You are on page 1of 3

Lula havia lanado, no dia da reeleio, a meta de crescimento do PIB a 5% ao ano para seu segundo mandato.

Assim, em 22 de janeiro, foi lanado o PAC (Programa de Acelerao do Crescimento): medidas que visava a acelerao do ritmo de crescimento da economia brasileira, com previso de investimentos de mais de 500 bilhes para os 4 anos do segundo mandato.

O PAC previa um crescimento do PIB de 4,5% em 2007 e de 5% ao ano at 2010, apesar de prev uma inflao maior, de 4,5% (o que foi criticado por especialistas, pois o governo defendia uma inflao maior no fim do mandato do que no incio dele).

Retomada Na

da atividade econmica

economia, o ano de 2007 marcado pela retomada da atividade em vrios setores, em virtude principalmente da recuperao da renda da populao e pela expanso do crdito no Pas. O maior destaque a Agropecuria, cujo desempenho foi puxado pelo aumento do consumo interno de alimentos e da demanda internacional por commodities. As melhores condies de renda e crdito tambm incrementaram o desempenho da Indstria, com destaque para os recordes de produo do setor automotivo, alm do setor de Construo Civil. Com a retomada, o PIB brasileiro apresentou expanso de 5,4% em 2007, a maior taxa de crescimento desde 2004, quando houve crescimento de 5,7%.
Efeitos Em

da crise financeira global de 2008

2008, quando o aquecimento da demanda e da atividade econmica nacional j geravam preocupaes para o cumprimento das metas de inflao e obrigavam o Banco Central a apertar a poltica monetria por meio do aumento da taxa bsica de juros, a crise financeira mundial originada nos Estados Unidos atingiu o Brasil no ltimo trimestre. Mas, como o primeiro semestre ainda havia apresentado um desempenho econmico forte, o PIB nacional terminou o ano com uma taxa de expanso de 5,1%.

J sob influncia dos impactos da crise financeira global especialmente no aumento do desemprego no Pas no primeiro bimestre de 2009, a aprovao do governo Lula, que, em dezembro de 2008, havia batido novo recorde.

Combate aos efeitos da crise e retomada da popularidade


A

queda na avaliao positiva foi bastante efmera, j que, logo no ms de maio de 2009, pesquisas voltaram a trazer crescimento na aprovao do governo, tambm em consequncia da estabilidade do Brasil frente crise econmica internacional.Na Pesquisa Datafolha publicada em 31 de maio do mesmo ano, a avaliao positiva voltou ao patamar de novembro, quando a taxa de aprovao do governo chegou ao recorde de 70%. Colhendo os frutos desta popularidade, Lula foi considerado pela Revista poca um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Essa orientao fortemente comercial da poltica externa resultou num crescimento indito das exportaes brasileiras: em sete anos de governo Lula, as exportao totalizaram US$ 937 bilhes.

You might also like