You are on page 1of 21

O PODER NA ORGANIZAO

Baseado NO TEXTO DE FRANOIS CHAZEL NO CAPTULO SOBRE PODER DE ROBERT SROUR O PRNCIPE DE MAQUIAVEL

BASEADO
NO TEXTO DE FRANOIS CHAZEL NO CAPTULO SOBRE PODER DE ROBERT SROUR O PRNCIPE DE MAQUIAVEL

Conceito de Poder
Capacidade de dominar, desde que se consiga

resultados visados (pretendidos) aps a realizao de aes eficazes perante a natureza ou o ser humano, considerando o ser humano como ns mesmos ou os outros. "O poder de uma pessoa consiste nos meios presentes de obteno de um bem aparente no futuro" (Hobbes, em Leviat, captulo X) Na organizao o poder uma relao social, no uma posse unilateral (SROUR, 1998:135).

"Poder a capacidade de certas pessoas produzirem os efeitos pretendidos e previstos sobre outrem" (Dennis Wrong, 1980, p.2)

Sua fonte originria encontra-se na capacidade de coagir ou de estabelecer uma relao de domnio sobre os outros, na produo de efeitos desejados ou no controle das aes dos outros.

As Relaes Sociais
As relaes que articulam os agentes coletivos constituem o objeto de estudo das cincias sociais. relaes de produo (ou de haver)
relaes de poder relaes de saber

E ainda as relaes sociais, internas s organizaes, articulam classes sociais e categorias sociais, e dizem respeito aos processos de produo econmica, poltica e simblica (SROUR, 1998:112). as classes sociais (empresrios, gestores ou trabalhadores) as categorias sociais (definidas por gnero, raa, etnia, religio, condies de atividade etc) os grupos de pessoas com interesses comuns (clientes, fornecedores, eleitores, correntistas etc).

Interesses Fundamentais Envolvidos com o Poder


a) Poder e ao surgem estreitamente associados -poder como capacidade de alterar o curso de eventos - poder como capacidade transformadora inerente ao humana b) Poder a aptido para produzir resultados -poder como capacidade de executar e realizar c) Poder uma capacidade duradoura independente de eventos ou do seu exerccio.

Relaes de Poder entre Indivduos e Grupos


Capacidade de efetuar (poder de...)
Capacidade de afetar (poder sobre...)

Para atingir seus objetivos alguns atores so levados a utilizar outras pessoas ou as suas energias e aptides como meios para alcanar o poder, caracterizando, nesses casos, a necessria ligao do "poder de" ao "poder sobre.

Relao Clssica entre Poder e Inteno


A regulao social espontnea faz parte de um jogo de interao informal e natural da sociedade e, portanto, fora do domnio da ao do poder.

Quando no h inteno normalmente no se configura o poder. A inteno normalmente define o poder. Essa inteno que define o poder visa tipo de resultados, mais do que resultados especficos.
As aes empreendidas visando a realizao da inteno podem trazer conseqncias no pretendidas.

Relao Paradoxal de Poder No Declarado


Situao:
"A" no declara sua inteno e no existe uma ordem estabelecida. "B" se comporta de forma a satisfazer as expectativas afetivas de "A". Anlise:

Configurou-se a "regra das reaes antecipadas", ou seja: "B" evita desagradar expectativas de "A ", mesmo que essas expectativas no sejam declaradas.

Poder Relao de Atributo ou Relao de Preferncia?


Relao de atributo: quando o poder algo detido pelo ator social, da ordem da substncia, com caractersticas bem definidas e permanentes. Relao de preferncia: quando o poder se configura sobre uma determinada pessoa ou grupo, no existindo sobre outras.

Formas de Poder
Poder manifesto:
o poder que est evidenciado pelo exerccio do domnio e da influncia.

Poder latente: a capacidade de dominar e influenciar.

A influncia opera com meios cognitivos para obter adeses e conformidade, e corresponde persuaso e ao convencimento.

A influncia depende sempre do consentimento dos outros, mesmo quando se apia no mando, que desobstrui o caminho do convencimento.

Extenso do Poder
Campo do poder: Campo do poder a esfera mais ou menos vasta da atividade de "B" sob a influncia de "A". Intensidade: Intensidade o grau de obedincia de "B" em relao a "A".
"O poder no redutvel ao uso da fora, ainda que essa seja o ltimo recurso do poder."

Dimenso Simblica
Existe uma capacidade de intervir sobre a realidade. Corresponde capacidade de inculcar idias, transmitir propsitos, incutir aspiraes, inspirar valores, induzir opinies, aliciar, instigar, insuflar e incitar outros a realizar determinadas aes de forma consentida. REPRESENTA A VIRTUDE PRIMEIRA DA LIDERANA (mas no a nica)

Poder e Conflito
"Poder significa a possibilidade de fazer triunfar no seio de uma relao social a sua prpria vontade mesmo contra resistncias, qualquer que seja a base em que se baseia tal possibilidade" (Weber)

Essa resistncia pode ocorrer ou no, ou seja, pode existir ou no um conflito decorrente do exerccio do poder.

Persuaso Racional X Poder


Se "B" para obedecer a "A" pergunta: "Quais os argumentos perante os quais devo render-me?", est configurada a persuaso racional. Se, no entanto, "B" pergunta: "A quem devo obedecer?", est configurada a relao de poder.

Carter Especfico do Poder e seu Jogo de Correspondncias


Sano positiva: - de situao: incitao, moeda. - de inteno: persuaso, influncia O poder da sano positiva se configura quando "A" procura obter de "B" o comportamento desejado por meio de promessas de recompensas ou recompensas efetivas.

Nesse caso a recompensa precisa constituir a arma de "A" para induzir a obedincia de "B", diferentemente da reciprocidade ou troca econmica existente no modelo de mercado.

Sano negativa: - de situao: coero, poder. - de inteno: ativao de compromissos e compromissos generalizados. O poder da sano negativa caracteriza-se pelo meio generalizado de coero, como por exemplo quando uma unidade social "A" consegue a sujeio, sua estratgia prpria, de uma unidade social "B", ou mais, reduzindo a sua independncia por meio de sanes situacionais negativas a ttulo de ameaa.

Poder e Cultura nas Organizaes


possvel entender como poder no s aquilo que se manifesta no interior da organizao mas tambm as influncias que uma organizao tem sobre outra e ainda como a inter-relao destas atua no conjunto e nos resultados de cada qual. Pode-se considerar, desse modo, que a interdependncia aqui citada, seja diretamente ampliada medida que os processos de globalizao da economia seja ampliado.

A cultura, por sua vez, deveria estar relacionada ao significado da organizao, ou, numa leitura mais adequada, a imagem de uma organizao deveria refletir seus traos culturais, como sincero retrato da sua identidade.

You might also like