You are on page 1of 101

Anatomia e Fisiologia

Sistema Nervoso

Examine esta imagem: O que voc pode achar? Olhe de longe... Olhe de perto...

CONSEGUE ENCONTRAR O CO?

ONDE EST A
MULHER ? EO CAVALO?

EO LEO?
E O VELHO ? E O LOBO? E O QU MAIS?

SISTEMA NERVOSO

QUAL A FUNO? ONDE FICA?

QUAIS ESTRUTURAS FAZEM PARTE?


COMO FUNCIONA? DE QUE COMPOSTO?

SISTEMA NERVOSO

Composto de tecido nervoso e quantidades relativamente pequenas de tecido conjuntivo. Dois tipos de clulas no Tec. Nervoso:

Neurnios (Clulas Nervosas)

Transmitem o impulso nervoso


Clulas de sustentao, ajudam e nutrem o neurnio

Clulas Neurogliais

SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso uma complexa trama de clulas e fibras nervosas cuja finalidade tornar o organismo integrado e capaz de funcionar como um todo. O sistema nervoso ramifica-se por todo o organismo e relaciona os rgos entre si, coordenando funes

Comando Controle Manuteno

NEURNIO

Unidade morfofisiolgica do sistema nervoso Caractersticas:


Clula alongada Dendritos Axnio Corpo celular (pericrio) Bainha de Mielina

Os dendritos e o axnio so prolongamentos do neurnio. Os dendritos conduzem os impulsos nervosos em direo ao corpo celular e o axnio em direo contrria (impulsos que se afastam do corpo celular).

NEURNIO

Funes:

Receber impulsos dos axnios de neurnios adjacentes (dendritos); Integrao de impulsos (corpo celular); Transmitir impulsos de potencial de ao ao longo do axnio (axnio)

Impulso Nervoso

NEURNIO

Dendritos

Mltiplos Impulso em direo ao corpo celular receptora Recebe impulso de outros neurnios
Impulso do pericrio em diante Ramificam-se Envio do impulso para outras clulas

Superfcie

Axnio

Envolvendo o axnio, pode-se notar a presena de duas bainhas:

Bainha de mielina (interna):


substncias gordurosas Revestimento lipdico Produzido pelas clulas de Schwann Interrompida pelos Nodos de Ranvier Muito fina

Bainha de Schwann (externa) - Neurilema

A bainha de mielina funciona como isolante na transmisso de impulsos nervosos, podendo ser comparada a capa plstica dos cabos que conduzem eletricidade

Classificao dos neurnios quanto a funo que exercem:

Motores

Conduzem impulsos aos rgos efetores SNC Msculo : Eferente Transmitem informaes captadas de estmulos externos Respondem a estmulos do interior do corpo Periferia SNC : Aferente Associam os motores aos sensitivos

Sensitivos

Associao (Interneurnios)

TRANSMISSO DO IMPULSO NERVOSO


Quando voc encosta em uma superfcie muito quente, imediatamente voc o puxa. Por qu? O calor da superfcie, ao queimar o dedo, estimulou uma clula nervosa receptora que transmitiu este estmulo clula a clula at o crebro ou a medula. Uma resposta mandada de volta tambm clula a clula, determinando a contrao muscular do seu dedo. Isto tudo em frao de milsimos de segundo

SINAPSE

Definio

Ponto de conexo Entre neurnios (interneuronais) Fibra muscular (neuromusculares) Glndula (neuroglandulares)
Membrana pr-sinptica Fenda sinptica Membrana ps-sinptica

Elementos de uma sinapse

SINAPSE
Neurotransmissores

POTENCIAL DE AO

ARCO REFLEXO

Definio

Resposta involuntria qualitativamente invarivel do SN a um estmulo Receptor


Constituintes:

Captam a ao do meio Gerado o potencial de ao Relacionado com rgos sentidos

ARCO REFLEXO

Nervo sensitivo

Aferente Conduz o PA ao SNC

Sinapse Nervo motor


Eferente Conduz o PA do SNC ao rgo efetor Executa a resposta reflexa

rgo alvo

DIVISO DO SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso humano pode ser dividido em duas partes: - sistema nervoso central (SNC); - sistema nervoso perifrico (SNP). Existe um componente do SNP, chamado sistema nervoso autnomo, que funciona em nvel de inconsciente, controlando numerosas funes de rgos internos (batimentos do corao, contraes peristlticas do intestino, atividade secretora do pncreas, etc.)

O sistema nervoso humano pode ser dividido em duas partes:

sistema nervoso central (SNC); sistema nervoso perifrico (SNP).

SNC Sistema Nervoso Central

SNC Sistema Nervoso Central

O sistema nervoso central um conjunto de rgos nervosos contidos na caixa craniana, que continua com a medula espinha, contida na coluna vertebral. O conjunto de rgos contidos na caixa craniana forma o chamado encfalo (crebro, cerebelo e bulbo).

SNC Sistema Nervoso Central

A medula espinhal e o encfalo apresentam trs membranas que os protegem e esto situadas logo abaixo dos ossos da coluna vertebral e da caixa craniana. Essas membranas so denominadas meninges:

dura-mter (externamente); aracnide (mdia); pia-mter (internamente).

Leptomeninges

Paquimeninge

Pia-mter Envolve diretamente os rgos do SNC. Aracnide membrana intermediria. Dura-mter unida aos ossos a mais espessa, d suporte ao encfalo.

CRTEX CEREBRAL

Crebro

O crebro o rgo nervoso mais volumoso do encfalo, ocupando quase toda a caixa craniana. Apresenta na superfcie externa salincias denominadas circunvolues cerebrais e sulcos chamados de cissuras. Apresenta tambm um grande sulco chamado de cissura interhemisfrica, o qual divide o crebro em dois hemisfrios. Por sua vez, cada um desses hemisfrios divide-se externamente por sulcos ou cissuras menores em quatro lobos. Cada lobo recebe o nome de acordo com a regio em que est localizado: lobo frontal, lobo parietal, lobo occipital e lobo temporal.

Os lobos cerebrais apresentam trs funes principais: - desenvolvimento da inteligncia; - sensibilidade;

- motricidade.

Essas trs funes principais sero distribudas no crebro da maneira seguinte: - lobo frontal. o centro das funes mentais superiores; - lobos parietais. o centro das impresses tteis e trmicas; - lobo occipital. o centro das impresses visuais; - lobos temporais. o centro das impresses auditivas, fala e olfato

H regies situadas na parte inferior do crebro denominadas tlamo e hipotlamo, relacionadas regulao da presso sangnea, temperatura corporal, ao equilbrio hdrico e metabolismo de carboidratos e gorduras, ao sono, etc.

Cerebelo

O cerebelo situa-se na regio posteriore inferior do crebro. esse rgo que coordena a harmonia dos movimentos. Outra funo importante do cerebelo a manuteno do equilbrio do corpo.

Bulbo

rgo intermedirio entre o crebro e a medula, mede 3 cm de altura e pesa aproximadamente 8 g. Localizam-se no bulbo dois dos mais importantes centros nervosos, ou seja, o centro respiratrio e o centro cardiovascular. Esses centros localizam-se na regio do bulbo denominada n vital. Uma agulha ou estilete, atingindo o n vital, acarreta morte instantnea.

Medula espinhal

A medula a continuao do bulbo. um cordo nervoso de aproximadamente 45 cm de comprimento por 1 cm de dimetro que desce pelo interior da coluna vertebral. A principal funo da medula transmitir os estmulos nervosos da periferia do corpo at o crebro, bem como as respostas produzidas pelo crebro. Constitui o centro nervoso responsvel por uma srie de atos reflexos, principalmente os relacionados com o instinto de conservao e defesa. O caminho do impulso nervoso se chama arco reflexo.

O estmulo recebido pelo corpo estranho na pele da planta do p recebido por terminaes nervosas e conduzido por um neurnio sensorial at a medula. Esta envia uma ordem, atravs de um neurnio motor, aos msculos da perna, determinando que entrem em ao, fazendo com que a perna se contraia numa frao de segundo. Esse tipo de movimento involuntrio recebe o nome de ato reflexo. O ato reflexo involuntrio porque a resposta motora no depende do crebro.

A substncia branca e a substncia cinzenta distribuem-se de modos diferentes nos quatros principais rgos nervosos do SNC. O crebro e o cerebelo so formados de substncia cinzenta por fora e substncia branca por dentro. O bulbo e a medula espinhal so formados de substncia branca por fora e substncia cinzenta por dentro. No crebro a substncia branca se encontra recoberta por uma camada de substncia cinzenta de 2 a 3 mm de espessura denominada crtex cerebral.

No cerebelo a substncia branca penetra na substncia cinzenta, tomando um aspecto arvorescente conhecido com o nome de rvore da vida. No bulbo a substncia cinzenta acha-se esparsa. Na medula espinhal a substncia cinzenta tem a forma de um H, formando um bloco bem delimitado.

Sistema nervoso perifrico (SNP)

O sistema nervoso perifrico a parte do sistema nervoso formada pelo conjunto de nervos que partem do encfalo (crebro, cerebelo e bulbo) denominados nervos cranianos e dos nervos que partem da medula denominados nervos raquianos ou espinhais.

Para lembrar: Conforme a funo que exercem, distinguem-se trs tipos de nervos:

os sensitivos, que trazem informaes dos rgos sensoriais para o SNC; os motores, que levam informaes do SNC aos rgos efetuadores; e os mistos, que possuem fibras tanto sensitivas quanto motoras.

Sistema nervoso perifrico (SNP)

O sistema nervoso perifrico constitudo pelos nervos, que so representantes dos axnios (fibras motoras) ou dos dendritos (fibras sensitivas). So as fibras nervosas dos nervos que fazem a ligao dos diversos tecidos do organismo com o sistema nervoso central. composto pelos nervos espinhais e cranianos. Os nervos espinhais se originam na medula e os cranianos no encfalo.

Sistema nervoso perifrico (SNP)

Para a percepo da sensibilidade, na extremidade de cada fibra sensitiva h um dispositivo captador que denominado receptor e uma expanso que a coloca em relao com o elemento que reage ao impulso motor, este elemento na grande maioria dos casos uma fibra muscular podendo ser tambm uma clula glandular. A estes elementos d-se o nome de efetor .

Sistema nervoso perifrico (SNP)

o sistema nervoso perifrico constitudo por fibras que ligam o sistema nervoso central ao receptor, no caso da transmisso de impulsos sensitivos; ou ao efetor, quando o impulso motor .

Sistema nervoso perifrico (SNP)

As fibras que constituem os nervos so em geral mielnicas com neurilema. So trs as bainhas conjuntivas que entram na constituio de um nervo:

epineuro (envolve todo o nervo e emite septos para seu interior), perineuro (envolve os feixes de fibras nervosas), endoneuro (trama delicada de tecido conjuntivo frouxo que envolve cada fibra nervosa).

As bainhas conjuntivas conferem grande resistncia aos nervos sendo mais espessas nos nervos superficiais, pois estes so mais expostos aos traumatismos

Sistema nervoso perifrico (SNP)

Nervos cranianos

Primeiro par: nervo olfativo. Localiza-se na membrana interna das fossas nasais e sua funo de olfao. um nervo sensitivo. Segundo par: nervo ptico. Localiza-se dentro do globo ocular, na retina, e sua funo a viso. um nervo sensitivo. Terceiro par: nervo motor ocular comum ou oculomotor. Localiza-se nos msculos do globo ocular e sua funo de movimento. um nervo motor. Quarto par: nervo pattico (olho) ou troclear. Localiza-se em outro msculo do globo ocular e tambm tem a funo de movimento. um nervo motor.

Quinto par: nervo trigmio (rosto). Localiza-se na parte superior do rosto, nos dentes superiores e inferiores, e sua funo de sensibilidade e movimento. um nervo misto. Sexto par: nervo motor ocular externo ou abducente. Localiza-se em mais outro msculo do globo ocular e tem a funo de movimento. um nervo motor. Stimo par: nervo facial. Localiza-se em msculos da face e tem funes como expresso de alegria, dor, ateno, secreo salivar e lacrimal. nervo misto.

Oitavo par: nervo auditivo ou vestbulo coclear. Localiza-0se na parte do ouvido denominada ouvido interno: vestbulo, canais semicirculares e caracol; tem as funes de audio e equilbrio. um nervo sensitivo. Nono par: nervo glossofarngeo (lngua). Localiza-se n faringe e lngua; tem as funes de gustao e secreo salivar. um nervo misto. Dcimo par: nervo pneumogstrico ou vago. Localiza-se no corao, pulmo e aparelho digestivo; tem as funes de movimento e sensibilidade. um nervo misto.

Dcimo-primeiro par: nervo espinhal ou acessrio. Localiza-se na nuca, tem as funes de movimento e ajuda fonao. um nervo motor Dcimo-segundo par: nervo hipoglosso. Localiza-se na lngua e tem a funo de movimento. um nervo motor.

Nervos Espinhais

Conceito: So cordes esbranquiados que emergem da medula espinhal e atravs dos forames intervertebrais deixam a coluna vertebral. So em nmero de trinta e um (31) pares responsveis pela inervao do tronco, dos membros e de parte da cabea.

Formao: o nervo composto de duas razes: Raiz dorsal - sensitiva, fibras aferentes (posterior). Raiz ventral - motora, fibras eferentes (anterior). Gnglio sensitivo ( corpos de neurnios ).

Nervos raquidianos ou espinhais

Os nervos raquidianos ou espinhais so os que se destacam de cada lado da medula. So oito pares de nervos cervicais. Existem somente sete vrtebras cervicais. O primeiro nervo cervical (subccipital) sai do canal vertebral, abaixo do crnio e acima da primeira vrtebra cervical. Os sucessivos nervos cranianos saem da vrtebra numericamente correspondentes exceto o oitavo nervo espinhal. Que sai abaixo da stima vrtebra cervical.

Os oito pares de nervos cervicais se ramificam para inervar a poro superior do tronco: pele da face, msculos do pescoo, ombro, brao e antebrao e a poro do tronco. Existem ainda doze pares de nervos espinhais torcicos ou dorsais, cinco pares de lombares e cinco pares de nervos sacros, cada um deixando o canal vertebral abaixo da vrtebra numericamente correspondente. O ltimo par de nervos espinhais (o coccgeo) sai da extremidade terminal do canal sacral. Os doze pares de nervos torcicos ou dorsais se distribuem de maneira a inervar os msculos do trax, abdmen e certos rgos da vida vegetativa. Os outros pares de nervos espinhais (lombares, sacrais e coccgeo) ramificam-se para inervar a poro baixa do tronco e membros inferiores.

Sistema nervoso autnomo (SNA)

O sistema nervoso autnomo coordena as atividades do organismo atravs de seus dois componentes: o sistema nervoso simptico e o sistema nervoso parassimptico. De um modo geral, estes dois componentes tm papis opostos, isto , quando um estimula uma atividade o outro a inibe. Exemplo: o sistema nervoso parassimptico contai a pupila, enquanto o sistema nervoso simptico dilata a pupila. Esta ao antagnica fundamental para garantir um equilbrio na atividade interna do organismo.

You might also like