You are on page 1of 66

DISCIPLINA: BIOFSICA DAS RADIAES

PROF MARIA GEOVANE B. DE A. MELO CARGA HORRIA: 60 HORAS/AULAS METODOLOGIA: PROBLEMATIZAO, AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA RECURSOS PRINCIPAIS: DATA SHOW, APOSTILA, QUADRO.. AVALIAO: PODE SER SEMINRIO E PROVAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS, ALM DA AVALIAO DO DESEMPENHO DO ALUNO

EMENTA
Introduo; O que so Raios X; Aplicao das radiaes em biologia e medicina; Efeito da radiao ionizante; Sndrome aguda das radiaes; Mutaes genticas; Cncer radioativo; Efeitos biolgicos das radiaes ionizantes nas clulas; Classificao segundo a dose absorvida; Classificao segundo ao nvel de dano; Dose e taxa de dose; Limitao de doses Individuais; Riscos das radiaes Ionizantes e preveno de doses desnecessrias;

EMENTA
Efeitos somticos e hereditrios; Radiossensibilidade; Respostas das radiaes em diferentes; sistemas do corpo humano; Radiao no tero; Conluso

BIOFSICA DAS RADIAES


INTRODUO

BIOFSICA: Estudo dos fenmenos biolgicos pelos


mtodos e teorias da fsica. FSICA: (do grego antigo: physis "natureza") - a cincia que estuda a natureza em seus aspectos mais gerais. TOMO: O tomo a menor unidade de um elemento que conserva suas propriedades qumicas, sendo constitudo por partculas fundamentais (prtons, eltrons e neutrns)
Partculas do tomo

Os prtons tm carga eltrica positiva, os eltrons carga negativa e os nutrons no tem carga nenhuma.

BIOFSICA DAS RADIAES Introduo

BIOFSICA DAS RADIAES Introduo

BIOFSICA DAS RADIAES


Introduo
ESTRUTURA FSICA E QUMICA DA MATRIA

Todas as substncias que entram na constituio da matria resultam do arranjo entre tomos de elementos qumicos. O produto de tais arranjos so as molculas. Uma molcula pode ser constituda por um ou mais tomos. Macromolculas podem apresentar centenas ou mesmo milhares deles. Para compor uma molcula, os tomos devem interagir de acordo com suas propriedades fsicas e qumicas.

BIOFSICA DAS RADIAES Introduo

Nveis energticos ou camadas eletrnicas

Observe: Z = 17 A = 35 Nmero de prtons: Z = 17 Nmero de eltrons: Z = 17 Nmero de nutrons: N = A Z = 35 17 = 18 A distribuio eletrnica

BIOFSICA DAS RADIAES Introduo

Regras prticas de distribuio eletrnica


- necessrio organizar na ordem, K, L, M, N, O, P, Q; - Quando tiver mais que 8 eltrons, na ltima camada, temos que colocar um nmero menor entre 2, 8, 18, 32, passando a diferena para o nvel seguinte.Lembrando que no pode ter mais que 18 eltrons na penltima camada.

Observe os exemplos: 1) Nmero atmico 20

2) Nmero atmico 53

Exercitando
01. Faa a distribuio eletrnica dos elementos qumicos: Mg (magnsio) = nmero atmico 12 Ca (calcio = nmero atmico 20 Na (sdio)= nmero atmico 11 O (oxignio) = nmero atmico 16

Resolvendo
Magnsios (Mg) . Nmero atmico 12 . K L M K 2 Carbono (C ). Nmero atmico 20 L 8 M 8 N 2

Sdio (Na). Nmero atmico 11 K 2 L 8 M 1

Oxignio (O). Nmero atmico 16

K 2

L 8

M 6

BIOFSICA DAS RADIAES Introduo

Radiao alfa ()
Essa radiao possui carga positiva, constituda por 2 prtons e 2 nutrons, a barreira que no permite sua penetrao a folha de papel alumnio. A radiao alfa possui uma massa e carga eltrica relativamente maior que as demais radiaes, alm de ser muito energtica.

Radiao beta ()
A radiao beta a que possui carga negativa, por isso se assemelha aos eltrons. Os raios beta so mais penetrantes e menos energticos que as partculas alfa, conseguem atravessar o papel alumnio, mas so facilmente barrados por pedaos de madeira, folha de alumnio.

Radiao gama ()
A Radiao gama no muito energtica, mas extremamente penetrante, podendo atravessar o corpo humano, detida somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de metal, no caso chumbo. Por tais caractersticas, essa radiao nociva sade humana, ela pode causar m formao nas clulas. Observao importante: apenas os raios alfa e beta possuem carga eltrica, os raios gama so isentos de carga. Sem o devido conhecimento, estas trs radiaes podem representar perigo, mas quando so devidamente usadas se tornam teis, principalmente na medicina: so empregadas no tratamento de tumores cancergenos.

Capacidade de penetrao das camadas alfa, beta e gama

INFRAVERMELHO

Em medicina, tem amplo uso teraputico, sendo empregada no tratamento de sinusite, dores reumticas e traumticas. A radiao infravermelha penetra na pele, onde sua energia absorvida pelos tecidos e espalhada pela circulao do sangue. As fotografias so raios infra vermelho Aquecer ambientes Fototerapias

RAIO LASER

Terapia bucal; Bisturi a laser Cirurgia como quebra de pedras renais Produo de shows e espetculos Operaes militareslocalizao alvos.

BIOFSICA DAS RADIAES

RAIOS - X
So basicamente o mesmo que os raios de luz visvel; So formas de ondas de energia eletromagnticas carregadas por partculas chamadas ftons; So uma forma de radiao ionizante (tomos eletricamente carregados);

O comeo...
1895 Wilhelm Conrad Roengten descobre a radiao X 1896 Antoine Henri Bequerel descobriu que determinado material emitia radiaes espontneas radioatividade natural Em 1898 o casal Curie descobre o elemento radioativo Polnio e, em 1903, o Rdio Algum tempo depois, Ernest Rutherford e Frederic Soddy demonstraram que ocorre uma transmutao de elementos no processo radioativo.

A radiao X, foi descoberta no dia 8 de Novembro de 1895, na cidade de Wsburg, Alemanha, pelo cientista alemo Wilhelm Conrad Roentgen, quando fazia experincias com descargas de alta tenso em tubos contendo gases. Enquanto trabalhava em seu laboratrio, ele observou que um carto recoberto pela substncia fosforescente platinocianureto de brio, que se encontrava prximo, apresentava um brilho, durante a aplicao de alta tenso na ampola. Surpreso com o fenmeno, ele recobriu a ampola com diferentes materiais e repetiu o procedimento de aplicao de tenso sobre o gs por vrias vezes e a distncias diferentes. Observando que o brilho sofria pequenas alteraes, mas no desaparecia, concluiu que algo saa da ampola e sensibilizava o papel. A essa radiao desconhecida, ele resolveu dar o nome de RADIAO X (onde X representa a incgnita matemtica, o desconhecido). Essa descoberta deflagrou uma srie de experimentos para avaliar suas caractersticas e potencialidades de aplicao em vrios ramos de atividades. O campo onde mais se encontraram aplicaes foi o da Medicina, na rea de diagnstico por imagem.

Aparelho de raio X

RAIOS X

Primeira radiografia, da mo da esposa de Roentgen, com seu anel de casamento

Radiaes x sade
Partculas alfa em relao ao tecido humano, sua penetrao de dcimos de centmetros, no constituindo riscos para a sade. Mas a ingesto ou a inalao de partculas alfa podem acarretar srios problemas sade. Partculas beta em relao ao tecido humano, os efeitos se limitam pele. semelhana das partculas alfa, quando ingeridas, as partculas beta so extremamente perigosas.

Radiaes x sade Raios X Permite importantes diagnsticos mdicos. A exposio excessiva aos raios X danosa aos tecidos humanos. Pode provocar leses, manchas de pele e at cncer. Raios gama So muito utilizados no combate ao cncer, pois podem destruir clulas com m formao. A interao dos raios gama com os tecidos humanos pode provocar mutaes celulares.

CMARA GAMA

BIOFSICA DAS RADIAES APLICAES DAS RADIAES EM BIOLOGIA E MEDICINA

Na medicina:

Radiologia: radiografia.tomografia, mamografia Radioterapia (exclusiva ou associada a outros mtodos) Medicina nuclear Radioterapia mtodo capaz de destruir clulas tumores, empregando feixes de radiaes ionizantes
Radiao Regional ou Localizada

RADIOTERAPIA

Radioterapia
A radioterapia um tratamento no qual se utilizam radiaes para destruir ou impedir que as clulas de um tumor aumentem. Estas radiaes no so vistas e durante a aplicao no se sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinao com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.

Os Benefcios da Radioterapia
Metade dos pacientes com cncer so tratados com radiaes. Quando no e possvel obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. As aplicaes diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a presso, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alvio aos pacientes

Formas da Radioterapia
1) Radioterapia externa: (telerapia) So feitas atravs de aparelhos que ficam afastados do paciente. 2) Radioterapia de contato: (braquiterapia) aplicado por meio de aparelhos que ficam em contato com o organismo do paciente.

Efeitos Colaterais da Radioterapia


Diarria Dor ao urinar Cansao ou fadiga Perda de apetite e dificuldades de ingerir alimentos Boca seca (xerostomia)

BIOFSICA DAS RADIAES APLICAES DAS RADIAES EM BIOLOGIA E MEDICINA

Radiossensibilidade e Radiocurabilidade
Velocidade de regresso tumoral representa o grau de sensibilidade que o tumor apresenta as radiaes. Depende fundamentalmente da origem celular.

Braquiterapia
uma forma de radioterapia em que materiais radioativos so colocados nas proximidades do tumor. A palavra Braquiterapia origina se do grego ( brachys = junto, prximo ) e define uma modalidade de tratamento em que doses de radiao so liberadas para atacar as clulas tumorais.

Braquiterapia
A braquiterapia constitui uma forma de tratamento que utiliza fontes radioativas, em contato direto com o tumor, sendo indicada em cerca de 10% dos pacientes que se submetem radioterapia. Pode ser empregada para qualquer neoplasia acessvel a uma fonte radioativa, sendo indicada rotineiramente no tratamento das neoplasias do colo e do corpo uterino, cncer de prostata , cncer da cabea e pescoo, da regio perineal e dos tecidos moles.

Diferenas entre Braquiterapia e Radioterapia Externa

1) Braquiterapia:
Na Braquiterapia, a radiao tem origem nos materiais radioativos colocados no interior do corpo, perto do tumor. Essa proximidade permite que alta doses de radiao sejam liberadas para atacar o tumor. A radiao fica restrita regio, no afetado rgo mais distantes .

2)

Radioterapia externa:
A fonte de radiao geralmente um acelerador linear, que emite feixes de raios que alcanam o tumor aps atravessar diferentes tecidos.Dessa forma, rgos e tecidos sadios, situados no trajeto dos raios esto sujeitos aos efeitos da radiao. Comparada radioterapia externa, a Braquiterapia permite aplicar doses maiores, em intervalos de tempo menores e a volumes mais restritos.

Braquiterapia

Radiodiagnstico
Funo: conseguir de maneira menos invasiva possvel, uma imagem ntida do interior do corpo para anlise posterior.
Raio X: Tomografia Computadorizada:

Ressonncia Magntica:

RAIO X DE TRAX

Raio x Contrastado pesquisa de refluxo esofgico

Tomgrafo

Tomografia das Vias Urinrias

Ressonncia Magntica

Ressonncia Magntica da Coluna

BIOFSICA DAS RADIAES APLICAES DAS RADIAES EM BIOLOGIA E MEDICINA

TIPOS DE CNCER E TRATAMENTOS Cncer de Pele - crescimento maligno na pele, que pode ter sido ocasionado por longa exposio ao sol (raios ultravioleta) e queimaduras solares repetidas;

O cncer de pele um tumor formado por clulas da pele que sofreram uma transformao e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia)

Figura cncer de pele

BIOFSICA DAS RADIAES APLICAES DAS RADIAES EM BIOLOGIA E MEDICINA

TIPOS DE CNCER E TRATAMENTOS Cncer do colo retal - tumores que atingem o


clon (intestino groso) e o reto. Mulheres e homens so igualmente afetados Sintomas: dor abdominal, massa abdominal, melena, constipap, diarria, nuseas, vmitos, fraqueza e tenesmo. Tratamento: primeiramente cirurgia, depois radioterapia, associada ou a quimioterapia

CNCER COLO RETAL

BIOFSICA DAS RADIAES APLICAES DAS RADIAES EM BIOLOGIA E MEDICINA

Cncer Anal: o cncer anal raro, corresponde a


4% de todos os tipos de cncer que acometem o intestino grosso. O mais comum em 98% dos casos o carcinoma epidermoide. Sintomas: dor ou ardor no nus, sangramento nas evacuaes, secrees incomuns, feridas e incontinncia fecal.

CNCER ANAL

APLICAES NA AGRICULTURA
possvel acompanhar, com o uso de traadores radioativos, o metabolismo das plantas,verificando o que elas precisam para crescer, o que absorvido pelas razes e pelas folhas e onde um determinado elemento qumico fica retido. Uma planta que absorveu um traador radioativo pode, tambm, ser radiografada, permitindo localizar o radioistopo. Para isso, basta colocar um filme, semelhante ao usado em radiografias e abreugrafias, sobre a regio da planta durante alguns dias e revel-lo. Obtm-se o que se chama de auto-radiografia da planta.

Aplicao na Entomologia
A tcnica do uso de traadores radioativos tambm possibilita o estudo do comportamento de insetos, como abelhas e formigas. Ao ingerirem radioistopos, os insetos ficam marcados, porque passam a emitir radiao, e seu raio de ao pode ser acompanhado. No caso de formigas, descobre-se onde fica o formigueiro e, no caso de abelhas, at as flores de sua preferncia.

Aplicao na alimentao
Irradiao para a conservao de produtos agrcolas, como batata, cebola, alho e feijo. Batatas irradiadas podem ser armazenadas por mais de um ano sem murcharem ou brotarem.

Aplicao na Industria

VAMOS EXERCITAR

O QUE TOMO? DEFINA RADIAO COMO SE CLASSIFICAM AS RADIAES? O QUE BRAQUITERAPIA? QUEM DESCOBRIU O RAIO X? QUAIS SO AS APLICAES DAS RADIAES NA MEDICINA? COMO VOC CONCEITUARIA UM CNCER? CITE OS FATORES QUE PODEM DESENCADEAR UM CNCER DE PELE QUAIS OS SINTOMAS DO CNCER ANAL?

You might also like