You are on page 1of 17

Qualidade de Produto ISO 14598

Eduardo Silvestri Ribeiro.


silvestri@scua.com.br www.eduardosilvestri.hpg.com.br

Introduo
A norma fornece requisitos e recomendaes para implementao prtica da avaliao de produtos de software. O processo de avaliao pode ser usado tanto para avaliar produtos prontos como produtos em desenvolvimento.

Divises da ISO 14598


Avaliao de produtos de software ISO/ IEC 14598-1: Viso geral; ISO/ IEC 14598-2: Planejamento e Gesto; ISO/ IEC 14598-3: Processo para desenvolvimento; ISO/ IEC 14598-4: Processo para adquirentes; ISO/ IEC 14598-5: Processo para avaliadores; ISO/ IEC 14598-6: Documentao de mdulos de Avaliadores.

Avaliao de produtos de software

A qualidade de produtos tratada, entre outras, na srie de Normas ISO/IEC 9126, na srie ISO/IEC 14598 e na Norma ISO/IEC 12119, esta ltima focalizando os requisitos de qualidade de pacotes de software. A ISO 14598 uma extenso da 9126, na verdade uma detalhamento mais profundo de cada item.

Viso Geral das Normas Relacionadas aos Produtos


Recursos e Ambiente Processo de Avaliao Efeitos do Produto de Software

Produto de Software

Suporte avaliao

Processo de avaliao

Mtricas internas

Mtricas Externas

Mtricas de qualidade em uso

14598-1 14598-2 14598-6 14598-3 14598-4 14598-5 9126-1 9126-3 9126-2 9126-4

A Srie 14598
14598-1 Viso Geral 14598-2 Planejamento e gesto

14598-3 Processo para desenvolvedores

14598-4 Processo para adquirentes

14598-5 Processo para avaliadores

14598-6 Documentao de mdulos de avaliao

Objetivo da Norma
O padro ISO/IEC 14598 fornece mtodos para medida, coleta e avaliao da qualidade de Organizae produtos de software. Entretanto, a norma no s que esto descreve mtodos para avaliar o processo ode planejando Organizaes Organizaes produo de software, nem desenvolvimento que o para predio de de esto planejando que executam custos de produto. um novo produto dea compra um avaliaes software; de A norma define processos de avaliao para:
Desenvolvedores: Compradores: Avaliadores de software:
pacote de software independentes de que ser produtos de software desenvolvido disponveis no ou j pronto no mercado. mercado

Planejamento e Gesto (14598-2)


Organizao das atividades de suporte avaliao:
Fornecimento de requisitos Recomendaes e orientaes para uma funo de suporte avaliao

Pblico alvo:
gerncia do uso de tecnologias de avaliao, suporte avaliao de produtos de software, gerncia de organizaes de desenvolvimento de software, funo de garantia de qualidade.

Ciclo de Gesto
Desenvolvimento ou aquisio de mtricas Transferncia de tecnologia

Padronizao

Processo de avaliao

Experincia de uso

Avaliao da tecnologia (processo e mtricas)

Planejamento e Gesto
Pressupe existncia de uma funo de suporte avaliao para todos os projetos de avaliao da organizao. Obteno/Elaborao de padres e ferramentas de apoio; Avaliao da eficcia da aquisio/desenvolvimento; Facilitao da transferncia de tecnologia; Pode ser interna x externa organizao.

Planejamento e Gesto

Planejamento de uma avaliao Definir objetivos; Elaborar um Plano de Avaliao Quantitativa; Registrar resultados numa BD de experincias com avaliao.

Planejamento e Gesto
Plano de Avaliao Quantitativa
Introduo; Objetivos; Caractersticas da qualidade; Lista de prioridades; Metas para as caractersticas da qualidade; Cronograma; Responsabilidades; Categorias das medies; Uso e anlise de dados; Relatos; Outros requisitos Tcnicas, ferramentas, normas relevantes, avaliao de fornecedores.

Conceitos de Garantiaavaliao repetida de uma de qualidade A (14598-3/4/5) produto, pelo mesmo


A avaliao de avaliao mesmo avaliador, com a Caractersticas esperadas do processodo mesmo produto, com a mesma mesma especificao deve especificao de avaliao, reproduzir resultados que A avaliao no deve ser por um avaliador diferente, podem ser aceitos como influenciada frente a nenhum deve produzir resultados idnticos. Os podem ser aceitos resultado particular. como que resultados da avaliao devem ser idnticos. factuais, ou seja, no influenciados pelos sentimentos ou opinies do avaliador.

Repetvel. Reprodutvel. Imparcial. Objetiva.

Documentao de Mdulos de Avaliao (14598-6)

Mdulo de Avaliao um conjunto estruturado de dados e instrues usados para avaliao.

O uso de mdulos de avaliao possibilita a repetibilidade, reproducibilidade e imparcialidade da avaliao.

Mdulos de Avaliao
O mdulo de avaliao especifica o mtodo, o procedimento e o formato de relatrio de avaliao de uma determinada caracterstica de qualidade.

Encapsulamento de forma padronizada de informaes de uma avaliao.

Componente de um Mdulo de Avaliao


Introduo Escopo caracterstica (sub); nvel de avaliao; tcnica (p. ex. teste de unidade); aplicao (p. ex. programas em C). Referncias Definies termos tcnicos. Entradas para avaliao entradas; dados; mtricas e suas relaes. Interpretao dos resultados mapeamento das mtricas; relatrio.

Eduardo Silvestri
silvestri@scua.com.br

www.eduardosilvestri.hpg.com.br

Dvidas ?

You might also like