You are on page 1of 37

FMU

INTRODUO:
No final do sculo XX, foi iniciado um processo de globalizao que diminuiu as fronteiras econmicas. O Brasil antes de efetivamente se inserir nesse mundo globalizado enfrentou srias crises econmicas com incrveis taxas de inflao que chegaram a atingir mais de 80% ao ms. Passamos por vrias reformas monetrias com cortes de muitos zeros em nossa moeda, que teve diferentes denominaes. Em 1.994, foi lanado o Plano Real e implementadas vrias medidas econmicas que permitiram ao Brasil atingir em 2.008 o grau de investimento (Investment grade dado pelas principais agncias internacionais de avaliao de risco).

FMU
As reformas brasileiras caminharam paralelamente ao processo de acelerao da globalizao mundial.
Nesse ambiente global, inimaginvel que os agentes econmicos pudessem continuar com diferentes normas contbeis e de auditoria. Apenas para exemplificar a grau de dificuldade que diferentes metodologias contbeis e de auditoria provocam, vamos imaginar a seguinte situao: O investidor A do Pas B tem a possibilidade de aplicar seus recursos em diferentes mercados e resolve analisar as demonstraes financeiras auditadas de diferentes empresas situadas nesses mercados.

FMU
Por hiptese, uma dessas candidatas ao investimento uma empresa brasileira.
O investidor obtm as demonstraes financeiras auditadas dessa empresa e l no relatrio dos auditores independentes que essas demonstraes, preparadas de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil, foram examinadas de acordo com as normas de auditoria aplicveis no Brasil. O referido relatrio trouxe ao investidor duas enormes interrogaes. Quais seriam as prticas contbeis adotadas no Brasil e as normas de auditoria aplicveis no Brasil? Como ele no tem tempo, ele deixaria de lado a empresa brasileira e, provavelmente, partiria para analisar as demonstraes financeiras de concorrentes de empresa brasileira em outro pas.

FMU
Em grande parte desses outros pases, ele enfrentaria os mesmos problemas que teve ao ler o relatrio dos auditores independentes que acompanhavam as demonstraes financeiras da empresa brasileira; todavia, dependendo do pas, sua percepo de risco poderia ser maior ou menor em relao ao Brasil.
Esse grau de dificuldade e incerteza provoca um aumento de risco e consequentemente do custo desses pases na captao de recursos, seja na forma de investimento ou financiamento, principalmente naqueles em que a percepo risco era maior, como era o caso do Brasil antes de atingir o to almejado grau de investimento. A homogeneizao acabava se dando via converso das demonstraes financeiras para o princpio contbil norte-americano - US GAAP (Generally Accepted Acouting Principles in the United States of America).

FMU
Uma vez que os Estados Unidos da Amrica, dono do maior mercado mundial, possua a tcnica contbil mais conhecida.
A formao da Unidade Europeia e a criao do euro como moeda comum aos diversos pases, acompanhadas da consolidao do processo econmico, permitiram aos pases, acompanhadas da consolidao do processo econmico, quando olhados de forma conjunta. Esse maior peso econmico era o ingrediente que faltava para dar fora competitiva ao IASB (International Accounting Standard Board) e IAASB (International Auditing and Assurance Standard Board) frente aos rgos americanos que, de forma soberana, ditavam as normas contbeis e de auditoria.

FMU
Em se tratando de normas contbeis, houve adeso dos principais pases s normas contbeis internacionais (IFRS) do IASB, inclusive dos Estados Unidos da Amrica.
Obviamente, isso no significa que o FASB (Financial Accounting Standard Board) se curvar ao IASB e simplesmente aplicar suas normas contbeis. Muito pelo contrario, os discussion papers at ento publicados pela equipe conjunta (FASB/IASB) que vem trabalhando no processo de harmonizao das estruturas conceituais permitem concluir que as normas do IFRS passaro por um processo de mudana para incorporar importantes aspectos das normas emitidas pelo FASB. Um bom exemplo o novo IAS 1, cuja verso que entrou em vigor em 2.008 incorpora uma srie de conceitos do FASB.

FMU
Por outro lado, embora a pujana da economia norte-americana e o seu poder de influenciar o mundo no devam ser ignorados, esse processo de mudana tambm no significa a simples transposio do FASB para o IFRS, conforme pode ser percebido pela agenda conjunta de convergncia divulgada pelo FASB e IASB.
Na rea de auditoria, a situao no muito diferente e nesse contexto que o Brasil assumiu o compromisso de adotar tanto as normas contbeis, assim como as normas internacionais de auditoria (ISAs do IAASB/IFAC) e as demais normas relacionadas com outros trabalhos de assegurao e outros servios correlatos executados por auditores independentes.

FMU
VIABILIZAO DO PROCESSO DE CONVERGNCIA:
Para viabilizar o atendimento a esse compromisso assumido, foi criado o Comit Gestor da Convergncia no Brasil (Resoluo 1.103/2007 do Conselho Federal de Contabilidade, alterada pela Resoluo 1.105/2.007). Esse comit em seu incio contou com a participao do Conselho Federal de Contabilidade (doravante CFC), Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (doravante IBRACON), Comisso de Valores Mobilirios (CVM) e Banco Central do Brasil (BCB ou Banco Central). Esse comit foi constitudo com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentvel do Brasil por meio da reforma contbil de auditoria que resulte em maior transparncia e aprimoramento das prticas profissionais.

FMU
Esse aprimoramento foi constitudo com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentvel do Brasil por meio da reforma contbil e de auditoria que resulte em maior transparncia e aprimoramento das prticas profissionais.
Esse aprimoramento se traduz na identificao e monitoramento das aes a serem implantadas para viabilizar a convergncia das normas contbeis e de auditoria, por meio das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) editadas pelo CFC e dos Pronunciamentos de Contabilidade emitidos pelo Comit de Pronunciamentos Contbeis (CPC), bem como de assuntos regulatrios no Brasil, com vistas ao seu alinhamento s Normas Internacionais de Contabilidade emitidas pelo IASB, s normas Internacionais de Auditoria e Assegurao emitidas pela IFAC e s melhores prticas internacionais em matria regulatria. Para atingir os objetivos delineados na criao do Comit Gestor da Convergncia foram criados Grupos de Trabalho para as convergncias em: (a) Auditoria, (b) Contabilidade Societria, (c) Contabilidade Pblica, (d) Regulatria e (e) Grupo de Trabalho de Educao e Treinamento para os aspectos da convergncia.

FMU
ESTRUTURA DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE:
Em 13 de fevereiro de 2.009, o CFC editou a Resoluo 1.156/09, que dispe sobre a Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade, que devem seguir os mesmos padres de elaborao e estilo utilizados nas normas internacionais. As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) compreendem o Cdigo de tica Profissional do Contabilista, Normas de Contabilidade, Normas de Auditoria Independente e de Assegurao, Normas de Auditoria Interna e Normas de Percia. Essas normas cobrem aspectos profissionais (NBC P +) e tcnicos (NBC T +) para cada uma das reas acima.

As NBC Ps estabelecem preceitos de conduta para o exerccio profissional, enquanto as NBC Ts estabelecem conceitos tcnicos doutrinrios, de estrutura e procedimentos a serem aplicados.

FMU
A identificao da rea a que a norma se refere feita pela adio de letra que identifique a rea.
No caso da Auditoria Independente, que o que nos interessa, a sigla se completa com a adio da letra A. Dessa forma, a identificao das normas profissionais aplicveis auditoria dada pela sigla NBC PA (norma profissional de auditoria), enquanto para as normas tcnicas dada pela sigla NBC TA (norma tcnica de auditoria independente e de assegurao).

FMU
O quadro a seguir um resumo das normas profissionais e tcnicas:

Profissionais Tcnicas

Contabilidade NBC PG NBC NBC NBC TS TSP TE

Cdigo Normas Brasileiras Auditoria e Assegurao Normas Profissionais do Auditor Independente NBC PA NBC NBC NBC NBC TA TR TO TSC

de tica de Contabilidade Auditoria Interna Percia Normas Profissionais do Normas Profissionais do Auditor Interno NBC PI Perito NBC PP NBC NBC TI TP

FMU
A numerao das normas brasileiras de auditoria a mesma adotada pelas normas internacionais, ou seja, a NBC TA 200 est correlacionada com a ISA 200 (Internacional Standard on Auditing (Norma Internacional de Auditoria) e assim por diante.
A adoo da mesma numerao alm de facilitar a comunicao se fez necessria, uma vez que as normas fazem referncia entre si e seria extremamente trabalhoso e impraticvel o uso de uma numerao diferente.

A numerao final composta pela sigla + nmero da norma expresso em trs dgitos (centena) com numerao saltada para incluso de novas normas quando forem necessrias.
Por sua vez, o primeiro dgito da centena significa o grupo a que se refere.

FMU
Por exemplo, na seo (centena) que inicia com dgito 7 esto classificadas as normas relacionadas com as concluses da auditoria de demonstraes contbeis e dos relatrios de auditoria.
Dessa forma, a identificao completa das normas compreende um cdigo alfanumrico. No caso da norma 700, sua identificao completa : NBC TA 700, que significa: Norma Brasileira de Contabilidade Tcnica de Auditoria (Independente e de Assegurao) 700.

FMU
VIGNCIA E APLICAO DAS NOVAS NORMAS DE AUDITORIA (NBC TAs)
As novas tcnicas de auditoria que entraram em vigor para trabalhos de auditoria de demonstraes contbeis, cujos exerccios so iniciados em ou a partir de 1 de janeiro de 2.010 e que se encerram em ou aps 31 de dezembro de 2.010, compreendem as normas aprovadas pelo Projeto Clarity do IAASB/IFAC para serem seguidas nos trabalhos iniciados em ou aps 15 de dezembro de 2.009. No primeiro ano de vigncia dessas novas normas de auditoria no Brasil (2.010), elas no se aplicam para trabalhos de auditoria de demonstraes contbeis intermedirias levantadas antes de 31 de dezembro de 2.010.

FMU
Essas normas de auditoria independente esto assim classificadas:
Seo 200 Princpios Gerais e Responsabilidades

NBC TA 200 Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Conduo de uma Auditoria em conformidade com as Normas de Auditoria.
NBC TA 210 Concordncia com os Termos de um Trabalho de Auditoria. NBC TA 220 Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstraes Contbeis. NBC TA 230 Documentao de Auditoria. NBC TA 240 Responsabilidades do Auditor em relao a Fraude, no Contexto de Auditoria de Demonstraes Contbeis.

FMU
NBC TA 250 Considerao de Leis e Regulamentos na Auditoria de Demonstraes Contbeis.
NBC TA 260 Comunicao com os Responsveis pela Governana. NBC TA 265 Comunicao de Deficincias do Controle Interno (aos Administradores e aos Responsveis pela Governana).

FMU
Seo 300 e Seo 400 Avaliao dos Riscos e Respostas aos Riscos Avaliados:
NBC TA 300 Planejamento da Auditoria de Demonstraes Contbeis.

NBC TA 315 Identificao e Avaliao dos Riscos de Distoro Relevante por meio do Entendimento da Entidade e do seu Ambiente.
NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e na Execuo de uma Auditoria. NBC TA 330 Respostas do Auditor aos Riscos Avaliados. NBC TA 402 Consideraes de Auditoria para a Entidade que Utiliza Organizao Prestadora de Servios. NBC TA 450 Avaliao das Distores Identificadas durante a Auditoria.

FMU
Seo 500 Evidncia de Auditoria:
NBC TA 500 Evidncia de Auditoria.

NBC TA 501 Evidncia de Auditoria Consideraes Especficas para Itens Selecionados.


NBC TA 505 Confirmaes Externas. NBC TA 510 Trabalhos Iniciais Saldos Iniciais. NBC TA 520 Procedimentos Analticos. NBC TA 530 Amostragem em Auditoria.

FMU
NBC TA 540 Auditoria de Estimativas Contbeis, Inclusive do Valor Justo e Divulgaes Relacionadas.
NBC TA 550 Partes Relacionadas. NBC TA 560 Eventos Subsequentes. NBC TA 570 Continuidade Operacional. NBC TA 580 Representaes Formais.

FMU
Seo 600 Utilizao do Trabalho de Outros.
NBC TA 600 Consideraes Especiais Auditoria de Demonstraes Contbeis de Grupos, Incluindo o Trabalho dos Auditores de Componentes. NBC TA 610 Utilizao do Trabalho de Auditoria Interna. NBC TA 620 Utilizao do Trabalho de Especialistas.

FMU
Seo 700 Concluso da Auditoria e Emisso de Relatrios:
NBC TA 700 Formao da Opinio e Emisso do Relatrio do Auditor Independente sobre as Demonstraes Contbeis. NBC TA 705 Modificaes na Opinio do Auditor Independente. NBC TA 706 Pargrafos de nfase e Pargrafos de Outros Assuntos no Relatrio do Auditor Independente. NBC TA 710 Informaes Comparativas Valores Correspondentes e Demonstraes Contbeis Comparativas. NBC TA 720 Responsabilidade do Auditor em relao a Outras Informaes Includas em Documentos que Contenham Demonstraes Contbeis Auditadas.

FMU
Seo 800 reas Especficas:
NBC TA 800 Consideraes Especiais Auditoria de Demonstraes Contbeis Elaboradas de Acordo com Estruturas Conceituais de Contabilidade para Propsitos Especiais. NBC TA 805 Consideraes Especiais Auditoria de Quadros Isolados das Demonstraes Contbeis e de Elementos, Contas ou Itens Especficos das Demonstraes Contbeis. NBC TA 810 Trabalhos para Emisso de Relatrios sobre Demonstraes Contbeis Condensadas.

FMU
Por sua vez, cada uma das normas apresenta o objetivo especfico da norma, as definies dos principais termos para o seu entendimento e aplicao, os requisitos dela e detalhes para a sua aplicao, inclusive exemplos e informaes adicionais inclusas em apndices.
De forma geral, as definies so fornecidas para auxiliar na aplicao e interpretao consistentes das NBC Tas e no tem por objetivo modificar outras definies estabelecidas para outras finalidades.

Dessa forma, salvo indicao em contrrio, os termos possuem o mesmo significado nas diversas normas.
importante destacar que os requisitos devem ser aplicados compulsoriamente, desde que sejam relevantes nas circunstncias.

FMU
Dessa forma, os requisitos nas normas possuem sempre a conotao de obrigao e utilizam sempre o verbo dever, ou seja, no sentido de obrigao, tal procedimento deve ser aplicado, tal assunto deve ser considerado e assim por diante.

FMU
APLICAO DAS NOVAS NORMAS DE AUDITORIA PELAS PEQUENAS E MDIAS FIRMAS DE AUDITORIA
De forma geral, as pequenas e mdias firmas de auditoria que devem sentir os impactos da aplicao das novas normas e, por consequente, existem preocupaes sobre como enfrentar esses problemas, uma vez que as grandes firmas de rede com operaes em vrios pases do mundo, alm de possurem maiores recursos (humanos, tecnolgicos e financeiros), de certa forma j seguem essas normas e o nvel de adaptao muito menor do que nas pequenas firmas de auditoria, que devem se reinventar para compatibilizar seus processos de auditoria s novas normas. Essas preocupaes no so apenas das pequenas firmas brasileiras de auditoria. Elas ocorrem tambm em outros pases, tanto que o IAASB do IFAC tem dado uma ateno especial aos problemas enfrentados por essas pequenas firmas, uma vez que as normas internacionais de auditoria (ISAs) se aplicam indistintamente a todas as firmas de auditoria.

FMU
Essa ateno especial evidenciada por meio do comit especfico para atender essas firmas e pela publicao de perguntas e respostas(Q&A Question and Answers) endereando assuntos relevantes para essa comunidade, como por exemplo:
Questo 1 O auditor, ao executar o seu trabalho de auditoria em uma entidade de pequeno ou mdio porte (EPM), deve considerar as diferentes caractersticas dessa EPM em relao a uma entidade de maior porte e mais complexa?

Questo 2 Como o esforo do trabalho se diferencia em uma EPM?


Questo 3 Como as NBC TAs ajudam no caso de EPM e para uma pequena firma de auditoria (PFA)? Questo 4 O auditor precisa cumprir com todas as NBC Tas?

FMU
Questo 5: O auditor precisa cumprir todos os requisitos de todas as NBC Tas?
Questo 6: Como a documentao auxilia o auditor em um trabalho em uma EPM? Questo 7: Como as NBC TAs ajudam a guiar o auditor na aplicao dos requisitos de documentao de uma maneira eficiente e efetiva?

FMU
Resposta 1: As normas de auditoria (NBC Tas no Brasil) enfocam assuntos que o auditor precisa tratar e no detalham os procedimentos especficos que o auditor deve executar em cada situao especfica. Por outro lado, elas deixam claro que os procedimentos dependem da avaliao de risco, portanto, em uma entidade maior e mais complexa, o auditor pode usar uma abordagem combinada de procedimentos de controle e substantivos.
Resposta 2: As transaes so normalmente mais simples, assim como o seu controle interno, portanto procedimentos mais diretos e o ambiente de controle mais facilmente documentado. Resposta 3: Elas especificam procedimentos alternativos quando a entidade no estabeleceu um processo de avaliao de risco e incluem orientaes especficas para PME, assim como no caso de PFA (PROGRAMA DE FORMAO DE AUDITORES) (trabalho realizado por um nico profissional). Adicionalmente apresentam checklists e outras orientaes.

FMU
Resposta 4: Sim, desde que seja relevante para a auditoria e seja aplicvel na circunstncia. Nesse sentido, nem todas as NBC TAs so aplicveis ou relevantes. Por exemplo, se uma entidade no tem a funo de auditoria interna ou o auditor no utiliza especialistas, as NBC TAs 610 e 620 no seriam aplicveis.
Resposta 5: Mesmo quando uma NBC TA aplicvel, nem todos os seus requisitos so necessariamente relevantes. Nesse sentido, se um requisito condicionado a uma circunstncia e ela no existe, o requisito no relevante. Por exemplo, procedimentos sobre Transaes com Partes Relacionadas no seriam necessrios se no existem transaes com partes relacionadas.

FMU
Resposta 6: A documentao facilita a superviso e a reviso do trabalho realizado por assistentes e fundamental para o incio da auditoria do ano seguinte, mas a sua importncia maior est no fato de que ela (documentao) serve para solidificar as concluses, por meio da fundamentao das suas decises.
Resposta 7: A regra fundamental para a documentao a de que ela deve permitir que um auditor experiente, que no tenha qualquer ligao anterior com a entidade ou com o trabalho, possa entender os assuntos que fundamentam a opinio emitida pelo auditor,

FMU
Outras normas tcnicas (de reviso, assegurao sobre informaes no histricas e servios correlatos):
Alm das normas de auditoria (NBC TAs) emitidas em consonncia com o Projeto Clarity do IAASB do IFAC, que so aplicveis na auditoria das demonstraes contbeis e das normas de reviso de informaes contbeis histricas (NBC TRs), que so o foco deste trabalho, existem tambm outras normas que esto sendo apenas citadas a seguir, mas no foram includas consideraes adicionais nesta primeira apresentao. Dentre essas outras normas, destacam-se as NBC TO, que tratam de trabalhos de assegurao (assurance) que no sejam de auditoria ou de reviso de informaes contbeis histricas e as normas de Servios Correlatos (NBC TSC).

FMU
As normas de reviso e de servios correlatos so as seguintes:
NBC TR 2400 Trabalhos de Reviso de Demonstraes Contbeis.

NBC TR 2410 Reviso de Demonstraes Contbeis Intermedirias Executadas pelo Auditor Independente da Entidade.
NBC TSC 4400 Trabalhos de Execuo de Procedimentos Acordados Relacionados com Informao Contbil.

FMU
Neste trabalho no esta incluso a NBC PA 1, que trata do controle de qualidade no nvel da firma que executa exames de auditoria e revises de informao financeira histrica, outros trabalhos de assegurao e servios correlatos.
Essa no incluso deve-se, principalmente, ao fato de que o Comit de Pequenas e Mdias Firmas de Auditoria do IFAC emitiu uma guia contendo diretrizes para implementao de controle de qualidade para auxiliar essas pequenas e mdias firmas na implantao de controles de qualidade no nvel da firma.

Essa guia foi traduzida pelo IBRACON, em conjunto com o CFC, e est disponvel nos sites do CFC (www.cfc.org.br) e do prprio IBRACON (www.ibracon.com.br). Como essa guia bastante completa e bastante didtica, contendo exemplos de estudos de caso para cada um dos aspectos relevantes abordados pela norma NBC PA 1 , a deciso foi no incluir os aspectos de controle de qualidade no nvel da firma, mas to somente os controles no nvel do trabalho de auditoria das demonstraes contbeis, que esto apresentados no item NBC TA 220.

FMU
A referida guia editada pelo CFC cobre os seguintes aspectos:
Responsabilidade da liderana da firma pela qualidade;

Exigncia ticas, compreendendo: independncia, conflito de interesses e confidencialidade;


Aceitao e continuidade de relacionamento com clientes e de trabalhos especficos; Renncia ao relacionamento com um cliente ou a um trabalho especificamente.

FMU
Recursos Humanos, compreendendo: recrutamento, reteno, Desenvolvimento Profissional (educao continuada), Designao de pessoal para trabalhos especficos (programao) e Avaliao do desempenho;
Aspectos na execuo do trabalho, compreendendo: papel do scio responsvel pelo trabalho, planejamento, superviso e reviso, consultas, diferenas de opinio e reviso (preventiva) de controle de qualidade do trabalho (antes da emisso e liberao do relatrio); Monitoramento da qualidade, por meio de inspees peridicas de trabalhos concludos, avaliao e comunicao para correo dos problemas encontrados, reclamaes e alegaes; e

FMU
Documentao da polticas de controle de qualidade, dos trabalhos efetuados, incluindo as revises de controle de qualidade e do monitoramento da qualidade.

You might also like