You are on page 1of 35

O Estruturalismo Fenomenolgico e a Teoria da Burocracia

Referncia bsica: Prestes-Motta, Fernando. C; Vasconcelos, Isabella F. G.. Teoria Geral da Administrao. 3. ed. So Paulo: Thomson Learning, 2006.

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Cincias Exatas Curso: Sistemas de Informao Disciplina: Teoria Geral da Administrao Prof. Rogrio Zanon da Silveira 1 semestre de 2012

1. Introduo

Origem do estruturalismo na Lingustica: a linguagem como estrutura O estruturalismo nas demais reas do conhecimento: economia, sociologia, organizaes, cincia poltica, psicologia.

Estruturalismo e conceito de sistema Relacionamento das partes na constituio do todo O todo maior do que a mera soma das partes
Tipos de Estruturalismo Abstrato, concreto, fenomenolgico, dialtico. Nomes do Estruturalismo Max Weber: burocracia Merton, Gouldner, Crozier, Blau

2. Origens de estrutura e estruturalismo

Origens do termo estrutura

Antes do Sculo XVI: modo pelo qual um edifcio construdo

1930: popularizao do termo estrutura social

Origem na biologia:

interrelaes entre as partes componentes de um todo (biologia) uso da palavra estrutura associada ao conceito de funo (Spencer, Durkheim)

Nas cincias sociais:

3. Estruturalismo e conceito de sistema

Estruturalismo e conceito de sistema Para o estruturalismo, o conceito de sistema de especial importncia, pois considera em sua anlise o relacionamento das partes na constituio do todo, isto , o estruturalismo implica totalidade e interdependncia.

Os conjuntos que interessam ao estruturalista so sistemas, ou seja, apresentam como caracterstica bsica o fato de que o todo maior que a simples soma das partes.

Escola Clssica de Administrao Considerava as organizaes como um sistema fechado cujo ajuste perfeito das partes garantiria necessariamente o bom funcionamento da organizao, tal qual uma mquina. Sistemas fechados e sistemas abertos: As organizacionais vistas como mquinas ou como organismos

3. Estruturalismo e conceito de sistema


Propriedades do todo explicam as partes O todo maior que a mera soma das partes

SISTEM AS
O todo tem propriedades que as partes no possuem Formados por partes diferentes, mas interdependentes

4. As correntes estruturalistas

O conceito de organizao para o estruturalismo mltiplo, depende da teoria e do enfoque empregado.

necessria a compreenso de que cada paradigma utilizado ou cada teoria tem seus limites metodolgicos e esclarece alguns aspectos do objeto organizao, encobrindo outros.

No h uma nica verdade ou uma nica definio vlida.

4. As correntes estruturalistas

Estruturalismo abstrato

Mtodo de estudo desenvolvido por Lvi-Strauss no final dos anos 1940. Recusa a viso utilitarista das instituies sociais.
As relaes sociais so a matria-prima para a construo de modelos que permitiriam a manifestao da estrutura social.

A estrutura , assim, uma construo abstrata.

4. As correntes estruturalistas

Estruturalismo concreto

Para Gurwich e Rodliff Brown, a estrutura seria o conjunto de relaes sociais num determinado perodo. A estrutura , assim, a prpria definio do objeto.

O conjunto de relaes sociais, em dado momento, constituiria uma estrutura a ser analisada e compreendida.

4. As correntes estruturalistas

Estruturalismo fenomenolgico (Weber)

...estrutura um conjunto que tem um sentido e que oferece, pois, anlise intelectual um ponto de apoio, mas que ao mesmo tempo no uma ideia, porque se constitui, se altera ou se organiza diante de ns como um espetculo.

Os tipos ideais de Weber refletem essa concepo.

Para Weber, os atores sociais interagem construindo em conjunto os significados compartilhados que constituem a sua realidade. Agindo, os indivduos interpretam e atuam no mundo social, mudando-o, construindo-o socialmente.

4. As correntes estruturalistas

Estruturalismo dialtico (Karl Marx)

A anlise que descobre as partes fora a preparar seu surgimento ao longo do desenvolvimento do todo, como um episdio de sua histria.

Marx via a estrutura como um conjunto de partes que se diferenciam, tornam-se independentes, mantendo-se integradas ao todo por reciprocidade e no por reunio. Estudos crticos adotam essa posio:

Estudo da dominao Participao nas decises falseada pelos administradores Gesto de pessoas e no recursos humanos

4. As correntes estruturalistas Os quatro tipos de estruturalismo

Estruturalismo abstrato

Lvi-Strauss
Radcliffe-Brown e Gurvitch

Estruturalismo concreto

Estruturalismo fenomenolgico

Max Weber Karl Marx


O homem adormecido. Salvador Dali

Estruturalismo dialtico

5. O Estruturalismo de Weber Max Weber e a definio de burocracia

Max Weber foi o primeiro terico significativo das organizaes.

Faz a anlise das organizaes a partir de uma perspectiva estruturalista fenomenolgica

O estruturalismo, ao estudar as disfunes da burocracia, volta origem das organizaes modernas.

As crenas e valores do indivduo seriam, para Weber, os limites a sua capacidade de ao e a sua escolha. As crenas e os valores do indivduo pr-estruturam sua ao.

5. O Estruturalismo de Weber A ao humana e a burocracia

Inclusive numa situao o mais coercitiva possvel, o homem pode decidir no agir de acordo com a ordem que lhe dada, se estiver disposto a aceitar as consequncias da desobedincia.
Definio de burocracia de Weber:

A burocracia uma tentativa de formalizar e coordenar o comportamento humano por meio do exerccio da autoridade racionallegal para o alcance de objetivos organizacionais gerais. Ao humana e disfunes da burocracia.

Max Weber

5. O Estruturalismo de Weber Finalidades da burocracia

De acordo com a anlise de Weber, a burocracia um sistema que busca organizar, de forma estvel e duradoura, a cooperao de um grande nmero de indivduos, cada qual detendo uma funo especializada.
A burocracia separa a esfera pessoal e familiar da esfera do trabalho.

Nas sociedades tradicionais, geralmente esfera familiar e esfera do trabalho se confundiam, dado o carter pessoal das relaes. Na sociedade industrial, esses dois padres so rompidos:

5. O Estruturalismo de Weber O Paradigma Weberiano

Conhecimento

Apreender objetivamente a significao das intenes do outro a partir de suas condutas. Pr-estruturada, mas no determinada. Crenas e valores do indivduo influenciam suas condutas. Construo de significados compartilhados pelos atores sociais

Ao humana

Realidade

Tipo ideal de burocracia

Sistema racional-instrumental que busca organizar de forma estvel e duradoura a cooperao humana para o atingimento de objetivos explcitos e formalizados.

5. O Estruturalismo de Weber Princpios da estrutura burocrtica

Funes e competncias definidas por regras e regulamentos. A diviso das tarefas feita racionalmente, para permitir o exerccio das tarefas necessrias aos objetivos da organizao. Direitos e deveres delimitados por regulamentos. Regras se aplicam a todos, de acordo com seu cargo e funo. Hierarquia definida por meio de regras explcitas. As prerrogativas de cada cargo so estabelecidas legalmente e regulam o exerccio da autoridade. Remunerao igual para funes semelhantes. Promoes reguladas por normas: ser exercida separada Na estrutura burocrtica, a funo a Meritocracia e no favoritismos ou relaes pessoais. das caractersticas pessoais do indivduo que a exerce.

5. O Estruturalismo de Weber Argumentos a favor da burocracia

Vantagens da burocracia, segundo alguns autores:

Predomnio da lgica cientfica sobre a lgica mgica, mstica ou intuitiva. Consolidao de metodologias de anlises baseadas na razo, visando o aprimoramento dos processos de produo. Profissionalizao das relaes de trabalho

Igualdade de todos perante as regras Reduo de favoritismos e clientelismos (corporaes de ofcio) Reduo de perdas e desperdcios, prprios da tradio oral das comunidades artesanais e sociedades baseadas no costume e na tradio. A estrutura burocrtica impessoal, altamente formalizada, pode ser transposta para sociedades e culturas diferentes

Formalizao de competncias tcnicas

Isomorfismo:

Expanso dos negcios, facilitao da comunicao e do comrcio global.

6. Outros nomes do Estruturalismo fenomenolgico nos Estudos Organizacionais

Robert Merton (socilogo americano) A estrutura burocrtica introduz transformaes na personalidade dos seus participantes que levam rigidez, s dificuldades no atendimento aos clientes e ineficincia. Merton responsabiliza essas transformaes pelo que chama de disfunes ou consequncias imprevistas.

Seguem-se regras porque preciso segui-las, no importa quais sejam. Ritual burocrtico que se desvincula das preocupaes com eficincia, com consideraes prticas ou com o objetivo da organizao.

Paradoxo de Merton: O fato de observar-se cegamente as regras afasta a organizao de seus objetivos e no produz a eficincia desejada, bem ao contrrio.

6. Outros nomes do Estruturalismo fenomenolgico nos Estudos Organizacionais


Estudo de Merton: O soldado americano (anos 1940) Hiptese testada no exrcito norte-americano:

Quanto mais os aspirantes a oficiais se conformassem s normas e aos padres da corporao, mais rapidamente seriam promovidos nos diversos nveis hierrquicos do oficialato. Os aspirantes a oficiais que se comportavam de forma mais convencional eram mais rapidamente promovidos. No se tratava de conformidade s normas e regras escritas, formais, mas s formas de comportamento e valores informais dos oficiais da corporao.

6. Outros nomes do Estruturalismo fenomenolgico nos Estudos Organizacionais

Gouldner

Estudos em mina de gesso (anos 1950) Os membros de uma organizao no tm os mesmos interesses e objetivos.

Prope que as regras burocrticas representam os interesses de parte dos membros da organizao, por isso conflitavam com os interesses de outros membros do sistema, gerando conflitos no sentido de mudar essas regras.

6. Outros nomes do Estruturalismo fenomenolgico nos Estudos Organizacionais


Os trs tipos de estrutura burocrtica de Gouldner: Falsa burocracia Estrutura que contm regras que no representam o interesse de nenhum grupo organizacional. Regras so articificiais, existem por existir e so desobedecidas. Burocracia representativa Baseada em regras que representam interesses de todos os grupos organizacionais. Regras so seguidas e reforadas pelos membros da organizao. Burocracia autocrtica Estrutura burocrtica em que um grupo impes regras aos outros grupos. Gerentes elaboram regras com o objetivo de punir condutas disfuncionais.

Estrutura geradora de conflitos e decorrente de falsa generalizada de confiana.

6. Outros nomes do Estruturalismo fenomenolgico nos Estudos Organizacionais

Phillip Selznick

Estudo da Tennesse Valley Authority (TVA) 1949. Fbrica de fertilizantes administrada pelo Estado Descreve como o excessivo apego regra leva ao no-atingimento dos objetivos organizacionais. Direo consultava a comunidade local de forma democrtica.

A grass roots foi uma ideia desenvolvido como poltica oficial da TVA, na construo de um sistema de administrao democrtico.

6. Outros nomes do Estruturalismo fenomenolgico nos Estudos Organizacionais


Princpios da ideia de grass roots

Autonomia gerencial A agncia ou representante de dada localidade tinha o poder de tomar decises com autonomia em relao hierarquia oficial. Participao As comunidades locais afetadas pelas decises da agncia governamental seriam ouvidas e manifestariam a sua opinio dentro do processo decisrio. Associao entre TVA e o governo local A agncia tinha um papel de coordenao entre as instncias governamentais municipais, estaduais e federais.

Pressuposto bsico da grass roots:

a regio constitui uma unidade integrada na qual vrios nveis decisrios e vrias polticas devem ser compatibilizados.

Estilo inovador para a poca, mas difcil de ser implementado.

6. Outros nomes do Estruturalismo fenomenolgico nos Estudos Organizacionais

Michel Crozier

Estuda a burocracia francesa e mostra como as caractersticas das organizaes que ele estuda induzem comportamentos nos grupos que reforam ainda mais essas mesmas regras e estruturas, em um crculo vicioso.
Caractersticas das organizaes estudadas:

Regras impessoais Centralizao de poder de deciso Estratificao dos indivduos em grupos homogneos e fechados

6. Outros nomes do Estruturalismo fenomenolgico nos Estudos Organizacionais

Peter Blau (aluno de Merton)

Pesquisas em administraes pblicas Interesse: o papel do conflito no desenvolvimento das organizaes

Em uma de suas pesquisas, Blau relata como recepcionistas e funcionrios de uma organizao sem fins lucrativos desobedeciam a normas e regulamentos nos casos em que pessoas necessitadas solicitavamlhes ajuda formal. Os funcionrios acreditavam que os indivduos mereciam um tratamento mais humano e caridoso do que o tratamento permitido pela regra e por isso desobedeciam as regras.

7. Ideias centrais da sociedade modernizada e industrializada

O homem organizacional

O homem passa a depender das organizaes para nascer, viver e morrer. Personalidade requerida:

Flexibilidade Capacidade de adiamento de recompensas Resistncia a frustraes Desejo permanente de realizao


Variao de papis desempenhados Inverso de papis Desligamentos bruscos Novos relacionamentos: desgastes emocionais minimizados

Participao em vrios sistemas sociais


7. Ideias centrais da sociedade modernizada e industrializada

O homem organizacional: entre a cooperao e o individualismo

indiscutvel que um grande nmero de pessoas que participam de organizaes ressinta-se do conformismo exigido. As foras que determinam essa conformidade no so, entretanto, to poderosas a ponto de impedir a exploso lenta das potencialidades criadoras do homem, e o prprio desejo permanente de realizao acaba por constituir um poderoso agente de mudana organizacional. Esse fato vem reforar o carter natural e, muitas vezes, dinmico do conflito nas organizaes.

O perigo da alienao habita na adoo de comportamentos conformistas e na adoo cega de papis e comportamentos exigidos pelas organizaes para o seu funcionamento.

7. Ideias centrais da sociedade modernizada e industrializada

Caractersticas do homem organizacional:

Indivduo flexvel, resistente frustrao, capaz de adiar recompensas, com desejo permanente de realizao. Participao simultnea em vrios sistemas sociais e variao de papis sociais. Indivduo habilitado a mudanas rpidas e contnuas. Homem poltico, age estrategicamente para o atingimento de suas metas e objetivos organizacionais.

7. Ideias centrais da sociedade modernizada e industrializada

Inevitabilidade de conflitos

Para os estruturalistas, o conflito est fora das discusses da Escola Clssica e da Escola de Relaes Humanas.

Na primeira (EC), a harmonia de interesses seria natural. Na segunda (ERH), essa harmonia poderia ser preservada por meio de atitude compreensiva e teraputica.

Para os estruturalistas contemporneos das organizaes, o conflito um processo social fundamental, elemento inclusive propulsor do desenvolvimento.

Evolui-se com base em uma dialtica de construo e desconstruo dos sistemas organizacionais.

7. Ideias centrais da sociedade modernizada e industrializada

Os incentivos mistos

Os estruturalistas entendem que o problema dos incentivos foi tratado pelas Escolas Clssica e de Relaes Humanas a partir de uma viso fragmentada da realidade da organizao e da natureza humana. A Escola de Relaes Humanas, segundo os estruturalistas, falha ao superestimar incentivos e recompensas psicossociais.

A Corrente estruturalista:

Considera incentivos monetrios e no monetrios Recompensas psicossociais e materiais.

7. Ideias centrais da sociedade modernizada e industrializada

O Estruturalismo e a organizao

Para os estruturalistas, a organizao um sistema deliberadamente construdo e em constante relao de intercmbio com seu ambiente. Base sociolgica: construo social da realidade.

Os seres humanos constrem sua prpria realidade social, e so ao mesmo tempo influenciados por ela.

A organizao constitui uma parte de um sistema maior no qual est integrado o sistema social.

7. Ideias centrais da sociedade modernizada e industrializada

Tipologias de organizao burocrtica: Organizaes burocrticas coercitivas

A coero o principal meio de controle (campos de concentrao, prises, hospitais psiquitricos). Remunerao como principal meio de controle (Indstrias, comrcios, ...). Poder normativo como principal meio de controle (org. religiosas, hospitais, universidades).

Organizaes burocrticas utilitrias

Organizaes burocrticas normativas

Organizaes burocrticas hbridas

Organizaes duais (sindicatos, unidades de combate, ...)

Segundo Amitai Etzioni, esses tipos de organizao variam em sua necessidade de coeso.

8. Crticas ao Estruturalismo nas Organizaes

Baumgartel:

Grande volume de pesquisas mostram a maior produtividade dos empregados sob a superviso do tipo relaes humanas. Pesquisas tambm demonstram:

que os grupos significativos aos quais uma pessoas pertence exercem maior influncia em suas aes e opinies do que qualquer outra fora. que o grupo superior pessoa, em termos de eficincia, na soluo criativa de problemas.

No verdade que a Escola de Relaes Humanas desconsidera o conflito e possui carter manipulativo.

Mayo jamais condenou todos os tipos de conflito (Homans).

8. Crticas ao Estruturalismo nas Organizaes

A despeito dessas reaes mais ou menos violentas ao estruturalismo, sua contribuio teoria das organizaes parece indiscutvel:
1.

pela consolidao da incorporao iniciada pelas teorias da deciso e da racionalidade limitada.


Pela nfase nova nas relaes entre as partes da organizao (grupos e outros elementos formais e informais, vrios nveis hierrquicos, recompensas e incentivos materiais e sociais); Pelo destaque dado s relaes entre a organizao e seu ambiente, que preparou o campo para a anlise baseada na teoria geral dos sistemas abertos.

2.

3.

O Estruturalismo Fenomenolgico e a Teoria da Burocracia


Referncia bsica: Prestes-Motta, Fernando. C; Vasconcelos, Isabella F. G.. Teoria Geral da Administrao. 3. ed. So Paulo: Thomson Learning, 2006. (Captulo 5)

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Cincias Exatas Curso: Sistemas de Informao Disciplina: Teoria Geral da Administrao Prof. Rogrio Zanon da Silveira 1 semestre de 2012

You might also like