You are on page 1of 12

Antecedentes histricos da administrao

Origem do pensamento administrativo; Contribuio dos filsofos,tericos economistas governantes, empresrios, dentre outros; Organizaes militares, religiosas, polticas e filosficas j davam idias de estrutura hierrquicas; Grandes construes erguidas na Antiguidade na mesopotmia exigiram planejamento e direo de trabalhadores;

1. Revoluo Agrcola

Iniciada por volta de 10.000 a 8.000 a.C, na regio da Mesopotmia e Egito com o cultivo agrcola e de pastoreio;
Emerge a diviso social de trabalho, as profisses especializadas, instituies sociais e formas primitivas de chefia (familiar).

Revoluo Urbana
Evoluo da Revoluo agrcola aps cerca de 500 anos, na regio do atual Oriente Mdio; Surgimento das Cidades e Estados; Demanda de tcnicas e contribuies administrativas no perodo de 3.000 a.C. e 500 a.C.

Egito
Conhecimentos cientficos, tcnicas de mensurao da terra (Teorema de Pitgoras) Planejamento de longo prazo; Grandes construes (Pirmides de Quops) Planejamento, direo e controle necessrios para a soluo de problemas

China
Dinastias de Chow e Mencius atravs de seus escritos indicavam o estabelecimento de conceitos administrativos, cdigo dos servidores,Imperador e Primeiro Ministro; A Arte da Guerra escrita por volta de 500 a.C. por Sun Tzu; Seleo Cientfica dos Trabalhadores por volta de 120 a.C.

Grcia
Desenvolvimento de um Governo Democrtico complexo; Introduo de pesquisas cientficas em campos de atitudes humanas; Mtodos cientficos que influenciaram a Administrao Cientfica anos depois Mxima produo por meio de trabalhos uniformes, repetitivos e montonos. Contribuies: Democracia; tica; Mtodo; Estratgia e Qualidade

Roma

Perodo entre Sec. VII a.C. e IV a.C. apresentaram trs sistemas de Governo:
Realeza; Repblica; Imprio

Controle de grandes territrios Construo e manuteno de um Imprio por 12 Sculos; Contribuies:

Administrao Central; Administrao de Projetos; Exrcito Profissional; Planejamento e Controle; Grandes empresas privadas; Valorizao da Propriedade Privada; Autoridade Formal.

Perodo Medieval
Decadncia do Imprio Romano e ascenso da Igreja Catlica; Administrao de territrio, criao de provncias, dioceses e vigrios; Crescimento da Cidade-Estado de Veneza, no Sec. XV, empregando 2.000 trabalhadores e controlando grandes extenses de terra e gua nos Estaleiros;

Igreja Catlica

Organizao Hierrquica de Autoridade, simples e eficiente com poder centralizado; Centralizao do poder gera rupturas, dando origem a Igreja Ocidental e Ortodoxa e posterior Reforma Protestante.

Sistema Feudal
A queda do Imprio Romano (entre 476 a.C at 1.450 d.C) transitou para a chamada Idade Mdia. Problemas nesse sistema:

Ausncia de Mobilidade Social Baixa Motivao individual Desinteresse da classe inferior

Organizao do Trabalho

Desenvolvimento de ofcios de artesos


Aprimoramento da agricultura com novas tcnicas de cultivo; Possibilidade de mobilidade social;

Renascimento
Consolidao do Estado Moderno; Surgimento dos pases e cidades-estados; Grande concentrao de pessoas nos centros urbanos; Maior complexidade dos problemas sociais; Retomada dos conceitos gregos e valores humanistas; Marcada por personalidades como Michelangelo e Da Vinci.

You might also like