You are on page 1of 28

GUA

2 aula Bioqumica Bsica Profa. Mariana Garvil mariana_unitri@hotmail.com

INTRODUO

Molcula mais abundante nos sistemas vivos (70%) Origem da vida e grande parte de sua evoluo Propriedades fsico-qumicas esto relacionadas com a estrutura e a funo das estruturas celulares:
Foras de atrao (pontes de hidrognio) Leve tendncia auto ionizao

HIDROFLICA
Compostos hidroflicos so aqueles que de alguma forma interagem com as molculas de gua e so dissolvidos. Molculas hidroflicas so molculas que "gostam" de gua. Qualquer molcula polar ou qualquer espcie qumica que tenha carga eltrica capaz de atrair os plos positivo e negativo da gua. Desta maneira, essas molculas interagem com a gua e conseguem se dissolver facilmente em gua ou solues aquosas. Exemplos de molculas hidroflicas: acares e aminocidos.

HIDRFOBAS
Compostos hidrofbicos no possuem capacidade de interar com a gua, no sendo, portanto, solveis nesse solvente. Molculas hidrofbicas so molculas que "tm medo" e "fogem" da gua. As molculas que no tm plos ou cargas eltricas so chamadas apolares e no so capazes, nem de atrair, nem de interagir com a gua. Por isso, quando so colocadas na gua, essas molculas tendem a "fugir" e se separar, como quando colocamos leo na gua. Exemplos de molculas hidrofbicas: leos e gorduras.

ANFIPTICOS
Os compostos anfipticos so os que apresentam uma poro hidroflica e outra hidrofbica. Essas molculas tm uma parte que "gosta" de gua e outra parte que "foge" da gua, como, por exemplo, os detergentes. Esse tipo de molcula forma estruturas chamadas micelas quando colocado em gua Os fosfolipdeos que formam as bicamadas das membranas das clulas tambm so molculas anfipticas.

INTRODUO

As biomolculas so montadas e atuam em ambiente aquoso, portanto esse solvente influencia diretamente na montagem, na estrutura e nas propriedades dos componentes celulares.

FUNES DA GUA
Solvente Reagente Auxilia no controle da temperatura corporal, na excreo de resduos Atua como lubrificante Transporte de nutrientes, entre outras funes.

O papel exercido pela gua depende diretamente de suas propriedades qumicas: polaridade, capacidade de formar pontes de hidrognio e sua pequena tendncia ionizao.

INTERAES
A molcula de gua formada pela ligao covalente entre um tomo de oxignio e dois tomos de hidrognio. A polaridade da gua permite que ela seja capaz de atrair ons e compostos polares por ligao eletrosttica.

ESTRUTURA DA MOLCULA DE GUA


Cargas parciais positivas nos Hs

Carga parcial negativa no O Modelo basto-e-bola Modelo de preenchimento espacial

O oxignio mais eletronegativo que o hidrognio atraindo a nuvem eletrnica mais para si, essa distribuio desigual faz com que a gua se comporte como um dipolo Oxignio: parcialmente negativo (d-) Hidrognio: parcialmente positivo (d+)

ESTRUTURA DA MOLCULA DE GUA:


PONTE DE HIDROGNIO

Smbolo para ponte de hidrognio

Ponte de hidrognio 0.177 nm Ligao covalente 0.0965 nm

carbono sp3 (tetraedro)

Uma molcula de gua capaz de interagir com quarto outras molculas de gua por ponte de hidrognio.

10

A ponte de hidrognio um tipo de ligao fraca entre o plo positivo (H) de uma molcula e o plo negativo de outra, como mostrado na figura. Esse tipo de ligao qumica est presente no s entre as molculas de gua, mas tambm em outras molculas biolgicas importantes, como nas protenas e no DNA. Protenas Macromolcula formada por uma ou mais cadeias de aminocidos, pode exercer inmeras funes biolgicas. DNA cidos desoxirribonuclio, polmero de nucleotdeos onde ficam codificadas todas as informaes genticas.

11

PROPRIEDADES MICROSCPICAS DA GUA


Uma soluo aquosa acontece sempre que o solvente, gua, interage com o soluto atravs de algum tipo de ligao intermolecular. A gua por ser polar no capaz de dissolver compostos apolares como leo. capaz de dissolver substncias inicas por atrao eletrosttica. Seu plo positivo atra ons negativos. capaz de dissolver substncias polares por fazer pontes de H. Compostos anfipticos podem se solubilizar na gua.

12

PROPRIEDADES MACROSCPICAS DA GUA DENSIDADE

O estado slido da gua menos denso que seu estado lquido, o que se deve s pontes de hidrognio. No estado slido as molculas se organizam, formando todas as pontes de H possveis. J no estado lquido as molculas esto se movimentando e suas pontes de hidrognio so feitas e desfeitas rapidamente. Na fuso do gelo so quebradas somente o mnimo de pontes de hidrognio para que a gua se torne lquida. J na passagem para o estado gasoso a (quase) totalidade das pontes de hidrognio so quebradas.

13

PROPRIEDADES MACROSCPICAS DA GUA CALOR ESPECFICO (ALTO)


Importante moderador trmico devido ao seu alto calor especfico (quantidade de energia trmica que deve ser fornecida a uma substncia para elevar a sua temperatura). Isso significa que a gua s muda de temperatura depois de receber muita energia, por isso no esquenta rapidamente e no resfria rapidamente.

14

PROPRIEDADES MACROSCPICAS DA GUA CALOR DE VAPORIZAO (ALTO)


Para passar do estado lquido para o gasoso tambm necessrio o fornecimento de muita energia. Devido essa propriedade conseguimos manter a temperatura do corpo constante. O suor e o vapor de gua eliminado no fenmeno da expirao retiram o calor do corpo para que a gua passe de lquida para vapor, mantendo a homeotermia.

15

PROPRIEDADES MACROSCPICAS DA GUA VISCOSIDADE


Baixa viscosidade, com isso flui facilmente, possibilitando as trocas hdricas entre os diferentes compartimentos biolgicos e circulao sanguinea. A fluidez da gua se deve flutuao de suas pontes de H.

16

A GUA INTERAGE ELETROSTTICAMENTE COM SOLUTOS


CARREGADOS

EX.: A DISSOLUO DO
Cristal de NaCl anidro

N AC L
Na+ hidratado (solvatado)

Cl- hidratado (solvatado)

Lei de Coulomb
Q - carga eltrica r distncia e constante dieltrica

Formao de uma camada de solvatao eH20: 78,5 ebenzeno: 4,6 17 Constante dieltrica: capacidade de separar car O oxignio da gua (d-) interage com Na+ O hidrognio da gua (d-) interage com o Cl-

IONIZAO DA GUA
A gua apresenta um pequeno grau de ionizao. Quando cidos ou bases fracas so dissolvidos na gua, eles produzem H+ por ionizao, bases consomem os ons H+ para ser protonadas. A ionizao da gua pode ser medida por meio da sua condutividade eltrica.

18

CIDOS
Qualquer substncia capaz de liberar prtons (H+) em meio aquoso chamado de cido. So classificados como forte e fracos. Os fortes ionizam completamente em solues aquosas. Os fracos ionizam parcialmente em meio aquoso.

19

BASES
Qualquer substncia capaz de receber prtons (H+) em meio aquoso chamado de base. Podem ser classificadas como fortes e fracas. As fortes se ionizam completamente em meio aquoso As fracas se ionizam parcialmente em meio aquoso.

20

PH O pH de uma soluo uma medida da quantidade de prtons H + livres nessa soluo. Esse pH vai influenciar em tudo que acontece nessa soluo, seja num copo de suco, ou dentro do seu corpo, nas suas clulas ou no seu sangue. Prton Unidade subatmica com carga positiva (H+) Quanto maior o valor do pH, menor a quantidade de prtons livres e mais bsica a soluo. E quanto menos o valor do pH, maior a quantidade de prtons livres e mais cida a soluo. A escala de pH de 0 a 14 sendo que de 0 a 6,9 cido, 7 neutro e 7,1 a 14 base

21

PH Num organismo vivo como o corpo humano, qualquer alterao no pH dos fluidos internos poder causar problemas de sade. Isso porque existe um grupo de molculas, chamadas protenas, que exercem diversas funes dentro do corpo e que perdem a sua atividade quando ocorrem variaes de pH. Por isso, precisamos de sistemas controladores do pH os sistemas tampo ou tampes

22

TAMPO

Soluo que evita mudanas bruscas de pH mesmo quando um cido ou uma base forte so adicionados. composto por um sistema cido fraco / base conjugada. Um sistema tampo um sistema de controle do pH, ou seja, um sistema que impede que o pH de uma soluo se altere quando pequenas quantidades de cidos ou bases so adicionadas.

23

TAMPO BIOLGICO
Os principais sistemas tampo do corpo humano so: Sistema tampo fosfato controla o pH do citoplasma das clulas, mantendoo prximo a 7,2. Sistema tampo bicarbonato controla o pH do plasma sanguineo, mantendoo entre 7,35 e 7,45

24

25

TAMPO
Se o sistema tampo bicarbonato falhar e no conseguir controlar o pH do sangue, o paciente apresentar quadros clnicos chamados de distrbios do equilbrio cidobase. Esses quadros so acidose e alcalose. Quando o pH do sangue aumenta, o paciente tem uma alcalose. Quando o pH do sangue diminui, o paciente tem uma acidose. Ex: Doena renal com excreo prejudicada de H + pelos rins. Como consequncia de uma diabetes, onde ocorre produo excessiva de molculas cidas chamadas corpos cetnicos.

26

EXERCCIOS
O que significa pH de uma soluo? Cite os valores de pH de trs solues aquosas presentes no corpo humano Conceitue sistema tampo e seu funcionamento. Defina tampo biolgico, cite os principais e seu local de atuao.

27

REFERNCIAS
As bases do conhecimento bioqumico captulos 3e4 Apostila uniove

28

You might also like