You are on page 1of 42

Modelagem e Simulao Discreta de Sistemas

Prof. Jorge Luiz de Castroe Silva UECE Mestrado Profissional em Computao

Simulao de Sistemas

Objetivos do curso

Ao final deste curso voc dever saber:


O que modelagem e simulao de sistemas; Como funcionam programas de simulao; Como utilizar corretamente uma linguagem especfica de simulao de sistemas;

Como solucionar problemas reais empregando tcnicas de simulao;


Como utilizar tcnicas estatsticas para validar as solues encontradas via simulao;

Simulao de Sistemas

Captulo 1

Modelagem e Simulao de Sistemas

Simulao de Sistemas

Tpicos

Definindo Simulao de Sistemas

Por que Simular?


Sistemas Modelos

Vantagens e Desvantagens da Simulao


Passos na Formulao de um Estudo Envolvendo Modelagem e Simulao

Erros mais Comuns na Abordagem via Simulao


Sumrio

Simulao de Sistemas

Definindo Simulao de Sistemas

A simulao computacional de sistemas, ou simplesmente simulao, consiste na utilizao de determinadas tcnicas matemticas, empregadas em computadores digitais, as quais permitem imitar o funcionamento de, praticamente, qualquer tipo de operao ou processo (sistemas) do mundo real. Simulao implica na modelagem de um processo ou sistema, de tal forma que o modelo imite as respostas do sistema real numa sucesso de eventos que ocorrem ao longo do tempo, Schriber [1974]. Simulao o processo de projetar um modelo de um sistema real e conduzir experimentos com este modelo com o propsito de entender seu comportamento e/ou avaliar estratgias para sua operao, Pegden [1991].

Simulao de Sistemas

Por que Simular?


Descrever o comportamento dos sistemas modelados;

Construir teorias e hipteses considerando observaes efetuadas sobre modelos;


Usar modelos para prever o futuro comportamento dos sistemas, isto , antecipar os efeitos produzidos por alteraes ou pelo emprego de outros mtodos em suas operaes. Permitir ao analista realizar estudos sobre os correspondentes sistemas para responder questes do tipo:

O que aconteceria se ?

Simulao de Sistemas

Por que Simular? (cont.)

A tcnica de simulao de fcil compreenso e aceitao. Geralmente, esta aceitao deve-se a fatores, tais como:

nveis de detalhes; a visualizao dos sistemas (inclusive com animaes); economia de tempo e recursos financeiros.Ganhos de produtividade e qualidade (1% a 5%); a percepo de que o comportamento do modelo simulado muito semelhante ao do sistema real.

Simulao de Sistemas

Como Simular?

Inicialmente, construir um modelo lgico-matemtico que representa a dinmica do sistema em estudo. Este modelo normalmente incorpora valores de tempos, distncias e recursos disponveis (dados). Somando-se os dados e o modelo lgico-matemtico, teremos uma representao do sistema no computador. Com esse sistema podemos realizar vrios testes e coletar dados de resultados que iro mostrar o comportamento do sistema bem prximo do real.

Simulao de Sistemas

Modelo Esttico versus Modelo Dinmico

A simulao reflete a dinmica do sistema, no um modelo matemtico esttico, onde o resultado gerado atravs de frmulas matemticas. Por exemplo, a planilha uma simulao esttica e pode ser um modelo de um sistema, porm s mostra situaes estticas. O ARENA representa o sistema de maneira dinmica (evoluo do sistema ao longo do tempo).

Resumindo, existem dois tipos de enfoques: esttico (planilhas e frmulas) e dinmico (por simulao).

Simulao de Sistemas

Razes para realizar Experimentaes com Modelos

O sistema modelado ainda no existe.

Neste caso a simulao poder ser usada para planejar o novo sistema;

Experimentar com o sistema real dispendioso.

O modelo poder indicar, com muito menos custo, quais os benefcios de se investir em um novo equipamento, por exemplo;

A experimentao com o sistema real inadequada.

Um caso tpico o planejamento do atendimento de situaes de emergncia, um desastre areo em um aeroporto, por exemplo.

Modelos de otimizao versus modelos de simulao

Modelos de otimizao so resolvidos e buscam uma soluo tima, servindo para anlise do comportamento do sistema sob condies especficas Modelos de simulao so executados e buscam uma soluo
10

Simulao de Sistemas

Sistemas

Um conjunto de objetos, como pessoas ou mquinas, por exemplo, que atuam e interagem com a inteno de alcanar um objetivo ou um propsito lgico [Taylor, 1970]. Os objetivos de um particular estudo, que vo definir que objetos devem constituir o sistema.

Por exemplo, um supermercado:

Supervisor dos caixas: objetos do setor de atendimento nos caixas (subsistema) se o objetivo for pesquisar, por exemplo, a taxa de uso destes recursos, as filas que se formam ou qualidade dos servio Gerente de suprimentos: objetos do setor (subsistema) de recebimento e armazenagem de mercadorias, objetivando estudar a recepo, movimentao e armazenagem, uso de equipamentos utilizados, a disponibilidade de rea para estocagem, etc.
11

Simulao de Sistemas

Modelos

O processo de imitao e criao de uma histria artificial dos sistemas reais (modelagem, simulao e experimentao), pressupe uma srie de simplificaes. (grau de abstrao). Tais simplificaes, que usualmente tomam a forma de relaes matemticas ou lgicas, chamamos de modelos, e servem para que possamos tentar adquirir mais conhecimento sobre como o correspondente sistema se comporta. A modelagem de um sistema, depender, fundamentalmente do propsito e da complexidade do sistema sob investigao. Os modelos aos quais estaremos tratando neste curso, so voltados a simulao de sistemas discretos.

Simulao de Sistemas

12

Modelos

Sistema do Mundo Real


Entradas (Dados) Modelo de Simulao Sadas (Respostas)

Experimentao

Representao esquemtica de um modelo de sistema

Simulao de Sistemas

13

Tipos de Modelos e o Processo Decisrio

Modelos Voltados Previso:

A simulao pode ser usada para prever o estado de um sistema em algum ponto no futuro, com base no comportamento atual e ao longo do tempo.

Modelos Voltados Investigao:

Busca de informaes e desenvolvimento de hipteses sobre o comportamento de sistemas. As variveis de resposta servem para construir e organizar as informao sobre a natureza do fenmeno ou sistema sob estudo. Os experimentos recaem sobre as reaes do sistema (modelo) a estmulos normais e anormais

Modelos Voltados Comparao:

Avaliar dos efeitos de mudanas sobre as variveis de controle.

Simulao de Sistemas

14

Tipos de Modelos e o Processo Decisrio


Com vistas ao propsito da aplicao, os modelos podem ser classificados:
Modelos

Especficos (de curta utilizao)

Utilizados em situaes especficas e nicas, mesmo considerando um baixo volume de recursos financeiros envolvido no processo decisrio. Exemplos:
Quando e qual tipo de equipamento novo deve ser comprado; Quando e como reorganizar os recursos voltados ao atendimento de clientes. Filas de atendimento em bancos, hospitais, supermercados, etc.; Decidir sobre a alocao de determinado tipo de equipamento servindo uma ou outra linha de produo; Decidir sobre qual o poder de processamento necessrio a um servidor de rede de comunicao de acordo com diferentes tipos de cargas ao sistema;

Simulao de Sistemas

15

Tipos de Modelos e o Processo Decisrio

Modelos Genricos (de longa utilizao)

Modelos que so usados periodicamente por longos perodos. Eis alguns exemplos:
modelos para auxlio tomada de decises sobre aplicaes oramentarias, baseadas em desempenho e projees simuladas do futuro; Modelos para gerenciamento do trfego sobre uma rea em particular. O aumento da densidade populacional na rea gera a necessidade de novos estudos, tais como o planejamento de trfego, etc.;

Modelos com caractersticas genricas necessitam ser flexveis e robustos mudanas nos dados de entrada, de atividades e processos por eles contempladas alm, de mudanas nas polticas internas e externas das empresas que os utilizam.

Simulao de Sistemas

16

Modelos Discretos e Modelos Contnuos

Estes conceitos esto associados a idia de sistemas que sofrem mudanas de forma discreta ou contnua ao longo do tempo. Os termos corretamente atribudos so: modelos de mudana discreta e modelos de mudana contnua.

A caracterizao de um modelo dada em funo da maneira com que ocorrem as mudanas nas variveis de estado do sistema. Classifica-se o modelo (e no o sistema) com base nas variveis necessrias ao acompanhamento de seus estados. A classificao depende de como o mesmo foi modelado.
17

Simulao de Sistemas

Modelos de Mudana Discreta ou Discretos

Nestes modelos, as variveis de estado mantm-se inalteradas ao longo de intervalos de tempo e mudam seus valores somente em pontos bem definidos, tambm conhecidos como tempo de ocorrncia do evento. A variao do tempo, nestes modelos, pode ser tanto discreta como contnua. Se as variveis que dependem do tempo podem assumir qualquer valor ao longo tempo, a variao poder ser continua, caso contrrio, somente nos pontos permitidos.

Simulao de Sistemas

18

Modelos de Mudana Discreta ou Discretos

N de jobs na fila da CPU

Tempo Simulado

Simulao de Sistemas

19

Modelos de Mudana Contnua ou Contnuos

Nestes modelos, as variveis de estado podem variar continuamente ao longo do tempo. Por exemplo, imaginemos um modelo que descreva um sistema composto de uma caixa dgua com um tampo em sua base. Como variveis de estado, poderamos utilizar seu volume ou o seu nvel de gua. As simulaes realizadas teriam incio no momento em que o tampo fosse aberto a gua contida comeasse a escoar. Intuitivamente, podemos imaginar que qualquer das duas variveis de estado estar variando continuamente ao longo do tempo simulado.

Simulao de Sistemas

20

Modelos de Mudana Contnua ou Contnuos

Tempo mdio no sistema

Tempo Simulado

Simulao de Sistemas

21

Vantagens de Empregar a Simulao

Uma vez criado, um modelo pode ser utilizado inmeras vezes para avaliar projetos e polticas propostas; A metodologia de anlise utilizada pela simulao, permite a avaliao de um sistema proposto, mesmo que os dados de entrada estejam, ainda, na forma de esquemas ou rascunhos. A simulao , geralmente, mais fcil de aplicar do que mtodos analticos. Enquanto que modelos analticos requerem um nmero muito grande de simplificaes para torn-los matematicamente tratveis, os modelos de simulao no apresentam tais restries. Alm disso, nos modelos analticos, as anlises recaem apenas sobre um nmero limitado de medidas de desempenho. De maneira contrria, os dados gerados pelos modelos de simulao, permitem a anlise de, praticamente, qualquer medida concebvel.
22

Simulao de Sistemas

Vantagens de Empregar a Simulao...

Uma vez que os modelos de simulao podem ser quase to detalhados quanto o sistema real, novas polticas e procedimentos operacionais, regras de deciso, fluxos de informao etc, podem ser avaliados sem que o sistema real seja perturbado. Hipteses sobre como ou por que certos fenmenos acontecem podem ser testadas para confirmao;

O tempo pode ser controlado. Pode ser comprimido ou expandido. Permite-nos reproduzir os fenmenos de maneira lenta ou acelerada, para que possamos melhor estud-los;
Podemos compreender melhor quais variveis so as mais importantes em relao a performance e como as mesmas interagem entre si e com os outros elementos do sistema;

Simulao de Sistemas

23

Vantagens de Empregar a Simulao

A identificao de gargalos, preocupao maior no gerenciamento operacional de inmeros sistemas, tais como fluxos de materiais, fluxo de informaes e de produtos, pode ser obtida de forma facilitada, principalmente com a ajuda visual; Um estudo de simulao costuma mostrar como realmente um sistema opera, em oposio maneira com que todos pensam que ele opera;

Novas situaes, sobre as quais tenhamos poucos conhecimentos e experincia, podem ser tratadas, de tal forma que se tenha, teoricamente, alguma preparao diante de futuros eventos. A simulao uma ferramenta especial para explorar questes do tipo: o que aconteceria se?.

Simulao de Sistemas

24

Desvantagens de Empregar a Simulao

A construo de modelos requer treinamento especial. Envolve arte e portanto o aprendizado se da ao longo do tempo com a aquisio de experincia. Dois modelos de um sistema construdos por dois indivduos competentes tero similaridades mas dificilmente sero iguais. Os resultados da simulao so, muitas vezes de difcil interpretao. Uma vez que os modelos tentam capturar a aleatoriedade do sistema, muitas vezes existem dificuldades em determinar quando uma observao realizada durante uma execuo se deve a alguma significante relao no sistema ou a aleatoriedade construda no modelo.

Simulao de Sistemas

25

Desvantagens de Empregar a Simulao

A modelagem e a experimentao associadas a modelos de simulao consomem muitos recursos, principalmente tempo. A tentativa de simplificao na modelagem ou nos experimentos objetivando economia de recursos costuma levar a resultados insatisfatrios. Em muitos casos a aplicao de mtodos analticos (como a teoria das filas, por exemplo) pode trazer resultados menos ricos e mais econmicos.

Simulao de Sistemas

26

Vantagens versus Desvantagens


Planilha Os valores so mdios, sem variaes. ARENA Trabalham com variao, o que em uma simulao esttica impossvel de ser feito sem programao avanada. Retratam o sistema por um perodo de tempo, com isso os resultados so gerados de uma amostra grande de dados, aumentando seu nvel de confiana. O sistema tem memria. Fornece animao do processo, facilitando deteco de erros e a comunicao com outras reas.

Sistema sem memria, os valores so calculados, sem considerar os estados anteriores do sistema.

Sem animao. Dados parados na tela, no refletindo o comportamento dinmico do sistema.

Simulao de Sistemas

27

Vantagens versus Desvantagens (cont)


Planilha A programao exige conhecimento de frmulas e da sintaxe do software. ARENA Programao fcil e sem formulao matemtica, em outras palavras, com objetos prprios o processo descrito exatamente como ele . Permite testar rapidamente vrios tipos de cenrios, ou seja, vrias hipteses impossveis de serem feitas de outra forma. Pode representar qualquer processo, inclusive os que no tem uma representao matemtica clara, normalmente o mais comum, visto que h muitas variveis envolvidas.
28

Para testar outro cenrio, necessrio modificar a programao e, muitas vezes, construir um novo modelo. Exige um modelo matemtico bem definido.

Simulao de Sistemas

Passos na Formulao de um Estudo Envolvendo Modelagem e Simulao


Etapa de Planejamento Etapa de Modelagem Etapa de Experimentao

Tomada de Deciso

Simulao de Sistemas

29

Passos na Formulao de um Estudo Envolvendo Modelagem e Simulao


Formulao e Anlise do Problema: Todo estudo de simulao inicia com a formulao do problema. Os propsitos e objetivos do estudo devem ser claramente definidos. Devem ser respondidas questes do tipo: a) Por que o problema est sendo estudado? b) Quais sero as respostas que o estudo espera alcanar? c) Quais so os critrios para avaliao da performance do sistema ? d) Quais so as hipteses e prerrogativas? e) Que restries e limites so esperados das solues obtidas?

Simulao de Sistemas

30

Passos na Formulao ...


Planejamento do Projeto: Com o planejamento do projeto pretende-se ter a certeza de que teremos recursos suficientes a nvel de pessoal, suporte, gerncia, hardware e software para realizao do trabalho proposto. Alm disso, o planejamento deve incluir uma descrio dos vrios cenrios que sero investigados e um cronograma temporal das atividades que sero desenvolvidas, indicando os custos e necessidades relativas aos recursos anteriormente citados.

Simulao de Sistemas

31

Passos na Formulao ...


Formulao do Modelo Conceitual: Traar um esboo do sistema, de forma grfica (fluxograma, por exemplo) ou algortmica (pseudocdigo), definindo componentes, descrevendo as variveis e interaes lgicas que constituem o sistema. recomendado que o modelo inicie de forma simplificada e v crescendo at alcanar algo mais complexo, contemplando todas as suas peculiaridades e caractersticas. O usurio deve participar intensamente desta etapa. Algumas das questes que devem ser respondidas:
a) b) c) d) e) f) Qual a estratgia de modelagem? Discreta? Contnua? Uma combinao? Que quantidade de detalhes deve ser incorporado ao modelo? Como o modelo reportar os resultados? Relatrios ps-simulao? Animaes durante a execuo? Que nvel de personalizao de cenrios e cones de entidades e recursos deve ser implementado? Que nvel de agregao dos processos (ou de alguns) deve ser implementado? Como os dados sero colocados no modelo? Manualmente? Leitura de arquivos?
32

Simulao de Sistemas

Passos na Formulao ...


Coleta de Macro Informaes e Dados: Macro informaes so fatos, informaes e estatsticas fundamentais, derivados de observaes, experincias pessoais ou de arquivos histricos. Em geral, macro informaes servem para conduzir os futuros esforos de coleta de dados voltados a alimentao de parmetros do sistema modelado. Algumas questes que se apresentam so:
a) Quais so as relaes e regras que conduzem a dinmica do sistema? O uso de diagramas de fluxos comum para facilitar a compreenso destas interrelaes. Quais so as fontes dos dados necessrios a alimentao do modelo? Os dados j se encontram na forma desejada? O mais comum os dados disponveis encontrarem-se de maneira agregada (na forma de mdias, por exemplo), o que no interessante para a simulao. E quanto aos dados relativos a custos e finanas? Incorporar elementos de custos em um projeto torna sua utilizao muito mais efetiva. Custos de espera, custos de utilizao, custos de transporte etc., quando empregados, tornam os modelos mais envolventes e com maior credibilidade e valor.
33

b) c)

d)

Simulao de Sistemas

Passos na Formulao ...


Traduo do Modelo: Codificar o modelo numa linguagem de simulao apropriada. Embora hoje os esforos de conduo desta etapa tenham sido minimizados em funo dos avanos em hardware e, principalmente, nos softwares de simulao, algumas questes bsicas devem ser propriamente formuladas e respondidas:
a) Quem far a traduo do modelo conceitual para a linguagem de simulao? fundamental a participao do usurio se este no for o responsvel direto pelo cdigo. Como ser realizada a comunicao entre os responsveis pela programao e a gerncia do projeto? E a documentao? Os nomes de variveis e atributos esto claramente documentados? Outros que no somente o programador responsvel podem entender o programa?

b) c)

Simulao de Sistemas

34

Passos na Formulao ...


Verificao e Validao: Confirmar que o modelo opera da acordo com a inteno do analista (sem erros de sintaxe e lgica) e que os resultados por ele fornecidos possuam crdito e sejam representativos dos resultados do modelo real. Nesta etapa as principais questes so:
a) b) c) O modelo gera informaes que satisfazem os objetivos do estudo? As informaes geradas so confiveis? A aplicao de testes de consistncia e outros confirma que o modelo est isento de erros de programao?

Simulao de Sistemas

35

Passos na Formulao ...


Projeto Experimental Final: Projetar um conjunto de experimentos que produza a informao desejada, determinando como cada um dos testes deva ser realizado. O principal objetivo obter mais informaes com menos experimentaes. As principais questes so:
a) b) c) Quais os principais fatores associados aos experimentos? Em que nveis devem ser os fatores variados de forma que se possa melhor avaliar os critrios de desempenho? Qual o projeto de experimentos mais adequado ao quadro de respostas desejadas?

Simulao de Sistemas

36

Passos na Formulao ...


Experimentao: Executar as simulaes para a gerao dos dados desejados e para a realizao das anlises de sensibilidade.

Simulao de Sistemas

37

Passos na Formulao ...


Interpretao e Anlise Estatstica dos Resultados. Traar inferncias sobre os resultados alcanados pela simulao. Estimativas para as medidas de desempenho nos cenrios planejados so efetuadas. As anlises podero resultar na necessidade de um maior nmero de execues (replicaes) do modelo para que se possa alcanar a preciso estatstica sobre os resultados desejados. Algumas questes que devem ser apropriadamente respondidas:
a) b) c) d) O sistema modelado do tipo terminal ou no-terminal? Quantas replicaes so necessrias? Qual deve ser o perodo simulado para que se possa alcanar o estado de regime? E o perodo de warm-up?

Simulao de Sistemas

38

Passos na Formulao ...


Comparao de Sistemas e Identificao das melhores solues. Muitas vezes o emprego da tcnica de simulao visa a identificao de diferenas existentes entre diversas alternativas de sistemas. Em algumas situaes, o objetivo comparar um sistema existente ou considerado como padro, com propostas alternativas. Em outras, a idia a comparao de todas as propostas entre si com o propsito de identificar a melhor ou mais adequada delas. As questes prprias deste tipo de problema so?
a) b) c) d) e) Como realizar este tipo de anlise? Como proceder para comparar alternativas com um padro? Como proceder para comparar todas as alternativas entre si? Como identificar a melhor alternativa de um conjunto? Como garantir estatisticamente os resultados?

Simulao de Sistemas

39

Passos na Formulao ...


Documentao: Como linhas gerais pode-se dizer que os seguintes elementos devem constar de uma documentao final de um projeto de simulao:
a) b) Descrio dos objetivos e hipteses levantadas; Conjunto de parmetros de entrada utilizados (incluindo a descrio das tcnicas adotadas para adequao de curvas de variveis aleatrias); Descrio das tcnicas e mtodos empregados na verificao e na validao do modelo; Descrio do projeto de experimentos e do modelo fatorial de experimentao adotado; Resultados obtidos e descrio dos mtodos de anlise adotados; Concluses e recomendaes. Nesta ltima etapa fundamental tentar descrever os ganhos obtidos na forma monetria.

c)
d) e) f)

Simulao de Sistemas

40

Passos na Formulao ...


Apresentao dos Resultados e Implementao:
a) Restabelecimento e confirmao dos objetivos do projeto; b) Quais problemas foram resolvidos; c) Rpida reviso da metodologia; d) Benefcios alcanados com a(s) soluo(es) proposta(s); e) Consideraes sobre o alcance e preciso dos resultados; f) Alternativas rejeitadas e motivos; g) Animaes das alternativas propostas quando cabveis; h) Estabelecimento de conexes entre o processo e os resultados alcanados com o modelo simulado e outros processos de reengenharia ou de reformulao existentes no negcio; i) Assegurar que os responsveis pelo estabelecimento de mudanas organizacionais ou processuais tenham compreendido a abordagem utilizada e seus benefcios; j) Tentar demonstrar que a simulao uma espcie de ponte entre a idia e sua implementao
Simulao de Sistemas 41

Erros mais Comuns na Abordagem via Simulao

Pouco conhecimento ou treinamento com ferramenta utilizada: Objetivos com pouca clareza ou definio Construo de modelos muito detalhados Realizar concluses com base em uma replicao

Simulao de Sistemas

42

You might also like