You are on page 1of 8

O BRASIL NA ECONOMIA GLOBAL

A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador. Tem apresentado um crescimento consistente e, segundo o banco de investimento Goldman Sachs, deve se tornar a quarta maior do mundo por volta de 2050.

PRINCIPAIS PARCEIROS COMERCIAIS


O Brasil membro de diversas organizaes econmicas, como o Mercosul, a UNASUL, o G8+5, o G20 e o Grupo de Cairns. Tem 60% das exportaes, principalmente de produtos manufaturados e semimanufaturados. Os principais parceiros comerciais do Brasil em 2008 foram: Mercosul e Amrica Latina (25,9% do comrcio), Unio Europeia (23,4%), sia (18,9%), Estados Unidos (14,0%) e outros (17,8%).

PIB DO BRASIL EM 2011


O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetrios), de todos os bens e servios finais, produzidos numa determinada regio (pases, estados ou cidades), durante um perodo determinado (ms, trimestre, ano, etc). O PIB um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econmica de uma regio. O PIB nominal do Brasil de 2,48 trilhes de dlares (4,14 trilhes de reais), fazendo-lhe a sexta maior economia do mundo em 2011, segundo o FMI e o Banco Mundial. a segunda maior do continente americano, atrs apenas dos Estados Unidos.

PRINCIPAIS PRODUTOS DE EXPORTAO DA INDSTRIA E DA AGROPECURIA BRASILEIRA O setor de servios o maior componente do PIB com 66,8%, seguido pelo setor industrial, 29,7% (2007 est). A agricultura representa 3,5% do PIB (2008 est). A fora de trabalho brasileiro estimada em 100,77 milhes, dos quais 10% so ocupados na agricultura, 19% no setor da indstria e 71% no setor de servios.

AGROPECURIA
A atividade da agropecuria pertence ao setor primrio da economia. Apesar de no ser mais a atividade de maior importncia na economia brasileira continua se destacando pela significativa participao em nosso comrcio exterior. O Brasil possui um extenso territrio com relativa variedade de climas, predominantemente quentes, que nos permite o cultivo de quase todos os produtos em larga escala. A pecuria brasileira comeou a ser reconhecida como de boa qualidade. Os principais rebanhos brasileiros so os de bovinos, sunos, ovinos e caprinos. Analistas indicam que o Brasil deve se tornar o maior fornecedor internacional nos prximos dez a quinze anos.

A Indstria
O Brasil tem o segundo maior parque industrial na Amrica. Contabilizando 28,5% do PIB do pas, as diversas indstrias brasileiras variam de automveis, ao e petroqumicos at computadores, aeronaves e bens de consumo durveis. Possui tambm um diversificado e relativamente sofisticado setor de servios. Durante a dcada de 1990, o setor bancrio representou 16% do PIB. As reservas de recursos minerais so extensas. Grandes reservas de ferro e mangans, so importantes fontes de matrias-primas industriais e receitas de exportao. O Brasil possui extensas reservas de terras raras, minerais essenciais indstria de alta tecnologia. De acordo com a Associao Mundial do Ao, o Brasil foi o nono maior produtor de ao no mundo em 2009, tendo estado sempre entre os dez primeiros nos ltimos anos.

Equipe
ALEXANDRA NOBRE ALLEX DE LIMA BRBARA CARDOSO CLUDIO VICTOR CRISTIANE DA SILVA DAVID ONOFRE EDILENA BEATRIZ GSSICA NEVES IONI CARDOSO KRIX DE AGUIAR LUCAS MATHEUS MAIKON DOUGLAS PEDRO SILVA SAMUEL ROBERT WESLEY DE OLIVEIRA N 01 N 02 N 05 N 07 N 10 N 12 N 14 N 17 N 18 N 22 N 26 N 28 N 32 N 37 N 42

You might also like