You are on page 1of 47

Curso de Introduo Ministrio de Orao por Cura e Libertao

Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor: Antes que no seio fosse formado, eu j te conhecia; antes de teu nascimento, eu j te havia consagrado, e te havia designado profeta das naes. (Jeremias, 1,4-5)

Ningum recebe um ministrio por acaso, mais sim porque voc foi escolhido por Deus, antes mesmo que no ventre de sua me fosse formado, receber o discernimento de um ministrio receber uma convocao ao servio do Reino. Mais o mais lindo atrao de Deus por ns e ns por Ele. NEle e por Ele trabalhamos incansavelmente pela igreja e pelo movimento, em comunho e humildade. Ns somos a continuidade da misso e do ministrio de Jesus.
O Esprito do Senhor est sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de corao, para anunciar aos cativos a redeno, aos cegos a restaurao da vista, para pr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graa do Senhor. (Lc 4,18-19).

S lembramos que aqui apenas uma introduo sobre o ministrio,exigindo de ns mais aprofundamentos de formaes e experincias!

Ministrio exercer alguma funo.


Deus criou tudo para o homem, mas o homem foi criado para conhecer, servir e amar a Deus, para Lhe oferecer neste mundo toda a criao em ao de graas e para ser elevado vida com Deus no cu. S no mistrio do Verbo encarnado se esclarece verdadeiramente o mistrio do homem, predestinado a reproduzir a imagem do Filho de Deus feito homem, que a perfeita imagem de Deus invisvel (Col 1, 15). ( CIC 358-359)

Todos somos chamados por essa vocao prpria de procurar Deus, para que assim participemos da funo sacerdotal de Cristo . Oferecendo nossa vida como sacrifcio espiritual agradvel a Deus( Cf 1 Ped 2,5). Ou Seja, ser ministeriado ser amigo de Jesus, andar com Ele, e trabalhar para Ele gratuitamente por Aquele que deu a sua vida por ns. Sempre o amando tambm na vida do irmo.

A vida na sua prpria realidade e verdade o Pai que, pelo Filho e no Esprito Santo, sobre
todos derrama como fonte, os seus dons celestes. E, pela sua bondade, promete verdadeiramente tambm a ns homens os bens divinos da vida eterna. (S. Cirilo de Jerusalm)

Pelo batismo, perdoado o pecado original, e todos os pecados pessoais. Perdoados nos so conferidos os dons do Esprito Santo e as virtudes teologais, estes so para todos, mais de forma especial aqueles batizados que querem servir a Deus e ao irmo. Selando assim indelevelmente esse pertencer a Cristo.

Quando somos atrados por Cristo a exercer um ministrio, porque temos aquele dom aguado em ns de forma especial.
No negligencies o carisma que est em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembleia dos ancios te imps as mos. (Tim 4, 14).

... prega a palavra, insiste oportuna e inoportunamente, repreende, ameaa, exorta, s paciente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumprir a misso de pregador do evangelho, consagra-te ao seu ministrio. (Tim 4, 2-5)

O apostolo Paulo foi um homem apaixonado pelo seu ministrio , Paulo vivia do ministrio , era consagrado a ele. Se o ministro de um carisma quer ser bom neste ministrio, ungido no que faz, alguns lembretes so importantes: Fazer tudo com amor e dedicao. Buscar conhecimentos, estudos, informaes e especializar-se naquilo que se melhore. Levar uma vida digna, com testemunho de converso e santidade, para que se possa canal limpo para a graa de Deus.Ter vida de orao, busca da sabedoria, do discernimento, vivncia dos sacramentos. Obedincia Igreja, Palavra, doutrina revelada aos apstolos.

Um profundo amor pelas almas, por aquelas pessoas que se beneficiam do seu ministrio. Humildade, docilidade, dependncia um do outro, unidade entre ministrios. Saber que todos so parte de um mesmo corpo, e que o que eu fao continuidade do que algum iniciou e outro dar continuidade de onde se parou. Nada de auto suficincia, de vanglria, ningum maior que ningum, por graa que se recebe este dom ministerial, mas ele no nos pertence, de Deus.
E se o servo tiver feito tudo que lhe ordenara, porventura fica-lhe o senhor

devendo alguma obrigao, assim tambm vs, depois de fazer tudo o que lhe foi ordenado, dizei. Somos servos como quaisquer outro, inteis, fizemos o que deveramos fazer (Luc 17, 9-10)

Esta "queda" consiste na opo livre desses espritos criados, que rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e seu Reino. Temos um reflexo desta rebelio nas palavras do Tentador ditas a nossos primeiros pais: "E vs sereis como deuses" (Gn 3,5). O Diabo "pecador desde o princpio" (1Jo 3,8), "pai da mentira" (Jo 8,44). (CIC 392)

Os Anjos esto presentes em todo o transcurso da histria da Salvao. Uns servindo a Deus Jav, prestando lhes louvores, e ajudando na salvao dos filhos de Deus e ajudando a Igreja de Cristo; e outros, os decados, os quais levam o nome de demnios, que se colocam contra a vontade de Deus, e a salvao do homem, querendo levar os homens a se revoltarem contra Deus assim como eles fizeram. Eles se rebelaram por se afastarem de Deus, aceitando assim suas vontades, por serem muito inteligentes, pensavam que seriam superiores ao nosso Deus. Mais em fim tudo comea em uma grande batalha no cu, essa batalha foi antes da criao do homem, porque Deus havia criado os Anjos para ador-lo, mais induzidos por Lcifer se revoltaram.
Houve uma batalha no cu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Drago. O Drago e seus anjos travaram combate, mas no prevaleceram. E j no houve lugar no cu para eles. Foi ento precipitado o grande Drago, a primitiva Serpente, chamado Demnio e Satans, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos. (Ap 12, 7 9)

O demnio um ser espiritual de natureza Anglica condenada eternamente. Ele no tem chifres, nem rabo, ou espeto e nem vermelho, ou seja, no tem corpo. Ele no matria subtil e sim um esprito. A grande batalha que se fala em Apocalipse 12 Espiritual, ou seja, no h armas, na batalha que os anjos travaram antes de se tornarem demnios foi intelectual. Uns davam argumentos para que os que decaram voltassem a serem fiis a Deus e os que j estavam decados combatiam para que outros decassem com eles. Os anjos mais rebeldes tinham suas teses e razes para se manterem em tal postura e fazerem uma rebelio no cu, anjos voltaram a serem obedientes e outros decaram seduzidos pelo maligno.
"Quais so hoje as maiores necessidades da Igreja? No deixem que a minha resposta os surpreenda como sendo simplista e, ao mesmo tempo, supersticiosa e fora da realidade. Uma das maiores necessidades da Igreja a defesa contra este mal chamado Satans. O diabo uma fora atuante, um ser espiritual vivo, perverso e pervertedor; uma realidade misteriosa e amedrontadora." - (Papa Paulo VI, L'Osservatore Romano, 24/11/1972).

No te peo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. (Jo 17,15)
Neste pedido, o Mal no uma abstrao, mas designa uma pessoa, Satans, o Maligno, o anjo que se ope a Deus. O diabo (diabolos aquele que se atira no meio do plano de Deus e de sua obra de salvao realizada em Cristo). ( 2850-2854) Homicida desde o princpio, mentiroso e pai da mentira (Jo 8,44), Satans, sedutor de toda a terra habitada (Ap 12,9), foi por ele que o pecado e a morte entraram no mundo e por sua derrota definitiva que a criao toda ser liberta da corrupo do pecado e da morte. Ns sabemos que todo aquele que nasceu de Deus no peca; o gerado por Deus se preserva e o Maligno no o pode atingir. Ns sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro est sob o poder do Maligno (I Jo 5,18-19)

Contudo, o poder de Satans no infinito. ele no passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser puro esprito, mas sempre criatura. No capaz de impedir a edificao do Reino de Deus. embora Satans atue no mundo por dio contra Deus e seu Reino em Jesus Cristo, e embora sua ao cause grves danos de natureza espiritual e, indiretamente, at de natureza fsica para cada homem e para a sociedade, esta ao permitida pela Divina Providncia, que com vigor e doura dirige a histria do homem e do mundo. A permisso divina da atividade diablica um grande mistrio, mas ns sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam (Rm 8,28).

"Deus nos reconciliou consigo e entre ns, arrancando-nos da servido do diabo e do pecado ("Gaudium et Spes" 22.3; 2.2)

Seguindo o critrio tradicional, so nove (9) os Coros ou Ordens Angelicais: Serafins, Querubins,Tronos, Dominaes, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribudas em trs Hierarquias.

formada pelos Santos Anjos que esto em ntimo contato com o CRIADOR. Dedicam-se a Amar, Adorar e Glorificar a DEUS numa constante e permanente frequncia, em grau bem mais elevado que os outros Coros: Serafins, Querubins e Tronos.

Serafins

Deriva do nome Seraph, que vem do Hebraico e significa Queimar completamente. Eles tm como funo nos estimular a se entregar e louvar a Deus, e fazer com que o nosso corao de consuma no amor de Deus Altssimo, se unido sempre conosco cantando louvores. Esse o coro que entoa: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus

dos Exrcitos (Is 6,1-4).

Do Hebreu Chrub. So os guardies e mensageiros dos mistrios de Deus. Eles foram criados para transmitir a sabedoria, logo no inicio da criao, Deus os colocou no caminho que levava a rvore da vida (Cf. Gn 3,24). Olhando e estudando a Sagrada Escritura o nome dos querubins o mais citado, cerca de 80 vezes. Eles so seres misteriosos, Ezequiel descreve como um, na hora da sua viso(Ez 10,12). Quando Moiss recebe de Deus, a instruo para fazer a Arca da Aliana, pede para que seja colocado o Seu trono entre dois Querubins (Cf. Ex25, 8-9. 18-19), por isso que Eles so conhecedores do mistrio de Deus. Eles os ajudam nos momentos de tentaes contra a f, pureza os escrpulos.

Deriva do grego thronos, que significa Ancios. s vezes tambm conhecidos de Sedes Dei (Sede de Deus). So Eles que apresentam os coros inferiores o esplendor e a Majestade da Divina Onipotncia. Eles so identificados como os 24 Ancies que citado no Apocalipse 4,10. So sinais de Autoridade Divina e de humildade e pureza.

A Segunda Hierarquia composta por Anjos que dirigem os Planos da Eterna sabedoria a Terceira Hierarquia.

Do latim Dominationes, criados para regular as atividades dos anjos inferiores, responsveis de distribuir funes e mistrios. So Anjos lderes, de beleza inefvel. Eles ajudam no esclarecimento daqueles que se empenham em difundir o Reino de Deus (Cf. Cl 1,16). So Gregrio escreveu com nfase para melhor caracteriz-los:

"Algumas fileiras do exrcito anglico chamam-se Dominaes, porque os restantes lhe so submissos, ou seja, lhe so obedientes". So enviados por DEUS a misses mais relevantes e tambm, so includos entre os Santos Anjos que exercem a "funo de Ministro de DEUS". ( So Gregrio)

Do Grego virtutes, que significa Poder Ou Fora(Cf. Ef 1,21). Esse nome surge, por buscarem se espelhar em seu Criador, que a prpria fonte de todas as virtudes, para depois repassarem para seus inferiores. Eles tm a misso de orientar as pessoas, e retirar os obstculos que querem interferir nas ordens do Criador. Por isso so considerados anjos fortes e viris. So de grande valia a sua intercesso para os que sofrem de fraquezas fsicas ou espirituais, e so atravs deles tambm que somos estimulados a se abrir a graa do Esprito Santo.

o coro Anglico dos Anjos da Ordem Sagrada ou Condutores da Ordem Sagrada (Cf. I Pd 3,22). Quase parecidos com as Virtudes, Eles velam e zelam de forma especial pelos poderes dados por Deus a Eles. So executores da vontade de Deus e Guerreiros, ajudando na santificao das pessoas.

formada pelos Santos Anjos que executam as ordens do Altssimo. Eles esto mais prximos de ns e conhecem a fundo a natureza de cada pessoa que devem assistir, a fim de poderem cumprir com exatido a Vontade Divina: insinuando, avisando ou castigando, conforme o caso. Esta Hierarquia formada pelos: Principados, Arcanjos e Anjos.

Do latim Principatus. A Misso desses Anjos proteger os pases, cidades, Igrejas, Casas, para que os filhos de Deus reinem sobre as coisas, como herdeiros e filhos do Reino de Graa (Cf. Rm 8,17). So Mensageiros do Senhor ao seu povo, trazendo as instrues e avisos divinos, para os que lhes foram confiados (Cf. Dn 10,13), no momento em que h rejeio de ouvir a voz de Deus atravs dos Anjos, os principados transformam-se em Anjos vingadores, e derramam as taas de ira, para ver se o povo volta para o Senhor atravs da dor e do sofrimento. (Cf. Ap 15;16) .

Do Grego Arkanglos. So os mais conhecidos e cujo os nomes so citados na Bblia: Miguel, Gabriel e Rafael. Eles esto no mais alto nvel da hierarquia Angelical.

O chefe do reino persa resistiu-me durante vinte e um dias; porm Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro. Permaneci assim ao lado dos reis da Prsia. (Daniel 10,13) Contra esses adversrios no h ningum que me defenda a no ser Miguel, vosso chefe. (Dn 10,22) "Nesse tempo levantar-se- Miguel, o grande Prncipe, que se conserva junto dos filhos do teu povo. Ser um tempo de tal angstia qual jamais ter havido at aquele tempo, desde que as naes existem. Mas nesse tempo o teu povo escapar, isto , todos os que se encontrarem inscritos no Livro. (Dn 12,1) Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demnio e lhe disputava o corpo de Moiss, no ousou fulminar contra ele uma sentena de execrao, mas disse somente: Que o prprio Senhor te repreenda! (Jd 1,9).

Toda vez que na Santa Igreja algo de valoroso ocorre, deve-se honrar So Miguel. (So Gregrio Magno)

Do Hebraico Gavriei , o anjo mensageiro de Deus, Ele no s apareceu para Nossa Senhora, como tambm muito antes, ao Profeta Daniel, falando que nasceria o ungido(Cf. Dn 9,21-26), e depois ao Profeta Zacarias falar da gravidez de Isabel(Cf. Lc 1,19). Acredito que a Ele foi confiada mais alta misso de todos os tempos, anunciar o nascimento do Filho de Deus. Gabriel enviado de Deus a Santssima Virgem Maria, trazendo as boas novas que DEla nasceria o Salvador (Lc 1,26-32).

o Anjo da Cura.Um dos sete que habita na presena de Deus. A misso de So Rafael foi vim a terra trazer a cura de Tobias e a libertao de Sara, pouco se encontra sobre Ele na Sagrada Escritura. Mais para melhor compreenso, s ler o Livro de Tobias 5;6;12. No Evangelho tambm encontramos uma passagem relacionado ao Anjo da Cura, que descia de tempos em tempos no tanque Betesda(Cf. Jo 5,2-4). Ele o chefe da ordem das Virtudes.

"Eu sou Rafael, um dos sete Anjos que esto sempre presentes e tem acesso junto Glria do SENHOR". (Tb 12,15)

Desde o incio at a morte, a vida humana cercada por sua proteo e por sua intercesso. "Cada fiel ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo vida." Ainda aqui na terra, a vida crist participa na f da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus (CIC 336).

Nosso Anjo da guarda o instrumento da solicitude paterna de Deus a nosso respeito e o intermedirio de Sua benevolncia. Muitas das graas destinadas a ns passam por ele. Mas, como sua ao invisvel, s no cu conseguiremos saber todos os males da alma e do corpo de que nos preserva os bens que busca para ns, as graas que nos assegura todos os servios que nos presta. (Monsenhor Jonas Abib)

Tobit tranquiliza sua esposa Ana, quanto ao paradeiro de Tobias, que estava fora de sua casa, professando a sua f na proteo dos Santos Anjos:
Tobit respondeu-lhe: No chores; nosso filho chegar so e salvo, e voltar tambm so e salvo para a nossa companhia; tu o vers com os teus olhos. Estou certo de que um bom anjo de Deus o acompanhar e dispor solicitamente tudo o que lhe diz respeito, de modo que ele tenha a alegria de voltar para ns. Ouvindo isso, sua me cessou de chorar e calou-se. (Tb 5,26-28).

No tem como negar a proteo dos Santos Anjos, o prprio Senhor fala a Moiss:

Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei. (Ex 23,20)
So Bernardo de Claraval resume em trs atitudes o comportamento que as pessoas devem ter em relao ao Santo Anjo da Guarda:

Atitude de Respeito Porque um ser mais perfeito e mais digno do que ns. Atitude de Confiana Para confidenciar-lhe as dificuldades e pedir-lhe ajuda, luzes e disposio para cumprirmos a misso da vida. Atitude de Amor, Devoo e Gratido A fim de que sejamos dceis s suas inspiraes, porque na realidade so inspiraes de Deus; ter confiana nas iniciativas dele e agradecer ao Santo Anjo da Guarda a preciosa e benfica intercesso junto ao Criador.

"Eis que envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti. Respeita a sua presena e observa a sua voz, e no lhe sejas rebelde, porque no perdoar a vossa transgresso, pois nele est o Meu Nome. Mas se escutares fielmente a sua voz e fizeres o que te disser, ento serei inimigo dos teus inimigos e adversrio dos teus adversrios". (Ex 23,20-22)

uma reunio especifica para todos aqueles que tem esse ministrio. Todos os que foram discernidos para exercer essa misso, do continuidade a realizao de sinais, milagres, prodgios, e maravilhas, ou seja a misso de Jesus. As chaves principais para um bom atendimento so:

Acolher: Porque sempre algum vir ferido e com problemas. Ouvir: Com ateno a partilha do irmo, ela essencial para o aconselhamento. Orar: Pedindo a Deus a graa da Cura, Libertao daquele problema. Lembrando sempre que voc esteja aberto as moes do Esprito Santo. (discernimento, palavra de cincia, sabedoria...) Aconselhar: No Senhor! Dar direcionamentos a pessoa, at se necessrio for, manda-la procurar tambm ajuda mdica. Incentivar: De alguma forma dando espao pra ela em alguma atividade na Igreja. Sempre prestando ateno e cuidando dela.

Nos Grupos de Orao

Atendimento individual

Encontros

O que mais precisamos hoje de formao e orao, para que estejamos Preparados para atuar nesses lugares.

Adorao

Lectio Divina

Orao do Rosrio

Comunho

Confisso

Comunho dos Santos

Como discpulos de Jesus, devemos cultivar em ns algumas atitudes bsicas, para o exerccio do ministrio de cura:

Experincia pessoal de Deus; Estudo da Palavra Vida de Orao Constante Vida Sacramental Confisso Acolhimento; Acolher Como Jesus Ser Ministro da Paz Cultivar postura Misericordiosa Abertura aos carismas; Est aberto ao Esprito Santo Est aberto aos Dons Carismticos Est aberto aos Dons de Santificao Comunho com a Palavra de Deus e com a doutrina da Igreja; Aconselhar conforme a Palavra Aconselhar conforme o Catecismo da Igreja.

Postura de f e de autoridade em Jesus Cristo; No desfalecer na orao Ter confiana e f na Autoridade em Jesus (Fl 2,13) Vida de louvor; Fidelidade a Deus e ao seu povo; Busca de Converso Santidade Autntica e verdadeira devoo a Nossa Senhora; Orao do Santo Tero ou Rosrio Ladainhas Ofcio da Imaculada Iniciativa, dedicao, doao e despojamento; Atender sem cara feia Doar o seu ombro ao outro Vida comunitria e grupo de orao; Viver a unidade e em unidade Escuta e sigilo; Ser Sacerdote Ser amadurecido na f; Conhecimento Bblico Conhecimento Doutrinrio

Uma luta rdua contra o poder das trevas perpassa a histria universal da humanidade. Iniciada desde a origem do mundo vai durar at o ltimo dia, segundo as palavras do Senhor. Inserido nesta batalha, o homem deve lutar sempre para aderir ao bem; no consegue alcanar a unidade interior seno com grandes labutas e o auxlio da graa de Deus. (CIC 409)

Deus a perfeio, o infinito, e tudo o que Ele fez e faz perfeito. A Criao fruto da Sua sabedoria, e a perfeio da sua santidade. Quando Deus criou o mundo viu que tudo era bom, porque Ele a perfeio, nada que Ele fez ruim ou imperfeito, principalmente ns que somos sua imagem e semelhana (Cf Gn 1,26) por isso Ele viu que tudo era bom. O livro do Gnesis nos ensina e revela que tudo teve incio de um casal Ado e Eva. Eles quando foram criados por Deus tinham algo especial, no eram humanos comuns, porque eram dotados de dons denominados Preternaturais.

Por natureza, no temos o privilgio e o direito a uma cincia que um privilgio dos anjos; s progressivamente e com dificuldade que, segundo as leis psicolgicas, chegamos conquista da cincia. Ora, para facilitar ao primeiro homem o seu mnus de cabea e de educador do gnero humano, outorgou-lhe Deus gratuitamente o conhecimento infuso de todas as verdades, que lhe importava conhecer, e uma certa facilidade para adquirir a cincia experimental: assim se aproximava dos anjos.

O domnio das paixes. Ou a iseno dessa concupiscncia tirnica que torna a virtude to dificultosa. Dissemos que, em virtude de sua prpria constituio, h no homem uma luta formidvel entre o desejo sincero do bem e o apetite desordenado dos prazeres e dos bens sensveis, alm de uma tendncia acentuada para o orgulho: em suma, o que chamamos a trplice concupiscncia. Para remediar este efeito natural, conferiu Deus aos nossos primeiros pais um certo domnio das paixes, que, sem os tornar impecveis, lhes facilitava a virtude. No havia em Ado essa tirania da concupiscncia que o inclinava violentamente para o mal, mas to somente uma certa tendncia para o prazer, subordinada a razo. Como sua vontade estava sujeita a Deus, s faculdades inferiores estavam sujeitas a razo, e o corpo alma: era a ordem, a retido perfeita.

A imortalidade do corpo. Por natureza, est o homem sujeito doena e morte; por essencial providncia, foi preservado desta dupla fraqueza, para assim mais livremente poder a alma aplicar-se ao cumprimento dos seus deveres superiores. Mas estes privilgios eram destinados a tornar no homem mais apto para receber e utilizar um dom muito mais precioso, inteira e absolutamente sobrenatural, o da graa santificante.

Por natureza, o homem servo, propriedade de Deus. Por inexprimvel bondade, de que jamais poderemos dar graas excessivas, quis Deus faz-lo entrar na sua famlia, adota-lo por filho, constitu-lo como seu herdeiro presuntivo, reservando-lhe um lugar no seu reino: e, para que esta adoo no fosse uma simples formalidade, comunicou-lhe uma participao da sua vida divina, uma qualidade criada, certo, mas real, que lhe permitiria gozar na terra das luzes da f, to superiores s da razo, e possuir Deus no Cu pela viso beatfica e amor proporcionado claridade desta viso. A esta graa habitual, que se aperfeioava e divinizava, por assim dizer, a prpria substncia da alma, acrescia virtudes infusas e dons do Esprito Santo, que divinizavam as suas faculdades, e uma graa atual que, pondo em movimento todo este organismo sobrenatural, lhe permitia fazer atos sobrenaturais, deformes, e meritrios de vida eterna. Esta graa substancialmente a mesma a que nos outorgada pela justificao; e assim, no a descrevemos pormenorizadamente, pois temos inteno de o fazer mais tarde, ao falarmos do homem regenerado. Todos estes privilgios, exceto a cincia infusa, tinham sido dados a Ado, no como bem pessoal, seno como patrimnio de famlia, que devia ser transmitido a toda a sua descendncia, contanto que ele permanecesse fiel a Deus.
Contudo, a transmisso do pecado original um mistrio que no somos capazes de compreender plenamente (CIC 404).

"Pela desobedincia de um s homem, todos se tornaram pecadores" (Rm 5,19).

O pecado original com o qual todos nascem a privao da santidade e justia originais (CIC 389). O pecado introduz no mundo uma qudrupla ruptura: a ruptura do homem com Deus, consigo mesmo, com os demais seres humanos e com toda a criao. " claro que o pecado um produto da liberdade do homem. Porm, no profundo dessa realidade humana, existem fatores em ao que a colocam para alm do meramente humano, na rea limite onde a conscincia do homem, a sua vontade e a sua sensibilidade esto em contato com as foras das trevas. Elas, de acordo com So Paulo, esto ativas no mundo quase a ponto de domin-lo (Rm 7,725; Ef 2,2; 6,12)" (Papa Joo Paulo II, Exortao Apostlica Reconciliao e Penitncia, julho 1993)

O homem, tentado pelo Diabo, deixou morrer em seu corao a confiana em seu Criador
e, abusando de sua liberdade, desobedeceu ao mandamento de Deus. Foi nisto que consistiu o primeiro pecado do homem. Todo pecado, da em diante, vem ser uma desobedincia a Deus e uma falta de confiana em sua bondade. (CIC 397)

A causa do mal no mundo o pecado. Criados por Deus, para serem anjos, se rebelaram juntamente com o Demnio, tornaram-se maus porque cometeram o grande pecado de rejeitar a Deus. Imediatamente foram lanados ao inferno, condenados para sempre. Por seus pecados eles tm dio a Deus e inveja aos homens. Por isso tentaram a Ado e a Eva, nossos primeiros pais, dizendolhe que se desobedecesse a Deus, seriam como deuses e conheceriam o bem e o mal. Ado e Eva deixaram-se enganar pelo demnio e desobedeceram a Deus. Este foi o primeiro pecado na terra: o pecado original, e por isso todos os descendentes de Ado e Eva, exceto a Santssima Virgem Maria, viemos ao mundo com o pecado original na alma, e com as consequncias daquele primeiro pecado, que nos transmitido pela gerao.

"Como por meio de um s homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, assim a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram..." (Rm 5,12).

Como o pecado original o homem perde os dons preternaturais. Perdeu o dom da cincia infusa, por isso que ele fica buscando outros deuses e caminhos para deus; o domnio das paixes, podendo se ferir e ser ferido, e o dom da imortalidade corporal, ficando sujeito a doenas e a morte. A ao do demnio foi tanta que corrompeu no homem a sua afetividade, memria e imaginao. Um dos grandes questionamentos que fazemos ns mesmos: Porque tenho que sofrer, se quem cometeu o pecado original foi Ado?
Por nascerem com uma natureza humana decada e manchada pelo pecado original, tambm as crianas precisam do novo nascimento no Batismo, a fim de serem libertadas do poder das trevas e serem transferidas para o domnio da liberdade dos filhos de Deus, para a qual todos os homens so chamados. A gratuidade pura da graa da salvao particularmente manifesta no Batismo das crianas. A Igreja e os pais privariam ento a criana da graa inestimvel de tomar-se filho de Deus se no lhe conferissem o Batismo pouco depois do nascimento. ( CIC 1250)

Os planos de Deus no so incompletos, se prestarmos muita ateno ao longo da histria desde a criao, Ele procura refazer por diversas vezes a aliana com o homem, mais o pecado fez com que essas alianas fossem quebradas com Deus. Como Ele deseja a salvao de todos trouxe-se nos a Nova e Eterna Aliana, incorruptvel, que nos foi dada atravs dos mritos de Jesus (Cf. Lc 4,18-19).

Nos trouxe:

A cura fsica e outras enfermidades

Salvao

A cura dos contritos de corao (Cura Interior)

A libertao

Ele carrega sobre si toda maldio que pesava sobre ns. (Cf. Gl 3,13)

>Catecismo da Igreja Catlica; >Bblia Edio Ave-Maria; >Compndio de Teologia Asctica e Mstica - Ed. Apostolado da Imprensa - 1961 - 6 edio; >Formao para Ministros de Orao por Cura e Libertao ( Com. Filhos de Joo Batista); >L'Osservatore Romano, 24/11/1972; >Livro Summa Demonaca (Pe. Fortea); > Gaudium et Spes; >Exortao Apostlica Reconciliao e Penitncia, julho 1993; > Devocionrio a So Miguel Arcanjo ( Com. Cano Nova);

Permanecendo na Brecha

www.permandecendonabrecha.blogspot.com

Direitos Reservados

Proibida a Reproduo

You might also like