You are on page 1of 21

Psicologia e Direito Criminal - algumas demandas jurdicas

Fase de investigao: no inqurito policial. - Delegacia de Polcia; IML; Instituto de criminalstica, Consultoria tcnica, etc. Fase processual: processo judicial. - Poder Judicirio; Ministrio Pblico; Defensoria Pblica; IML, Consultoria tcnica, etc. Fase de execuo penal: execuo da sentena. - Sistema penal; IML; Consultoria tcnica, etc.

O psiclogo criminal atende, avalia e faz percia de tipos comuns de criminosos, mas trabalha principalmente com homicidas, criminosos sexuais, psicopatas e serial killer. Na maioria das demandas jurdicas, o psiclogo criminal realiza percia.

Histria - iter criminis - modus operandi; Pode ser um fato isolado na vida do agente;

Estrutura de personalidade;
Acompanhar a execuo da sentena; Necessidade de psicoterapia; Progresso de medida.

So crimes pseudo-sexuais o sexo no o mais importante e sim o poder.


- Pedfilo geralmente a vtima criana conhecida. - Estuprador geralmente a vtima mulher desconhecida.

Histria - iter criminis - modus operandi; Regra geral - no um fato isolado na vida do agente;

Estrutura de personalidade;
Acompanhar a execuo da sentena; Tratamento indicado ( ? ) Progresso de medida.

Philippe Pinel psiquiatra francs 1801 loucura sem delrio.


J. C. Pritchard - psiquiatra 1835 loucura moral. Emil Kraepelin - psiquiatra alemo 1903 personalidade psicoptica personalidade perversa, mas no desvinculada da realidade.

Schneider psiquiatra - 1923 o psicopata deficiente quanto afetividade.


Herbert Cleckey psiquiatra - 1941 Livro: A mscara da sanidade - investigao moderna sobre psicopatia define conceito e critrios.

Robert Hare psiclogo canadense maior autoridade em psicopatia no mundo atual.


-Os psicopatas so predadores intra-espcie, que usam charme, manipulao, intimidao e violncia para controlar os outros e para satisfazer suas prprias necessidades. Em sua falta de confiana e de sentimentos pelos outros, eles tomam friamente aquilo que querem, violando normas sociais sem o menor senso de culpa ou arrependimento.

- Escala Hare PCL-R - Teste psicolgico para avaliar psicopata.

Sidney Shine psiclogo jurdico brasileiro PMK, Rorschach e TAT - testes que auxiliam no diagnstico do psicopata. A psicopatia uma patologia grave, para a qual ainda no existe tratamento e cura.
Vicente Garrido psiclogo jurdico espanhol O psicopata sedutor, manipulador, egocntrico, mentiroso, cruel, no sente culpa, no tem empatia e impulsivo.

O psicopata no sofre de transtorno mental.


Sempre aperfeioa o seu modus operandi.

A patologia do psicopata no emocional e sim afetiva.


Trs sintomas bsicos caracterizam a psicopatia: - Violao de normas e regras; - Ausncia de culpa; - Ausncia de afeto.

O psicopata busca constantemente seu prprio prazer - quando mata, tem como objetivo final humilhar a vtima para reafirmar sua autoridade e realizar sua auto-estima. Para ele o crime secundrio e o que interessa, de fato, o desejo de dominar, de sentir-se superior.
Nem todo psicopata mata ele pode cometer crimes leves ou ser mentiroso ou trambiqueiro.

semi-imputvel tem conscincia dos seus atos, mas no consegue se auto-determinar. No Brasil, o psicopata vai para penitenciria comum, mas segundo os grandes estudiosos e pesquisadores do assunto, deveria ir para o manicmio judicirio, pelo alto grau de periculosidade que apresenta devido a sua estrutura de personalidade.

Conceito surgido na dcada de 70 Robert Ressler agente do FBI.


o indivduo que comete homicdios em srie, com um intervalo de tempo entre eles, elegendo cuidadosamente as vtimas, as quais tm sempre o mesmo perfil apresenta o mesmo modus operandi. Peter Vronsky o transtorno mental no representa a realidade mental de 95% dos serial killers. Nem todo psicopata um serial killer, mas todo serial killer um psicopata.

O serial killer utiliza armas brancas, estrangula ou golpeia, e quase nunca usa arma de fogo - seus crimes obedecem a um ritual.

Quando crianas torturavam e matavam animais.


Assassino Serial psictico atua em conseqncia de seus delrios e sem crtica do que est fazendo, enquanto o tipo psicopata atua de acordo com sua crueldade e maldade

uma tcnica pericial surgida nos EUA na dcada de 50, utilizada nos casos onde h dvida sobre as circunstncias da morte. Theodore Curphey mdico legista Los Angeles USA idia da tcnica. Foi elaborada e desenvolvida por: Edwin Shneidman; Norman Farberow; Rob Litman em 1958 propuseram o nome de autpsia psicolgica.

Trata-se de uma reconstruo do perfil psicolgico da pessoa falecida e do seu estado mental antes do fato ocorrido. um processo INDIRETO de avaliao da personalidade: reconstruo de sentimentos; afetos; relacionamentos (familiares, afetivos, sociais e profissionais); dificuldades; conflitos; processo judicial (se houver), etc.
uma estratgia complexa que exige qualificada experincia clnica.

Esclarecimento Suicdio, homicdio ou acidente? Esclarece se a vtima provocou a sua morte. Diminui o risco de acusaes injustas contra outras pessoas.

um meio complementar de diagnstico.

Trabalho realizado em equipe: Policiais Mdicos legistas Psiclogo criminal.

A cena da morte emite sinais que precisam ser interpretados. A autpsia psicolgica, na maioria dos casos, utilizada em situaes de suicdio.

O suicdio um problema srio, de sade pblica est entre as 10 causas mais freqente de morte no mundo. Fatores de risco de suicdio: Perfil de personalidade; Estilo de vida; reas de motivao e prazer; reas de conflito psicolgico; Sinais de aviso pr-suicida; Estado pr-suicida.

Dinmica metodolgica: Avaliao da vida da pessoa falecida ltimos 12 meses, especialmente a ltima semana que precedeu a morte. Anlise documental: dirio; cartas; e-mails; telefonemas; documentos pessoais,etc. Entrevista estruturada de familiares, amigos e pessoas conhecidas; Caracterizao do caso; Discusso coletiva;

Concluso.

Aplicao da autpsia psicolgica:

Na Criminalstica: elucidao da morte por homicdio, suicdio ou acidente.

Na Criminologia: perfil scio-psicolgico da vtima; abordagem integral do crime; estratgias de preveno criminolgica; papel da vtima na dinmica do crime.
No Direito Penal: tipificao de homicdio simples ou qualificado, homicdio doloso e culposo, etc. No Direito Civil: estabelecer retrospectivamente a capacidade civil de uma pessoa falecida; administrar bens; firmar documentos legais (casamento, testamento, etc.)

GARRIDO, V. O Psicopata um camaleo na sociedade atual. Traduo: Juliana Teixeira. So Paulo: Edies Paulinas, 2005.
HARE, R. Pschycopath and antisocial personality disorder, 1996. S, A. A. de . Criminologia Clnica e 2007 Psicologia Criminal. Editora RT,

SHINE, S. K. Psicopatia. So Paulo: Casa do Psiclogo, 3a. Ed., 2005. VRONSKY, P. Serial Killer: the method and madness of monsters. New York: Berkley Books, 2004. WERLANG, B. S. G e BOTEGA, N. J. Comportamento Suicida. Porto Alegre: Artmed, 2004. WERLANG, B. S. G. Avaliao retrospectiva: autpsia psicolgica para casos de suicdio. In: CUNHA, J. A. Psicodiagnstico Vol. 5. Porto Alegre: Artmed, 2000.

You might also like