You are on page 1of 15

FENOMENOLGICO

O objeto de arte ou evento nesse contexto era para ser experienciado de forma singular no aqui-agora atravs da presena de cada participante, em uma imediatez sensorial da extenso espacial e durao temporal (o que Michael Fried chamou de teatralidade theatricality), mais do que instantaneamente percebido em uma epifania visual por um olho sem corpo.
A aspirao de exceder as limitaes das linguagens tradicionais, como a pintura e escultura, tal como o seu cenrio institucional; o desafio epistemolgico de deslocar o significado de dentro do objeto artstico para as contingncias do seu contexto; a reestruturao radical do sujeito do antigo modelo cartesiano para um modelo fenomenolgico da experincia corporal vivenciada;

NUNO

RAMOS

Ramos reconhece a ambivalncia entre histeria e solenidade como chave de sua obra. "H uma dissonncia que adoro ocupar", diz. " um globo da morte de tudo, algo histrico, enquanto essa carga de silncio que tem aqui o que no tem l. Ele v um contraste entre a fria de seus desenhos e pinturas obras do incio da carreira carregadas de objetos que saltam das telas e o tom mais soturno das casas afundadas e do voo dos urubus entre lpides de areia. Em todos os casos, seria o que ele chama de "milagre fsico da obra", uma poesia que afirma por trs dos aspectos visuais de seu trabalho a transformao mesma de versos em matria.

Exposio 111 (3a montagem) 1992-1993

Ai, pareciam eternas! (3 lamas) - 2012

GORDON

MATTA-CLARK

Ao praticar o que denominou Anarquitetura, estava claramente interessado no ambiente construdo em toda sua complexidade e contradies, no somente nos prdios que ele poderia artisticamente recortar. Essas contradies tambm podem ser compreendidas como uma espcie de dissidncia arquitetnica. Os gestos arquitetnicos de Matta-Clark tinham o potencial para serem declaraes contra determinadas condies sociais. Enquanto muitos arquitetos sentiam que poderiam contribuir para a sociedade atravs das estruturas que construam, Matta-Clark sentia que ele prprio no poderia alterar o ambiente ou promover qualquer mudana significativa. Usando seus cortes de construo como seu leitmotiv, Matta-Clark tentou abrir uma brecha no sistema capitalista norte-americano da dcada de 1970, convidando as pessoas a pensar sobre conceitos como a propriedade privada, a especulao, a privacidade, a pobreza, o abandono e o isolamento.

Splitting 9.

Conical Intersect 2. From Conical Intersect Paris, Frana [1975]

Conical Intersect 2. From Conical Intersect Paris, Frana [1975]

Circus 2. From Circus-Caribbean Orange, Chicago [1978]

Office Baroque, 5th Floor looking down. Anvers, Belgium [1977]

DISCURSIVO
um site informacional, um local onde se sobrepe texto, fotografias e vdeos, lugares fsicos e coisas... algo temporrio; um movimento; uma rede de significados carente de um foco particular. O que quer dizer que agora o site estruturado (inter)textualmente mais do que espacialmente, e seu modelo no um mapa mas um itinerrio, uma seqncia fragmentria de eventos e aes atravs de espaos, ou seja, uma narrativa nmade cujo percurso articulado pela passagem do artista. Similar ao padro de movimento nos espaos eletrnicos da internet e do espao ciberntico, que de forma parecida so estruturados para serem experienciados transitivamente, uma coisa depois da outra, e no como uma simultaneidade sincrnica, essa transformao do site textualiza espaos e espacializa discursos.

JENS

HAANING

Quem estrangeiro e quem no ? Prosseguindo por desvios, os projetos de Haaning investigam a constituio da prpria ideia do estrangeiro.
Cada um desses projetos, recusando-se a ser apreendido em um nvel esttico, frustram expectativas convencionais do espectador de arte, redirecionando sua ateno para o valor de uso potencial das obras. Os ltimos so valiosos pelo que fazem, e no apenas pelo que eles esto dizendo em um nvel puramente discursivo. A partir desta perspectiva, as obras de Jens Haaning podem ser entendidas como um agente cataltico. " importante para mim", Haaning explica, "que o trabalho sempre mostre que produto do humor e da imaginao de um indivduo, de modo a evitar transformar a prtica artstica em um modelo essencialmente analtico ou administrativo (...)"

Turkish Jokes, 1994

Na rea turca do centro da cidade de Oslo, uma gravao de piadas, contadas por turcos em sua lngua nativa, foi tocada. A gravao foi transmitida atravs de um alto-falante preso a um poste de luz.

Weapon Production, 1995

Na exposio do Portalen Kunsthalle, foi estabelecida uma produo de armas de rua como estilingues, bombas, cacetetes e etc. A produo durou duas semanas. No tempo restante da exposio, o espao foi apresentado como um local de trabalho sem atividade.

OFFICE FOR EXCHANGE OF CITIZENSHIP, 1997-1998

O espao de exposio foi transformado em um escritrio munido de um especialista jurdico, que trabalhou e fez uma pesquisa sobre as possibilidades de troca de cidadania entre os cidados de diferentes pases.

You might also like