You are on page 1of 30

O eletroencefalograma

A Eletroencefalografia (EEG) o estudo do registro grfico das correntes eltricas desenvolvidas no encfalo, realizado atravs de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfcie enceflica, ou at mesmo dentro da substncia enceflica. A maioria dos sinais cerebrais observados situam-se entre os 1 e 20Hz.

Para que serve o eletroencefalograma Refere-se a uma aquele exame dos fios que so colocados na superfcie da cabea enquanto voc permanece deitado. um exame muito comum, e bastante solicitado nos consultrios neurolgicos.

O eletroencefalograma
A Eletroencefalografia (EEG) o estudo do registro grfico das correntes eltricas desenvolvidas no encfalo, realizado atravs de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfcie enceflica, ou at mesmo dentro da substncia enceflica.

O eletroencefalograma o registo das ondas rtmicas provocadas por uma alterao do potencial eltrico que ocorre principalmente no crtex cerebral do encfalo dos vertebrados. O mecanismo que permite obter este registo um eletroencefalgrafo, um aparelho que permite medir a atividade eltrica cerebral, atravs da aplicao de diversos sensores na zona externa da caixa craniana, sobre o couro cabeludo.

Eletricidade cerebral. As clulas nervosas, os neurnios, transmitem e recebem informaes umas das outras atravs de impulsos eltricos. Esses impulsos so produzidos pela movimentao de tomos de sdio, potssio e clcio para dentro e para fora da clula.

Bases eltrico-fisiolgicas
Ondas podem ser descritas usando um nmero de variveis, incluindo: frequncia, comprimento de onda, amplitude e perodo. A amplitude de uma onda a medida da magnitude de um distrbio em um meio durante um ciclo de onda. Por exemplo, ondas em uma corda tm sua amplitude expressada como uma distncia (metros), ondas de som como presso (pascals) e ondas eletromagnticas como a amplitude de um campo eltrico (volts por metro). A amplitude pode ser constante (neste caso a onda uma onda contnua), ou pode variar com tempo e/ou posio. A forma desta variao o envelope da onda.

Quando ondas so expressas matematicamente, a frequncia angular (mega; radianos por segundo) constantemente usada, relacionada com frequncia f em: f= i/T

EEG

EEG
A partir de seu ciclo no eletroencefalograma distingue basicamente quatro tipos de onda: Beta: 14 - 30 /seg. Alfa: 08 - 13 /seg. Theta: 04 - 07 /seg. Delta: 0,5 - 03 /seg.

TECNICA DO EEG
Como feito o exame? O EEG realizado atravs da colocao de eletrodos no couro cabeludo, com auxlio de uma pasta condutora que, alm de fix-los, permite a aquisio adequada dos sinais eltricos que constituem a atividade eltrica cerebral. Inicialmente feito um registro espontneo da atividade eltrica cerebral durante a viglia (paciente acordado). Se possvel, essa atividade registrada tambm durante a sonolncia e o sono. O registro em todos esses estados aumenta a sensibilidade do mtodo na deteco de diversas anormalidades.

TECNICA DO EEG
Aps o registro espontneo, so realizadas as provas de ativao: hiperpnia (o paciente realiza incurses respiratrias foradas e rpidas, por 3 a 4 minutos) e fotoestimulao intermitente (coloca-se, frente ao paciente, uma lmpada que produz flashes com freqncias que variam de 0,5 a 30 Hz). O objetivo deste mtodo aumentar a sensibilidade do exame, bem como detectar alteraes especficas que podem ser provocadas pelas provas de ativao.

EEG
Existe alguma contraindicao? Absolutas: por se tratar de exame no invasivo, no h contraindicaes absolutas para sua realizao. Relativas: seborreia excessiva, infeco de pele no couro cabeludo e pediculose.

EEG
Quais so as limitaes do exame? O EEG fornece uma avaliao transversal da atividade eltrica cerebral no perodo de realizao do exame, que geralmente tem a durao mnima de 20 minutos. Portanto, algumas alteraes ocasionais apresentadas pelo paciente, podem no ser detectadas nesse exame. Apesar dos mtodos de ativao aumentarem a sensibilidade do exame para diagnstico de anormalidades epileptiformes, o registro pode ser normal, ou seja, sem alteraes. Portanto, mesmo os pacientes com epilepsia podem apresentar o exame sem anormalidades.

EEG
Qual o preparo necessrio para realizao do exame? O paciente deve estar bem alimentado. orientado a comparecer ao local do exame com o cabelo limpo e seco para permitir melhor fixao dos eletrodos. Devido importncia do registro de sonolncia e sono, recomenda-se especial ateno privao parcial de sono na noite anterior a realizao do exame. O paciente deve dormir no mnimo quatro horas a menos do que o habitual.

A interpretao do EEG baseia-se na associao dos referidos freqncias de onda aos estado fisiolgicos naturais do ciclo de sono, sonhos e viglia e a deteco de grafoelementos anormais associados por sua vez patologias especficas e alteraes do metabolismo do encfalo.

A anlise do traado do eletroencefalograma permite observar uma srie de padres cclicos, sob a forma de ondas. A amplitude e frequncia destas ondas so proporcionais aos potenciais eltricos gerados no crebro, pela propagao do impulso nervoso. A comparao do traado de um indivduo com o padro normal permite a deteo de diversas anomalias do funcionamento e estrutura cerebral, como, por exemplo, tumores ou epilepsia.

O eletroencefalograma
Os desenvolvimento tcnicos no campo das medidas e do registro de fenmenos eltricos realizados nos ltimos 25 anos do sculo XIX tornaram possvel um dos maiores triunfos da neurocincia moderna: a descoberta, feita pelo psiquiatra alemo Hans Berger, em 1929, de que o crebro humano tambm gerava atividade eltrica contnua, e que ele podia ser registrada (veja a Histria do Eletroencefalograma).

O registro eletroencefalogrfico usualmente realizado atravs de eletrodos (pequenos discos metlicos) afixados com um gel condutor de eletricidade pele do crnio.

O eletroencefalograma
Mas esta eletricidade produzida pelos neurnios muito pequena para ser captada na superfcie da cabea, fora que h vrios tecidos em cima do crebro, como osso, gordura e pele, que servem para diminuir ainda mais a capacidade de captar esta eletricidade superficialmente. Da a necessidade de um aparelho que, alm de captar a eletricidade, amplifique esses sinais para torn-los visveis e poderem ser lidos.

Um poderoso amplificador eletrnico aumenta milhares de vezes a amplitude do fraco sinal eltrico que gerado pelo crebro e que pode ser captado (geralmente menos do que alguns microvolts). Um dispositivo chamado galvanmetro, que tem uma pena inscritora presa ao seu ponteiro, escreve sobre a superf'cie de uma tira de papel, que se desloca a velocidade constante.

O eletroencefalograma
Um registro eletroencefalogrfico, cheio de traos as ondas eltricas do encfalo Uma evoluo do EEG os sistemas digitais que fazem a anlise quantitativa do EEG, bem como o mapeamento topogrfico dos potenciais normais e patolgicos cfalo.

O eletroencefalograma
O resultado a inscrio de uma onda tortuosa.Um par de eletrodos constitui o que chamamos de um canal de EEG. Os aparelhos modernos permitem o registro simultneo de 8 a 40 canais, em paralelo. Este chamado de registro multicanal do EEG.

O eletroencefalograma
Um EEG de 32 canais utilizando um registrador moderno. Cada trao horizontal corresponde a um par de eletrodos colocado em uma rea determinada do escalpo de um paciente, formando uma grade regular de eletrodos. Pela observao dos canais onde ocorre ondar anormais (como as que esto marcadas em vermelho), o neurologista capaz de deduzir em que parte do crebro a anormalidade est situada. Isto muito difcil de fazer de forma manual, quando o nmero de canais grande ou a natureza da mudana complexa. A localizao precisa do foco ou tumor, em duas dimenses praticamente impossvel de ser feita

Pela observao dos canais onde ocorre ondas anormais (como as que esto marcadas em vermelho), o neurologista capaz de deduzir em que parte do crebro a anormalidade est situada. Isto muito difcil de fazer de forma manual, quando o nmero de canais grande ou a natureza da mudana complexa. A localizao precisa do foco ou tumor, em duas dimenses praticamente impossvel de ser feita.

Um software especial dentro do computador do aparelho de EEG monta um grfico da atividade eltrica numa tela ou impressora colorida. codificando a quantidade de atividade eltrica em um determinado lugar na forma de gradaes ou tonalidades de cor (por exemplo, roxo e preto podem representar uma baixa amplitude das ondas de EEG, enquanto que vermelho e amarelo podem representar amplitudes maiores). Os pontos da cabea que ficam entre os eletrodos so calculados atravs de tcnicas matemticas, que usam os valores dos seus vizinhos, e assim uma gradao de cores atingida.

INDICAO DO EEG
Sua indicao principal a de determinar a presena e localizao de tumores e doenas focais do crebro (incluindo epilepsia, malformaes arteriovenosas e derrame). Tambm apropriada quando determinados distrbios da conscincia e vigilncia esto presentes, tais como narcolepsia (o aparecimento abrupto de sono), coma, etc. Alm disso, a topografia cerebral de EEG est sendo usada cada vez mais para monitorar os efeitos da abstinncia de drogas psicoativas aditivas, em infees do crebro, tais como a meningite, assim como para fazer o acompanhamento ps-operatrio de pacientes que foram submetidos cirurgia cerebral.

Histrico
O procedimento foi descrito pela primeira vez pelo fisiologista alemo Doktor Du Boys-Reymond que a propagao do estimulo nervoso resultava no surgimento de uma corrente eltrica. Coube ao psiquiatra de Jena, Alemanha, Hans Berger (18731941), o mrito de obter a primeira imagem grfica das corrente eltricas do crebro atravs da pele intacta da cabea do homem, mtodo que desenvolveu em suas pesquisas sobre a psicofsica e psicofisiologia dos estados anmicos. Seus trabalhos foram publicados entre 1929 e 1938, e no muito aceitos imediatamente em sua terra natal.

Histrico
Em 1932, A. E. Kornmller descreveu a existncia de diferenas na atividade eltrica nas distintas reas do cortex cerebral e tambm pela primeira vez registrou a descrio das descargas de correntes convulsivantes nos epilpticos, F. A. Gibbs, H. Davis e W. G. Lennox dando continuidade ao seu trabalho identificaram o complexo ponta de onda (3 p/ segundo) com o pequeno mal dos epilpticos. Grey Walter em Londres, 1936 estabeleceu a tcnica de localizao de tumores com o EEG.

Histrico
Berger obteve um reconhecimento pblico por seu trabalho em 1937 no I Congresso Internacional de Psicologia ocorrido nesse ano em Paris contudo, por sua difuso principalmente no Canad, Estados Unidos e Gr Bretanha em meados da dcada de 1950 a eletroencefalografia j estava accessvel nas clinicas mdicas.

HISTORICO
Novas formas de interpretao foram propostas a partir dos estudo de Norbert Wiener (1894 1964) sobre comunicao e controle no animal e na mquina (Ciberntica) inclusive com modelos de anlise matemtica (aplicao da transformada rpida de Fourier) do espectro de ondas cerebrais. A eletrencefalografia digital que permite a realizao de anlises quantitativa e topogrfica ou mapeamento cerebral com distribuio do espectro do EEG ou considerando ambas as formas de variao vem se difundindo confirmam vrias caractersticas consagradas pela eletrencefalografia analgica. [3]

EEG
Quando est indicado? Suspeitas de alteraes da atividade eltrica cerebral e dos ritmos cerebrais fisiolgicos. Epilepsia ou suspeita clnica dessa doena. Pacientes com alterao da conscincia. Avaliao diagnstica de pacientes com outras doenas neurolgicas (ex: infecciosas, degenerativas) e psiquitricas.

You might also like