You are on page 1of 53

PRINCIPAIS AFECES CARDIACAS

ACADMICOS Anderson Pereira & Neidna Rassa

O corao um msculo com papel de bomba vital, j que assegura oxigenao dos diferentes rgos e tecidos do corpo.

EPIDEMIOLOGIA As doenas cardiovasculares prevalecem como a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo e representam a principal causa de mortalidade e incapacidade no Brasil e no mundo. Estima-se, para 2020, que esse nmero possa se elevar a valores entre 35 e 40 milhes.

FATORES DE RISCO

ANGINA
uma sndrome clnica caracterizada por episdios de dor ou presso na regio anterior no trax. Causada por doena aterosclertica. Esforo fsico; Estresse; Exposio ao frio; Ingerir comidas pesadas.

SINTOMAS
Dor ou desconforto mal localizado e pode irradiar-se para o pescoo, mandbula, ombros e face internas dos braos, em geral no brao esquerdo. Sensao de fraqueza e dormncia dos braos, punhos e mos, falta de ar, palidez, sudorese, tontura, nuseas e vmitos.

TIPOS DE ANGINA
Estvel: ocorre sob esforo e melhora ao repouso; Instvel: acontecem com maior frequncia e duram mais tempo, dor pode ocorrer ao repouso; Intratvel ou Refratria: dor intensa; Variante: dor em repouso; Isquemia variante: alteraes no ECG porm sem sintomas.

TRATAMENTO
Objetivos: diminuir a demanda de oxignio do miocrdio e aumentar o aporte oxignio. Com terapia farmacologia (nitroglicerina) e controle dos fatores de risco.

ATEROSCLEROE
o acmulo anormal de substncias (lipdeos, gorduras ou tecido fibroso) no revestimento das paredes vasculares.

Criam bloqueios e estreitam os vasos coronrios de uma maneira que reduz o fluxo sanguneo para o miocrdio.

SINTOMAS
A Aterosclerose produz sintomas e complicaes (angina e isquemia) de acordo com a localizao e grau de estreitamento do vaso, formao de trombo e obstruo do fluxo sanguneo para o miocrdio.

TRATAMENTO
Controle dos fatores de risco modificveis. Hiperlipidemia Tabagismo Hipertenso Diabetes Obesidade Medicamentos: controle do colesterol

IAM
a necrose da clula miocrdica resultante da oferta inadequada de oxignio ao msculo cardaco .

IAM
Em um IAM, uma rea do miocrdio destruda de maneira permanente. causado pelo fluxo sanguneo reduzido em uma artria coronria devido ruptura de uma placa aterosclertica e a subsequente ocluso da artria por um trombo.

SINTOMAS
Dor torcica sbita e continua; Falta de ar, indigesto, nuseas e ansiedade; Pele fria, plida e mida; Aumento da frequncia cardaca e respiratria; Sinais e sintomas similares angina instvel.

TRATAMENTO
Minimizar o comprometimento miocrdico, preservar a funo cardaca e prevenir as complicaes. Com o uso de emergncia de medicamentos, administrao de oxignio e repouso. Intervenes cirrgicas (angioplastia).

INSUFICINCIA CARDACA
Consiste na incapacidade do corao para bombear sangue suficiente para atender as necessidades teciduais de oxignio e nutrientes. A insuficincia cardaca um diagnstico progressivo permanente, que tratado com alteraes no estilo de vida e medicamentos.

CLASSIFICAO
Classificao da insuficincia cardaca baseada em sintomas: Classe I - ausncia de sintomas (dispnia) durante atividades cotidianas. A limitao para esforos semelhante esperada em indivduos normais; Classe II - sintomas desencadeados por atividades cotidianas;

CLASSIFICAO
Classe III - sintomas desencadeados em atividades menos intensas que as cotidianas ou pequenos esforos; Classe IV - sintomas em repouso.

CLASSIFICAO
Classificao da insuficincia cardaca baseada na progresso da doena:
Estgio A - Inclui pacientes sob risco de desenvolver insuficincia cardaca, mas ainda sem doena estrutural perceptvel e sem sintomas atribuveis insuficincia cardaca. Estgio B - Pacientes que adquiriram leso estrutural cardaca, mas ainda sem sintomas atribuveis insuficincia cardaca.

CLASSIFICAO
Estgio C - Pacientes com leso estrutural cardaca e sintomas atuais ou pregressos de insuficincia cardaca. Estgio D - Pacientes com sintomas refratrios ao tratamento

SINTOMAS
A insuficincia cardaca esquerda causa manifestaes diferentes da direita. A IC esquerda ocorre quando o ventrculo esquerdo no pode bombear efetivamente o sangue do ventrculo para a aorta e circulao sistmica.

IC ESQUERDA
Confuso, dificuldade de concentrao, cefalia, insnia e ansiedade

Dispnia, ortopnia, Dispnia paroxstica noturna, tosse seca,

Cardiomegalia, taquicardia, Pulso alternante, arritmias

Fadiga, astenia

Oligria Nictria

Porto 4 Ed. 2001 Harrison - 15 Ed. 2002

SINTOMAS
A IC direita ocorre quando o lado direito do corao no pode ejetar sangue e no pode acomodar a totalidade de sangue que normalmente retorna para ele da circulao venosa.

IC DIREITA
Confuso, dificuldade de concentrao, cefalia, insnia e ansiedade Estase jugular

Cardiomegalia, taquicardia, Pulso alternante, arritmias

Hepatomegalia, esplenomegalia, anorexia, ascite,fraqueza e ganho de peso.

Edema em MMII Cianose Fadiga, astenia Nictria

Porto 4 Ed. 2001 Harrison - 15 Ed. 2002

TRATAMENTO
Aliviar os sintomas do paciente, melhorar o estado funcional e a qualidade de dia e estender a sobrevida. Atravs de: Terapia medicamentosa; Terapia Nutricional (pobre em sdio).

INTERVENES

MONITORIZAO HEMODINMICA
(Estudo dos movimentos e presses da circulao sangunea atravs da observao metdica de parmetros clnico-laboratoriais)

INVASIVA

NO - INVASIVA

INTERVENO CIRRGICA

MONITORIZAO NO-INVASIVA Mdulo de Eletrocardiograma (ECG)


o registro da atividade eltrica do corao a partir da superfcie do corpo durante as fases de contrao (despolarizao) e repouso (polarizao); Tem vrias aplicaes valiosas e fundamental para identificar arritmias e para diagnosticar um IAM; o exame diagnstico no invasivo mais utilizado na prtica clnica, de rpida e fcil operacionalizao; baixo custo; Componentes bsicos: sistema de apresentao osciloscpica; cabo de monitorao e eletrodos

Consideraes eletrofisolgicas
Um ciclo cardaco consiste na combinao dos perodos de despolarizao (estimulao) e repolarizao (repouso) dos trios e ventrculos. Formao do impulso eltrico: Nodo SA Nodo AV + Feixe de Hiss Fibras de Purkinje Toda atividade eltrica do corao representada no ECG pela onda T, complexo QRS e onda T - Ciclo cardaco

Despolarizao Atrial
A onda que se inicia no nodo S-A e se espalha para os dois trios; Logo, a despolarizao de ambos os trios representada pela onda P no ECG; Normalmente a primeira deflexo eletrocardiogrfica de cada ciclo cardaco. Caractersticas: Tamanho normal: Altura: 2,5 mm; comprimento: 3,0 mm. Durao : 0,06 a 0,09 seg em crianas e 0,08 a 0,11 seg em adultos

O Segmento P- R
Seguindo a despolarizao atrial, o impulso eltrico propaga-se para o nodo A-V, feixe de His e ramos Seguimento P-R; No ECG o seguimento P-R uma linha plana.

O Intervalo P-R
Inclui a onda P e o seguimento P-R; Representa o tempo de transmisso do impulso eltrico dos trios para os ventrculos;

Despolarizao Ventricular
A despolarizao de ambos os ventrculos refletida no complexo QRS; A onda R a deflexo positiva; e as ondas Q e S so deflexes negativas Durao : de 0,05 seg at 0,11 seg

Repolarizao Ventricular (Segmento S-T)


Estende-se do final do segmento QRS at o comeo da onda T; Representa a fase precoce da repolarizao de ambos os ventrculos; normalmente isoeltrico

Repolarizao ventricular (Onda T)


A repolarizao de ambos os ventrculos acontece na onda T; A repolarizao atrial no , usualmente, visvel no ECG devido ao seu pequeno tamanho e porque coincide com o Complexo QRS.

ELETROCARDIOGRAMA NORMAL

Infarto Agudo do Miocrdio

A onda Q a manifestao

eletrocardiogrfica do IAM;

A elevao do seguimento S-T conhecido como corrente de leso ou curva monofsica de leso;
As ondas T invertidas so frequentemente observadas no infarto do miocrdio, significando isquemia.

Monitorizao Invasiva Presso Venosa Central - PVC


A PVC ou presso do trio direito refere-se pr-carga do VD, ou seja, a capacidade de enchimento do ventrculo direito no final da distole. O principal propsito da PVC mensurar a presso diastlica final do VD. A PVC pode orientar o manuseio hemodinmico global do paciente.

Monitorizao Invasiva Presso Venosa Central - PVC


A PVC usualmente obtida atravs de um cateter localizado na veia cava superior. As principais veias utilizadas para a monitorizao da PVC so: Braquial, jugular, subclvia e femoral. A presso pode ser monitorizada continuamente atravs de um transdutor eletrnico ou de forma intermitente com um equipo especfico em coluna de gua.

Presso Venosa Central - PVC

Os valores mdios normais da PVC variam de: 3-6mmHg: transdutor eletrnico 6-10cm H2O: rgua

FATORES QUE INTERFEREM NA PVC


Em relao ao paciente: mudana de posio no leito;
movimentao excessiva; pacientes conectados a respiradores mecnicos Em relao ao cateter e os sistemas de posio: mau posicionamento da ponta do cateter, cogulo, cateteres excessivamente finos, presena de bolhas de ar no sistema Em relao ao sistema de mensurao: zero de referncia mal posicionado, zero eltrico inadequado; falta de calibrao.

INTERVENO CIRRGICA
A interveno cirrgica cardaca exerce um papel cada vez mais importante no tratamento de pacientes com complicaes; A cirurgia cardaca um procedimento de alta complexidade e que necessita de que o paciente esteja em condies clnicas aceitveis, de uma equipe multidisciplinar treinada e com experincia e de um hospital com instalaes e equipamentos adequados. Indicaes para cirurgia: as cardiopatias congnitas, as valvulares, as doenas da aorta, transplante cardaco e doenas coronrias graves sem indicao de angioplastia.

INTERVENO CIRRGICA
Na UTI ser recebido pelo mdico plantonista, permanecendo em torno de 48 horas em cuidados intensivos, com monitorizao de todos os parmetros como presso arterial, frequncia cardaca, temperatura, frequncia e padro respiratrio, diurese e dbito dos drenos; avaliao clnica contnua, fisioterapia respiratria e cuidados de enfermagem. Aps estabilizao do quadro, sero retirados drenos, cateteres e fio de marcapasso, o paciente receber alta da UTI para o apartamento, permanecendo ao lado dos familiares e iniciando o perodo de reabilitao com caminhadas e exerccios respiratrios

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Monitorar o estado cardiovascular: PA 15/15 min at estabilizao; Auscultar batimentos e ritmo cardaco; Monitorar a PVC; Avaliar pulsos; Monitorar ECG; medir dbito urinrio;

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Avaliar mucosas; Leitos ungueais e membros; Avaliar pele (T e colorao); Monitorar gasometria; Administrar medicaes conforme prescrio; Manter equilbrio de lquidos e eletrlitos (debito urinrio, drenagem torcica);

You might also like