You are on page 1of 17

O que o Fantstico?

Uma breve panorama de um objeto movente

Prof. Dr. Alexander Meireles da Silva Professor Adjunto do Departamento de Letras do CAC/UFG

Conceito inicial de Fantstico


1. aquilo que s existe na imaginao, na fantasia;
2. carter caprichoso, extravagante; 3. o fora do comum; extraordinrio, prodigioso; 4. o que no tem nenhuma veracidade; falso, inventado (HOUAISS. Dicionrio eletrnico da lngua portuguesa, 2001)

De que fantstico falamos?


Gnero ou Modo? os modos literrios so as categorias universais em que se dividem os textos literrios: modo narrativo, modo lrico e modo dramtico. Cada um destes itens se formaliza em gneros literrios, variveis de acordo com o contexto de sua poca, tendo como representantes, dentre outros: Epopeia, romance, conto Gneros do modo narrativo; Tragdia, comdia, melodrama Gneros do modo dramtico; Soneto, cano, ode, - Gneros do modo lrico. J os subgneros literrios apresentam caractersticas comuns ao gnero e so identificados por particularidades especficas. Neste quadro se situa o romance policial, o romance gtico, o romance histrico, etc.

Modo X Gnero
MODOS LITERRIOS
Narrativo Gnero Epopeia Romance Novela Conto Dramtico Tragdia Comdia Farsa Drama Lrico cloga Cano Ode Soneto

Fonte: http://vamospraticaragramatica.blogspot.com.br/2010/06/modos-e-generos-literarios.html

O Fantstico como Gnero


Como Gnero literrio, o Fantstico se refere a um tipo de romance vigente entre o fim do sculo dezoito at o incio do sculo vinte e caracterizado pelo surgimento de um evento sobrenatural, inslito, em meio a um cenrio familiar, cotidiano e verossmil. Tudo parece reproduzir a vida cotidiana, a normalidade das experincias conhecidas, quando algo inexplicvel e extraordinrio rompe a estabilidade deste mundo natural e defronta as personagens com o impasse da razo. A partir deste momento, a narrativa do Fantstico elabora explicaes racionais a respeito do evento sobrenatural que nunca so comprovadas de fato. Ou seja, o discurso narrativo fantstico constri e mantm as personagens num estado de incerteza permanente .

O Fantstico como Gnero


Exemplos de obras inseridas no universo do gnero fantstico podem ser encontradas em O estranho caso do Sr. Valdemar, de Poe; A pata do macaco, de W. W. Jacobs e alguns contos de J. J. Veiga e Kafka, para citar alguns autores. Em todos eles a presena do elemento inslito na narrativa desequilibra o senso de realidade dos personagens (e tambm do leitor).

Caractersticas do Fantstico enquanto Gnero


Para Selma Calasans Rodrigues em O fantstico (1998) esta expresso artstica se caracteriza pela presena da casualidade mgica e da hesitao (RODRIGUES, 1988, p. 9-11.). H um enfoque no mecanismo que d forma ao Fantstico, ou seja, na ocorrncia de acontecimentos que no se aplicam realidade palpvel.

Caractersticas do Fantstico enquanto Gnero


Para Tzvetan Todorov em Introduo a literatura fantstica (1970) o fantstico se configura pela hesitao experimentada por um ser que s conhece as leis naturais, face a um acontecimento aparentemente sobrenatural (TODOROV, 1992, p. 31) e exige que trs condies sejam preenchidas: 1) Que o texto obrigue o leitor a considerar o mundo das personagens como um mundo de pessoas vivas e a hesitar entre uma explicao natural e uma explicao sobrenatural dos acontecimentos evocados; 2) Que a hesitao seja igualmente sentida por uma personagem; desse modo, o papel do leitor , por assim dizer, confiado a uma personagem; no caso de uma leitura ingnua, o leitor real se identifica com a personagem; 3) Que o leitor adote uma certa atitude com relao ao texto: ele recusar tanto a interpretao alegrica quanto a interpretao potica.

Caractersticas do Fantstico enquanto Gnero


Filipe Furtado, por sua vez, defende em A construo do fantstico na narrativa (1980) que o Fantstico se d por meio de: Uma organizao dinmica de elementos que, mutuamente combinados ao longo da obra, conduzem a uma verdadeira construo de equilbrio difcil (...) da rigorosa manuteno desse equilbrio, tanto no plano da histria como no do discurso, que depende a existncia do fantstico na narrativa (FURTADO, 1980, p. 15). Focando na combinao de elementos narratolgicos, Furtado destaca: 1. A explicitao da presena de um narratrio (preferencialmente intradiegtico), ao qual cabe, em principio, uma dupla funo: por um lado, sentir e refletir a leitura incerta da manifestao meta-emprica; por outro, transmitir ao receptor real do enunciado idntica perplexidade perante o contedo da intriga, ou seja, contaminar o leitor com sua hesitao; 2. Organizar as funes das personagens de acordo com uma estrutura actancial que reflita e confirme as caractersticas essenciais ao gnero j apresentadas; 3. Utilizar narradores intradiegticos auto ou homo , cujo duplo estatuto face intriga resulte em uma maior autoridade perante o receptor real da enunciao, o leitor; 4. Evocar um espao hbrido, indefinido, que, aparentando sobretudo representar o mundo real, referencial e exterior narrativa, o universo do leitor, contenha indcios da prpria subverso deste e a deixe insinuar-se aos poucos. (FURTADO, 1980, p. 133)

O Fantstico como Modo


A variedade de manifestaes do fantstico em diversos gneros e vertentes tem levado diferentes crticos, como Andr Jolles, Irne Bessire, Rosemary Jackson e Patrick D. Murphy a considerarem-no como um modo literrio e performativo definido por uma lgica narrativa ao mesmo tempo formal e temtica que, surpreendente ou arbitrria para o leitor, reflete, sob o jogo aparente da inveno pura, as metamorfoses culturais da razo e do imaginrio social (BESSIRE apud CESERANI, 2006, p. 63). Exemplificada no mito, na lenda, nos contos populares e de fadas, nos romances gticos, na fico cientfica, no cordel e na fantasia, o ponto em comum a estas narrativas a presena de elementos meta-empricos, ou seja, elementos que ultrapassam a natureza conhecida, situando-se, de algum modo, num plano simultaneamente exterior e superior.

O Fantstico como Modo


Para Remo Ceserani em O fantstico (2006, p. 68-77) o modo fantstico se constri por procedimentos narrativos e tericos tais como: 1. Posio de relevo dos procedimentos narrativos no prprio corpo da narrao; 2. Narrao em primeira pessoa; 3. Forte interesse pela capacidade projetiva e criativa da linguagem; 4. Preocupao com o envolvimento do leitor; 5. Passagem de limite e de fronteira; 6. Presena de um objeto mediador entre o real e o inslito; 7. Uso de elipses; 8. Utilizao de tcnicas e prticas teatrais; 9. Presena da figuratividade; 10. Foco na funo narrativa do detalhe.

O Fantstico como Modo


Nesta leitura, o Fantstico, enquanto modo literrio, se assemelha com o Imaginrio na viso de Franois Laplantine e Liana Trindade em O que imaginrio (1996) no pela negao total do real, mas por apoiar-se no real para transfigur-lo e desloc-lo, criando novas relaes no aparente real. Para estes crticos, a negao do real, na qual est contida a concepo de loucura e iluso, no tem nada a ver com o conceito de imaginrio, pois encontram-se no imaginrio, mesmo atravs da transfigurao do real, componentes que possibilitam aos homens a identificao e a percepo do universo real.

As fronteiras do Fantstico
O Fantstico, na viso todoroviana, dura apenas o tempo de uma hesitao: hesitao comum ao leitor e personagem, que devem decidir se aquilo que percebem se deve ou no realidade, tal qual ela existe para a opinio comum. No fim da histria, o leitor, seno a personagem, toma entretanto uma deciso, opta por uma ou outra soluo, e assim fazendo sai do fantstico. Se ele decide que as leis da realidade permanecem intatas e permitem explicar o fenmeno descrito, dizemos que a obra pertence ao gnero do Estranho. Se, ao contrrio, ele decide que se deve admitir novas leis da natureza, pelas quais o fenmeno pode ser explicado, entramos no gnero do Maravilhoso.

As fronteiras do Fantstico
Estranho puro: As obras que pertencem a esse gnero, relatam-se acontecimentos que podem perfeitamente ser explicados pelas leis da razo, mas que so, de uma forma ou de outra, incrveis, extraordinrios, chocantes, singulares, inquietantes, inslitos. Fantstico-estranho: Os acontecimentos que parecem sobrenaturais ao longo da histria recebem por fim uma explicao racional. Tambm chamado de Sobrenatural explicado.

As fronteiras do Fantstico
Fantstico-maravilhoso: Nesta classe as narrativas se apresentam como fantsticas e terminam no sobrenatural. So essas as narrativas mais prximas do fantstico puro, pois este, pelo prprio fato de no ter sido explicado, racionalizado, nos sugere a existncia do sobrenatural. Maravilhoso puro: Os elementos sobrenaturais no provocam qualquer reao particular nem nas personagens nem no leitor implcito. No uma atitude para com os acontecimentos contados que caracteriza o maravilhoso, mas a prpria natureza desses acontecimentos.

Referncias
BESSIRE, Irne. Le rcit fantastique: La potique de lincertain. Paris: Larousse, 1974. CESERANI, Remo. O fantstico. Trad. Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba: Ed. UFPR, 2006) FURTADO, Filipe. A construo do fantstico na narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980. GARCIA, Flavio, BATISTA, Anglica Maria Santana. Dos fantsticos ao Fantstico: um percurso por teorias do gnero. In: SILVA, Jos Pereira (Ed.). Revista SOLETRAS. n.10. So Gonalo: FFP/UERJ, 2005. Disponvel em http://www.filologia.org.br/soletras/10/11.htm LAPLANTINE, Franois, TRINDADE, Liana. O que imaginrio. So Paulo: Brasiliense, 1996. (Coleo Primeiros Passos 309). PAES, Jos Paulo. As dimenses do fantstico. In: PAES, Jos Paulo. Gregos e baianos. So Paulo: Brasiliense, 1985, p. 184-192. RODRIGUES, Selma Calasans. O fantstico. So Paulo: tica, 1988 (Srie Princpios 132). TODOROV, Tzvetan. A narrativa fantstica. In: TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. Trad. Leyla Perrone-Moiss. 4ed. So Paulo: Perspectiva, 2006, p. 147-166. (Debates 14). TODOROV, Tzvetan. Introduo literatura fantstica. Trad. Maria Clara Correa Castello. 2ed. So Paulo: Perspectiva, 1992. (Debates 98).

www.ensinosuper.com

You might also like