You are on page 1of 10

Plano Nacional de Economia Criativa

Os desafios da economia criativa brasileira


4 Desafio Infraestrutura de criao, produo, distribuio/circulao e consumo/fruio de bens e servios criativos

Raquel Viana Gondim gondim.raquel@gmail.com Grupo de Pesquisa de Polticas Pblicas e Indstrias Criativas - UECE

Os desafios da economia criativa brasileira


Desafio 0 um conceito brasileiro de Economia Criativa:

Indstrias Criativas No Brasil, h associao entre o termo indstria e as atividades fabris de larga escala, massificadas e seriadas. (SEC, 2011 ,p. 21-22).

Setores Criativos

*...+ como representativo dos diversos conjuntos de empreendimentos que atuam no campo da Economia Criativa. (SEC, 2011, p.22)

Setores criativos: *...+ todos aqueles cujas atividades produtivas tm como processo principal um ato criativo gerador de valor simblico, elemento central da formao do preo, e que resulta em produo de riqueza cultural e econmica. (SEC, 2011, p. 22)

Os desafios da economia criativa brasileira


A Secretaria da Economia Criativa (2011, p.23) definiu Economia Criativa a partir das dinmicas culturais, sociais e econmicas construdas do ciclo de criao, produo, distribuio/circulao/difuso e consumo/ fruio de bens e servios oriundos dos setores criativos, caracterizados pela prevalncia de sua dimenso simblica.

Os desafios da economia criativa brasileira


Desafio 0 um conceito brasileiro de Economia Criativa Economia do intangvel, do simblico Talentos criativos individual e coletivos Economia Criativa Bens e servios criativos Abundncia Novos modelos de negcios

Os desafios da economia criativa brasileira


A ECONOMIA CRIATIVA BRASILEIRA E SEUS PRICPIOS NORTEADORES
Como aperfeioamento do que est posto (inovao incremental), quanto como criao de algo totalmente novo (inovao radical). Tem uma relao direta com a identificao de solues aplicveis e viveis, especialmente nos segmentos criativos cujos produtos so frutos da integrao entre novas tecnologias e contedos culturais. A Economia Criativa Brasileira deve ento se constituir numa dinmica de valorizao, proteo e promoo da diversidade das expresses culturais nacionais como forma de garantir a sua originalidade, a sua fora e seu potencial de crescimento.

Promoo da incluso produtiva da populao por meio da formao e qualificao profissional e da gerao de oportunidades de trabalho e renda. Acesso a bens e servios criativos tambm emerge como premissa para a cidadania.

Qual tipo de desenvolvimento se deseja? Quais as bases desse desenvolvimento e como ele pode ser construdo de modo a garantir uma sustentabilidade social, cultural, ambiental e econmica em condies semelhantes de escolha para as geraes futuras?

Os desafios da economia criativa brasileira


1 Desafio Levantamento de informaes e dados da Economia Criativa

2o Desafio Articulao e estmulo ao fomento de empreendimentos criativos


3o Desafio Educao para competncias criativas 4o Desafio Infraestrutura de criao, produo, distribuio/circulao e consumo/fruio de bens e servios criativos 5o Desafio Criao/adequao de Marcos Legais para os setores criativos

Os desafios da economia criativa brasileira


4o Desafio Infraestrutura de criao, produo, distribuio/circulao e consumo/fruio de bens e servios criativos possvel ter polticas pblicas padronizadas para todos os setores criativos? NO! Devido a existncia de uma diversidade de prticas culturais, processos produtivos e tecnologias utilizadas. Diversos setores criativos = diferentes contextos e nveis de desenvolvimento. EX.: Distribuio de produtos do Mercado arterso diferente da distribuio dos desenvolvedores de software DESAFIO - construo de polticas que se adqem a essas diferentes realidades e necessidades.

Os desafios da economia criativa brasileira


Consolidao das estratgias propostas nas discusses da SEC de acordo com os desafios da economia criativa brasileira, em foco, o quarto desafio: Retomar a experincia de parceria entre a Secom, MinC, SESC e estatais, ocorrida no perodo de 2009-2010, voltada a circulao de eventos culturais em espaos prprios, adaptando e reformulando a experincia no sentido de erradicar o problema da concentrao regional e de dotao oramentria; Articular e integrar em rede os equipamentos disponibilizados pelo Sistema S com o objetivo de dar maior visibilidade aos bens e servios criativos; Aportar recursos logsticos e financeiros de instituies pblicas em bens e servios que tenham alcanado determinado patamar de circulao/fruio como forma de reconhecimento ao empreendedor criativo; Fomentar circuitos itinerantes regionais e nacionais de bens e servios criativos; Fomentar circuitos de redes e coletivos;

Os desafios da economia criativa brasileira


Instituir contrapartidas sociais dos projetos fomentados pelo MinC e estimular esse tipo de contrapartida junto s agncias de fomento; Apoiar a circulao/distribuio de bens e servios dos pontos de cultura; Multiplicar experincias como o do CRAB (Centro de Referncia do Artesanato Brasileiro); Incentivar a incluso nos editais das estatais linhas de atuao voltadas para economia criativa com condicionantes/contrapartidas que estimulem a circulao e o fortalecimento dos mercados locais; Criar um sistema de informaes que facilite a interao de diferentes atores em favor da divulgao de eventos e aes, circulao, etc.; Adequar e aperfeioar os marcos legais que venham a favorecer os ciclos de produo, circulao/distribuio e consumo/fruio de bens e servios criativos.

Obrigada!
Raquel Viana Gondim, M.Sc. gondim.raquel@gmail.com Grupo de Pesquisa de Polticas Pblicas e Indstrias Criativas - UECE

You might also like