You are on page 1of 73

Sade, Doena e Trabalho

Regime Jurdico das Doenas Profissionais

Conceito de contaminao e intoxicao


Contaminantes Qumicos, fsicos e Biolgicos

O que so doenas profissionais?


Doena profissional aquela que resulta directamente das condies de trabalho, consta da Lista de Doenas Profissionais (Decreto Regulamentar n. 76/2007, de 17 de Julho) e causa incapacidade para o exerccio da profisso ou morte.

O que so doenas profissionais?


As doenas profissionais em nada se distinguem das outras doenas, salvo pelo facto de terem a sua origem em factores de risco existentes no local de trabalho.

DOENA PROFISSIONAL TAMBM ACIDENTE DO TRABALHO?


Doenas profissionais so aquelas adquiridas em decorrncia do exerccio do trabalho em si. Doenas do trabalho so aquelas decorrentes das condies especiais em que trabalho realizado. Ambas so consideradas como acidentes do trabalho, quando delas decorrer incapacidade para o trabalho.
4

E se eu tiver uma doena que no consta da Lista de Doenas Profissionais?


A Lei tambm considera que a leso corporal, a perturbao funcional ou a doena no includas na lista sero indemnizveis, desde que se provem serem consequncia, necessria e directa, da actividade exercida e no representem normal desgaste do organismo (Cdigo do Trabalho, n. 2 do art. 310).

A quem compete fazer o diagnstico de doena profissional?


Qualquer mdico, perante uma suspeita fundamentada de doena profissional diagnstico de presuno , tem obrigao de notificar o Centro Nacional de Proteco contra Riscos Profissionais (CNPRP), mediante o envio da Participao Obrigatria devidamente preenchida.
6

Legislao de referncia:
Lei n. 7/2009. DR n. 30, Srie I de 2009-02-12 Assembleia da Repblica Aprova a reviso do Cdigo do Trabalho

Decreto-Lei n. 352/2007. DR 204 SRIE I, de 23 de Outubro


Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social Aprova a nova Tabela Nacional de Incapacidades por Acidentes de Trabalho e Doenas Profissionais, revogando o Decreto-Lei n. 341/93, de 30 de Setembro, e aprova a Tabela Indicativa para a Avaliao da Incapacidade em Direito Civil

Decreto Regulamentar n. 76/2007, de 17 de Julho - Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social Altera o Decreto Regulamentar n. 6/2001, de 5 de Maio, que aprova a lista das doenas profissionais e o respectivo ndice codificado Lei n. 99/2003. DR n. 197, Srie I-A de 200308-27 - Assembleia da Repblica - Aprova o Cdigo do Trabalho

Decreto-Lei n. 503/99, de 20 de Novembro Aprova o novo regime jurdico dos acidentes em servio e das doenas profissionais no mbito da Administrao Pblica
9

Conceito de contaminao, intoxicao e envenenamento


Contaminao - introduo
de microrganismos, substncias qumicas e/ou resduos no meio ambiente (gua, ar ou solo) em quantidade suficiente para desequilibrar as propriedades do meio e torn-lo prejudicial sade e preservao ambiental
10

Intoxicao - Introduo

ou acumulao espontnea de um veneno no organismo: a asfixia pelo xido de carbono uma intoxicao

11

Envenenamento - Os efeitos

da intoxicao dependem da natureza da substncia. Da intoxicao causada por toxinas de bactrias ou por substncias nocivas resultam geralmente dor de cabea, tonteiras, vmitos, dor no estmago, e s vezes coma e colapso circulatrio.

12

Exemplo de Contaminao
A contaminao cruzada aquela que resulta do transporte de microrganismos de um alimento para outro, no contaminado. A contaminao cruzada pode ocorrer atravs dos equipamentos e utenslios, usados durante a manipulao dos alimentos, mas tambm, atravs dos manipuladores (mos e vesturio de proteco). Por isso, o cuidado com os alimentos comea a partir da recepo, prolongando-se a todas as etapas posteriores.
13

Exemplo de Contaminao So muitas as prticas incorrectas, utilizadas na restaurao, provocadas por contaminaes cruzadas, que podem culminar em doenas de origem alimentar.

14

Exemplo de Contaminao So de salientar as seguintes:


- Utilizao da mesma faca para cortar alimentos crs e cozinhados, sem que tenha havido uma correcta higienizao, entre as duas utilizaes; - Usar a mesma bancada para preparar alimentos de naturezas diferentes; - Utilizao da mesma colher para confeccionar alimentos de naturezas diferentes;
15

OCORRNCIA DA CONTAMINAO CRUZADA -Colocar alimentos crs e cozinhados prximos de objectos sujos; -Utilizar o lava-loia para diferentes tarefas: lavar legumes, mos e utenslios; -Utilizar o mesmo recipiente para a preparao de alimentos crus e cozinhados;

- Manipular carne cra ao mesmo tempo que se prepara um prato j confeccionado

16

CONTAMINANTES QUMICOS, FSICOS E BIOLGICOS

17

Numa grande parte dos locais de trabalho, em particular em escritrios e servios, no vulgar a existncia de riscos de doenas profissionais ou de graves intoxicaes provocadas por poluentes qumicos. No entanto contaminantes existentes nos edifcios, podem provocar alteraes de sade, em especial em indivduos mais sensveis

18

CONTAMINANTES - Qumicos
A poluio ambiental de um edifcio pode chegar do exterior
fumos de escape, vapores de gasolina, asfalto, etc como pode ter origem em inmeras fontes do interior do edifcio. materiais de construo e decorao, produtos de combusto, como os dos bares e cozinha, equipamentos e materiais de consumo, produtos de manuteno e limpeza e a prpria ocupao humana.

19

CONTAMINANTES - Qumicos

Poeiras / fumos / neblinas / aerossis / gases / vapores

20

CONTAMINANTES - Fsicos

Rudo /vibraes / ambiente trmico / radiaes / presso

21

CONTAMINANTES - Biolgicos

Os agentes biolgicos so microrganismos capazes de originar qualquer tipo de infeco, alergia ou toxicidade no corpo humano.
Da sua presena nos locais de trabalho podem advir situaes de risco para os trabalhadores.

22

Com frequncia, os meios de comunicao social noticiam a existncia de alergias e sintomas diversos relacionados, em geral, com a qualidade do ar dos edifcios modernos.

Tradicionalmente, os maiores riscos encontramse nas exploraes agrcolas, matadouros, hospitais, laboratrios e determinados locais de trabalho relacionados com o tratamento de guas e saneamento.
23

Por microrganismo entende-se qualquer entidade microbiolgica, celular ou no, dotada de capacidade de reproduo ou de transferncia do material gentico. Assim, os agentes biolgicos so seres vivos de dimenses microscpicas, bem como todas as substncias derivadas dos mesmos, presentes no trabalho, que podem provocar efeitos negativos na sade dos trabalhadores.
24

Os agentes biolgicos esto omnipresentes em todo o meio que nos rodeia e coabitam com todos os seres vivos.

Todavia, apenas uma pequena poro destes microrganismos que abundam na natureza, provoca doena nas pessoas.
25

So os microrganismos patognicos que, englobando as bactrias, vrus, parasitas e fungos, conseguem vencer as defesas do organismo humano e infectar os tecidos da pessoa saudvel.
A patogenia a capacidade desencadear uma doena. de

26

Para a preveno e identificao das doenas infecciosas muito importante reconhecer as fontes e os meios de transmisso dos agentes biolgicos patognicos nomeadamente na gua, no ar, nas instalaes do ar condicionado, no solo, com os animais domsticos ou selvagens e em algumas matrias-primas como o algodo, a l e a carne.

27

Actividades Profissionais que apresentam risco biolgico Para que se possa ter uma ideia da importncia do risco biolgico apresentamos algumas actividades onde existe uma maior exposio:

28

Actividades ligadas pecuria: Contacto com animais ou produtos de origem animal. O sector profissional ligado criao e abate de aves agora um sector que exige cuidados especiais!

29

ligadas sade e a laboratrios: Os riscos biolgicos a que os trabalhadores se expem derivam do contacto directo ou indirecto com doentes ou cadveres infectados. Actividades Nos laboratrios o risco ser devido ao manuseamento de microrganismos, patognicos ou desconhecidos, ou do contacto com animais para experimentao, por exemplo.

30

Actividades em unidades de recolha, transporte e eliminao de resduos: Os

detritos so um meio ideal para a proliferao de microrganismos.

Trabalho em instalaes de tratamento de guas residuais: As guas residuais


podem veicular diversas doenas.

31

Avaliao dos riscos e medidas de preveno e proteco


Por fora da legislao comunitria e nacional as empresas devem avaliar os riscos inerentes aos agentes biolgicos e reduzir os mesmos atravs de medidas de:

32

DEVEM:
Eliminao ou substituio;

Preveno e controlo da exposio;


Informao e formao dos trabalhadores Controlo mdico adequado.

33

Decreto-Lei n. 84/97, de 16 de Abril estabelece as regras de proteco dos trabalhadores contra os riscos de exposio a agentes biolgicos durante o trabalho. Portaria n. 1036/98, de 15 de Dezembro altera a lista dos agentes biolgicos classificados para efeitos da preveno de riscos profissionais, aprovada pela Portaria n405/98 de 11 de Julho.

34

CONTAMINANTES - Biolgicos

Vrus / bactrias / fungos / alimentos /contactos com fluidos corporais

35

Vigilncia Mdica do Trabalho

36

Medicina do trabalho ou medicina ocupacional


uma especialidade mdica que se ocupa da promoo e preservao da sade do trabalhador. O mdico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliaes peridicas de sua sade dando nfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto.
37

Estima-se que 50 a 60% dos dias de trabalho perdidos, na Europa, estejam de alguma forma relacionados com o stress. Esta uma consequncia de vrios factores, entre os quais a globalizao dos mercados, que alterou a organizao dos mesmos e criou novos riscos, como o stress ou as doenas msculo-esquelticas, bem como os riscos de natureza psicossocial.
38

Desta forma torna-se bvio que, alm dos factores legais que se prendem com o cumprimento de normas bsicas relativas Medicina do Trabalho, do maior interesse de uma empresa que sejam implementadas estruturas que contribuam para o bem-estar dos seus colaboradores.
39

Pretende-se assim no s reduzir as doenas profissionais directas, mas tambm contribuir para a preveno de outras doenas e melhoria das relaes sociais.

40

Ao efectuar um investimento na Medicina do Trabalho, uma instituio encontra-se, acima de tudo, a contribuir para um incremento da dimenso da sua competitividade, melhorando a qualidade e a produtividade do trabalho.

41

Principais Doenas Profissionais

42

Asma Ocupacional: a obstruo das vias areas,


de carter reversvel, causada pela inalao de substncias que causam alergia, como por exemplo, poeiras de algodo, linho, borracha, couro, madeira, etc. O quadro o de uma asma brnquica, sendo que os pacientes queixam-se de falta de ar, aperto no peito, chieira no peito e tosse, acompanhados de espirros e lacrimejamento, relacionados com as exposies ocupacionais s poeiras e vapores. Os sintomas podem aparecer no local da exposio ou aps algumas horas, desaparecendo, na maioria dos casos, nos finais de semana ou nos perodos de frias ou afastamentos.

43

PAIR - Perda Auditiva Induzida por Rudo: trata-se da diminuio auditiva, decorrente da exposio contnua a nveis elevados de rudo. A exposio ao rudo, alm de perda auditiva, acarreta alteraes importantes na qualidade de vida do trabalhador em geral, na medida em que provoca ansiedade, irritabilidade, aumento da presso arterial e isolamento. No seu conjunto, esses fatores comprometem as relaes do indivduo na famlia, no trabalho e na sociedade
44

Asma Ocupacional: a obstruo das vias areas,


de carter reversvel, causada pela inalao de substncias que causam alergia, como por exemplo, poeiras de algodo, linho, borracha, couro, madeira, etc. O quadro o de uma asma brnquica, sendo que os pacientes queixam-se de falta de ar, aperto no peito, chieira no peito e tosse, acompanhados de espirros e lacrimejamento, relacionados com as exposies ocupacionais s poeiras e vapores. Os sintomas podem aparecer no local da exposio ou aps algumas horas, desaparecendo, na maioria dos casos, nos finais de semana ou nos perodos de frias ou afastamentos.

45

Agrotxicos: conhecidos por diversos nomes praguicidas, pesticidas, defensivos agrcolas, venenos, etc, estes produtos, dado sua toxicidade, provocam grandes danos sade humana e ao meio ambiente. Por isso, seu uso deve ser desestimulado.

46

LER/DORT (Leso por Esforo Repetitivo / Distrbio


Osteomuscular Relacionado ao Trabalho)

So processos decorrentes das relaes e da organizao do trabalho no mundo moderno, onde as atividades so realizadas com movimentos repetitivos, com posturas prolongadas, trabalho muscular esttico (parado ), sobrecarga mental, ritmo intenso de trabalho, presso por produo, relaes conflituosas e estmulo competitividade.

47

Acomete homens e mulheres em plena fase produtiva (inclusive adolescentes), esta doena, pode evoluir para incapacidade parcial ou permanente, como a aposentadoria por invalidez.

48

Sintomas: Caracterizam-se por um

quadro de dor crnica, sensao de formigueiro, dormncia, fadiga muscular (por alteraes dos tendes, musculatura e nervos perifricos). um processo de adoecimento, inclusive psicolgico, pois surgem incertezas, medos, ansiedades e conflitos..

49

Regras Bsicas de Higiene

50

Higiene -

um conjunto de todos os hbitos e condutas que nos ajudem a prevenir doenas e a manter a sade e o nosso bem-estar, inclusive o colectivo.

51

Pessoal:
Tomar banho todos os dias, ou pelo menos, uma vez por semana. Lavar as mos frequentemente (antes e depois das refeies, depois de utilizar os sanitrios, etc.).

Lavar os dentes no fim das refeies.


Trazer o cabelo sempre bem penteado.

52

Andar sempre com roupa limpa.

Mudar de roupa com frequncia.


Ter uma alimentao saudvel.

Ter as vacinas sempre em dia.


Contribuir para espaos limpos. manter todos os

53

No trabalho:
Ter o corpo em estado de higiene (lavado), a nvel de todos os rgos exteriores, boca e dentes em bom estado. Ter bons acessos (secretria, etc.), espao, arejamento, visibilidade (luz solar ou artificial adequada).

54

Manter estado.

os

equipamentos

em

bom

Manter o local de trabalho sempre limpo.

55

1. A utilizao de medidas de higiene:


Proibio de comer, beber ou fumar nos locais de trabalho. Fornecimento de vesturio de proteco adequado.

Instalaes adequados.

sanitrias

vestirios
e

Correcta armazenagem, limpeza dos EPI.

manuteno

56

Destruio, se necessrio, dos vesturio de proteco e EPI contaminados.

Interdio de levar para casa vesturio de proteco e EPI contaminados.


Definio de procedimentos para recolha, manipulao e tratamento de amostras de origem humana ou animal. Descontaminao instalaes. e limpeza de

57

Enquadramento Legal de SHT

58

1 Diploma Legal 1860

Estabelecia um regime jurdico relativo ao trabalho em estabelecimentos insalubres, incmodos e perigosos.

59

Em 22 de Junho de 1981 foi ratificada pela Assembleia da Repblica a Conveno n 155 da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), enquadrando do ponto de vista legal o trabalho em condies de segurana, higiene e sade.
60

Em 1986 d-se adeso de Portugal CEE Em 1989, sai a Directiva 89/381/CEE Acto nico europeu

61

Foi a partir de 1991 que Portugal passou a constituir uma estratgia, uma poltica e um sistema de gesto de SHST. A organizao dos servios de SHST obrigatria, e encontra-se regulamentava pelos os Decretos Lei base:
DL - 441/91 (Lei quadro) de 14 de Novembro Lei 99/2003 de 27 Agosto, (Cdigo do Trabalho)

62

Decreto - Lei n 441/91 de 14 de Novembro Define os princpios gerais da segurana, aplicando-se a todos os ramos de actividade;

A salientar o CAPITULO III Direitos, deveres e garantias das partes

63

O Art.8 do Decreto-lei n. 441/91 O Art.8 do Decreto-lei n. 441/91 de 14 de Novembro, diz que as entidades empregadoras devero providenciar para que nas sua empresas existam:

64

Obrigaes do Empregador

Postos de trabalho seguros; Equipamento e ferramentas, adequados e seguros para a tarefa a executar; Informao adequada de riscos no aparentes, mas possveis de surgir durante a execuo das tarefas;

65

Obrigaes do Empregador

Trabalhadores e quadros competentes, com a formao adequada; Normas e/ou manuais, para a execuo das tarefas com segurana; Garantir os meios necessrios, para que os procedimentos das normas e manuais possam ser cumpridos.

66

O Art.15 do Decreto-lei n. 441/91


Constituem obrigao dos trabalhadores segundo o Art.15 do Decreto-lei n. 441/91 de 14 de Novembro:

67

Obrigaes dos Trabalhadores

Cumprir com as prescries de segurana, higiene e sade do trabalho; Zelar pela sua segurana e sade, bem como pela segurana e sade das outras pessoas que possam ser afectadas pelas suas aces ou omisses do trabalho;

68

Obrigaes dos Trabalhadores

Utilizar correctamente, e segundo as instrues transmitidas pelo empregador, mquinas, aparelhos, instrumentos, substncias perigosas e outros equipamentos e meios postos sua disposio, designadamente os equipamentos de proteco colectiva e individual, bem como cumprir os procedimentos de trabalho estabelecidos;
69

Obrigaes dos Trabalhadores

Cooperar, na empresa, estabelecimento ou servio, para a melhoria do sistema de segurana, higiene e sade do trabalho; Comunicar imediatamente ao superior hierrquico ou, no sendo possvel, aos trabalhadores, as avarias e deficincias por si detectadas que se lhe afigurem susceptveis de originarem perigo grave e iminente, assim como qualquer defeito verificado nos sistemas de proteco;
70

Obrigaes dos Trabalhadores

Em caso de perigo grave e iminente, no sendo possvel estabelecer contacto imediato com o superior hierrquico ou com os trabalhadores que desempenham funes especficas nos domnios da segurana, higiene e sade no local de trabalho, adoptar as medidas e instrues estabelecidas para tal situao..

71

Lei n 99/2003 de 27 de Agosto,


Vem pela primeira vez integrar o direito ligado SHST, juntamente com o restante direito do trabalho

CDIGO DO TRABALHO
(Revogao tcita do DL 441/91)
72

Lei n 35/2004 de 29 de Julho,


vem regulamentar aprovou o a lei 99/2003 que

CDIGO DO TRABALHO

73

You might also like