You are on page 1of 43

1

Estudo em Grupo Conscious Living Spiritist Group

OS ANIMAIS E O HOMEM
592. Se, pelo que toca inteligncia, comparamos o homem e os animais, parece difcil estabelecer-se uma linha de demarcao entre aquele e estes, porquanto alguns animais mostram, sob esse aspecto, notria superioridade sobre certos homens. Pode essa linha de demarcao ser estabelecida de modo preciso? A este respeito completo o desacordo entre os vossos filsofos. Querem uns que o homem seja um animal e outros que o animal seja um homem. Esto todos em erro. O homem um ser parte, que desce muito baixo algumas vezes e que pode tambm elevarse muito alto. Pelo fsico, como os animais e menos bem dotado do que muitos destes. A Natureza lhes deu tudo o que o homem obrigado a inventar com a sua inteligncia, para satisfao de suas necessidades e para sua conservao. Seu corpo se destri, como o dos animais, certo, mas ao seu Esprito est assinado um destino que s ele pode compreender, porque s ele inteiramente livre. Pobres homens, que vos 2 rebaixais mais do que os brutos! No sabeis distinguir-vos deles? Reconhecei o homem pela faculdade de pensar em Deus.

OS ANIMAIS E O HOMEM
593. Poder-se- dizer que os animais s obram por instinto? Ainda a h um sistema. verdade que na maioria dos animais domina o instinto. Mas, no vs que muitos obram denotando acentuada vontade? que tm inteligncia, porm limitada.

OS ANIMAIS E O HOMEM
No se poderia negar que, alm de possurem o instinto, alguns animais praticam atos combinados, que denunciam vontade de operar em determinado sentido e de acordo com as circunstncias. H, pois, neles, uma espcie de inteligncia, mas cujo exerccio quase que se circunscreve utilizao dos meios de satisfazerem s suas necessidades fsicas e de proverem conservao prpria. Nada, porm, criam, nem melhora alguma realizam. Qualquer que seja a arte com que executem seus trabalhos, fazem hoje o que faziam outrora e o fazem, nem melhor, nem pior, segundo formas e propores constantes e invariveis.

OS ANIMAIS E O HOMEM
A cria, separada dos de sua espcie, no deixa por isso de construir o seu ninho de perfeita conformidade com os seus maiores, sem que tenha recebido nenhum ensino. O desenvolvimento intelectual de alguns, que se mostram suscetveis de certa educao, desenvolvimento, alis, que no pode ultrapassar acanhados limites, devido ao do homem sobre uma natureza malevel, porquanto no h a progresso que lhe seja prprio. Mesmo o progresso que realizam pela ao do homem efmero e puramente individual, visto que, entregue a si mesmo, no tarda que o animal volte a encerrar-se nos limites que lhe traou a Natureza.
5

OS ANIMAIS E O HOMEM
594. Tm os animais alguma linguagem? Se vos referis a uma linguagem formada de slabas e palavras, no. Meio, porm, de se comunicarem entre si, tm. Dizem uns aos outros muito mais coisas do que imaginais. Mas, essa mesma linguagem de que dispem restrita s necessidades, como restritas tambm so as idias que podem ter.

OS ANIMAIS E O HOMEM
594a) - H, entretanto, animais que carecem de voz. Esses parece que nenhuma linguagem usam, no? Compreendem-se por outros meios. Para vos comunicardes reciprocamente, vs outros, homens, s dispondes da palavra? E os mudos? Facultada lhes sendo a vida de relao, os animais possuem meios de se prevenirem e de exprimirem as sensaes que experimentam. Pensais que os peixes no se entendem entre si? O homem no goza do privilgio exclusivo da linguagem. Porm, a dos animais instintiva e circunscrita pelas suas necessidades e idias, ao passo que a do homem perfectvel e se presta a todas as concepes da sua inteligncia.
7

OS ANIMAIS E O HOMEM
Efetivamente, os peixes que, como as andorinhas, emigram em cardumes, obedientes ao guia que os conduz, devem ter meios de se advertirem, de se entenderem e combinarem. possvel que disponham de uma vista mais penetrante e esta lhes permita perceber os sinais que mutuamente faam. Pode ser tambm que tenham na gua um veculo prprio para a transmisso de certas vibraes. Como quer que seja, o que incontestvel que lhes no falecem meios de se entenderem, do mesmo modo que a todos os animais carentes de voz e que, no obstante, trabalham em comum. Diante disso, que admirao pode causar que os Espritos entre si se 8 comuniquem sem o auxlio da palavra articulada?

OS ANIMAIS E O HOMEM
595. Gozam de livre-arbtrio os animais, para a prtica dos seus atos? Os animais no so simples mquinas, como supondes. Contudo, a liberdade de ao, de que desfrutam, limitada pelas suas necessidades eno se pode comparar do homem. Sendo muitssimo inferiores a este, no tm os mesmos deveres que ele. A liberdade, possuem-na restrita aos atos da vida material.
9

OS ANIMAIS E O HOMEM
596. Donde procede a aptido que certos animais denotam para imitar a linguagem do homem e por que essa aptido se revela mais nas aves do que no macaco, por exemplo, cuja conformao apresenta mais analogia com a humana? Origina-se de uma particular conformao dos rgos vocais, reforada pelo instinto de imitao. O macaco imita os gestos; algumas aves imitam a voz.

10

OS ANIMAIS E O HOMEM
597. Pois que os animais possuem uma inteligncia que lhes faculta certa liberdade de ao, haver neles algum princpio independente da matria? H e que sobrevive ao corpo.
a)

- Ser esse princpio uma alma semelhante do homem?

tambm uma alma, se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra. , porm, inferior do homem. H entre a alma dos animais e a do homem distncia equivalente que medeia entre a alma do homem 11 e Deus.

OS ANIMAIS E O HOMEM
598. Aps a morte, conserva a alma dos animais a sua individualidade e a conscincia de si mesma? Conserva sua individualidade; quanto conscincia do seu eu, no. A vida inteligente lhe permanece em estado latente.

12

OS ANIMAIS E O HOMEM
599. alma dos animais dado escolher a espcie de animal em que encarne?

No, pois que lhe falta livre-arbtrio.

13

OS ANIMAIS E O HOMEM
600. Sobrevivendo ao corpo em que habitou, a alma do animal vem a achar-se, depois da morte, nem estado de erraticidade, como a do homem? Fica numa espcie de erraticidade, pois que no mais se acha unida ao corpo, mas no um Esprito errante. O Esprito errante um ser que pensa e obra por sua livre vontade. De idntica faculdade no dispe o dos animais. A conscincia de si mesmo o que constitui o principal atributo do Esprito. O do animal, depois da morte, classificado pelos Espritos a quem incumbe essa tarefa e utilizado quase imediatamente. No lhe dadotempo de entrar em relao com outras criaturas.
14

OS ANIMAIS E O HOMEM
601. Os animais esto sujeitos, como o homem, a uma lei progressiva? Sim; e da vem que nos mundos superiores, onde os homens so mais adiantados, os animais tambm o so, dispondo de meios mais amplos de comunicao. So sempre, porm, inferiores ao homem e se lhe acham submetidos, tendo neles o homem servidores inteligentes. Nada h nisso de extraordinrio, tomemos os nossos mais inteligentes animais, o co, o elefante, o cavalo, e imaginemolos dotados de uma conformao apropriada a trabalhos manuais. Que no fariam sob a direo do homem? 15

OS ANIMAIS E O HOMEM
602. Os animais progridem, como o homem, por ato da prpria vontade, ou pela fora das coisas?

Pela fora das coisas, razo por que no esto sujeitos expiao.

16

OS ANIMAIS E O HOMEM
603. Nos mundos superiores, os animais conhecem a Deus? No. Para eles o homem um deus, como outrora os Espritos eram deuses para o homem.

17

OS ANIMAIS E O HOMEM
604. Pois que os animais, mesmo os aperfeioados, existentes nos mundos superiores, so sempre inferiores ao homem, segue-se que Deus criou seres intelectuais perpetuamente destinados inferioridade, o que parece em desacordo com a unidade de vistas e de progresso que todas as suas obras revelam. Tudo em a Natureza se encadeia por elos que ainda no podeis apreender. Assim, as coisas aparentemente mais dspares tm pontos de contacto que o homem, no seu estado atual, nunca chegar a compreender. Por um esforo da inteligncia poder entrev-los; mas, somente quando essa inteligncia estiver no mximo grau de desenvolvimento e liberta dos preconceitos do orgulho e da ignorncia, lograr ver claro na obra de Deus. At l, suas muito restritas idias lhe faro observar as coisas por um mesquinho e acanhado prisma. Sabei no ser possvel que Deus se contradiga e que, na Natureza, tudo se harmoniza mediante leis gerais, que por nenhum de seus pontos deixam de corresponder sublime sabedoria do Criador.
18

OS ANIMAIS E O HOMEM
604a) - A inteligncia ento uma propriedade comum, um ponto de contacto entre a alma dos animais e a do homem? , porm os animais s possuem a inteligncia da vida material. No homem, a inteligncia proporciona a vida moral.

19

OS ANIMAIS E O HOMEM
605. Considerando-se todos os pontos de contacto que existem entre o homem e os animais, no seria lcito pensar que o homem possui duas almas: a alma animal e a alma esprita e que, se esta ltima no existisse, s como o bruto poderia ele viver? Por outra: que o animal um ser semelhante ao homem, tendo de menos a alma esprita? Dessa maneira de ver resultaria serem os bons e os maus instintos do homem efeito da predominncia de uma ou outra dessas almas? No, o homem no tem duas almas. O corpo, porm, tem seus instintos, resultantes da sensao peculiar aos rgos. Dupla, no homem, s a Natureza. H nele a natureza animal e a natureza espiritual. Participa, pelo seu corpo, da natureza dos animais e de seus instintos. Por sua alma, participa da dos Espritos.
20

OS ANIMAIS E O HOMEM
605a) - De modo que, alm de suas prprias imperfeies de que cumpre ao Esprito despojar-se, tem ainda o homem que lutar contra a influncia da matria? Quanto mais inferior o Esprito, tanto mais apertados so os laos que o ligam matria. No o vedes? O homem no tem duas almas; a alma sempre nica em cada ser. So distintas uma da outra a alma do animal e a do homem, a tal ponto que a de um no pode animar o corpo criado para o outro. Mas, conquanto no tenha alma animal, que, por suas paixes, o nivele aos animais, o homem tem o corpo que, s vezes, o rebaixa at ao nvel deles, por isso que o corpo um ser dotado de vitalidade e de instintos, porm ininteligentes estes e restritos ao cuidado que a sua conservao requer.
21

OS ANIMAIS E O HOMEM
Encarnado no corpo do homem, o Esprito lhe traz o princpio intelectual e moral, que o torna superior aos animais. As duas naturezas nele existentes do s suas paixes duas origens diferentes: umas provm dos instintos da natureza animal, provindo as outras das impurezas do Esprito, de cuja encarnao ele a imagem e que mais ou menos simpatiza com a grosseria dos apetites animais. Purificando-se, o Esprito se liberta pouco a pouco da influncia da matria. Sob essa influncia, aproxima-se do bruto. Isento dela, eleva-se sua verdadeira destinao.
22

OS ANIMAIS E O HOMEM
606. Donde tiram os animais o princpio inteligente que constitui a alma de natureza especial de que so dotados? Do elemento inteligente universal. 606a) - Ento, emanam de um nico princpio a inteligncia do homem e a dos animais?

Sem dvida alguma, porm, no homem, passou por uma elaborao que a coloca acima da que existe no animal.

23

OS ANIMAIS E O HOMEM
607. Dissestes (190) que o estado da alma do homem, na sua origem, corresponde ao estado da infncia na vida corporal, que sua inteligncia apenas desabrocha e se ensaia para a vida. Onde passa o Esprito essa primeira fase do seu desenvolvimento?

Numa srie de existncias que precedem o perodo a que chamais Humanidade.

****190. Qual o estado da alma na sua primeira encarnao?

24

OS ANIMAIS E O HOMEM
607a) - Parece que, assim, se pode considerar a alma como tendo sido o princpio inteligente dos seres inferiores da criao, no? J no dissemos que todo em a Natureza se encadeia e tende para a unidade?

25

OS ANIMAIS E O HOMEM
Nesses seres, cuja totalidade estais longe de conhecer, que o princpio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e se ensaia para a vida, conforme acabamos de dizer. , de certo modo, um trabalho preparatrio, como o da germinao, por efeito do qual o princpio inteligente sofre uma transformao e se torna Esprito. Entra ento no perodo da humanizao, comeando a ter conscincia do seu futuro, capacidade de distinguir o bem do mal e a responsabilidade dos seus atos. Assim, fase da infncia se segue a da adolescncia, vindo depois a da juventude e da madureza.

26

OS ANIMAIS E O HOMEM
Nessa origem, coisa alguma h de humilhante para o homem. Sentir-se-o humilhados os grandes gnios por terem sido fetos informes nas entranhas que os geraram? Se alguma coisa h que lhe seja humilhante, a sua inferioridade perante Deus e sua impotncia para lhe sondar a profundeza dos desgnios e para apreciar a sabedoria das leis que regem a harmonia do Universo. Reconhecei a grandeza de Deus nessa admirvel harmonia, mediante a qual tudo solidrio na Natureza. Acreditar que Deus haja feito, seja o que for, sem um fim, e criado seres inteligentes sem futuro, fora blasfemar da Sua bondade, que se estende por sobre todas as suas criaturas. 27

OS ANIMAIS E O HOMEM
607b) Esse perodo de humanizao principia na Terra? A Terra no o ponto de partida da primeira encarnao humana. O perodo da humanizao comea, geralmente, em mundos ainda inferiores Terra. Isto, entretanto, no constitui regra absoluta, pois pode suceder que um Esprito, desde o seu incio humano, esteja apto a viver na Terra. No freqente o caso; constitui antes uma exceo.
28

OS ANIMAIS E O HOMEM
608. O Esprito do homem tem, aps a morte, conscincia de suas existncias ao perodo de humanidade? No, pois no desse perodo que comea a sua vida de Esprito. Difcil mesmo que se lembre de suas primeiras existncias humanas, como difcil que o homem se lembre dos primeiros tempos de sua infncia e ainda menos do tempo que passou no seio materno. Essa a razo por que os Espritos dizem que no sabem como comearam.
29

OS ANIMAIS E O HOMEM
609. Uma vez no perodo da humanidade, conserva o Esprito traos do que era precedentemente, quer dizer: do estado em que se achava no perodo a que se poderia chamar antehumano? Conforme a distncia que medeie entre os dois perodos e o progresso realizado. Durante algumas geraes, pode ele conservar vestgios mais ou menos pronunciados do estado primitivo, porquanto nada se opera na Natureza por brusca transio. H sempre anis que ligam as extremidades da cadeia dos seres e dos acontecimentos. Aqueles vestgios, porm, se apagam com o desenvolvimento do livre-arbtrio. os primeiros progressos s muito lentamente se efetuam, porque ainda no tm a secund-los a vontade. Vo em progresso mais rpida, medida que o Esprito adquire perfeita conscincia de si mesmo.

30

OS ANIMAIS E O HOMEM
610. Ter-se-o enganado os Espritos que disseram constituir o homem um ser parte na ordem da criao? No, mas a questo no fora desenvolvida. Demais, h coisas que s a seu tempo podem ser esclarecidas. O homem , com efeito, um ser parte, visto possuir faculdades que o distinguem de todos os outros e ter outro destino. A espcie humana a que Deus escolheu para a encarnao do seres que podem conhec-Lo.

31

32

Estudo em Grupo

Metempsicose

METEMPSICOSE
611. O terem os seres vivos uma origem comum no princpio inteligente no a consagrao da doutrina da metempsicose? Duas coisas podem ter a mesma origem e absolutamente no se assemelharem mais tarde. Quem reconheceria a rvore, com suas folhas, flores e frutos, do grmen informe que se contm na semente donde ela surge? Desde que o princpio inteligente atinge o grau necessrio para ser Esprito e entrar no perodo da humanizao, j no guarda relao com o seu estado primitivo e j no a alma dos animais, como a rvore j no a semente. De animal s h no homem o corpo e as paixes que nascem da influncia do corpo e do instinto de conservao inerente matria. No se pode, pois, dizer que tal homem a encarnao do Esprito de tal animal. Conseguintemente, a metempsicose, como a entendem no verdadeira.
33

METEMPSICOSE
612. Poderia encarnar num animal o Esprito que animou o corpo de um homem? Isso seria retrogradar e o Esprito no retrograda. O rio no remonta sua nascente. (118)

*****118. Podem os Espritos degenerar?


34

METEMPSICOSE
613. Embora de todo errnea, a idia ligada metempsicose no ter resultado do sentimento intuitivo que o homem possui de suas diferentes existncias? Nessa, como em muitas outras crenas, se depara esse sentimento intuitivo. O homem, porm, o desnaturou, como costuma fazer com a maioria de suas idias intuitivas.

35

METEMPSICOSE
Seria verdadeira a metempsicose, se indicasse a progresso da alma, passando de um estado a outro superior, onde adquirisse desenvolvimentos que lhe transformassem a natureza. , porm, falsa no sentido de transmigrao direta da alma do animal para o homem e reciprocamente, o que implicaria a idia de uma retrogradao, ou de fuso. Ora, o fato de no poder semelhante fuso operar-se, entre os seres corporais das duas espcies, mostra que estas so de graus inassimilveis, devendo dar-se o mesmo com relao aos Espritos que as animam. Se um mesmo Esprito as pudesse animar alternativamente, haveria, como conseqncia, uma identidade de natureza, traduzindo-se pela possibilidade da reproduo material.
36

METEMPSICOSE
A reencarnao, como os Espritos a ensinam, se funda, ao contrrio, na marcha ascendente da Natureza e na progresso do homem, dentro da sua prpria espcie, o que em nada lhe diminui a dignidade. O que o rebaixa o mau uso que ele faz das faculdades que Deus lhe outorgou para que progrida. Seja como for, a ancianidade e a universalidade da doutrina da metempsicose e, bem assim, a circunstncia de a terem professado homens eminentes provam que o princpio da reencarnao se radica na prpria Natureza.
37

METEMPSICOSE
Antes, pois, constituem argumentos a seu favor, que contrrios a esse princpio. O ponto inicial do Esprito uma dessas questes que se prendem origem das coisas e de que Deus guarda o segredo. Dado no ao homem conhec-las de modo absoluto, nada mais lhe sendo possvel a tal respeito do que fazer suposies, criar sistemas mais ou menos provveis. Os prprios Espritos longe esto de tudo saberem e, acerca do que no sabem, tambm podem ter opinies pessoais mais ou menos sensatas. assim, por exemplo, que nem todos pensam da mesma forma quanto s relaes existentes 38 entre o homem e os animais.

METEMPSICOSE
Segundo uns, o Esprito no chega ao perodo humano seno depois de se haver elaborado e individualizado nos diversos graus dos seres inferiores da Criao. Segundo outros, o Esprito do homem teria pertencido sempre raa humana, sem passar pela fieira animal. O primeiro desses sistemas apresenta a vantagem de assinar um alvo ao futuro dos animais, que formariam ento os primeiros elos da cadeia dos seres pensantes. O segundo mais conforme dignidade do homem e pode resumirse da maneira seguinte:
39

METEMPSICOSE
As diferentes espcies de animais no procedem intelectualmente umas das outras, mediante progresso. Assim, o esprito da ostra no se torna sucessivamente o do peixe, do pssaro, do quadrpede e do quadrmano. Cada espcie constitui, fsica e moralmente, um tipo absoluto, cada um de cujos indivduos haure na fonte universal a quantidade do princpio inteligente que lhe seja necessrio, de acordo com a perfeio de seus rgos e com o trabalho que tenha de executar nos fenmenos da Natureza, quantidade que ele, por sua morte, restitui ao reservatrio donde a tirou. Os dos mundos mais adiantados que o nosso (ver n 188) constituem igualmente raas distintas, apropriadas s necessidades desses mundos e ao grau de adiantamento dos homens, cujos auxiliares eles so, mas de modo nenhum procedem das da Terra, espiritualmente falando.

40

METEMPSICOSE
Outro tanto no se d com o homem. Do ponto de vista fsico, este forma evidentemente um elo da cadeia dos seres vivos: porm, do ponto de vista moral, h, entre o animal e o homem, soluo de continuidade. O homem possui, como propriedade sua, a alma ou Esprito, centelha divina que lhe confere o senso moral e um alcance intelectual de que carecem os animais e que nele o ser principal, que preexiste e sobrevive ao corpo, conservando sua individualidade. Qual a origem do Esprito? Onde o seu ponto inicial? Forma-se do princpio inteligente individualizado? Tudo isso so mistrios que fora intil querer devassar e sobre os quais, como dissemos, nada mais se pode fazer do que construir sistemas.

41

METEMPSICOSE
O que constante, o que ressalta do raciocnio e da experincia a sobrevivncia do Esprito, a conservao de sua individualidade aps a morte, a progressividade de suas faculdades, seu estado feliz ou desgraado de acordo com o seu adiantamento na senda do bem e todas as verdades morais decorrentes deste princpio. Quanto s relaes misteriosas que existem entre o homem e os animais, isso, repetimos, est nos segredos de Deus, como muitas outras coisas, cujo conhecimento atual nada importa ao nosso progresso e sobre as quais seria intil determo-nos.

42

Parte Terceira Das Leis Morais


43

CAPTULO I DA LEI DIVINA OU NATURAL

You might also like