You are on page 1of 6

A Reforma Religiosa

Com o final do Imprio Romano, a Igreja Catlica assumiu o poder total da situao, tanto que recebeu a denominao de :A igreja guiava todos os movimentos dos homens do batismo ao servio fnebre. As altas esferas da hierarquia catlica, porm abusaram tanto dos privilgios, que acabaram sendo questionadas.
Durante a Idade Mdia, a igreja continuou expandindo seu imprio territorial e econmico e realizando a prtica de atos como a simonia (comrcio de relquias), a venda de indulgncias, o acumulo de riquezas e vrio escndalos amorosos. No incio da Idade Moderna os atos da igreja geraram indignao entre os catlicos mais fervorosos, e despertou a primeira ruptura do Cristianismo(1054), que resultou na criao de uma nova Igreja Crist, a Igreja Catlica Ortodoxa.

Neste contexto de mudanas, surgiram vrias doutrinas, dentre elas:


ALBIGENSES luta externa entre o Bem e o Mal, condenava a vida de grandes prazeres fsicos. VALDENSES pregava a penitncia dos crentes e criticava os desmandos da igreja. LOLARDOS grupo de contestao religiosa defendida por Jonh Wydiffe, que pregava no haver necessidade dos sacerdotes intermediarem a relao entre Deus e os fis. HUSSITA professada por Jan Huss, defendia a tese de que era preciso acabar com os desmandos de um clero corrupto, o retorno ao culto do evangelho.

A REFORMA LUTERANA
Martinho Lutero ( 1483-1546) pertenceu a Igreja Catlica e foi l que comeou a desenvolver a doutrina da salvao da alma pela f, sem necessidade de jejuns,indulgncias e comando de um clero.
Em 31 de outubro de 1517, Lutero lanou um documento com 95 teses sobre a prtica de indulgncias. Em funo disto teve sua excomunho decretada pela igreja criando assim sua prpria doutrina. Os principais pontos desta doutrina so: A salvao s se d pela f; A interpretao da Bblia livre; Apenas o batismo e a eucaristia so sacramentos necessrios; A nica verdade so as Escrituras Sagradas; Supresso do celibato e do culto as imagens; Submisso da Igreja ao Estado.

Diante da recusa de Carlos V, imperador alemo em oficializar o luteranismo, formou-se uma confederao de prncipes para protestar contra a atitude do imperador. Dessa ao surgiu o nome PROTESTANTE. Jean Calvino apesar de convertido ao luteranismo introduziu novas idias ao movimento protestante, defendendo que o mundo estava totalmente submetido a vontade de Deus e que o homem j nascia predestinado a salvao ou condenao ( teoria da predestinao absoluta). Na sua doutrina foi muito apoiado pelos burgueses, pois defendia tambm que o trabalho e a poupana eram benefcios divinos e assim fortaleceu o capitalismo.

A REFORMA NA INGLATERRA

A burguesia e a nobreza inglesa, no satisfeitos com as aes da igreja catlica, aproveitaram o momento de fragilidade da mesma para romper com o Papa e criar a Igreja da Inglaterra ou Igreja Anglicana( esta igreja tinha contedo protestante, mas o ritual era catlico). A CONTRA- REFORMA. Foi o movimento de reao da Igreja catlica liderado pelo papa Paulo III contra a reforma protestante. Seus principais aliados foram: A Companhia de Jesus foi a principal arma do Papa para defender o catolicismo em virtude da vida que os jesutas levavam. O Conclio de Trento encontro para discutir a f e deliberar sobre as aes da Igreja Catlica nos prximos sculos. A elaborao do ndex _ Catlogo de livros proibidos aos catlicos. A reorganizao do tribunal do Santo Ofcio _ tambm chamado de Inquisio tinha a tarefa de julgar e combater toda e qualquer manifestao anticatlica.

You might also like