You are on page 1of 23

SEMINRIO TEOLGICO DE RESENDE

Pastor Jos Roberto

UMBANDA POPULAR
UMA RELIGIO BRASILEIRA

A Umbanda uma religio brasileira, fundada em 15/11/1908, e fundamentada em 3 pilares que so sua base de sustentao: O AMOR, A CARIDADE E A HUMILDADE, composta de um deus nico (OLORUM), que o criador de tudo e todos, onde seus freqentadores reverenciam entidades superiores denominados ORIXS, sendo o principal Jesus (OXAL).

ORIGEM
Em fins de 1908, uma famlia tradicional de Neves estado do Rio de Janeiro, foi surpreendida por uma ocorrncia que tomou aspecto sobrenatural: O jovem Zlio Fernandes de Moraes que fora acometido de uma estranha paralisia, que os mdicos no conseguiam debelar, certo dia ergueu-se do leito e declarou: "Amanh estarei curado".

No dia Seguinte levantou-se normalmente e comeou a andar, como se nada, antes lhe houvesse tolhido os movimentos. Contava apenas com dezessete anos e destinava-se a carreira militar na Marinha.
A medicina no soube explicar o que tinha ocorrido.

Os tios, que eram padres catlicos, foram colhidos de surpresa e nada esclareceram sobre a misteriosa ocorrncia.

Um amigo da famlia, sugeriu ento, uma visita Federao Esprita de Niteri, presidida por Jos de Souza na poca. No dia 15 de Novembro de 1908, o jovem Zlio foi convidado a participar de uma sesso, o dirigente dos trabalhos determinou que ele ocupasse um lugar mesa
Foi nessa sesso de mesa branca que se tem o inicio das manifestaes espritas que dariam origem nova religio.

Tomado por um fora estanha e superior sua vontade, contrariando as normas que impediam o afastamento de qualquer membro da mesa, o jovem Zlio levantou-se e disse: "Aqui est faltando uma flor!" Levantou-se, retirou-se da sala. Pouco depois, voltou trazendo uma rosa, que depositou no centro da mesa.

Restabelecida a "corrente" manifestaram-se espritos que se diziam pretos, escravos, ndios, caboclos, em diversos mdiuns. Esses espritos foram convidados a se retirar pelo presidente dos trabalhos, advertidos do seu estado de atraso espiritual.

A insistncia dos dirigentes da mesa, para que os espritos de negros, escravos, no perturbassem a sesso, causou uma discusso acalorada, entre o esprito que Zlio incorporava com os demais que queriam doutrin-lo. Zlio tinha argumentos slidos, e um dos mdiuns da mesa, perguntou ao esprito que estava incorporado no Zlio: "Porque o irmo, fala nestes termos, pretendendo que esta mesa aceite a manifestao de espritos que, pelo grau de cultura que tiveram, quando encarnados, so claramente atrasados? E, qual teu nome irmo?

Zlio Respondeu, incorporado: "Se julgam atrasados esses espritos dos pretos, ndios, caboclos, devo dizer que amanh estarei em casa desse aparelho (corpo do mdium Zlio), para dar incio a um culto em que esses pretos e esses ndios podero dar a sua mensagem e, assim, cumprir a misso que o plano espiritual lhes confiou. Ser uma religio que falar aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmos, encarnados e desencarnados. E se querem saber meu nome que seja esse: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque no haver caminhos fechados para mim."

Continuou:

"O que voc v em mim, so restos de uma existncia anterior. Fui padre e o meu nome era Gabriel Malagrida. Acusado de bruxaria fui sacrificado na fogueira da Inquisio em Lisboa, no ano de 1761. Mas em minha ltima existncia fsica, Deus concedeu-me o privilgio de nascer como caboclo brasileiro."

Anunciou tambm o tipo de misso que trazia do Astral: "Se julgam atrasados os espritos de pretos e ndios, devo dizer que amanh (16 de novembro) estarei na casa de meu aparelho, s 20 horas, para dar incio a um culto em que estes irmos podero dar suas mensagens e, assim, cumprir misso que o Plano Espiritual lhes confiou. Ser uma religio que falar aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmos, encarnados e desencarnados.

Para finalizar o caboclo completou: "Deus, em sua infinita Bondade, estabeleceu na morte, o grande nivelador universal, rico ou pobre, poderoso ou humilde, todos se tornariam iguais na morte, mas vocs, homens preconceituosos, no contentes em estabelecer diferenas entre os vivos, procuram levar essas mesmas diferenas at mesmo alm da barreira da morte. Porque no podem nos visitar esses humildes trabalhadores do espao, se apesar de no haverem sido pessoas socialmente importantes na Terra, tambm trazem importantes mensagens do alm?"

No dia seguinte, na casa da famlia Moraes, na rua Floriano Peixoto, nmero 30, ao se aproximar a hora marcada, 20:00 h, l j estavam reunidos os membros da Federao Esprita para comprovarem a veracidade do que fora declarado na vspera; estavam os parentes mais prximos, amigos, vizinhos e, do lado de fora, uma multido de desconhecidos.

s 20:00 h, manifestou-se o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Declarou que naquele momento se iniciava um novo culto, em que os espritos de velhos africanos que haviam servido como escravos e que, desencarnados, no encontravam campo de atuao nos remanescentes das seitas negras, j deturpadas e dirigidas em sua totalidade para os trabalhos de feitiaria; e os ndios nativos de nossa terra, poderiam trabalhar em benefcio de seus irmos encarnados, qualquer que fosse a cor, a raa, o credo e a condio social.

O Caboclo estabeleceu as normas em que se processaria o culto. Sesses, assim seriam chamados os perodos de trabalho espiritual, dirias, das 20:00 s 22:00 h; os participantes estariam uniformizados de branco e o atendimento seria gratuito. Deu, tambm, o nome do Movimento Religioso que se iniciava: UMBANDA Manifestao do Esprito para a Caridade.

A Casa de trabalhos espirituais que ora se fundava, recebeu o nome de Nossa Senhora da Piedade, porque assim como Maria acolheu o filho nos braos, tambm seriam acolhidos como filhos todos os que necessitassem de ajuda ou de conforto. Ditadas as bases do culto, aps responder em latim e alemo s perguntas dos sacerdotes ali presentes, o Caboclo das Sete Encruzilhadas passou a parte prtica dos trabalhos.

O caboclo foi atender um paraltico, fazendo este ficar curado. Passou a atender outras pessoas que haviam neste local, praticando suas curas. Nesse mesmo dia incorporou um preto velho chamado Pai Antnio, aquele que, com fala mansa, foi confundido como loucura de seu aparelho e com palavras de muita sabedoria e humildade e com timidez aparente, recusava-se a sentar-se junto com os presentes mesa dizendo as seguintes palavras: "Ngo num senta no meu sinh, ngo fica aqui mesmo. Isso coisa de sinh branco e ngo deve arrespeit."

Uma pessoa na reunio pergunta se ele sentia falta de alguma coisa que tinha deixado na terra e ele responde: "Minha caximba. Ngo qu o pito que deixou no toco. Manda mureque busca." Tal afirmativa deixou os presentes perplexos, os quais estavam presenciando a solicitao do primeiro elemento de trabalho para esta religio. Assim Zlio se tornou o Sacerdote de Umbanda, dando incio a uma nova religio.

O Brasil hoje um exportador de mdiuns espritas, em especial os da umbanda. Babalorixs e ialorixs esto nos jornais e revistas, bem como nos programas de televiso.

Em Recife h a Faculdade de Teologia Umbandista, cujo curso reconhecido pelo M.E.C.

H muitos brasileiros escravizados pelo maligno. nosso dever libert-los!!

A misso grandiosa mas...

You might also like