You are on page 1of 24

INTRODUO ENGENHARIA - 2011/2 3a.

Feira (civil)

TOTAL DE 14 AULAS DIVIDIDAS DA SEGUINTE FORMA: AULAS EM SALA = DIA: 09/08; 16/08 e 23/08.
VISITAS AS OFICINAS: Grupos A, B, C e D cada grupo com cerca de 10 ALUNOS: 30/08 06/09 20/09 27/09 DIA 13/09 ENTREGA DA GQ1
TRABALHO SOBRE MULTIDISCIPLINALIDADE NA ENGENHARIA
Prof. ELSON (2011- 2)

INTRODUO ENGENHARIA - 2011/2 3a. Feira (civil)


AULAS EM SALA = DIAS: 04/10 e 11/10. 18/10 25/10 01/11 08/11

VDEOS

15/11 - FERIADO 22/11 PROVA GQ2 - REDAO (Tema a definir). 29/11 GQE A DEFINIR. 06/12 GQF A DEFINIR.

INTRODUO ENGENHARIA - 2011/1 6a. Feira (mecnica)


TOTAL DE 14 AULAS DIVIDIDAS DA SEGUINTE FORMA: AULAS EM SALA = DIA: 12/08; 19/08 e 26/08.
VISITAS AS OFICINAS: Grupos A, B, C e D cada grupo com cerca de 10 ALUNOS: 02/09 16/09 23/09 30/09 DIA 09/09 ENTREGA DA GQ1 TRABALHO SOBRE MULTIDISCIPLINALIDADE NA ENGENHARIA
Prof. ELSON (2011- 2)

INTRODUO ENGENHARIA - 2011/2 6a. Feira (mecnica)


AULAS EM SALA = DIAS: 07/10 e 14/10. 21/10 28/10 04/11 11/11

VDEOS

18/11 PROVA GQ2 - REDAO (Tema a definir). 25/11 - XXX 02/12 GQE A DEFINIR. 16/12 GQF A DEFINIR.

PROGRAMA
Ref. Bibliogrficas: KAMINSKI, P. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. - Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora S. A, 2000; e ACADEMIA NACIONAL DE ENGENHARIA. Tecnologia Industrial Bsica. Rio de Janeiro - RJ, 2001. Introduo Engenharia Uma abordagem baseada em projeto - 3a. Edio Clive L.Dym e Patrick Little. Ed. 2010.
1) Introduo engenharia: Origem; Histrico da engenharia; Precursores; Marcos histricos importantes; Primeiras escolas de engenharia; Surgimento da engenharia moderna; Engenharia no Brasil; Mltiplas atividades; Processo de formao; Formao bsica; Formao geral; Formao profissional; reas da engenharia (civil, mec., metalrgica, etc.); reas de atuao profissional.

2) Desafio do Engenheiro Brasileiro.


- Cultura e conhecimento; - Empreendedorismo; Mercado de trabalho, etc.;

- Atuao do engenheiro no mercado de trabalho; Metodologia de projeto.

4) Visita Tcnica s Oficinas:


- Familiarizao com equipamentos, mquinas, laboratrios, etc.

5) Vdeos de Construes na Engenharia


- Barreiras de conteno, pontes, etc, - Tnel Transatlntico; - Plataforma de petrleo e Hidrulica.

3) Perfil de Competncia do Engenheiro


- Objetivos; - Formao slida em cincias bsicas; - Grades curriculares; - Cincias de base de engenharia ( termod., mecnica, materiais, hidrulica, etc.);

6) Avaliaes:
- GQ1 Trabalho Multidisciplinalidade na Enga; - GQ2 A definir (civil e mecnica).
PONTOS A SEREM CONSIDERADOS NA AVALIAO: 1 - PRESENA; e 2 - PROVAS OU TRABALHOS.

- Representao grfica computacional, informtica, programas, etc.; - Formao em disciplinas e especialidades; e - Responsabilidade social na formao de engenheiros.

Origem da Engenharia

Histria da evoluo capacidade do ser humano de dar forma a objetos naturais e a empreg-los para determinados fins: 1.750.000 anos as mais antigas ferramentas foram encontradas na Tanznia; Perodo Neoltico (6.000 anos) Caracterizado pela introduo da agricultura, da domesticao de animais, da modelagem de cermica e da fabricao de vinho e cerveja.

Histrico da Engenharia - Precursores

A tecnologia como hoje entendida, s apareceu cerca de 400 anos, mas tomou corpo apenas com a revoluo industrial tudo construdo poderia ser usado como princpios bsicos da cincia. Itlia (Sc XIV): - Utilizao da palavra ingenium (engenho ou habilidade); Leonardo da Vinci (Sc. XVI 1452/1519) - Construir engenhos baseado nos princpios bsicos das cincias; - Projeto da roda dagua (princpio da turbina hidrulica);

Histrico da Engenharia - Precursores


Galileu (Sc. XVII 1564/1642) - Surgimento da Cincia Moderna; - Substituio das argumentaes filosficas pela observao dos fatos; - Estudo das leis de gravitao, oscilao e resistncia de materiais. Incio foi repleto de fracassos, porm ima infinidade de aplicaes bem sucedidas de teorias cientficas a problemas prticos garantiu a afirmao da engenharia moderna.

Origem da Engenharia
Sc XVIII passou a designar aqueles que faziam tcnicas com base em princpios cientficos Sc XIX termo engenharia em portugus.

Ensino Formal de Engenharia


1774 : cole Polytechnique Finalidade - ensinar aplicaes de Matemtica aos problemas de Engenharia; Primeiras escolas (Praga), (Viena) e (Munique) - eram voltadas para o ensino prtico (tcnicas e processos): siderurgia, tecelagem, mquinas a vapor.

Engenharia Moderna
Sc XVIII : sistematizao dos conhecimentos, desenvolvimento da matemtica e compreenso dos fenmenos fsicos; Aplicao de conhecimentos cientficos soluo de problemas; Substituio gradual do empirismo (prtica transmitida pelos mais experientes). Primeiro Engenheiro : o Ingls John Smeaton (1724-1792) intitulou-se Engenheiro Civil.

Engenharia no Brasil

4/12/1810 : Academia Real Militar, primeira escola de Engenharia criada por D.JooVI; 09/10/1823 : Permitido o ingresso de civis; 24/04/1874 : Escola Politcnica do Rio de Janeiro; 12/10/1876 : Ouro Preto (Escola de Minas); 1893 : Politcnica de So Paulo; 1896: Politcnica do Mackenzie College e a Escola de Engenharia do Recife; 1897: Politcnica da Bahia e a Escola de Engenharia de Porto Alegre.

Engenharia no Brasil
- Aps a revoluo de 1930, amplia-se o espao da modernizao industrial e das instituies do estado; - Dezembro de 1933, no Governo Getlio Vargas promulgado o Decreto Federal No 23.569, regulamentando as profisses liberais de Engenheiros; - Resoluo No 218 de 29 de Junho de 1973. designa atividades (num total de 18), que vai desde a superviso (atividade 1), passando pela atividade 09 (elaborao de oramento) e finalizando com a atividade 18 (que trata de execuo de desenho tcnico). At 1946 j existiam quinze instituies de ensino de Engenharia e de l pra c apresentam mais de trezentos cursos.

Engenharia (definio)
o conjunto de conhecimentos cientficos e tecnolgicos de base fsico-matemtica, que com a tcnica e a arte analisa, cria e desenvolve sistemas e produtos, processos e obras fsicas, mediante o emprego de energia e de materiais, para proporcionar a humanidade com eficincia e sobre bases econmicas, bens e servios que lhe dem bem estar com segurana e crescente qualidade de vida preservando o meio ambiente.

Funes do Engenheiro

Aplicao de conhecimentos cientficos, de gerncia, finanas e administrao,para a soluo de problemas

Pesquisa bsica Pesquisa aplicada Produo e construo Operao e manuteno Vendas Administrao

Mltiplas Atividades

O campo de engenharia muito amplo muito amplo para que algum possa dominar, com excelncia, a tecnologia, o embasamento cientfico especfico e as experincias vinculadas a todas suas mltiplas tarefas: de competncia dos engenheiros, por exemplo, projetar, executar, administrar, verificar, fiscalizar e pesquisar trabalhos como: - Usinas Hidreltricas; Automveis, Aeronaves, Planta Qumica, Prdio Residencial, Aeroportos, etc..

impossvel que uma pessoa seja capaz de dominar todos estes assuntos de tal modo que permita trabalhar com desenvoltura em todos eles. Para isso existem vrias engenharias para que possam dominar os conhecimentos da cada rea.

Processo de Formao

Os cursos de engenharia so planejados de maneira a fornecer um conjunto de conhecimentos que habilitem os profissionais neles formados a dominarem uma determinada rea de atuao. Por exemplo, para atuar na rea de extrao de petrleo, o profissional tem que estudar topografia, geologia, petrografia, economia mineral, etc.

Formao Bsica

As disciplinas de formao bsica, geralmente esto alocadas no seu incio, pois so aquelas que fornecem a fundamentao para os estudos tcnicos, que so vistos mais a frente.

Como o trabalho do engenheiro fundamentalmente de resolver problemas, se ele souber interpretar os fenmenos bsicos que os compem, certamente saber solucion-los. extrao de petrleo, o profissional tem que estudar topografia, geologia, petrografia, economia mineral, etc.

Formao Bsica
As matrias de formao bsica, que so comum a todos os cursos de engenharia, cobrem campos de estudo conforme a seguir:

Matemtica calculo vetorial, diferencial e integral, geometria analtica, probabilidade e estatstica; Fsica medidas fsicas, termodinmica, eletrosttica, eletromagnetismo, fsica ondulatria, etc; Qumica estrutura e propriedades peridicas dos elementos e compostos qumicos, tpicos bsicos da fsico-quimica; Mecnica esttica, cinemtica e dinmica do ponto e do corpo rgido; Processamento de Dados conceitos bsicos de computao, linguagens bsicas e sistemas operacionais, desenvolvimento de software, etc.

Formao Bsica

Desenho representao de forma e dimenso, convenes e normalizao, utilizao de elementos grficos na soluo de problemas; Eletricidade circuitos, medidas eltricas e magnticas. Componentes e equipamentos eltricos e eletrnicos, etc; Resistncia dos Materiais tenses e deformaes no slido. Anlise de peas sujeitas a esforos simples e combinados, energia de deformao. Fenmeno de Transporte mecnica dos fluidos, transferncia de calor e de massa.

Formao Geral
As matrias de formao geral objetivam fornecer aos engenheiros conhecimentos que complementem a sua formao de uma forma mais ampla, abrangem matrias de natureza humanstica e cincias sociais. Tambm fazem parte da formao do engenheiro matrias como: economia, administrao, cincias do ambiente, etc. As matrias que os engenheiros precisam ter ao menos noes gerais de contabilidade e balano, administrao financeira, administrao e organizao industrial, preservao de recursos naturais, temas jurdicos, etc.

Formao Profissional

No Brasil seis grandes reas de formao profissional so conhecidas, estabelecidas pela resoluo no. 48/76 do Conselho Federal de Educao (CFE). Estas seis grandes reas, que englobam as diversas atividades da engenharia no Brasil so:

Civil (topografia, mecnica dos solos, hidrologia aplicada, hidrulica, teoria das estruturas, materiais de construo civil, sistemas estruturais, transportes, saneamento bsico e construo civil). Eltrica ( circuitos eltricos, eletromagnetismo, eletrnica, materiais eltricos, converso de energia e controle e servomecanismo.

Formao Profissional

Mecnica mecnica aplicada, termodinmica aplicada, materiais de construo mecnica, sistemas mecnicos, sistemas trmicos, sistemas fluidomecnicos, processo de fabricao, etc. Metalrgica fsico-qumica, mineralogia e tratamento de minrios, cincias dos materiais, metalurgia fsica, metalurgia extrativa, processos de fabricao. Minas topografia, geologia geral, geologia econmica, mineralogia e petrologia, sistemas mecnicos, pesquisa mineral, lavra de minas e tratamento de minrios.

Qumica qumica analtica, qumica descritiva, fsicoqumica, materiais, qumica industrial, operaes unitrias e processos qumicos.

Formao Complementar

Alm das disciplinas que compem o currculo interessante que o estudante curse outras cadeiras disciplinas extrascurriculares para complementao dos conhecimentos do seu campo de interesse (curso de idiomas, cursos de extenso, ps-graduao, mestrado, etc.) Manter contato com especialistas nas diversas reas, publicaes internacionais. Esta tarefa passa a ser responsabilidade individual. Existem diversas modalidades de engenharia no muito conhecidas ou pouco divulgadas (cerca de 95 modalidades) ex. de algumas: - engenharia de tecidos, engenharia de robtica, engenharia ambiental, engenharia nuclear, bioengenharia, engenharia de bioprocessos e biotecnologia, engenharia acstica, engenharia de plsticos, etc..

You might also like