You are on page 1of 42

Memria Modelos , Estruturas e Processos

George de Souza Alves

Memria
o meio pelo qual uma pessoa recorre s suas experincias passadas a fim de usar essas informaes no presente. Nas palavras de Ivn Isquierdo, professor do Instituto de Cincias Biomdicas da UFRGS, em entrevista ao jornal O Estado de So Paulo: Tudo no crebro funciona atravs da

memria. Caminhamos, falamos e nos comunicamos, porque nos lembramos de faz-lo. O crebro manda secretar um ou outro neuro-transmissor ou hormnio quando estamos tristes ou alegres, ou quando sentimos medo ou prazer, porque se recorda em faz-lo.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Sumrio
Memria Excepcional; Tarefas para Avaliar a Memria; Modelos de Memria; Estruturas da Memria; Processos de Memria.

MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Memria Excepcional
Memria Deficiente: Amnsia ou perda grave de memria. Tipos de Memria Deficiente: (a)Amnsia Antergrada: Dificuldade que uma pessoa apresenta para lembrar-se de eventos ocorridos a partir de um fato que aconteceu num dado momento, porm tendo lembrana completa de eventos que ocorreram antes deste evento.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Memria Excepcional Exemplo de Amnsia Antergrada.

No filme americano Amnsia (Memento) , dirigido por

Cristopher Nolan, Leonard, o personagem principal, se recorda de tudo que aconteceu em sua vida at a noite do ataque no qual sua mulher foi morta e ele sofreu golpes na cabea que o deixaram com danos cerebrais. Desde ento, ele no consegue reter suas memrias.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Memria Excepcional
(b) Amnsia Retrgrada: Neste caso as pessoas perdem sua memria intencional para eventos anteriores a seja qual for o trauma que induz perda de memria. (c) Amnsia Infantil: Incapacidade que quase todas as pessoas apresentam para evocar eventos ocorridos quando eram muito jovens. Em geral, uma pessoa pode lembrar pouco ou nada o que aconteceu antes da idade aproximada de 5 anos.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Memria Excepcional
Memria Notvel ou Mnemonista: Capacidade de memria extraordinariamente aguada. Em geral, baseada no uso de uma tcnica especial para a intensificao da memria. Pessoas mnemonistas normalmente evocam sua memria devido a um raro fenmeno psicolgico denominado sinestesia, no qual elas experimentam sensaes em uma modalidade sensorial diferente do sentido que era fisicamente estimulado. (sn=ao conjunta, asthesis= sensao e a=qualidade).
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Memria Excepcional Comentrios:


Os pesquisadores estudam os pacientes com amnsia em parte para obter insight sobre o funcionamento da memria, comparando, por exemplo, memria temporria com memria de curto prazo, processos de memria procedural versus declarativa e memria explcita versus memria implcita. Os estudos com mnemonistas mostraram o valor da imaginao na memria para informaes concretas, bem como a importncia de descobrir ou formar conexes significativas entre os itens a serem lembrados;
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Tarefas para Avaliar a Memria


Tarefas de Evocao versus Reconhecimento: Tarefas de Evocao: Neste tipo de tarefa a pessoa deve produzir um fato, uma palavra ou outro item de memria. Ex.: Testes de preenchimento de lacuna exigem que uma pessoa evoque itens de memria. O filme ____________ relata a histria de um sujeito com amnsia antergrada. (a) Tarefas de evocao em srie: quando uma pessoa deve repetir itens de uma lista na ordem exata em que foram apresentados. Ex: O nmero de um telefone. (b) Tarefas de evocao livre: quando uma pessoa deve repetir os itens de uma lista em qualquer ordem na qual possa lembr-los. Ex: Uma pequena lista de compras: sabonete, desodorante, batata, abbora, leite e queijo.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Tarefas para Avaliar a Memria


(c) Tarefas de evocao insinuada: quando uma pessoa deve memorizar uma lista de itens emparelhada e depois quando lhe for dado um item de um par a pessoa deve evocar outro item daquele par. Ex: tempo cidade , neblina papel, Flamengo campeo, crdito dia, punho nuvem, nmero galho. Tarefas de Reconhecimento: a pessoa seleciona ou identifica um item como sendo um que aprendeu previamente. Ex: O termo para as pessoas com graves problemas de memria : (a) vascanos; (b) amnsicos; (c) impressionistas; (d) mnemonistas.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Tarefas para Avaliar a Memria


Comentrios: A memria de reconhecimento geralmente muito melhor do que a de evocao; As diferentes tarefas de memria indicam diferentes nveis de aprendizagem, sendo que as tarefas de evocao trazem luz nveis mais profundos do que as de reconhecimento.

MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Tarefas para Avaliar a Memria


Tarefas de Memria Explcita x Tarefas de Memria Implcita: Tarefas de Memria Explcita:so as tarefas que exigem que uma pessoa tenha uma recordao consciente, isto , que evoque ou reconhea palavras, fatos ou figuras a partir de um prvio conjunto de itens especficos. Portanto, as tarefas de evocao e reconhecimento so de memria explcita. Tarefas de Memria Implcita: quando a realizao da tarefa auxiliada pelas experincias anteriores que, inconscientemente e sem inteno, uma pessoa tenta rememorar. Ex: Preencha a lacuna: ME__ __ __ __ __ Palavras cruzadas Quando um professor fala o incio de uma palavra e a interrompe para os alunos completarem.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Tarefas para Avaliar a Memria


Comentrios: Comparando o desempenho da memria em tarefas explcitas com o desempenho em tarefas implcitas, os psiclogos cognitivos encontraram evidncias de sistemas ou de processos de memria diferentes governando cada tipo de tarefa: as vtimas de amnsia, que se desempenham muito mal na memria de tarefas de memria, mostram desempenho normal ou quase normal em tarefas de evocao insinuada (Warrington & Weiskrantz, 1970) e de completar palavras (Baddeley, 1989). No entanto, no segundo caso, quando estas pessoas eram perguntadas se tinham visto anteriormente a palavra que acabaram de completar, improvvel que recordassem a experincia especfica de terem visto a palavra (Graf, Mandler & Hadden, 1982, Tulving, Schacter & Stark, 1982).

MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Tarefas para Avaliar a Memria


Tarefas envolvendo Conhecimento Procedural x Tarefas envolvendo Conhecimento Declarativo: Tarefas envolvendo Conhecimento Procedural: quando a pessoa deve lembrar habilidades e comportamentos automticos aprendidos. Ex: (a) mostrar como usar habilidades para montar um quebracabea; (b) mostrar o que se lembra sobre a habilidade para andar de bicicleta ou para verificar o extrato no caixa eletrnico de um banco. Tarefas envolvendo Conhecimento Declarativo: quando a pessoa deve lembrar fatos, eventos, seqncia de fatos e eventos, pessoas, conceitos, idias, etc. Ex: lembrar fatos sobre a histria da geometria.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Tarefas para Avaliar a Memria


Comentrios: Alguns exemplos de memria implcita envolvem o efeito priming de memria, no qual uma experincia recente (dentro de, no mximo, duas horas), com um estmulo, parece facilitar a lembrana subseqente desse estmulo ou o acesso a ele; Um dos insights gerais obtidos pelo estudo de paciente com amnsia focaliza a distino entre memria explcita e a implcita (por exemplo, efeitos de priming). Parece que a capacidade de refletir conscientemente sobre experincias anteriores (tarefa de memria explcita sobre conhecimento declarativo) difere, em alguns aspectos, da capacidade para demonstrar a aprendizagem evocada num modo aparentemente automtico, sem recordao consciente dessa aprendizagem; Embora a distino entre as memrias implcita e explcita seja facilmente observada em amnsicos, tanto estes ltimos como as pessoas normais revelam a presena da memria implcita.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Modelos de Memria
O Primeiro Modelo: Em 1965, Nancy Waugh e Donald Norman propuseram um modelo distinguindo duas estruturas de memrias: Memria primria: nela so mantidas as informaes temporrias comumente em uso. Memria secundria: nela so mantidas permanentemente as informaes ou, no mnimo, por um longo perodo de tempo.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Modelos de Memria
O Modelo Tradicional: Em 1968, Richard Atkinson e Richard Shiffin apresentaram um metfora alternativa que conceituava a memria em termos de trs armazenamentos de memria: armazenamento sensorial, armazenamento de curto prazo e armazenamento de longo prazo. Eles distinguiam as estruturas que denominavam armazenamentos , das informaes armazenadas nas estruturas, s quais denominavam memria . Atualmente os psiclogos cognitivos descrevem usualmente os trs armazenamentos como memria sensorial (MS), memria de curto prazo(MCP) e memria de longo prazo (MLP).
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Modelos de Memria O Modelo tradicional


Memria Sensorial (MS): Capaz de estocar quantidades relativamente limitadas de informao por perodos de tempo muito breves. Repositrio inicial das muitas informaes que, posteriormente ingressam na memria de curto prazo e na memria de longo prazo. Memria de Curto Prazo (MCP): Capaz de armazenar informaes por perodos de tempo um pouco mais longos, mas tambm de capacidade relativamente limitada. Memria de Longo Prazo (MLP): Capaz de estocar informaes durante perodos de tempo muito longos, talvez at indefinidamente.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Modelos de Memria
O Modelo Tradicional
MEMRIA SENSORIAL (MS)

MEMRIA DE CURTO PRAZO (MCP)

MEMRIA DE LONGO PRAZO (MLP)

MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Modelos de Memria O Modelo Tradicional


Comentrio: Para Atkinson e Shiffin os trs armazenamentos no eram estruturas fisiolgicas diferentes. Eles so, na verdade, constructos hipotticos, mas que servem como modelos mentais para compreender-se como um fenmeno psicolgico, tal como a memria, funciona;
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Modelos de Memria
OUTROS MODELOS: Memria de Trabalho: Este modelo postula que uma frao da memria pode considerada como uma parte especializada da MLP. A memria de trabalho mantm apenas a frao ativada mais recentemente de MLP e transfere esses elementos ativados para dentro e para fora da MCP.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Modelos de Memria Outros modelos


Modelo Tradicional Depsito de Mercadorias MS = doca de carga MCP = rea circundante da doca de carga, onde a informao armazenada temporariamente at que seja transferida para o depsito de mercadorias MLP = Depsito de mercadorias Memria de Trabalho Agncia de Produo Multimdia A agncia continuamente gera e manipula imagens e sons. Depois que as imagens, os sons e as outras informaes so armazenadas, ainda esto disponveis para reformatao e reintegrao em novos meios, quando novas demandas e informaes tornam-se acessveis.

MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Modelos de Memria Outros modelos


Estrutura dos nveis de tratamento: Este modelo postula que a memria no compreende qualquer nmero especfico de armazenamentos separados, ao contrrio do modelo tradicional. Aqui quanto mais profundo o nvel de tratamento, mais alta a probabilidade de que um item possa ser recuperado. Modelo dos Sistemas Mltiplos de Memria: Este modelo postula que podem existir sistemas de memria separados para organizar e armazenar a informao com um referencial de tempo caracterstico (memria episdica) em comparao informao que no tem um referencial de tempo especfico (memria semntica).
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Estruturas da Memria
Estruturas da Memria Semntica: A memria semntica trabalha com conceitos idias s quais uma pessoa pode associar vrias caractersticas e com as quais ela pode conectar vrias outras idias; A estrutura da memria semntica no considerada uma estrutura fisiolgica real. Por enquanto, ela uma estrutura hipottica descrita pelos psiclogos cognitivos para descrever uma estrutura cognitiva para organizar conceitos associados, baseada em experincias anteriores; Em 1969, Allan Collins e Ross Quillian publicaram os resultados de seu estudo referencial que sugeria uma estrutura organizada na hierarquia de categorias; Em 1974, Edward Smith, Edward Shoben e Lance Rips propuseram um modelo alternativo baseado na comparao de aspectos semnticos.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Estruturas da Memria:

Processamento Distribudo em Paralelo (PDP) Um Perspectiva Conexionista: De acordo com este modelo, a chave para a representao do conhecimento encontra-se nas conexes entre ns, no em cada n individual; Este modelo harmoniza-se com a noo de memria de trabalho; Muitos psiclogos cognitivos que sustentam essa concepo integrada sugerem que parte da razo pela qual ns, humanos, somos to eficientes no processamento da informao porque podemos manipular muitas operaes ao mesmo tempo; Algumas pesquisas indicam que este modelo explica eficientemente os efeitos de priming, memria procedural e vrios outros fenmenos da memria, porm at agora este modelo no conseguiu fornecer predies e explicaes claras da evocao e da memria de reconhecimento, que ocorrem imediatamente a um nico episdio ou a uma nica exposio informao semntica. MEMRIA E REPRESENTAO DO
CONHECIMENTO

Processos de Memria
Leia o texto abaixo: O procedimento realmente muito simples. Primeiramente, voc organiza os itens em diferentes grupos. Naturalmente, uma coluna pode ser suficiente, dependendo de quanto h para fazer. Se voc tiver de ir a outro lugar; devido falta de recursos, esse o prximo passo; do contrrio, voc est razoavelmente preparado. importante no exagerar as coisas. Isto , melhor fazer pouqussimas coisas ao mesmo tempo de que demais. A curto prazo, isso pode no parecer importante, mas facilmente podem surgir complicaes. Um engano tambm pode ser dispendioso. A princpio, o procedimento total parecer complicado. Logo, entretanto, se transformar apenas em outra faceta da vida. difcil prever algum limite necessidade dessa tarefa no futuro imediato, mas, por outro lado, nada se pode afirmar. Depois de completado o procedimento, organizam-se novamente os elementos em diferentes grupos. Ento, podem ser colocados sem seus devidos lugares. Finalmente, sero usados uma vez mais e o ciclo total ter, ento, de ser repetido. Entretanto, isso faz parte da vida. Tente, agora, evocar cada passo.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Processos de Memria As trs operaes


A codificao refere-se ao modo como uma pessoa transforma a entrada de uma informao fsica e sensorial em uma espcie de representao que pode ser colocada na memria. O armazenamento refere-se maneira como a pessoa mantm a informao codificada na memria. A recuperao refere-se ao modo como a pessoa obtm acesso informao armazenada na memria. Estes processos interagem reciprocamente e so interdependentes. Por exemplo, ao tentar codificar a informao no texto apresentado, voc pode ter achado complicado para codificar, dificultando tambm o armazenamento e a recuperao da informao. Entretanto um rtulo verbal pode facilitar a codificao e, por conseguinte, o armazenamento e a recuperao. A maioria das pessoas aceita melhor o trecho se lhes for dado seu ttulo Lavagem de roupas.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Codificao da Informao
Os pesquisadores mostraram, atravs de estudos, que as pessoas parecem codificar as letras pelo modo como elas soam e no pela maneira como se parecem. Os experimentos mostram a importncia de um cdigo acstico, em vez de um cdigo visual na MCP; Posteriormente tambm foi mostrado que alguma codificao semntica aparecia na MCP; A informao armazenada na MLP parece ser basicamente codificada semanticamente, isto , codificada por meio dos significados das palavras.

MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Armazenamento da Informao Esquecimento da Informao


Segundo a Teoria da Interferncia, o esquecimento ocorre porque uma nova informao interfere na antiga e finalmente a desloca, na MCP; H pelo menos dois tipos de interferncia que aparecem na teoria e na pesquisa psicolgica: a interferncia retroativa (causada pela atividade que ocorre depois que a pessoa aprende alguma coisa, mas antes de ela ser solicitada a evocar essa coisa) e a interferncia proativa (quando o contedo interferente atua antes, no depois da aprendizagem do contedo a ser lembrado); Segundo a Teoria da Deteriorao, a informao esquecida porque desaparece gradualmente, com o passar do tempo, e no porque ela foi deslocada por outra informao.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Armazenamento da Informao Transferncia da Informao


Consolidao: Um mtodo para realizar a transferncia da informao no qual deliberadamente presta-se ateno informao a fim de compreend-la. Faz-se isto integrando os novos dados aos esquemas j existentes da informao armazenada. Muito utilizado na transferncia para a MLP. Repetio: Mtodo atravs do qual feita uma recitao repetida de um item. A repetio pode ser aberta quando a recitao em voz alta e bvia a qualquer pessoa que estiver observando, ou oculta quando a recitao silenciosa e escondida; Herman Ebbinghauss (1885), apoiado mais tarde por Harry Bahrick e Elizabeth Phelps (1987) observaram que as pessoas tendem a lembrar-se da informao por mais tempo quando a adquirem pela prtica distribuda (aprendizagem na qual vrias sesses so espaadas ao longo do tempo) do que na prtica aglomerada (com sesses apinhadas, todas juntas). Quanto maior a distribuio das experincias de aprendizagem ao longo do tempo, mais elas as lembravam durante longos perodos de MEMRIA E REPRESENTAO DO tempo; CONHECIMENTO

Armazenamento da Informao Transferncia da Informao


Arthur Glenberg (1977,1979) estudou o efeito do espaamento e ele e outros associaram este efeito ao processo pelo qual as memrias so consolidadas na MLP. Uma pessoa evocar a informao por mais tempo, em mdia, se distribuir sua aprendizagem do assunto em questo e variar o contexto para codificao, em vez de tentar aglomerar ou apinhar tudo num curto perodo de tempo; De acordo com a hiptese de tempo total, a quantidade de tempo despendido em repetir a matria, sem levar em considerao como esse tempo dividido entre as experincias em qualquer sesso. Porm, h pelo menos duas restries a esta hiptese: (a) o tempo distribudo para a repetio deve realmente ser usado para esse propsito; (b) para alcanar os objetivos, a repetio deve incluir alguns dos vrios de elaborao ou de estratgias mnemnicas que podem melhorar a evocao
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Armazenamento da Informao Transferncia da Informao


Estratgias Mnemnicas Agrupamento Categrico Imagens Interativas Sistema de Palavras Associadas Descrio Organizao de uma lista de itens em um conjunto de categorias. Criao de imagens interativas que associem as palavras isoladas em uma lista. Associao de cada palavra de uma lista memorizada previamente e formao de uma imagem interativa entre ambas. Visualizao de um passeio por uma rea com diferentes pontos de referncia que se conhea bem e, ento, associar esses vrios pontos a itens especficos a serem lembrados. Utilizao de frases ou palavras cujas iniciais representam outras palavras ou conceitos. Formao de frases para lembrar palavras novas. Formao de uma imagem interativa que associe o som e o significado de uma palavra estrangeira ao som e significado de uma palavra familiar.

Mtodo dos Lugares

Acrnimo Acrstico Sistemas de palavras-chave

MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Recuperao da Informao
Diferenas no Processo Metacognitivo: De acordo com estudos realizados por diversos pesquisadores, as crianas mais novas carecem no s do conhecimento de estratgias, mas tambm da tendncia a us-las quando as conhecem; As crianas mais velhas sabem que, para reter a MCP, precisam repeti-las; as crianas mais novas no; As crianas com deficincia mental so muito menos provveis de repetirem espontaneamente do que as de inteligncia normal; Cultura, experincia e demandas ambientais tambm afetam o uso de estratgias para aumentar a memria. Por exemplo, crianas ocidentais utilizam mais as estratgias de repetio, enquanto que aborgenes australianos so mais adeptos s estratgias mnemnicas da localizao espacial e em arranjos de objetos.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Recuperao da Informao
Um problema que surge quando se estuda a memria o de entender porque, s vezes, algumas pessoas tm dificuldade em recuperar a informao; Os psiclogos cognitivos tm freqentemente dificuldades em encontrar um meio para distinguir entre disponibilidade (informao armazenada permanentemente na MLP) e acessibilidade (grau que se tem acesso informao disponvel). O desempenho da memria depende da acessibilidade da informao a ser lembrada.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Recuperao da Informao
Tratamento em paralelo x Tratamento em srie: O tratamento em paralelo refere-se manipulao simultnea de mltiplas operaes; quando aplicados MCP, os itens armazenados seriam recuperados todos juntos, no um de cada vez.
Tempo de resposta

Nmero de itens da lista

MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Recuperao da Informao
O tratamento em srie refere-se a operaes que so feitas uma aps a outra. Neste caso, os itens so recuperados em sucesso, em vez de em conjunto.
Tempo de resposta

Nmero de itens da lista


MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Recuperao da Informao
O processamento seriado da informao possui duas formas de obter-se acesso aos estmulos: (a) Tratamento seriado exaustivo: o sujeito sempre deve checar o dgito-teste contra todos os dgitos na srie positiva, mesmo se um dgito igual for encontrado a meio caminho de toda a lista.
Tempo de resposta

Posio dos smbolos na lista

MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Recuperao da Informao
(b) Tratamento seriado autoterminante ou autodelimitante: nesta situao o sujeito sempre deve verificar o dgito-teste contra todos os dgitos na srie positiva, at o ponto em que ela encontre um dgito igual.
Tempo de resposta

Posio dos itens na lista

MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Processos de Construo da Memria


Frederico Bartlett (1932) reconheceu a necessidade de estudar-se a recuperao da memria para textos associados e no apenas para sries no-relacionadas de dgitos; Ele sugeriu que, nestes casos, as pessoas trazem para uma tarefa de memria seus esquemas j existentes que s vezes levam interferncia ou distoro e, outras vezes, intesificao dos processos de memria; Experimentos tambm mostraram uma grande suscetibilidade das pessoas para a distoro em relatos de testemunho ocular, evidenciando que elas podem facilmente ser levadas a construir uma memria que diferente do que realmente aconteceu; Outros fatores que interferem na eficcia da recuperao da memria so: (a) a existncia de esquemas mais elaborados em especialistas quanto sua rea de atuao, (b) clareza percebida da experincia e seu contexto, (c) a intensidade emocional de uma experincia.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

Referncia Principal:

George de Souza Alves

Outras referncias:

MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

MEMRIA Carlos Drummond de Andrade


Amar o perdido deixa confundido este corao. Nada pode o olvido contra o sem sentido apelo do No. As coisas tangveis tornam-se insensveis palma da mo. Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficaro.
MEMRIA E REPRESENTAO DO CONHECIMENTO

You might also like