You are on page 1of 14

Jogos Geogrficos

Grupo 1

Questo 1 -Formao dos continentes, terremotos e formao de cordilheiras (Himalaia, Andes) esto relacionados a:

a) choques entre oceanos b) choque entre as placas tectnicas c) foras gravitacionais por causa da lua

d) infiltrao de gua do oceano no magma

Questo 2- O mapa mostra a intensidade do processo de favelizao no municpio do Rio de Janeiro, ao longo da dcada de 1990.

O crescimento da populao nessas comunidades e a distribuio das mesmas no espao urbano podem ser explicados, respectivamente, por: a) estagnao dos nveis de escolaridade e oferta igualitria dos servios pblicos b) reduo do valor dos salrios e concentrao espacial das atividades tecnolgicas c) segregao de parte da classe trabalhadora e acesso desigual rede de transporte d) desacelerao dos fluxos migratrios e crescimento acentuado da especulao fundiria

Questo 3- Os pases menos desenvolvidos tanto os semiperifricos quanto os perifricos ocupam, no cenrio internacional, posio diferente da que mantiveram durante o perodo da Guerra Fria. Considerando-se os aspectos que justificam essa posio atual, INCORRETO afirmar que:

A) as pautas de exportao mais diversificadas dos pases semiperifricos se diferenciam do padro anterior, caracterizado pelo fluxo de matriasprimas de reas pobres para os pases ricos e pelo de produtos industriais no sentido contrrio. B) o crescimento da demanda de matria-prima e de fontes de energia em algumas dessas economias tem no s valorizado o consumo interno das reservas nacionais, mas tambm provocado a elevao do preo desses itens no mercado internacional. C) o desenvolvimento de tecnologias de uso blico inclusive nuclear , antes de domnio exclusivo de pases desenvolvidos, transformou alguns pases perifricos em desestabilizadores da segurana mundial. D) os projetos de desenvolvimento econmico e social, financiados por organismos como o FMI e o Banco Mundial, tm contribudo para reduzir a interdependncia que, ao longo do sculo XX, se estabeleceu entre pases centrais e semiperifricos.

Questo 4- As afirmaes a seguir apontam algumas tendncias da nova lgica de localizao industrial.

I. Distribuio dos estabelecimentos industriais das empresas em diferentes localidades de tradio manufatureira. II. Separao territorial entre processo produtivo e gerenciamento empresarial com a reintegrao de ambos por intermdio de redes informacionais. III. Desconcentrao da atividade industrial e emergncia de novos espaos industriais, estruturando redes globalizadas. IV Concentrao territorial da indstria dependente de fontes de energia e matriaprima.

Est correto apenas o que se afirma em a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV e) III e IV

Questo 5 - Sobre o surto de urbanizao que se verifica no mundo, correto afirmar que: a) mais intenso nos pases subdesenvolvidos, tendo como causa o xodo rural b) mais intenso nos pases desenvolvidos, devido ao desenvolvimento industrial c) provocado em todo o mundo pelos altos ndices de natalidade d) verificado com a mesma intensidade nos pases desenvolvidos e subdesenvolvidos e) um fenmeno caracterstico dos pases industrializados europeus

Questo 6 - . "Ainda que a indstria seja a forma atravs da qual a sociedade apropria-se da natureza e transforma-a, a industrializao um processo mais amplo, que marca a chamada Idade Contempornea, e que se caracteriza pelo predomnio da atividade industrial sobre as outras atividades econmicas. Dado o carter urbano da produo industrial (produo essa totalmente diferenciada das atividades produtivas que se desenvolvem de forma extensiva no campo, como a agricultura e a pecuria) as cidades se tornaram sua base territorial, j que nelas se concentram capital e fora de trabalho." (SPSITO, M. E. B. "Capitalismo e urbanizao. So Paulo: Contexto, 1988. p. 43.) Com base no texto abaixo, assinale a alternativa correta.

a) A industrializao um processo que ocorre somente em grandes cidades. b) A base territorial da produo industrial so as cidades, pois nelas se concentram capital e fora de trabalho. c) As cidades da Idade Contempornea devem sua existncia exclusivamente s atividades industriais. d) Em todas as grandes cidades da Idade Contempornea, as atividades industriais concentram-se estrategicamente no permetro central, junto rea de comrcio. e) A industrializao um processo que ocorre somente nas cidades do mundo desenvolvido.

Questo 7 - Na passagem da dcada de 80 para a de 90, com o final da oposio entre o socialismo e o capitalismo, emergiram conflitos de interesse fundamentalmente econmico entre pases capitalistas desenvolvidos e pases capitalistas subdesenvolvidos. Trata-se da oposio:

a) Leste e Oeste b) Norte e Sul c) Ocidente e Oriente d) Bipolar e) No-alinhada

Questo 8 -A Regio Metropolitana do Rio de Janeiro ocupa apenas 15% da superfcie total do estado e abriga por volta de 80% de sua populao. Em outros estados - So Paulo e Minas Gerais - as regies metropolitanas no abrigam percentagens to elevadas. Comparando as diferenas de percentagens populacionais das regies metropolitanas citadas, a melhor razo para a especificidade no caso do Rio de Janeiro : a) adensamento populacional e do setor de servios, estimulando a migrao de retorno dos demais municpios b) concentrao demogrfica e econmica da capital e sua periferia, acarretando poder decisrio reduzido dos municpios do interior c) presso da imigrao estrangeira e das migraes internas, incentivando a desacelerao populacional das cidades do interior d) retomada de crescimento econmico e poltico, promovendo maior participao nas trocas de produtos agrcolas com os estados limtrofes

Questo 9 -Segundo dados do IBGE (2006), o estado de So Paulo temse caracterizado por um numero maior de pessoas que dele saem. Segundo estudiosos, tal fenmeno e relativamente novo e diz respeito, principalmente, a
a) migrao de retorno de estrangeiros radicados no Estado os quais, por motivos de ordem econmica, esto voltando a seus pases de origem, cujas economias demonstram, na atualidade, maior dinamismo. b) emigrao de paulistas para os Estados Unidos, atrados por melhores condies de trabalho e de vida, bem como pela possibilidade de remeter valores as suas famlias que aqui permanecem. c) migrao de retorno de brasileiros, sobretudo nordestinos, que, ao buscarem melhores condies de vida, e por no as encontrarem, retornam a seus estados de origem.

d) migrao de paulistas para outros estados do pais, em busca de novas frentes de emprego e qualidade de vida, dada a estagnacao do setor tercirio paulista.
e) emigrao de um grande numero de paulistas descendentes de japoneses, para o Japo (dekasseguis), devido as excelentes condies de vida a eles oferecidas naquele pais.

AEEEEEEE Chegou at o Final!

Questo 10 -So caractersticas da Globalizao:


a) A adoo do Toyotismo como modelo para a reorganizao da produo, a restrio dos mercados e a valorizao tecnolgica. b)O estabelecimento de redes comerciais, com a valorizao do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia. c) A adoo de polticas neoliberais, a desregulamentao da economia e diminuio dos ndices de robotizao na indstria.

d) A dinamizao tecnolgica com a garantia da ampliao de polticas sociais e direitos trabalhistas.


e) A formao de blocos econmicos, a integrao dos mercados e o avano do capital financeiro.

ERROUUUUUUUUUUUUUUUUUU

O Presente que bom, esqueci de comprar

You might also like