You are on page 1of 23

REGIMES TOTALITRIOS DE EXTREMA DIREITA

TOTALITARISMO Estado ditatorial AUTORITARISMO Poder centralizado na autoridade mxima ANTILIBERAL e ANTIDEMOCRTICO Partido nico ANTICOMUNISTA, ANTIBOLCHEVISTA Supresso sindical ESTADO CORPORATIVISTA Organizado em corporaes de ofcio MILITARISMO Treinamento de tropas e desenvolvimento da indstria blica EXPANSIONISMO Conquista de territrios BELIGERANTE Estado de guerra NACIONALISMO Os interesses da nao acima do interesse individual. XENOFOBIA Averso aos estrangeiros

FASCISMO ITALIANO
ORIGEM DA PALAVRA FASCISMO
fFascio

FEIXE

A palavra fascismo vem do italiano "fascio", que significa "feixe". Mussolini a usou pela primeira vez em 1919. A origem do termo a palavra em latim "fasces", nome de um machado cercado por hastes de madeira, smbolo de unidade e de poder justo na Roma antiga. H quem diga que os "fasces" incorporam a essncia do fascismo: as pessoas so as hastes de madeira, amarradas ao Estado para formar uma unidade poderosa. O Estado o machado, que tem o poder de criar, de impor e de destruir.

1919

Benito Mussolini , antigo militante de esquerda que rompera com o socialismo, fundou o Fascio di Combattimento, embrio do Partido Nacional Fascista. Mussolini prometia acabar com a luta de classes, implantar um governo forte, destinado a afastar o perigo de uma revoluo socialista e transformar a Itlia numa grande potncia. Os fascistas organizavam-se em milcias armadas, uniformizadas com camisas negras e treinadas com o uso da violncia. CAMISAS NEGRAS (fascistas) ESQUERDAS (socialistas, comunistas...)

1921 1922

Foi fundado o Partido Comunista, a partir de uma dissidncia do Partido Socialista. Marcha sobre Roma (50 mil camisas negras). Demonstrao de fora. Vitor Emanuel III, entrega a cheia do governo a Mussolini como primeiro ministro. Mussolini torna-se Duce (guia).

Convocou eleies, que deram 65% dos votos ao Partido Fascista, graas s fraudes e violncia.

Mussolini no Poder

Consolidou a ditadura do Partido Fascista.


Prises de lderes sindicais, socialistas e democratas; sequestro e morte de opositores do regime. Censura imprensa. Demisso em massa de funcionrios pblicos suspeitos de no simpatizarem com o grupo dominante. Proibio das greves Extino de todos os outros partidos polticos. Promove a interveno do Estado na economia (obras pblicas para gerao de empregos).

Em 1929 firmou com a Igreja Catlica o Tratado de Latro.

ADOLF HITLER

Adolf Hitler foi cabo do exrcito na Primeira Guerra Mundial


1919 - Fundao do Partido Trabalhista Alemo 1919 Hitler mudou o nome do partido para Partido NacionalSocialista dos Trabalhadores Alemes Dentro deste contexto surge e cresce rapidamente o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemes Nazi (abreviado do alemo Nationalsozialist) O smbolo do partido era a sustica (ou cruz gamada) Em 1923 Hitler tentou um golpe de Estado a partir de Munique

Foi preso e na cadeia escreveu o livro Mein kampf (Minha Luta).

SUSTICA

Ditadura fascista de Antnio de Oliveira Salazar em Portugal

No incio do sculo XX, Portugal sofreu uma reforma poltica que instituiu um governo de carter republicano. A nova forma de organizao do cenrio poltico no foi capaz de resistir a todos os problemas sofridos no continente europeu com a Primeira Guerra e a crise de 1929. A situao calamitosa da populao trabalhadora acabou instaurando um cenrio politicamente instvel aproveitado pelos militares, que realizaram um golpe de Estado em 1926.

Inspirado em ideias de extrema direita, o governo ditatorial impunha suas aes e realizava franca oposio os movimentos socialista e comunista do pas. Esse processo de ciso poltica alcanou seu auge quando o general Antonio Carmona assumiu o poder do governo lusitano. Fortemente influenciado pelo iderio nazi-fascista, elaborou a constituio de um Estado forte aclamado pelas elites nacionais.

Ao ocupar o cargo de primeiro-ministro em Portugal, Carmona convocou Antnio de Oliveira Salazar para que ocupasse a pasta do Ministrio da Fazenda. Durante o tempo em que ocupou a funo, Salazar promoveu um conjunto de aes econmicas que favorecia diretamente a grande burguesia lusitana. O apoio concedido a esse setor acabou por conduzi-lo ao governo portugus em 1932.

Na condio de chefe de governo, Antonio Salazar imps uma nova carta constitucional com traos explicitamente inspirados nos ditames do fascismo italiano. O novo documento estabeleceu a censura dos meios de comunicao, a proibio dos movimentos grevistas e a criao de um sistema poltico unipartidrio. A partir de ento, se instalava uma das mais duradouras ditaduras criadas na Europa.

Somente com a morte de Salazar, acontecida em 1970, um movimento revolucionrio de carter liberal tomou conta do cenrio portugus. Em 1974, o movimento de transformao poltica atingiu seu auge com a deflagrao da chamada Revoluo dos Cravos. Somente aps esse episdio, Portugal conseguiu dar fim a um dos mais trgicos momentos de sua histria.

You might also like