You are on page 1of 15

Projeto Tonomundo Curso Projetos Comunitrios Temtica 5: Como tratar a avaliao quando desenvolvemos projetos comunitrios?

Coordenao: Katya Garabetti Mediao: Maristela Resende

Avaliar ensinar o aluno a aprender e ao professor, ensinar. Perrenoud


(contribuio de Luclia)

www.planetasitedaescola.com

Como tratar a avaliao ao desenvolver projetos comunitrios na escola? Deve ser compreendida a avaliao como

Processo co-formativo - Retorno Reflexivo

Blog.companhiadeaprendizagem.com.br

avaliar exige saber onde se quer chegar; estabelecer critrios e s assim escolhermos os procedimentos. Antes de avaliarmos necessrio que tenhamos em mente onde queremos chegar e quais os critrios estabelecidos por ns. Luclia

Contnua pois a cada momento se faz necessrio a avaliao para poder seguir ou melhorar o que est faltando. Maria Jos Antes durante e depois da realizao do projeto. Maria Jos A avaliao deve estar presente a todo instante. Devemos avaliar continuamente. Alessandra Ela deve ser contnua e processual. Maristela
Robertomutuca.files.wordpress.com

Em que momento(s) a avaliao deve estar presente no projeto comunitrio?


Desde a implementao dos projetos devem-se criar momentos para a reflexo. A atividade de avaliao se inscreve num espao de reflexo - ao reflexo. Deve-se constituir de um processo investigador e formativo contnuo do qual todos devem participar ativamente. Enfim, a avaliao dos projetos comunitrios permeados pela transdisciplinaridade processual e compreende o acompanhamento das aes e dos instrumentos de registro.

Para qu a avaliao deve estar presente no projeto comunitrio?


Para refletir sobre o trabalho realizado e construir novas possibilidades se necessrio. Para detectar erros, uma vez que esses so respostas que nos instigam a repensar o processo e sinalizam novos pontos de partida. um exerccio mental que permite a anlise, o conhecimento, o diagnstico, o julgamento de um objeto ( em nosso caso seria a prpria realidade). Para, se o for o caso, re-criar e/ou ressignificar os trabalhos e/aes realizadas. Para identificar os problemas, os avanos e verificar as possibilidades, redimensionamentos e continuidade do projeto. Para identificar os sinais se no estamos perdidos pelo processo para reconstruirmos seu caminho.

Vejo que este processo precisa estar necessariamente num todo... vejo tambm como sendo de responsabilidade coletiva da escola e para que se avalie preciso critrios e princpios norteadores estabelecidos com o grupo envolvido. (...) Vanessa

www.marketingemodontologia.com.br

De que forma a avaliao deve estar presente no projeto comunitrio?


Atravs de registros. Registro enquanto dinmica constante do acompanhar e avaliar processualmente e re-planejar, motor propulsor da construo do conhecimento. Conhecimento que se constri a partir de diferentes saberes (formal, experiencial, sensvel) que auxiliam a ligao entre as atividades espontneas e os contedos formalizados, e a relacionar a teoria com a prtica e vice-versa. (Equipe da Escola do Futuro) Atravs de registros, os envolvidos principalmente o aluno, tomar conhecimento dos seus avanos e das suas dificuldades para ento ajudar no seu processo de aprendizagem.

Dossis (Coletivo), portflio (individual) Registros do processo e informaes das aes desenvolvidas. Dirio de Bordo - Tem como objetivo descrever, alm das aes realizadas na escola pelos alunos e professores, seus sentimentos, percepes, bem como registrar a auto-avaliao dos participantes - Retorno reflexivo

O que deve ser medido, avaliado?


Nossa atuao, nossa prtica, enfim, as aes de todos os envolvidos para que possamos identificar os sinais para verificar se no estamos perdidos pelo processo para reconstruirmos seu caminho. A avaliao investiga o processo, amplia o olhar sobre nossa prtica. Atravs dela poderemos recolher indcios, interpretar significados e incorpor-los como eventos importantes para o desenho de nossa atuao. Investigando podemos ir afinando nossos sentidos e utilizar nossos mltiplos conhecimentos para adequar nossas aes s necessidades dos alunos.

muito importante guardar as memrias, pois delas que precisamos para atualizar, mudar os rumos de tudo. Maria Jos

Luclia postou no Frum uma citao de Perrenoud que ilustra bem como tratar a avaliao ao desenvolvermos projetos comunitrios:

"O importante no fazer como se cada um houvesse aprendido, mas permitir a cada um aprender." (Perrenoud, p. 165, 1999) "Avaliar deve servir para cada vez mais permitir a cada um aprender!"

Participantes: Alessandra de Ftima Cozendey - Madeira Marinho, Cardoso Moreira-RJ Joo Batista Fontes Soares, Ipiranga do Piau-PI, Luclia Aparecida Ferreira , Afogados da Ingazeira-PE Magno Jos de Mendona Queiroz, Custdia-PE Maria da Conceio Souza, Areia Branca-RN, Maria Jos de Oliveira Santos, Propri-SE, Vanessa Pena da Silva, Massambar-RJ.

You might also like