You are on page 1of 20

Introduo

As escolas pblicas estaduais abrigam alunos e alunas de diferentes idades, nveis de desenvolvimento psicossocial e estratos sociais, que devem receber do Estado atenes adequadas s suas necessidades. Ter garantido o acesso educao gratuita e de qualidade, desde o Ensino Fundamental at a concluso do Ensino Mdio, constitui um dos direitos bsicos dos alunos.

Direitos gerais do aluno


1 O direito educao e a uma justa e efetiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares compreende os seguintes direitos gerais do aluno: a) Ser tratado com respeito e correo por qualquer elemento da comunidade escolar; b) Ver salvaguardada a sua segurana na frequncia da escola e respeitada a sua integridade fsica; c) Ser pronta e adequadamente assistido em caso de acidente ou doena sbita ocorrido no mbito das atividades escolares; d) Ver respeitada a confidencialidade dos elementos constantes do seu processo individual de natureza pessoal ou relativos famlia; e) Utilizar as instalaes a si destinadas e outras com a devida autorizao; f) Participar, atravs dos seus representantes, no processo de elaborao do projeto educativo e do regulamento interno e acompanhar o respectivo desenvolvimento e concretizao; g) Apresentar crticas e sugestes relativas ao funcionamento da escola; h) Ser ouvido, em todos os assuntos que Lhe digam respeito, pelos professores, diretores de turma e rgos de administrao e gesto da escola;

i) Eleger e ser eleito para rgos, cargos e demais funes de representao no mbito da escola, nos termos da legislao em vigor; j) Organizar e participar em iniciativas que promovam a sua formao e ocupao de tempos livres; I) Conhecer o regulamento interno. 2 O aluno tem ainda direito a ser informado sobre todos os assuntos que Lhe digam respeito, nomeadamente: a) Modo de organizao do seu plano de estudos ou curso, programa e objetivos essenciais de cada disciplina ou rea disciplinar e processos e critrios de avaliao, em linguagem adequada sua idade e nvel de ensino frequentado; b) Matrcula, abono de famlia e regimes de candidatura a apoios socioeducativos; c) Normas de utilizao e de segurana dos materiais e equipamentos da escola; d) Normas de utilizao de instalaes especficas, designadamente biblioteca, laboratrio, refeitrio e bufete; e) Iniciativas em que possa participar e de que a escola tenha conhecimento. 3 O direito educao e a aprendizagens bem sucedidas compreende, para cada aluno, as seguintes garantias de equidade: a) Beneficiar de aes de discriminao positiva no mbito dos servios de ao social escolar; b) Beneficiar de atividades e medidas de apoio especficas, designadamente no mbito de interveno dos servios de psicologia e orientao escolar e vocacional; c) Beneficiar de apoios educativos adequados s suas necessidades educativas.

Artigo 5. Direito representao 1 Os alunos tm direito de participar na vida da escola nos termos fixados no regime de autonomia, administrao e gesto. 2 Os alunos tm ainda o direito a ser representados pelos delegado e subdelegado da respectiva turma, de harmonia com o estabelecido no regulamento interno.

Artigo 6. Reunies de turma 1 O delegado e o subdelegado de turma tm o direito de solicitar a realizao de reunies da turma com o respectivo diretor de turma ou, tratando-se de alunos do 1. ciclo do ensino bsico, com o professor da respectiva turma, adiante designado por professor titular, para apreciao de matrias relacionadas com o funcionamento da turma, sem prejuzo do cumprimento das atividades letivas e nos termos definidos no regulamento interno. 2 O pedido apresentado ao professor titular ou ao diretor de turma, sendo precedido de reunio dos alunos para determinao das matrias a abordar. 3 Por iniciativa dos alunos, o professor titular ou o diretor de turma pode solicitar a participao de um representante dos pais e encarregados de educao dos alunos da turma na reunio a que se refere o presente artigo.

Deveres gerais dos alunos


Artigo 7. Deveres gerais do aluno A realizao de uma escolaridade bem sucedida, numa perspectiva de formao integral do cidado, implica a responsabilizao do aluno, enquanto elemento nuclear da comunidade educativa, e a assuno dos seguintes deveres gerais:
a) Tratar com respeito e correo qualquer elemento da comunidade educativa; b) Seguir as orientaes dos docentes relativas ao seu processo de ensinoaprendizagem; c) Respeitar as instrues do pessoal docente e no docente; d) Respeitar o exerccio do direito educao e ensino dos outros alunos; e) Ser assduo, pontual e responsvel no cumprimento dos horrios e das tarefas que lhe forem atribudas;

f) Participar nas atividades desenvolvidas pela escola; g) Permanecer na escola durante o seu horrio, salvo autorizao escrita do encarregado de educao; h) Zelar pela preservao, conservao e asseio da escola, nomeadamente no que diz respeito a instalaes, material didtico, mobilirio e espaos verdes, fazendo uso adequado dos mesmos; i) Respeitar a propriedade dos bens de todos os elementos da comunidade educativa; j) Ser diariamente portador do carto de estudante e da caderneta escolar; l) Conhecer as normas e horrios de funcionamento de todos os servios da escola; m) Participar na eleio dos seus representantes e prestar-lhes colaborao; n) Cumprir o regulamento interno.

Bibliografia

http://jus.familiae.tripod.com/id239.html http://file.fde.sp.gov.br/portalfde/Arquivo/DocRedeEnsi no/ManualCondutas.pdf

Colgio Estadual Dr. Joo Maia

Alunos: Alicia n 03 Ana Cludia n 06 Bruno Bernardo n 14 Juliana Miranda n 25 Meiriane n 34

Turma: 2001

OBRIGADO!

You might also like