You are on page 1of 13

Seitas e Heresias

Resumo histrico
Charles Taze Russell, fundador da seita "Testemunhas de Jeova, nasceu no Estado da Pensilvnia, Estados Unidos, no ano de1854. Russell foi um homem de mau procedimento. Casou-se em1879. Vrias vezes foi levado ao tribunal por sua prpria esposa, em face de maus tratos que sofria dele. No podendo ela suport-lo mais, abandonou-o em 1887, dele divorciando-se em 1913. Viu-se muitas vezes em apuros com a justia devido a escndalos

As idias Russell
Russell vivia em frequentes choques com as autoridades e os tribunais, dos quais nem sempre se saa bem. Censurou as igrejas e seus lderes como portavozes do engano e como instrumentos do diabo. Para preparao dos seus discpulos, escreveu uma obra intitulada Estudos nas Escrituras, sobre a qual o prprio Russell declarou ousadamente que seria melhor que ela fosse lida do que lida a Bblia sozinha. Contudo, mais tarde, ele mesmo chamou de "imaturos" alguns de seus escritos primitivos.

Introduo
Elas sempre batem nossa porta nas piores horas possveis - quando voc ainda est deitado numa manh de sbado, quando a famlia acabou de assentar-se para o almoo de domingo, e continuam voltando com uma persistncia comparvel apenas de uma mosca faminta em um dia quente de vero. Se voc as recebe, elas o deixam frustrado e confuso. Manipulam suas Bblias com surpreendente velocidade citando captulo e versculo para "provar" que Jesus Cristo apenas um anjo, que morreu em uma estaca e no numa cruz, que a aceitao de uma transfuso de sangue um ato to pecaminoso quanto o adultrio, e que a Sociedade Torre de Vigia no Brooklyn, em Nova York, o "profeta de Deus dos tempos modernos", seu, "canal de comunicao".

Em Que Creem as Testemunhas de Jeov

claro que, em algumas reas, as testemunhas de Jeov acreditam no mesmo que os cristos ortodoxos. Por exemplo, rejeitam como pecado o sexo fora do casamento; aceitam o criacionismo bblico que se ope teoria da evoluo; e acreditam que a Bblia a palavra inspirada de Deus. No entanto ao estudarmos outras doutrinas das testemunhas de jeov, deparamos com a realidade pseudo crist desta seita.

Armagedom: Deus vai em breve travar guerra contra a humanidade, destruindo todos sobre a terra, exceto as testemunhas de Jeov. As igrejas crists, dizem, sero as primeiras a sofrer destruio.
Aniversrios: Celebrar o dia do nascimento, de qualquer forma, expressamente proibido. At mesmo enviar um carto de aniversrio pode provocar uma ao imediata contra o ofensor determinada por um "Comit Judicial" oficial. A punio a "desassociao. Gnesis 40:20-22; Marcos 6:21, 22, 24-27

Transfuso de sangue: Na prtica, do ponto de vista das testemunhas de Jeov, aceitar transfuso de sangue um pecado mais srio do que o roubo ou o adultrio. Ladres e adlteros so mais rapidamente perdoados pelos comits judiciais da Torre de Vigia do que aqueles culpados de aceitar sangue. Uma testemunha de Jeov deve recusar sangue em toda e qualquer circunstncia, mesmo quando esteja certa de que esta recusa resultar na morte. A organizao tambm requer que os adultos recusem transfuses para seus filhos menores. Gnesis 9:4/Levtico 3:17/ Atos 15:20; 21:25.

Cristianismo: Exceto por poucos e esparsos indivduos que mantiveram a f, o verdadeiro cristianismo desapareceu da terra logo aps a morte dos doze apstolos - de acordo com as testemunhas de Jeov. E no foi restaurado at que Charles Taze Russell fundou a sociedade Torre de Vigia no final da dcada de 1870. Quando Cristo voltou invisivelmente em 1914, encontrou o grupo de Russell fazendo o trabalho dos "servos sbios e fiis" e os nomeou sobre todas as suas posses. Todas as outras igrejas e cristos professos so, na verdade, instrumentos do diabo.

Cruz: Segundo as testemunhas de Jeov, a cruz um smbolo religioso pago adotado pela igreja quando Satans, o demnio, assumiu o controle da autoridade eclesistica. A cruz no teve nada a ver com a morte de Jesus, j que as testemunhas de Jeov sustentam que ele foi pregado em um poste ereto e sem trave horizontal. As testemunhas de Jeov abominam a cruz e espera-se que os novos convertidos destruam quaisquer cruzes que possam ter, ao invs de simplesmente se disporem delas. Atos 05:30, 10:39, Glatas 03:13.

Deidade: Somente o Pai Deus, e seus verdadeiros adoradores devem cham-lo pelo nome de Jeov. As testemunhas de Jeov aprendem que Jesus Cristo foi meramente a manifestao do arcanjo Miguel em forma humana - no Deus, mas um mero ser criado. O Esprito Santo apresentado no como Deus nem como uma pessoa, mas como uma "fora ativa". Cu: Apenas 144 mil indivduos vo para o cu. Esse "pequeno rebanho" comeou com os doze apstolos, o nmero foi completado no ano de 1935. Aproximadamente nove mil ancios das Testemunhas de Jeov so o remanescente na terra hoje, dos que iro para o cu. O restante das testemunhas de Jeov espera viver na terra para sempre. Apocalipse (Revelao) 07:04 Inferno: Segundo a diretriz de seu fundador, Charles T. Russell, a Sociedade Torre de Vigia ainda ensina que o hades meramente a sepultura, que o fogo do Geena desintegra instantaneamente suas vtimas, transformando-as em nada, e que no h existncia consciente para os mortos at o tempo de sua ressurreio corprea.

Jesus Cristo: Na teologia da Torre de Vigia, Jesus Cristo um mero anjo - o primeiro criado por Deus, quando comeou a criar os anjos. As testemunhas de Jeov identificam Cristo como Miguel, o arcanjo, embora elas chamem Jesus "o Filho do Homem" - "porque a primeira pessoa espiritual criada por Deus era para ele como um filho primognito". (Livrete da Torre de Vigia, Enjoy Life on Earth Forever! [Goze a Vida na Terra Para Sempre!], p. 14, 1982). Elas tambm o chamam de "o deus", e traduzem Joo 1:1 de acordo com essa idia em suas Bblias. Joo 1 1No princpio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era [um] deus. (Traduo Novo Mundo)

Ressurreio: A respeito de Cristo, as testemunhas de Jeov acreditam que ele se tornou no existente quando morreu, e que foi levantado trs dias depois como um "esprito" - um anjo. Elas negam a sua ressurreio carnal. Segundo seus ensinamentos de que Cristo retornou invisivelmente em 1914, as testemunhas de Jeov acreditam que ele levantou os cristos j mortos para a vida espiritual logo aps, e que o resto dos mortos vai ressuscitar corporeamente durante o milnio - perodo de mil anos de reinado de Deus.

Salvao: Embora da boca para fora elas preguem a salvao pela f em Cristo, as testemunhas de Jeov, na verdade, acreditam que a salvao impossvel de ser conseguida sem a completa obedincia Sociedade Torre de Vigia e a participao vigorosa em seus programas de trabalho. Cada testemunha de Jeov que no suficientemente zelosa pela organizao pode no sobreviver ao Armagedom, e aqueles que no abrem seu prprio caminho para o paraso terrestre devem manter as boas obras durante todo o reinado milenar de Cristo antes que sejam selados para a vida.

A Bblia Que as Testemunhas de Jeov Usam

Os cristos que se envolvem em discusses com as testemunhas de Jeov devem estar cientes de que a assim chamada "Bblia" que as testemunhas de Jeov usam contm uma srie de modificaes introduzidas ao texto com o nico propsito de sustentar as doutrinas da Torre de Vigia.

A Traduo do Novo Mundo sistematicamente se dispe a eliminar a evidncia da divindade de Cristo. Ao invs de "cair aos ps de Jesus para o adorar" as pessoas faziam "reverncia" a ele. Joo 1:1 no mais afirma que "o Verbo era Deus", mas que "o verbo era deus". Jesus no disse: "Antes que Abrao existisse, eu sou". Mas, para evitar a associao com "EU SOU" de xodo 3:14, a declarao de Jesus se torna: "Antes de Abrao vir existncia, eu tenho sido".

Mas a mudana mais difundida na Bblia da Torre de Vigia a insero do nome Jeov 237 vezes no Novo Testamento. claro que apropriado um tradutor escolher o nome Jeov ou Yahweh no Antigo Testamento onde o tetragrama YHWH realmente aparece no texto hebraico. Mas a Torre de Vigia foi alm inserindo o nome Jeov no Novo Testamento, onde ele no consta nos manuscritos gregos.

You might also like