You are on page 1of 9

Freire & Alfabetizao na EJA

Entre todas as pessoas que participaram dos movimentos para a Educao de Adultos o que mais se destacou foi Paulo Freire que, em 1962, sistematizou um mtodo de alfabetizao de adultos. Paulo Freire pensava num processo de ensino aprendizagem no qual o analfabeto fosse o sujeito e no o objeto de sua alfabetizao desenvolvendo uma conscincia crtica que resultaria na ao e na reflexo verdadeira sobre a realidade.

A proposta de Freire teve uma primeira experincia em Recife com um grupo de cinco analfabetos, sendo que dois desistiram. Outras foram realizadas em Angicos e Mossor (Rio Grande do Norte), Joo Pessoa (Paraba) e posteriormente, foi aplicado no Rio de Janeiro, So Paulo e Braslia. Foi criado em janeiro de 1964, coordenado por Paulo Freire, o Plano Nacional de Alfabetizao (PNA), que previa a disseminao por todo o Brasil da proposta de um processo educativo que interferisse na

Aps trs meses de criao do PNA ele foi extinto pelo governo militar que acabava de assumir, aps golpe. O processo de alfabetizao de adultos que Freire desenvolvia, representava uma ameaa para a estabilizao e preservao do regime militar, o que desencadeou uma grande represso culminando com a priso e posterior exlio de Paulo Freire, perigoso e subversivo.

EJA em PORTO FELIZ Cel Esmdio O MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetizao)


recebeu seu primeiro alunado de 1 ao 4 ano (1965/1968) no primeiro grupo escolar: Escola Coronel Esmdio. Fundada em 1 de maio de 1908, como Grupo Cndido Motta, e a partir de 1914, j aparece nos registros como Grupo Escolar Coronel Esmdio. Grupo Escolar Coronel Esmdio iniciou suas atividades antes da dcada de 60 com cursos primrios na modalidade de ensino regular. Nos anos 60 ofereceu a modalidade do de supletivo que contribua muito com discentes jovens e adultos que respectivamente trabalhavam na lavoura da usina de cana-de-acar e precisavam de um estudo compatvel com a idade ultrapassada para os cursos

EJA em PORTO FELIZ Prof Luiza De Carvalho Pires


Nos anos 90 tambm proporcionou aos seus alunos a modalidade da EJA.(Fundao Educar) Tendo seu incio no 1 Termo (5 srie) do Ensino Fundamental - Ciclo II e posteriormente dando sequncia nos prximos semestres: 2 Termo, 3 Termo e 4 Termo. A Escola de Carvalho Pires foi entre outras a que manteve o EJA do ensino fundamental Ciclo I e II, mesmo com sua municipalizao

EJA em PORTO FELIZ Monsenhor Seckler


Fundada em 1950 com a modalidade Regular de Ensino Fundamental e Ensino Mdio pela Rede Pblica do Estado de So Paulo. Foi a primeira escola da cidade a implantar o Telecurso 2000 (modalidade eliminatria de matrias) e tambm o EJA simultaneamente no respectivo ano de 1998, que emancipou o ensino na cidade.

Prof. Pedro Fernandes De Camargo


Em 1996 tambm disponibilizava a modalidade da EJA para o ensino mdio, de acordo com o Decreto 17.698. Por falta de formao de turmas, o EJA teve uma pausa com o encerramento de uma turma em 1997. Mas com a retomada da respectiva modalidade de ensino em 2002, encerrou sua turma com 217 alunos concluintes do Ensino Fundamental Ciclo II em 2005.

Aurora Machado Guimares


aderiu a modalidade da EJA no perodo de 1996 a 2000 A EJA nesta escola voltou a ser oferecida somente no ano de 2004 onde perdurou at o ano de 2006; dando por encerrado a EJA nesta unidade escolar, devido ao processo de municipalizao da supra-escola, sendo hoje sua clientela composta por alunos somente do Ensino Fundamental Ciclo I e II.

Cel Eugnio Euclydes P. da Motta


Iniciou em 1989 com a Suplncia I e II, e obtendo mudana de mdulos a cada semestre at 1996. Com mais uma modalidade de ensino supletivo em 1990, a escola em questo obteve um excesso de contingente adicionado ao alunado de cursos regulares. Com o fim do supletivo em 1996 a Escola em questo recomeou o EJA em 2002 no 2 semestre com duas classes de 1 ano com 90 alunos.

You might also like