You are on page 1of 26

CAPACMETRO DIGITA L Gleson Fabio da Costa

INTRODUO

CAPACIMETRO o instrumento usado para medir o valor da capacitncia dos capacitores comuns e eletrolticos. H dois tipos de capacmetro: o analgico (de ponteiro) e o digital (de cristal lquido).

INTRODUO

INTRODUO
Existem os multmetros digitais com um capacmetro que podem medir capacitores de 0 a 20 F e os capacmetros propriamente ditos (sem outras funes) que podem alcanar valores maiores como por exemplo de 0 a 20.000 f.

INTRODUO
Os capacmetros so encontrados em duas topologias bsicas: pontes LCR, que alm de medir capacitncia, podem medir indutncia e resistncia atravs de um detector Zero Volts, e os capacmetros digitais, que so baseados no tempo de carga ou descarga de capacitores, interpretado digitalmente.

INTRODUO
Existem alguns mtodos de medio de capacitncia, podendo ser medida com uma ponte de impedncia ou um dip meter. Recentemente tem-se medido a capacitncia de alguns capacmetros tpicos atravs do vetor de corrente, aplicando-se uma tenso AC ao capacitor de teste.

INTRODUO
Alguns capacmetros simples utilizam o mtodo da integrao que mede a resposta transiente de uma rede RC.Este projeto utiliza o mtodo de integrao. Existe uma vantagem, no qual o resultado pode ser obtido como um dado digital diretamente, porque a medio baseada no tempo, um circuito analgico preciso no necessrio e a calibrao do capacmetro pode ser feita facilmente atravs do microcontrolador que compe o circuito.

ILUSTRAES

ILUSTRAES

MOTIVAO
A principal motivao desse trabalho foi o desejo de aprender mais sobre a grandeza capacitncia, alm de poder unir num simples projetos vrios conhecimentos que envolvem eletrnica.

CONCEITOS BASICOS

CAPACITNCIA AMPLIFICADOR OPERACIONAL

CAPACITNCIA
CAPACITNCIA A capacitncia ou capacidade a grandeza eltrica de um capacitor, determinada pela quantidade de energia eltrica que pode ser armazenada em si por uma determinada tenso e pela quantidade de corrente alternada que o atravessa numa determinada freqncia. Sua unidade dada em farad (smbolo F), que o valor que deixar passar uma corrente de 1 ampere quando a tenso estiver variando na razo de 1 volt por segundo.

Amp. Op.

AMP. OP
Um amplificador operacional ou amp op um amplificador com um ganho muito alto que possui duas entradas, uma inversora (-) e uma no inversora (+). A tenso de sada a diferena entre as entradas + e - , multiplicado pelo ganho em malha aberta:A sada do amplificador pode ser nica ou diferencial, o que menos comum.

PROJETO
O projeto a ser desenvolvido ser o do capacmetro usando conversor de dupla rampa,no qual se tem um circuito que resumidamente se tem uma tenso constante carregando um capacitor, e um circuito contador para registrar o tempo.

PARTES DO PROJETO
O projeto a ser desenvolvidos, tem como principais partes; Circuito de carga Implementado atravs de um Amp. Op. Clock Contador Registrador Decodificador

PROJETO-PARTE1

PROJETO- PARTE2

PROJETO-CALCULOS

PROJETO-CALCULOS

PROJETO- CARGA

PROJETO-COMPARADOR

PROJETO-DIVISOR DE TENSO

TESTE DO CAPACITOR

A sequncia certa para testar o capacitor com este instrumento a seguinte: a) Faa a leitura do valor do capacitor indicado no corpo do mesmo; b) Coloque o capacmetro na escala mais prxima acima do valor da pea; c) Descarregue o capacitor e encaixe-o nos terminais do aparelho; d) A leitura deve ser prxima ao valor indicado no corpo; e) Se a leitura for muito diferente ao indicado no corpo, o capacitor est com defeito.

TESTE DO CAPACITOR

Cada uma das escalas indica a mxima capacitncia que pode ser medida. No se esquea de descarregar o capacitor antes de test-lo num capacmetro. Veja abaixo:

BIBLIOGRAFIA

Notas de aula da disciplina Instrumentao Eletrnica, Prof. Luciano Fontes. http://pt.wikipedia.org http://www.ifi.unicamp.br/~kleinke/f540/e_am p1.htm http://www.electronica-pt.com http://www.burgoseletronica.net/capacimetro. htm

You might also like