You are on page 1of 39

JOGOS OLMPICOS DE VERO

JOGOS OLMPICOS MODERNOS


Os jogos olmpicos Modernos que comearam a se celebrar em 1896 so na verdade, uma nova verso dos festivais esportivos que os gregos realizavam, tambm de 4 em 4 anos, na antiga lida na honra de Zeus e de outros deuses que habitavam o Olimpo. Dessa verso modernizada resultaram outras, inclusive a dos Jogos Olmpicos de Inverno.

Os jogos na Antiguidade
As origens dos antigos jogos pan-helnicos perderam-se no tempo e freqentemente se confundem com a lenda. Uma das verses sobre a 1 competio olmpica apia na fantstica histria segundo a qual ugias, rei de lida, inconformado com o cheiro que saa dos seus currais, encarregou Hrcules de limpa-los. O heri, a quem a lenda atribuiu espantosa fora, simplesmente desviou, com as prprias mos, o curso do rio Alfeu, fazendo a gua passar por onde pastavam 3 mil bois. Como ugias no ficasse satisfeito com a soluo, os dois tiveram uma desavena, Hrcules matou-o e em seguida instituiu os jogos para penitenciar-se perante aos deuses.

Decadncia e extino
Com a denominao romana da Grcia e da Macednia, no sculo II a.C., a cultura e os costumes helnicos, entre os quais a tradio dos jogos foram sendo assimilados pelos romanos. No entanto, as competies entraram e permanente e contnua decadncia, por diversos motivos. Para os romanos, os jogos olmpicos no passavam de inofensivos e insiptos por meios esportivos que pouco a pouco foram perdendo o interesse. At que em 393 d.C. Teosdio I ( imp. 379-395 ), responsvel pela matana de 10 mil escravos gregos, sublevados em Tessalonica, pediu perdo a Ambrsio, bispo de Milo prometendo em troca converter-se ao catolicismo. Ambrsio concedeu o perdo ao imperador, exigindo que ele concordasse em extinguir todas as festas e cerimnias pags, entre as quais os jogos olmpicos.

O renascimento
Pierre de Fredy, baro de Coubertin ( 1863-1937 ), tornouse o renovador dos jogos olmpicos, reinstituindo-os 16 sculos depois de sua extino. Amante dos esportes e admirador dos mtodos de pedagogia adotados por Thomas Arnold, na Inglaterra, Coubertin lanou, em 1894, numa reunio na Sorbonne, a idia de reviver a antiga tradio grega, atravs da qual esperava unir os povos. Em 1894, apoiado pelo americano William Sloane e pelo ingls Charles Herbert, e contando com a presena de representantes de 15 pases, fundou o C.O.I., organismo que at hoje controla todo o mundo olmpico. Dois anos depois, realizava-se em Atenas e 1 disputa dos jogos olmpicos da era moderna.

Os jogos de hoje
Desde o seu renascimento, com interrupes apenas durante as duas guerras mundiais, os jogos olmpicos temse realizado de 4 em 4 anos, cada vez com maior xito. O direito de organiz-los concedido a uma cidade, nunca um pas. No se contam pontos por pases. Ao atleta campeo concedido uma medalha de ouro; ao segundo lugar, uma medalha de prata; ao terceiro, uma medalha de bronze. Os que tiraram de quarto a sexto lugar ganham diplomas especiais. A bandeira olmpica - cinco anis entrelaados, nas cores azul, vermelho, verde, amarelo e preto, sobre o fundo branco foi concebida por Coubertin e representa os cinco continentes nas cores com as quais se podiam cobrir.

Atenas, 1896. A primeira olimpada


Os primeiros jogos Olmpicos contaram com a participao de 13 pases e 285 atletas. Realizados no Estdio Olmpico de Atenas- rplica dos antigos estdios gregos, foram uma festa esportiva improvisada dentro dos poucos recursos da poca. Tiveram no norte-americano James B. Connllv, vencedor do salto triplo, o seu primeiro campeo. Mas o grande heri foi mesmo o grego Spridon Loues, vencedor da maratona, prova de longa distncia criada especialmente para os jogos olmpicos modernos. - A primeira olimpada teve competies em 9 esportes; - O futebol foi cancelado por falta de participantes. - As provas de natao aconteceram no rio Sena, com correnteza forte. Isso propiciou a conquista de tempos excelente.

St. Louis, 1904


Os III jogos olmpicos tiveram 11 pases e 496 atletas participantes. Esses nmeros foram sensivelmente inferiores aos da olimpada anterior em razo das dificuldades de mandar equipes para o outro lado do Atlntico. Alm disso, os norte-americanos repetiram o erro dos franceses e fizeram as competies coincidirem com a Feira Mundial de St. Louis. Os jogos ficaram assim em segundo plano, o que no impediu tivessem momentos hericos e at inslitos. Na maratona , por exemplo, Frei Los, o primeiro a cruzar a linha de chegada, havia utilizado fraudulosamente um automvel, durante o percurso, o que s foi descoberto pouco antes da entrega dos prmios.

Londres, 1908
Os IV jogos olmpicos tiveram 22 pases e 2.059 atletas participantes.Os ingleses exigiram a presena de juizes seus, na maioria das provas de atletismo, e da as discusses. O heri dos jogos foi um perdedor, o italiano Pietri Dorando, que entrou errado no estdio chegada da maratona, teve de voltar para cumprir a reta final, no resistiu ao cansao, caiu e foi ajudado pelos juzes, chegando assim em primeiro lugar. Embora desclassificado mais tarde, ganharia uma taa de ouro conferida pela rainha Alexandra. - As mulheres participavam o movimento dos jogos mas em poucas modalidades: arco e flecha, iatismo, patinao e tnis;

Estocolmo 1912
Os V jogos olmpicos tiveram 18 pases e 2.541 atletas participantes. Foram os mais bem organizados at ento. A grande figura do atletismo foi o ndio norte-americano Jim Thorpe, campeo do pentatlo e do decatlo, considerado na poca o atleta mais completo do mundo. No entanto, dois anos depois, por exigncia do prprio Comit Olmpico dos EUA, suas duas medalhas de ouro tiveram de ser a acusao de ser um profissional, embora tivesse apenas, por ignorncia, recebido vinte dlares para jogar por uma equipe de baseball, um ano antes dos jogos. - A olimpada de Estocolmo a primeira a ter pases representados em cinco continentes com 2.541 atletas inscritos. Os suecos introduziram fotgrafo para flagrar a chegada das provas no atletismo, o chamado Photo Finish.

Anturpia, 1920
Os VII jogos olmpicos (os sextos teriam sido os de 1916, no realizado por causa da 1 guerra mundial, mas contados assim mesmo), tiveram 29 pases e 2.606 atletas participantes. Pela primeira vez a bandeira olmpica foi hasteada. O juramento olmpico passou a fazer parte da cerimnia de abertura. E tanto quanto possvel, levando-se em conta que a Europa acabava de sair de uma guerra, os jogos tiveram xito. Revelaram o grande fundista finlands Paavo Nurmi, que em toda a sua carreira haveria de ganhar nada menos de sete medalhas, e o nadador havaiano Duke Kahanamoku. que fixou o estilo crawl.

Paris 1924
Os VIII jogos olmpicos tiveram 44 pases e 3.029 atletas participantes. Dessa vez os franceses deram ao acontecimento o destaque que ele merecia, redimindo-se da m organizao de 1.900. Paavo Nurmi voltaria a brilhar nas provas de fundo. John, dito Johnny Weissmuller - que anos mais tarde seria, como ator, o mais famoso Tarzan do cinema - ganharia suas 3 primeiras medalhas de ouro na natao. E tanto as competies aquticas como as nuticas seriam pela primeira vez disputadas em condies tcnicas ideais. - A olimpada de Paris foi a primeira que teve vrios eventos transmitidos ao vivo por rdios da Europa e EUA.

Amsterd 1928
Os IX jogos olmpicos tiveram 46 pases e 3.015 atletas participantes. Nunca at ento, as mulheres tinham representado papel to importante nas competies. Nas provas de atletismo atraram tanto a ateno do pblico como os famosos campees masculinos. Mas os holandeses organizaram os jogos com dificuldades, dispondo de poucos recursos financeiros. Mikio Oda, vencedor no salto triplo, foi o primeiro oriental a ganhar uma medalha de ouro em olimpada; - Amsterd instituiu a chegada da tocha olmpica e o acender de uma pisa como parte da cerimnia de abertura.

Los Angeles 1932


Os X jogos olmpicos tiveram 37 pases e 1.408 atletas participantes. O mesmo problema de 1904 - a dificuldade que os europeus tinham para mandar equipes Amrica voltaram a contribuir para que o nmero de inscries baixassem. Com tudo isso, o xito tcnico foi indiscutvel. Os norte-americanos remodelaram seu belo estdio o Coliseu de Los Angeles especialmente para a ocasio. Acusado de profissionalismo, Paavo Nurmi foi impedido de tentar sua 4 Olimpada como campeo. E o destaque acabou sendo uma mulher, a norte-americana Babe Didrikson, ganhadora de 2 medalhas de ouro, ambas como recordes mundiais no atletismo.

Berlim 1936
Os XI jogos olmpicos tiveram 49 pases e 4.069 atletas participantes. Em pleno apogeu do nazismo na Alemanha, eles foram transformados num gigantesco instrumento de propaganda do regime, com o prprio Hitler acompanhando de perto todos os detalhes da organizao. Os alemes superaram em tudo os patrocinadores anteriores. Mas no colheram os melhores resultados, como esperavam. Foram os negros norteamericanos os heris dos jogos, para frustrao do Fhrer, que viu James Cleveland, dito Jesse Owens, ganhar quatro medalhas de ouro , desmentindo a propala superioridade da raa ariana. Os negros venceram quase todas as provas de atletismo.

Londres 1948
Os XIV jogos olmpicos tiveram 59 pases e 4.468 atletas participantes. Na opinio da maioria dos observadores, os efeitos da guerra ainda eram muito acentuados para que uma competio esportiva de carter mundial se realizasse com xito. Apesar disso, os ingleses esmeraram-se na organizao. O jovem decatleta norte-americano Bob Mathias e a veterana corredora holandesa Fanny Blankerskoen foram duas figuras destacadas. Mas pouco resultados tcnicos chegaram a ser registrados.

Helsinki 1952
Os XV jogos olmpicos tiveram 69 pases e 5.867 atletas participantes. Organizao perfeita, assistncia tcnica modernssima, hospitalidade e muita ordem caracterizam o trabalho dos finlandeses. Os jogos marcaram o ingresso da URSS no mundo olmpico. E estenderam, at o campo do esporte, a "guerra fria" da poltica internacional. O maior nome dos jogos foi Emil Zatopek, vencedor de trs provas de fundo, excepcional corredor checo apelidado de "a locomotiva humana:".

Melbourne 1956
Os XVI jogos olmpicos tiveram 67 pases e 3.184 atletas participantes. As provas de hipismo devido quarentena que as autoridades australianas determinavam para os cavalos vindos do exterior cumpriram-se em Estocolmo. A organizao foi, da mesma forma, elogivel, apesar dos sacrifcios que o pas teve de suportar para conclu-la segundo os planos. O brasileiro Ademar Ferreira da Silva, que j brilhava em Helsinki, confirmou seu ttulo no salto triplo, tornando-se bi-campeo olmpico.

Roma 1960
Os XVII jogos olmpicos tiveram 84 pases e 5.396 atletas participantes. Foram um espetacular acontecimento turstico e, como os dois jogos anteriores, um xito de organizao. Pela primeira vez os norte-americanos perderam para os soviticos no total de medalhas. No entanto, dois atletas dos EUA Wilma Rudolph, sprinter, e Ralph Boston, que bateu o recorde de Jesse Owens no salto em distncia foram os heris dos jogos, assim como o alemo Armin Hary, outro velocista, e as atletas soviticas.

Tquio 1964
Os XVIII jogos olmpicos tiveram 94 pases e 5,565 atletas participantes. Superaram os de Roma em organizao e introduziram definitivamente a tecnologia no esporte. O etope Abebe Bikila tornou-se o primeiro na histria a sagrar-se bi-campeo da maratona. A australiana Dawn Fraser, campe de nado livre, e o jovem norte-americano Don Schollander, que obteve quatro medalhas de ouro, tornaram-se os novos fenmenos da natao universal. Yoshinori Sakai, o atleta japons que carregou a tocha olmpica na solenidade de abertura, nasceu perto de Hiroshima no exato dia em que ali foi atirada a bomba atmica. Os japoneses o usaram como seu smbolo.

Cidade do Mxico 1968


Os XIX jogos olmpicos tiveram 109 pases e 6.082 atletas participantes. Organizados pelos mexicanos com tremendas dificuldades financeiras, levaram a um protesto de estudantes. Em vrios sentidos os jogos foram tumultuados. Alm de manifestaes e choques com estudantes nas ruas, com violenta interveno policial, houve o protesto dos negros norte-americanos, alguns deles do grupo denominado Black Power, que erguiam punhos com luvas negras a cada vitria alcanada. O norte-americano Al Oerter, branco, tornou-se primeiro atleta a sagrar-se tetra-campeo olmpico, no lanamento do disco. Pela primeira vez na histria dos jogos olmpicos coube a uma mulher carregar a tocha olmpica: a atleta Norma Enriqueta Baslio.

Munique 1972
Os XX jogos olmpicos tiveram 121 pases e 8.500 atletas participantes. Os alemes voltaram a dar exemplo de organizao gigantesca. Instalaes perfeitas, gastos fantsticos, alojamentos de primeira ordem. Destacado de todos os outros com o recorde de sete medalhas de ouro, o nadador norte-americano Mark Spitz foi o campeo entre os campees. Houve algumas surpresas, como a vitria sovitica no basquete e a Polnia no futebol. e mais um registro trgico: o sequestro e assassinato de 11 atletas de Israel por membros do grupo terrorista rabe Setembro Negro.

Montreal 1976
Os XXI jogos olmpicos tiveram 89 pases e 9.564 atletas participantes, com destaque para as exibies da ginasta romena Nadia Comaneci e da equipe de ginastas russas lideradas por Ludmila Turischeva. Na natao masculina dominaram os norte-americanos, em todos os ttulos; na feminina, as representantes da Alemanha oriental. como os jogos de Munique, tambm os de Montreal foram afetados por problemas polticos, relacionados com Repblica da China e com a Nova Zelndia, contra cuja participao se opuseram as grandes naes negras e norte - africanas, alm do Iraque e da Guiana.

Moscou 1980
Os XXII jogos olmpicos tiveram 81 pases e 5.748 atletas participantes. Foram marcados por um fato extraesportivo, o boicote proposto pelos EUA em protesto contra a invaso do Afeganisto pelos soviticos. Alm dos EUA, no compareceram a Moscou delegaes da Alemanha ocidental, Japo e vrios outros pases. Com isso, o panorama esportivo foi denominado pela URSS e Alemanha oriental, que arrebanharam 320 das 629 medalhas. O Brasil conquistou duas medalhas de ouro, no iatismo e duas medalhas de bronze no salto triplo e revezamento 4 X 200 m, na natao.

Los Angeles 1984


Os XXIII jogos olmpicos tiveram cerca de 7.800 atletas participantes e um nmero recorde de 140 pases. No entanto foram prejudicados pelo boicote sovitico, que afastou 15 pases socialistas das competies. A URSS alegou que a autoridades norte-americanas estavam fazendo dos jogos uma arena poltica e no garantiam a segurana dos atletas. Os EUA foram os grandes vencedores, com 174 medalhas, seguidos pela Alemanha ocidental, com 59. O atleta que mais se destacou foi o norte americano Carl Lewis, que ganhou quatro medalhas de ouro. O Brasil conquistou uma medalha de ouro, cinco de prata e duas de bronze, no jud.

Seul 1988
Os XXIV jogos olmpicos realizaram-se de 17 de setembro a 2 de outubro, e tiveram mais de 9.600 atletas participantes, provenientes da nada menos de 160 pases. Em solidariedade Coria do Norte, que se afastou dos jogos por no lhe ser permitindo sediar parte deles, Cuba boicotou o evento, enquanto o Nicargua declinou do convite devido sua situao poltica interna. Os pases que mais ganharam medalhas foram a URSS, a Repblica Democrtica Alem e os EUA. Ao Brasil couberam seis medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e trs de bronze.

Barcelona 1992
A histria do esporte mudou definitivamente nos Jogos Olmpicos de Barcelona. A mscara do amadorismo, que exigia dos atletas a hipocrisia de fingir no ter patrocnios e profisso, enfim caiu. O Comit Olmpico Internacional admitiu a presena de atletas profissionais de todas as modalidades e permitiu o surgimento do Dream Team, o time de basquete masculino americano que ganhou o ouro com Michael Jordan e Magic Johnson.

Barcelona bateu todos os recordes de participao. Foram 7.108 homens e 2.851 mulheres, de 172 pases. Os Jogos tambm viram o ltimo captulo da Unio Sovitica, batizada de CEI, que ainda terminaram em segundo lugar, com 102 medalhas (45 de ouro). Os norte-americanos somaram 108, mas com apenas 37 vitrias. O Brasil levou 198 atletas e voltou a ganhar duas medalhas de ouro, alm de uma outra de prata. Pela primeira vez em 40 anos, os Jogos foram realizados sem problemas polticos, ainda que encontrasse um passede dividido entre espanhis e catales, o que exigiu o hasteamento de duas bandeiras e o entoar de dois hinos diferentes na cerimnia de abertura. Nenhum atleta fez protesto poltico.

Atlanta 1996
Os Jogos viveram seu segundo ato de "terrorismo", com a exploso de uma bomba no superlotado Parque Olmpico, que matou duas pessoas e trouxe o medo de volta ao cenrio olmpico. Atlanta ultrapassou a barreira e organizou 17 dias de Jogos, que reuniram o recorde absoluto de 10.750 atletas e 197 pases. A previsvel vitria norte-americana no quadro geral de medalhas, com 101 de ouro, misturou-se incrvel confuso gerada por falhas constantes em todo o sistema de informtica. Pela primeira vez, 52 diferentes naes chegaram medalha de ouro. Costa Rica, Equador e Sria enfim subiram no lugar mais alto do pdio. Hong Kong faturou sua primeira e ltima medalha de ouro, j que passou a integrar a China em 1997.

Johnson tornou-se o primeiro atleta da histria a faturar o ouro olmpico nos 200 e 400 metros nos mesmos Jogos. E ainda por cima com recordes mundiais nas duas corridas. Cinco semanas antes de Atlanta, Michael conseguira quebrar o recorde dos 200m do italiano Pietro Menea, o mais antigo do atletismo, ao correr em 19s72. Nas Olimpadas, cravou 19s66 e deixou adversrios boquiabertos. Curiosa faanha veio com a tambm jamaicana Merlene Ottey. Ao chegar em terceiro no revezamento 4x100, ela se tornou a primeira mulher a ganhar cinco medalhas de bronze (em quatro Jogos). Outra atleta, a nadadora norteamericana Jenny Thompson, somou cinco medalhas de ouro em sua carreira e igualou o feito da esquiadora Bonnie Blair como a atleta dos Estados Unidos com maior nmero de vitrias olmpicas.

Os Jogos evidenciaram supremacias bem conhecidas. Os oito primeiros colocados nos 10 mil metros masculinos foram africanos. Nada menos que 11 dos 12 medalhistas do tnis de mesa eram asiticos. Fora das pistas e quadras, um certo Richard Jewell virou duas vezes notcia. Quando a bomba de fabricao caseira explodiu no Parque Olmpico, resultando na morte de duas pessoas, o policial se transformou numa celebridade por salvar centenas de outras vtimas. Dias depois, Jewell terminou como o vilo da histria, responsabilizado por ele prprio ter colocado a bomba.

Para o Brasil, Atlanta s teve boas recordaes. Pela primeira vez, a equipe brasileira somou 15 medalhas numa nica edio e pela primeira vez samos com trs novos campees olmpicos. O iatismo confirmou Robert Scheidt e a dupla Torben Grael/Marcelo Ferreira como as melhores do mundo e o estreante vlei de praia deram uma indita medalha de ouro para o esporte feminino nacional. Melhor ainda, realizou a primeira final olmpica totalmente verde-e-amarela da histria, j que Jacqueline e Sandra venceram na deciso Mnica e Adriana. A prata coroou as carreiras de Hortncia e Paula no basquete, com direito a idolatria at dos norte-americanos. Gustavo Borges tambm garantiu um segundo lugar nos 200m e, com outro bronze nos 100m, saiu de Atlanta como o atleta nacional que mais subiu ao pdio olmpico em todos os tempos. O bronze foi uma surpresa para o 4x100m do atletismo, para o judoca Henrique Guimares e para a equipe de saltos do hipismo. Confirmou, por seu lado, a competncia de Lars Grael no iatismo, do judoca Aurlio Miguel, do nadador Fernando Scherer e do ascendente vlei feminino. Mas no evitou a frustrao do futebol masculino, que perdeu talvez a maior chance de conquistar o nico triunfo que lhe falta. Na semifinal contra a Nigria, vencamos por 3 a 1, antes de ceder o empate e perder a vaga na final na "morte sbita". O tabu fica para ser vencido em Sydney.

Sydney 2000
Com obras grandiosas em estilo futurista, a Austrlia mostrou que muito mais do que um lugar extico e remoto, habitado por surfistas, aborgenes e cangurus. Some-se a isso o esforo do Comit Olmpico Internacional para apagar da memria o fiasco dos ltimos Jogos, em Atlanta, onde os computadores pifaram e a organizao virou um caos. Os australianos conseguiram nada menos que a perfeio. Para isso, os australianos comearam cedo. Ao todo foram nove anos de preparao - dois quando Sydney ainda era um das cidades candidatas a sediar os Jogos Olmpicos e mais sete depois que ela venceu a disputa - e um investimento de 3,4 bilhes de dlares.

Atenas 2004
Realizada sob o medo do terrorismo, a 28 Olimpada da era Moderna, a primeira realizada aps os fatdicos ataques de 11 de Setembro nos EUA, foi a que mais se preocupou com segurana na histria. Formam gastos US$ 1,5 bilho com segurana, nada menos do que cinco vezes o valor de Sydney-2000. Os Jogos, no entanto, correram em tranqilidade. Com sua maior delegao na histria, com 247 atletas, o Brasil viu tambm seu melhor desempenho, com o recorde de quatro ouros, ultrapassando o feito de Atlanta-96 (trs). Em total de medalhas, no entanto, houve retrocesso pela segunda vez seguida: foram dez, contra 12 em Sydney e 15 em Atlanta.

Na capital grega, o Brasil fez cinco novos bicampees olmpicos, que se juntaram a Adhemar Ferreira da Silva, at ento o nico. Conquistaram o segundo ouro Torben Grael e Marcelo Ferreira, Robert Scheidt, Giovane e Maurcio. Torben se tornou tambm o maior atleta olmpico do Brasil, com dois ouros, uma prata e dois bronzes. O nadador Michael Phelps no conseguiu superar os sete ouros de Mark Spitz, mas ganhou oito medalhas, seis delas de ouro (100 m e 200 m borboleta, 200 m e 400 m medley e 4 x 100 m medley e 4 x 200 m livre). Tambm somou dois bronzes.

CURIOSIDADES
O atirador Matthew Emmons liderava a carabina trs posies 50 m, quando fez uma trapalhada. No ltimo tiro, o americano acabou acertando o alvo de um vizinho, o austraco Christian Planner. O erro tirou suas chances de medalha e deu o bronze a Planner. A canosta alem Birgit Fischer, 42, ganhou nos Jogos gregos seu oitavo ouro (soma tambm quatro pratas) na histria e ficou a apenas um de igualar a marca da ginasta Larissa Latynina (URSS), que detm o recorde entre as mulheres de nove ttulos olmpicos. A jogadora Janeth se consolidou como a maior cestinha das Olimpadas. A ala atingiu na Grcia a marca de 535 pontos, mas no conseguiu ajudar o Brasil a ganhar outra medalha no basquete --a equipe terminou em quarto aps perder a deciso do bronze para a Rssia. Porta-bandeira da equipe, o velejador Torben Grael conquistou seu segundo ouro em Atenas, na classe star, e se tornou o atleta olmpico brasileiro de maior sucesso da histria. Ele possui na carreira cinco pdios (dois ouros, uma prata e dois bronzes). Na disputa da maratona, um espectador, o ex-padre irlands Cornelius Horan, entrou na pista e derrubou o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, quando ele liderava a prova. O maratonista brasileiro acabou terminando a prova em terceiro lugar.

Quais so as modalidades olmpicas dos Jogos Olmpicos de Vero?

Para ser considerado olmpico o esporte tem de ser praticado por homens em pelo menos 50 pases e em trs continentes, e por mulheres em pelo menos 35 pases e em trs continentes. Nos Jogos Olmpicos de Atenas 2004 so consideradas 29 modalidades olmpicas: Atletismo, Badminton, Beisebol, Basquetebol, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Equitao, Esgrima, Futebol, Ginstica, Halterofilismo, Handebol, Hquei em campo, Jud, Lutas Amadoras, Natao, Pentatlo Moderno, Polo aqutico, Remo, Softbol, Tiro, Tiro com Arco, Taekwondo, Tnis, Tnis de Mesa, Triatlo, Vela e Vlei.

Pequim 2008
REALIZAR UMA PESQUISA SOBRE OS JOGOS OLMPICOS DE VERO DE 2008. PASES PARTICIPANTES. QUADRO DE MEDALHAS. CURIOSIDADES. DESEMPENHO BRASILEIRO.

FONTE: www.wikipedia.com.br www.jogosolimpicos.com.br

PROFESSOR ODIRLEI LANGE

You might also like