You are on page 1of 64

Manual de Orientao de Trabalhos Acadmicos Prof.

Almir Giovani Figueredo

Ttulo e Subttulo O ttulo e subttulo (se houver) devem constar na abertura do artigo. Os dois elementos devem aparecer de forma diferenciada tipograficamente ou separados por dois-pontos (:). Devem constar somente na lngua do texto. Exemplos: Biblioteca universitria: sua representatividade no contexto acadmico e social ou Biblioteca universitria sua representatividade no contexto acadmico e social.

Autor(es) O nome do autor deve constar logo aps o ttulo, acompanhado de um breve currculo, qualificando-o na rea do conhecimento do artigo cientfico. Acrescentar um asterisco ao nome do autor para indicar no rodap da pgina, o currculo mais extenso e o endereo postal e eletrnico (essas informaes podem aparecer tambm no final dos elementos pstextuais, opcional). Padro adotado pela Unorp: Dar preferncia para a incluso do endereo eletrnico e, somente na ausncia deste, usar o endereo postal. Inserir o currculo e o endereo eletrnico, no rodap da pgina de abertura.

Resumo na lngua do texto Texto constitudo por at 250 palavras, numa seqncia de frases concisas e objetivas, digitado em pargrafo nico. No pode ser uma enumerao de tpicos. Ao final do resumo devem ser includas as palavras-chave que representam o contedo do artigo. O resumo deve obedecer aos critrios estabelecidos pela NBR 6028 da ABNT. Exemplo: Resumo A biblioteca universitria est inserida no s no contexto acadmico, como tambm no social. O avano tecnolgico gerou novos paradigmas e com isso foi capaz de atender plen comunidade acadmica, alunos, professores e funcionrios. Nesse sentido, passou a atuar no contexto social, j que as instituies de ensino superior oferecem alm do ensino e pesquisa, os servios de extenso. Dessa forma, hoje a comunidade favorecida pelos mesmos servios que a comunidad acadmica, refletindo e inserindo a populao no contexto informacional. Estamos diante da sociedade da informao e esse o novo perfil das bibliotecas universitrias. Palavras-chave: Bibliotecas Universitrias. Sociedade da Informao.

Palavras-chave na lngua do texto As palavras-chave representam o contedo do artigo. As palavras-chave devem ser inseridas logo abaixo do resumo, antecedidas pela expresso "Palavras-chave:". As palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto (.)

Introduo A introduo de um artigo cientfico deve apresentar o tema, sua delimitao em relao ao assunto tratado, os objetivos da pesquisa e informaes adicionais indispensveis para situar o tema do artigo. importante conceituar o assunto, objeto de estudo e, alm disso, deve-se esclarecer o ponto de vista sob o qual est sendo enfocado o tema proposto. As citaes no decorrer do texto compem a fundamentao terica, tambm chamada de reviso da literatura. No se deve esquecer que toda informao mencionada no texto do trabalho de autoria deve ser devidamente registrada de acordo com a norma NBR 10520 da ABNT. Podem ser transcritas na ntegra ou pode-se reproduzir somente as.

Introduo Na introduo importante tambm que seja revelada a justificativa do trabalho, ou seja, qual o motivo que levou o autor escolha do tema proposto. Assim como crucial que sejam revelados os principais resultados obtidos atravs do estudo realizado. Todos os itens citados acima, devem ser redigidos numa seqncia lgica, de forma clara e objetiva. No esquecer que est sendo elaborado um texto em linguagem cientfica! Segundo Galliano (1979), apesar da introduo ser literalmente a primeira parte textual de um trabalho cientfico, deve ser a ltima a ser redigida, j que constitui a apresentao geral do trabalho (viso do todo).

Desenvolvimento Parte do trabalho que contm a exposio pormenorizada do assunto tratado, ordenado em sees e subsees (NBR 6024/ABNT), que variam considerando a abordagem do tema e do mtodo utilizado. O tipo de pesquisa que ir definir a composio do desenvolvimento do trabalho. Observe: pesquisa bibliogrfica - nesse tipo de pesquisa, o desenvolvimento deve ser uma seqncia lgica de tpicos que elucidaro a pesqu Entre sees e subsees, o autor dever dividir o trabalho como achar conveniente. pesquisa de campo - nesse caso, o desenvolvimento chamado de Material e Mtodo. Alm disso, devem ser desenvolvidos os tpicos Resultados e Discu

Desenvolvimento Material significa esclarecer o(s) objeto(s) observado(s) e estudado(s) na pesquisa. Podem ser: seres humanos, animais, plantas, produtos qumicos, substncias, entre outros. No caso de seres humanos, o autor deve descrever os critrios adotados para a seleo das pessoas, assim como todas as caractersticas da amostra: sexo, faixa etria, etc. Para animais e plantas, descrever caractersticas como gnero, espcie, etc. Para produtos qumicos e substncias, descrever as especificaes tcnicas, adotando de preferncia nomes cientficos (s mencionar nomes comerciais se as diferenas entre as marcas forem objeto de estudo). Na seqncia, aps a descrio do Material, o autor dever escrever sobre o mtodo empregado.

Desenvolvimento Mtodo o caminho que o autor percorreu para chegar aos resultados obtidos. importante ressaltar que uma descrio minuciosa de todos os passos do trabalho, em ordem cronolgica, pois se outro pesquisador decidir repetir o procedimento empregado, teoricamente dever atingir os mesmos resultados. Esse o objetivo do mtodo, ou seja, oferecer a oportunidade de comprovao dos resultados obtidos e que geraram a concluso do trabalho. O texto deve ser redigido, conjugando os verbos no tempo passado e pode ser subdividido em subsees. Terminada essa etapa, o autor dever descrever os Resultados e Discusso, partes que compem um artigo cientfico, resultado de uma pesquisa de campo.

Elementos textuais

Elementos textuais
Desenvolvimento Resultados corresponde a parte do trabalho em que so apresentados os dados coletados, de forma sistematicamente trabalhada. Para isso, o momento de submeter os dados aplicao da anlise estatstica. Deve-se tomar cuidado para no utilizar anlises estatsticas desconhecidas ou pouco usuais, a menos que o autor tenha facilidade e conhecimentos apurados no ramo da Matemtica. Se necessrio, consultar um especialista na rea, que poder ser indica Esse item exige que o autor no seja prolixo, j que a redundncia e repetio de dados expostos so dispensveis.

Desenvolvimento Resultados No desenvolvimento do trabalho, os resultados podero ser ilustrados com fotografias, desenhos, grficos, tabelas, etc. O texto que d abertura para as ilustraes deve ser conciso, utilizando o verbo no tempo passado e na forma impessoal. Portanto, para finalizar essa etapa, o autor deve verificar se todas essas perguntas foram respondidas Como? Quando? Onde? Com quem? Em que condies - foi desenvolvida a pesquisa. Cabe acrescentar que nessa etapa, destinada a apresentao dos resultados, no h meno da literatura consultada e investigada. Portanto, o uso de citaes no aconselhvel.

Elementos textuais

Desenvolvimento Discusso significa o momento em que o autor esclarece as relaes existentes entre os resultados obtidos. Estabelece uma comparao entre os dados coletados, os resultados alcanados e o que j foi investigado por outros autores, teoricamente j citado na introduo do trabalho (fundamentao terica). Obs: Os itens Resultados e Discusso podem ser apresentados separadamente ou expostos numa nica seo.

Elementos textuais

Concluso Parte final do artigo. o fechamento que logicamente decorre da problemtica levantada e exposta na Introduo, explicitada no item Material e Mtodo, e devidamente analisada, comprovada, interpretada e criticada nos itens Resultados e Discusso. Portanto, nenhuma informao esclarecida nos itens anteriores deve constar na Concluso. O autor deve apresentar na concluso, de forma clara e objetiva, uma resposta ao objetivo e as hipteses do trabalho, partindo da relao entre os mesmos e os resultados obtidos.

CONTINUAR DAQUI 20/08/2012

Ttulo e subttulo em lngua estrangeira Resumo em lngua estrangeira Palavras-chave em lngua estrangeira Nota(s) explicativa(s) Referncias Glossrio Apndice(s) Anexo(s)

Referncias Elemento obrigatrio. Devem constar, obrigatoriamente nas referncias, as obras citadas no decorrer do texto do artigo cientfico. Devem ser elaboradas de acordo com a NBR 6023 da ABNT. Glossrio Elemento opcional. Lista de palavras ou termos tcnicos que foram utilizados no texto do artigo cientfico, seguidos dos respectivos significados. A lista deve seguir a ordem alfabtica.

Apndice(s) Elemento opcional. Consiste em acrscimo, complemento ou suplemento elaborado pelo autor. Serve para complementar, sem prejudicar a composio do texto. Exemplos: APNDICE A - Questionrio aplicado aos alunos do curso de Educao Fsica para verificar os hbitos de leitura APNDICE B - Questionrio aplicado aos alunos do curso de Gesto de Recursos Humanos para verificar os hbitos de leitura

Anexo(s) Elemento opcional. Consiste em acrscimo, complemento ou suplemento no elaborado pelo autor. Serve para fundamentar, comprovar e ilustrar o artigo cientfico. Exemplos: ANEXO A - Parecer n 167 do Conselho Nacional de Educao ANEXO B - Parecer n 180 do Conselho Nacional de Educao

Elementos Textuais Os elementos textuais sero trabalhados em sala de aula, especificamente para cada curso, juntamente com os respectivos professores. vasta a literatura sobre o assunto, e dessa forma, recomendamos o uso de obras que contenham contedos atualizados, com base nas normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Disponibilizamos um link de obras disponveis na rea de Metodologia Cientfica, no intuito de contribuir para a busca da informao desejada pelo nosso usurio. A consulta pode ser feita no link Levantamento Bibliogrfico do Manual on-line. Introduo Reviso de Literatura Desenvolvimento Material e Mtodo Resultados Concluso

Referncias Glossrio Apndice(s) Anexo(s) ndice(s)

NBR 6023 Ttulo da Norma: Informao e documentao - Referncias - Elaborao. Autoria: Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Data: agosto de 2002 As referncias so constitudas de elementos essenciais (informaes indispensveis identificao do documento) e elementos complementares (informaes adicionais que complementam a caracterizao dos documentos).

Elementos essencias: autor (es), ttulo, edio, local, editora e data. ltimo sobrenome do autor (em maisculo) / vrgula Nome do autor (iniciais em maisculo) / ponto Ttulo (em itlico) / ponto. Se houver subttulo usar dois pontos Subttulo (se houver) / ponto Edio (abreviada) / ponto Ex: No usar a abreviatura = 2 ed. Usar = 2. ed. Local de publicao / dois pontos Editora / vrgula Ano de publicao / ponto final Exemplos: Livro com 1 autor: BARROSO, Luis Roberto. O direito constitucional e a efetividade de suas normas: limites e possibilidades da constituio brasileira. Rio de Janeiro: Renovar, 2002. Livro com 2 autores: DENCKER, Ada de Freitas Maneti; DA VI, Sarah Chucid. Pesquisa emprica em cincias humanas (com nfase em comunicao). So Paulo: Futura, 2001. NAKAGAWA, Masayuki. Gesto estratgica de custos: conceitos, sistemas e implementao: JIT/TQC. So Paulo: Atlas, 2012. 111 p. ISBN:8522407312.

Captulo de Livro Enciclopdia e Dicionrio Trabalhos Acadmicos (monografias, dissertaes e teses) Artigo e/ou Matria de Revista Artigo e/ou Matria de Jornal Evento (como um todo) Evento (Trabalho apresentado em Evento) Documentos Jurdicos

Documentos em suporte multimeios:Imagem em Movimento (Filmes, videocassetes, DVD) LUDWIG, Waldez Luiz. Como obter trabalho num mundo sem emprego. Rio de Janeiro: VL3 Aprendizagem, 1999. 1 videocassete. O PIANO. Direo de Jane Campion. So Paulo: Folha de S. Paulo, 1992. 1 videocassete (122 min), VHS, son., color.

Elementos essencias: autor (es), ttulo, edio, local, editora, data, endereo eletrnico e data de acesso. ltimo sobrenome do autor (em maisculo) / vrgula Nome do autor (em maisculo) / ponto Ttulo (em itlico) / ponto. Se houver subttulo usar dois pontos Subttulo (se houver) / ponto Edio (abreviada) / ponto Local / dois pontos Editora / vrgula Data / ponto Disponvel em: (o endereo eletrnico entre os sinais de < e >) / ponto Acesso em: (data de acesso ao documento) (a indicao do ms deve ser abreviada) / ponto OBS: Na ausncia dos elementos edio, local, editora e data, continuar a referncia a partir do item "Disponvel em:". (ver o terceiro e quinto exemplos). Exemplos: PRADO, M. Olha o olho da menina. Rio de Janeiro: LP&M, 1996. Disponvel em: <http://www.ipanema.com/livros/olha/cover.htm>. Acesso em: 10 jul. 1998. ELETRONIC statistics textbook. Tulsa: Statsoft, 2001. Disponvel em: <http://www.statsoft.com/textbook/stathome.html>. Acesso em: 30 abr. 2001.

Artigo e/ou Matria de Revista (em meio eletrnico) Exemplos: SOUZA, Claudete Maria Schssler de; MARQUES, Lucimar Soranzo. A contribuio da literatura infantil para a criana hospitalizada. Revista de Psicologia Catharsis, So Paulo, set./out. 2002. Disponvel em: <http://www.revistapsicologia.com.br/index2 .htm>. Acesso em: 17 maio 2003.

Artigo e/ou Matria de Jornal (em meio eletrn Exemplos: BARSETTI, S. Atletas famosos ampliam ajuda a carentes. O Estado de S. Paulo, So Paulo, 6 set. 1999. Disponvel em: <http://www.estado.estado.com.br/edio/pan o/99/09/05/esp978.html>. Acesso em: 30 abr.2001. INFLAO menor permitir liquidez. O Estado de S. Paulo, So Paulo, 31 mar. 1999. Disponvel em: <http://www.estado.com.br>. Acesso em: 10 jul. 1999. ico)

Regras gerais de formato Regras gerais de margem Regras gerais de espacejamento Regras gerais de paginao Regras gerais sobre numerao progressiva Regras gerais sobre citaes Regras gerais sobre abreviaturas e siglas Regras gerais sobre equaes e frmulas Regras gerais sobre ilustraes Regras gerais sobre tabelas

Apresentar a monografia em papel branco. Adotar o papel formato A4 (21 cm x 29,7 cm). Digitar na cor preta, com exceo das ilustraes. Digitar somente no anverso da folha (com exceo da folha de rosto, onde dever ser digitada a catalogrfica, no verso). Digitar o texto com tamanho da fonte 12 (com exceo das citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas das ilustraes e tabelas). Observao: O projeto grfico de responsabilidade do autor da monografia. Padro adotado pela Unorp: Digitar a monografia em fonte Times New Roman. Digitar as citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas das ilustraes e tabelas, com tamanho da fonte 11.

Margem esquerda = 3 cm. Margem direita = 2 cm. Margem superior = 3 cm. Margem inferior = 2 cm.

Digitar o texto da monografia com espao 1,5 entrelinhas. Digitar com espao simples de entrelinhas somente alguns elementos que compem o texto. So eles:

as citaes de mais de trs linhas; ver exemplo. as notas; ver exemplo. as referncias; as legendas das ilustraes e tabelas; a ficha catalogrfica; ver exemplo. a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituio a que submetida e a rea de concentrao.

No final do trabalho, as referncias devem ser separadas entrelinhas por um espao simples.

Contar seqencialmente todas as folhas da monografia, partindo da folha de rosto, mas no numerar. Numerar as folhas da monografia a partir da primeira folha da parte textual, ou seja, da introduo. Considerando essa regra, esclarecemos que os elementos: Folha de Rosto, Folha de Aprovao, Dedicatria, Agradecimentos, Epgrafe, Resumo na Lngua Verncula, Resumo em Lngua Estrangeira, Listas e Sumrio, no so numerados. No esquecer porm, que esses elementos so contados para efeito de incluso da numerao das folhas. Critrios de numerao das folhas:
usar algarismos arbicos; posicionar a numerao no canto superior direito da folha, com a distncia de 2 cm da borda superior; posicionar o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha.

A numerao das folhas deve ser contnua para toda a monografia, mesmo que constituda em volumes. Numerar os apndices e anexos de forma contnua, dando prosseguimento numerao seqencial das folhas.

Denomina-se citao, quando o autor menciona em seu trabalho uma informao que foi extrada de uma outra fonte, ou seja, de uma outra obra. Definies das citaes: CITAO DIRETA - Transcrio literal de trechos da obra de um autor consultado. A cpia literal significa transcrever a redao, a ortografia e a pontuao. CITAO INDIRETA - Significa elaborar um texto, baseado na obra de um autor consultado. Extrair a idia do autor consultado, porm redigindo o texto com as suas prprias palavras (parfrase). CITAO DE CITAO - Citao direta ou indireta de um texto que no se teve acesso ao documento original. Localizao das citaes: no texto; em notas de rodap (localizadas na margem esquerda ou direita da pgina).

Definio: So desenhos, gravuras ou imagens que acompanham o texto da monografia. Tipos de Ilustraes: Esquemas, desenhos, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos entre outros. Regras para incluir ilustraes no texto da monografia: Inserir a ilustrao o mais prximo possvel do trecho a que se refere. Identificar a ilustrao na parte inferior, com as informaes a seguir (usar tamanho de fonte 11) : - Digitar a palavra que designa o ttulo de ilustrao. Ex.: Grfico, Organograma, etc...
- Acrescentar o nmero, que corresponde ordem de ocorrncia no texto. Ex.: Grfico 1

You might also like