You are on page 1of 14

A Teoria Vygotskyana sobre o Psiquismo Humano

As propostas realizadas por Vygotsky (1934/1993) so para compreender os complexos mecanismos que regem na conscincia humana e gira em torno de trs ideias-chave: A) O uso de um mtodo gentico ou evolutivo; B) A proposta de que as aes mentais individuais tem uma origem social; C) A afirmao de que, para entender o funcionamento mental do indivduo, bsica a compreenso dos instrumentos e dos signos que a mediam. (WERTSCH,1985)

Vygotsky entendia que o desenvolvimento das funes psicolgicas superiores se produzia graas aos intercmbios que o indivduo mantm com membros mais experientes de sua cultura.

Lei Gentica do Desenvolvimento Cultural


No desenvolvimento cultural da criana, toda funo aparece duas vezes: primeiro a nvel social e mais tarde a nvel individual; primeiro entre pessoas (interpsquica) e depois no interior da prpria criana (intrapsquica). Isto pode aplicar-se igualmente ateno voluntria, memria lgica e formao de conceitos. Todas as funes superiores se originam como relaes entre seres humanos. (VYGOTSKY,1981)

Processo de Interiorizao
A transformao de um processo interpessoal em um processo intrapessoal resultado de uma prolongada srie de sucessos evolutivos. O processo, ainda sendo transformado, continua existindo e muda como uma forma externa de atividade durante certo tempo antes de internalizar-se definitivamente.

A linguagem o principal recurso com que os seres humanos contam para controlar e regular o comportamento social.

O papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo


Vygotsky pressupe que a primeira funo da linguagem seja a de estabelecer contato social com outros humanos para, no momento do desenvolvimento, comear a ser usado como instrumento de pensamento, como uma linguagem para si mesmo.

Na ontogenia (estudo que descreve a origem


e o desenvolvimento de um organismo, desde o ovo fertilizado, at a sua forma adulta)

quando o pensamento se faz verbal a linguagem adquire a propriedade de servir como instrumento do pensamento. A fala privada uma fala social, que est comeando a ser usada, no s como instrumento de comunicao, seno como instrumento de pensamento.

Esquema do Desenvolvimento da fala para Vygotsky


Fala Social
Fala Privada Fala Interna

A fala privada uma forma transitria que se descobre entre a fala social e a fala interna. uma forma funcional indiferenciada entre a linguagem como meio de comunicao e a linguagem como meio de pensamento. Esta evoluo que faz com que a linguagem se interiorize.

A Zona de Desenvolvimento Proximal - ZDP


Define como uma zona na qual funciona um sistema interativo, uma estrutura de apoio criada por outras pessoas e pelas ferramentas culturais apropriadas para uma situao (Cole, 1984), que permite ao indivduo ir alm de suas competncias atuais.

Vygotsky (1978, p.133)


No seno a distncia entre o nvel real de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nvel de desenvolvimento potencial, determinado atravs da resoluo de um problema sob a orientao de um adulto ou em colaborao com outro companheiro mais capaz.

A ZDP no uma zona esttica, mas dinmica, em que cada passo uma construo interativa especfica desse momento, que, por sua vez, abre diversos canais de evoluo futuros. O adulto ou a criana mais competente realiza aes para que o participante menos competente possa fazer de forma compartilhada o que no capaz de realizar sozinho.

Bibliografia
VALLE, Lucia Helena L.R. do, e orgs. Aprendizagem, Linguagem e Pensamento. Rio de Janeiro: Wak Ed. 2008. Coll, C. Desenvolvimento Psicolgico e Educao. 2 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

You might also like