

Sinais de transito, reunies sociais.

2 GENERALIZAO: quando respondemos de forma semelhante aos estmulos de um mesmo conjunto. Ato de ler, de escrever.

ESSES PROCESSOS SO FUNDAMENTAIS QUANDO FALAMOS DE APRENDIZAGEM.

BEHAVIORISMO E EDUCAO CONCEITOS UTILIZADOS


REFORO POSITIVO so atos e estmulos que aumentar a probabilidade de um bom comportamento. REFORO NEGATIVO aumenta a probabilidade de que o comportamento negativo no vai ser repetido. Aqui REFORO NEGATIVO no deve ser um castigo, pois como isto, poder aumentar a probabilidade do mau comportamento ocorrer.

PROCESSOS DERIVADOS DO REFORO NEGATIVO APLICADOS NA EDUCAO 1 - PUNIO: reduz a frequncia de um comportamento indesejado. Pode ser pela apresentao de um estmulo aversivo, ou pela retirada de estmulo agradvel. Repreender fsica ou verbalmente a criana e/ou deix-la de castigo, privando-lhe de algo que gosta.

EXTINO: o processo onde o comportamento indesejvel retirado bruscamente. Por exemplo, quando uma criana repreendida , ele poderia ser feito para se sentar no canto sozinho e, assim, separado do grupo. Aqui, a resposta esperada seria repreenso dos pais, mas est privado do mesmo.

Professores que concordam com as afirmativas abaixo so coerentes com os psiclogos que seguem a teoria comportamentalista: Cada professor tem alguma crena ou teoria sobre aprendizagem, que o elemento motor de sua estratgia de ensino, tais como: Estudantes necessitam de notas, estrelas douradas e outros incentivos para aprender e cumprir as tarefas escolares. Estudantes deveriam receber notas de acordo com padres uniformes de resultados alcanados que o professor estabeleceu para a classe

Professores que aceitam a perspectiva comportamentalista assumem que o comportamento dos estudantes uma resposta o seu ambiente passado e presente e que todo o comportamento aprendido. Como decorrncia, qualquer comportamento pode ser analisado em termos de seu histrico de reforos.

Entendendo que a aprendizagem uma forma de modificao de comportamento, a responsabilidade do professor construir um ambiente em que o comportamento correto do estudante seja reforado. Curriculum deve ser organizado por temas que so cuidadosamente organizados em seqncias.

Uma vez que a aprendizagem uma forma de modificao de comportamento, a responsabilidade do professor construir um ambiente em que o comportamento correto do estudante seja reforado.
Os comportamentos no desejados do estudante na aula podem ser modificados usando-se princpios de modificao de comportamento.

Algumas recomendaes para eliminar comportamentos no desejados na aula so:


Reforar o comportamento desejado que seja oposto e que eventualmente substitua os padres do comportamento indesejado

Enfraquecer o comportamento indesejado removendo os eventos de reforo que mantm aquele comportamento. Usar a tcnica da saciao, que o procedimento que encoraja uma pessoa a engajar-se num comportamento problema repetidamente at que se canse dele. Mudar as condies de estmulo que influenciam aquele comportamento. Usar punio para enfraquecer aquele comportamento.

OS PRINCPIOS DO BEHAVIORISMO influenciaram o desenvolvimento de vrias estratgias de utilizao do computador na educao. Uma importante aplicao do condicionamento operante introduzido por Skinner no campo da instruo a instruo programada. Nesta tcnica, o assunto subdividido em pequenas etapas, compreensveis, cada seguida por uma questo que o estudante pode quase sempre.

APRENDIZAGEM
Qualquer atividade humana praticada no ambiente em que vivemos pode levar a um aprendizagem.

a assimilao ativa de conhecimentos e de operaes mentais, para compreend-los e aplic-los consciente e autonomamente.
uma forma do conhecimento humano.

PARA O APRENDIZADO NECESSRIO:

Estimulo; Incentivo; Direo.

CARACTERSTICAS DA APRENDIZAGEM ESCOLAR


uma atividade planejada, intencional e dirigida, e no algo casual e espontneo;

H influncia de fatores afetivos e sociais, tais como os que suscitam a motivao para o estudo, os que afetam a relao professor x aluno;

CARACTERSTICAS DA APRENDIZAGEM ESCOLAR


Tem vnculo direto com o meio social que circunscreve no somente as condies de vida do ser humano; O trabalho do docente a atividade que d unidade ao binomio ensinoaprendizagem.

You might also like