You are on page 1of 43

ritmo das manobras de massagem

Ritmo das manobras de massagem

muito importante em cada massagem; A velocidade com que feita a manobra; A regularidade; muito importante sabermos que as vrias tcnicas e manobras de massagem podem ser aplicadas com diferentes ritmos e velocidades o que faz com que elas possam ter efeitos no paciente diferentes, consoante o ritmo e a velocidade aplicadas.

Indicaes gerais da massagem


Aliviar

ou acalmar a dor; Provocar ou favorecer o relaxamento de um musculo contrado; Melhorar a circulao; Reduzir os edemas; Libertar aderncias; a celulite;

Contra indicaes da massagem

Todas as doenas em que o efeito mecnico pode produzir um grave acidente, como ulcera gastroduodenal, flebites, fracturas no consolidadas, cardiopatias em evoluo, tromboses, linfangite; Doenas agudas ou sub agudas; Afeces tumorais, tanto malignas como benignas; Doenas de pele: feridas acne;

continuao
Gravidez;

Inflamaes

na cavidade abdominal; Estados febris; Litiases de toda a ordem;

Manobras e tcnicas de massagem


Deslizamento

ou effleurage Petrissage (amassamentos) Tapottement (percusso) Frico Presso intermitente Rolamento de pele (rolito) vibrao

Deslizamento
Tocar

de leve a mais natural e instintiva A massagem deve sempre comear com deslizamento ser intercalada com deslizamento e finalizar com deslizamento O ritmo sempre lento Podem-se utilizar as duas mos em simultneo ou alternado.

Deslizamento

Deslizamento
Deslizamento

superficial e deslizamento

profundo.

Deslizamento superficial

comparvel a carcias utilizado no inicio da massagem e no final Consoante a zona a massajar utiliza-se geralmente toda a face palmar da mo e dedos

Deslizamento superficial
As

mos devem moldar-se regio a tratar de modo a que a presso exercida nos diferentes pontos seja uniforme O ritmo a velocidade desta tcnica devem ser constantes para assegurar o relaxamento.

Efeitos
Hipermia,

aumento da circulao nos

capilares; Diminuio da excitabilidade das terminaes nervosas: aco sedativa e relaxante; Relaxamento muscular por intermdio de uma resposta reflexa.

Deslizamento profundo
No

significa que tem de se usar fora; Os movimentos devem ser rtmicos e a velocidade deve ser lenta; Deve ser realizado at que o paciente diga que no suporta mais a dor; As mos nunca devem perder o contacto com a regio a ser tratada, sendo o retorno feito sem presso.

Efeitos
Relaxamento

muscular; Aumento da circulao venosa e linftica; Facilitao da circulao de retorno.

Manobras de execuo
Duas

mos totalmente assentes; Mo aps mo; Ns dos dedos; Regio tenar e hipotenar; Polegares; Mos em circulos.

Petrissage (amassamentos)

mais profunda que a tcnica anterior; Pode ser feita com uma ou com ambas as mos; O movimento de toro; Na zona da coluna cervical, praticada rapidamente, em certos pacientes, pode provocar mau estar.

Manobras de execuo
Transversal;

Paralela,
Longitudinal; Crculos; Dedos; Regio

tenar e hipotenar.

continuao
Amassamento.

efeitos
Favorece

a circulao venosa e linftica; Liberta aderncias entre os diferentes planos dos tecidos; Tem aco sedativa ou tonificante conforme a rapidez com que usada, se lenta sedativa, se rpida estimulante; Relaxamento dos tecidos;

continuao
Eliminao

de resduos; Aumento do poder contrctil muscular;

tapottement
Significa:

pancadinhas leves; So uma srie de contactos breves, rapidamente aplicados por uma mo ou por ambas as mos em movimentos alternados, pelas quais se quer influenciar a pele, msculos e nervos. importante para pacientes com problemas respiratrios;

continuao
No

muito importante para a reabilitao de outras leses; No deve nunca ser aplicada em regies sseas ou na cabea com excepo de paciente que contenham sinusite.

efeitos
Activa

a circulao arterial favorecendo a nutrio dos tecidos; Aumenta a excitabilidade das terminaes nervosas quando se faz com pouca durao; Desenvolve a contractilidade muscular;

continuao
Diminui

a excitabilidade das terminaes nervosas quando aplicada durante muito tempo; Tem uma aco distncia quando usada em sesses de drenagem, para ajudar a descolar e a expulsar as secrees brnquicas.

Manobras de execuo
Com

o punho; Mo em concha; Mo formando vcuo; Lado cubital e dedos abertos; Entalhamento; Com os dedos.

Frico
Na

frico no existe deslizamento; A lubrificao deve ser mnima; O sentido das manobras pode ser circular, linear e de vai e vem (massagem profunda de Cyriax); O ritmo, a intensidade e a durao da aplicao esto dependentes da situao em que so aplicadas.

efeitos
Distender

e mobilizar os tecidos para libertar aderncias; Desfazer endurecimentos; Descolar; Investigar; Lutar contra o espasmo muscular, retraco muscular ou tendinosa;

continuao
Mobilizar

e eliminar as produes patolgicas; Auxiliar a absoro esttica profunda sobre pontos de presso para produzir efeitos reflexos;

Manobras de execuo
Ponta

dos dedos; Ponta do dedo indicador reforado com a ponta do dedo mdio; Regio tenar e hipotenar; Mo sobre mo; Ns dos dedos; N do polegar e polpa dos 4 dedos.

Presso intermitente
O

movimento de presso; O musculo pressionado sobre a camada adjacente.

efeitos
Favorece

a circulao venosa e linftica; Promove a reabsoro de produtos patolgicos; Estimula o trabalho dos intestinos. H pacientes com problemas de sade, que s toleram esta tcnica. No caso de hipersensibilidade, deve-se comear o tratamento por esta tcnica.

Manobras de execuo
As

duas mo devem ser colocadas de modo a que no exista nenhum espao entre elas; Mo sobre mo; Com a ponta dos dedos; costas dos dedos; Traco / aproximao (usada a nvel das articulaes).

Rolamento da pele (rolito)


Utiliza-se

para estimulao perifrica;

Manobras de execuo
Agarra-se

um pouco de pele entre as pontas dos dedos indicadores e polegares e rola-se sobre si prpria.

vibrao

executado um movimento vibratrio nos msculos e rgos; tambm uma tcnica muito cansativa para o massagista, por isso deve ser utilizado um vibromassajador.

efeitos
Transmite

vibraes aos rgos internos, Atenua o peristaltismo exagerado, Liquefaz a expectorao.

MANOBRAS DE EXECUO
Coloca-se

a mo ou os dedos em posio vertical e executa-se a vibrao, das seguintes formas: Uma mo; Base da mo; Mo sobre mo; Polpa dos dedos.

vibromassajador
Existem

trs tipos de frequncias utilizadas nos vibromassajadores: baixa, mdia e elevada. Quando se utiliza esta tcnica como complemento de uma massagem geral 4 ou 5 minutos seram suficientes, pois se prolongarem o tempo ou colocarem a frequncia errada, pode provocar uma sensao de cansao.

Contra indicaes
Em

zonas de inflamao aguda; Sempre que existam ferimentos ou leses cutneas; Em caso de trombose, tromboflebite ou alteraes da coagulao e sempre que haja risco de hemorragia; Linfangite; Febre;

continuao
Abcesso

pulmonar, tuberculose pulmonar, tumores pulmonares; sobre fracturas no consolidadas; Sobre processos infecciosos; Sobre rupturas ou leses musculares.

HIDROMASSAGEM

uma forma teraputica de utilizao da gua, que baseia os seus benefcios na aco dinmica e trmica que a gua, sob presso ou em movimento, exerce sobre a pele e os tecidos. A temperatura especifica deve ser entre os 35 e os 37C.

Hidromassagem
Benefcios

da hidromassagem: Tonificao da pele; Descontraco nervosa; Relaxamento muscular e estimulao do sistema circulatrio; Atenua dores nas articulaes; Reduz os efeitos de stress.

Tcnica para a massagem local


O

inicio do tratamento feito sempre com deslizamento, deve se ir alternando a tcnica de deslizamento com outras tcnicas de massagem, durante o tratamento, tendo em conta a condio patolgica dos tecidos, o efeito desejado e o resultado desejado no final da massagem. A posio do paciente deve ser mudada o menos possvel.

You might also like