You are on page 1of 43

No sculo XIV ocorreu na Europa o incio do fortalecimento do poder central por meio das monarquias nacionais, apontando para

a organizao do Estado moderno. Ele refletia um longo perodo de transio, em que foras polticas e sociais renovadoras (como a burguesia) procuravam seu espao poltico e outras lutavam para manter o poder e seus privilgios (nobreza).

Para a burguesia, os particularismos europeus dificultavam o desenvolvimento das atividades comerciais e financeiras, na medida em que cada regio mantinha pesos, medidas, moedas, tributos, leis e taxas diferenciadas. Logo, de sua parte havia interesse na instituio de um poder unificado, pois isso corresponderia unificao desses padres.

O poder centralizado tambm interessava ao rei, que procurava contra-por-se aos poderes locais e fortalecer-se politicamente para no se submeter autoridade da Igreja e sua tendncia universalista. Por isso, estabeleceu-se uma aliana entre reis e burguesia, direcionada para a formao das monarquias nacionais. Para concretiz-la era preciso organizar uma burocracia poltica e administrativa e um exrcito nacional, tarefa que seria financiada, por meio de impostos, pelos ricos banqueiros e comerciantes.

Contraditoriamente, porm, essa mesma monarquia nacional tambm favoreceu parcela da aristocracia. Para a nobreza, que comeava a perder seus privilgios com a desestruturao do feudalismo, o Estado centralizado representou uma forma mais gil e eficiente de se apropriar da riqueza gerada no campo e no comrcio. Ao organizar a mquina burocrtica centralizada, o Estado permitiu que a nobreza penetrasse na sua estrutura, ocupando cargos e funes importantes.

MEIOS PARA GARANTIR O CONTROLE POLTICO DA MONARQUIA


BUROCRACIA ADMINISTRATIVA Um corpo de funcionrios que, cumprindo ordens do rei,desempenhavam as tarefas de administrao pblica. 2. FORA MILITAR Foras armadas (exrcito, marinha, polcia) permanentes, para assegurar a ordem pblica e a autoridade do governo. 3. LEIS E JUSTIA UNIFICADAS Legislaes nacionais e uma justia pblica atuante no territrio do estado.
1.

ESPANHA
Por volta do ano 711 toda a Pennsula Ibrica seria invadida pelos muulmanos, comandadas por Tarik ibnZiyad, obrigando os visigodos a recolher-se principalmente nas Astrias, uma regio no Norte da Pennsula, que, pelas suas caractersticas naturais, colocava grandes dificuldades ao domnio muulmano

Protegidos por uma imponente cadeia montanhosa, os cristos que escaparam converso islmica imposta pela invaso dos Mouros refugiaram-se naquele pequeno territrio do norte da pennsula, a partir do qual dariam incio ao processo de Reconquista Crist.

A partir deste pequeno territrio, surgiram os reinos de Castela, Leo Navarra, e Arago.

Em 1230, Fernando III de Castela assumiu o trono do reino de Leo, unificando definitivamente as duas coroas.

Com a unificao de grande parte das coroas dos reinos espanhis, a reconquista do territrio aos mouros prosseguiu. Aos poucos as terras de domnio mouro foram se reduzindo at uma pequena poro em Granada.

Castela e Arago eram os reinos catlicos mais influentes da regio e, desde o incio da Guerra da Reconquista no sculo VIII, lideravam os hispnicos contra os invasores mouros. Isabel sabia que precisava de um aliado poderoso para conseguir reinar com segurana e por essa razo, dentre vrios pretendentes, escolheu o rei Fernando II de Arago. Casaram-se em 1469 e deram incio formao do Reino da Espanha, uma vez que Castela conseguia unir debaixo da mesma coroa Leo, Navarra e Catalunha. A Reconquista foi concluida em janeiro de 1492, com a tomada definitiva do Reino de Granada.

Portugal
Durante a Reconquista da pennsula ibrica, Afonso VI, rei de Castela e Leo, destacou-se nesse processo. Em 1094, Henrique de Borgonha, um nobre de origem francesa, atendendo aos pedidos de Afonso VI, vai Espanha e consegue grandes vitrias na luta contra os mouros.

Como recompensa, Henrique recebeu uma parte do reino de Leo, o Condado Portucalense alm de casar-se com D. Teresa, filha ilegtima de Afonso VI. Quando D. Henrique morre em 1112, seu filho Afonso Henrique tem apenas 4 anos e o controle da regio passa s mos de D. Teresa.

Desde sempre ligada coroa de Leo, D. Teresa constituiu um obstculo s aspiraes de independncia da sociedade portucalense. O jovem Afonso Henrique, apoiado pelo povo, parte da nobreza e pelo clero, entra em conflito com sua me e aps vencer os partidrios da matrona, passa a governar o condado. O reconhecimento da independncia s acontece em 1179, atravs da oficializao pelo papa Alexandre III.

Revoluo de Avis
D. Fernando, o Formoso (1367-1383), dirigiu a guerra contra Castela. Era casado com D. Leonor de Teles e, apesar de vrios filhos, a nica herdeira sobrevivente fora D. Beatriz. Visando pr um fim na luta contra Castela, D. Fernando oferece a mo de sua filha e sucessora, D. Beatriz ao rei de Castela, D. Joo I. D. Fernando morreu alguns meses depois deste e assume o trono a rainharegente, D. Leonor de Teles.

De acordo com os termos tratado de casamento, D. Leonor deveria ficar no poder at ser coroado rei de Portugal seu neto, filho de D. Beatriz e D. Joo de Castela. D. Leonor de Teles, no poder, impopular e permite que seu genro se intrometa nos assuntos portugueses.

D. Leonor Teles, depois de no ter comparecido ao funeral de D. Fernando o que agravou o descontentamento popular - mandou aclamar rainha D. Beatriz. Essa aclamao desencadeou revoltas populares: as populaes recusavam-se a aceitar a aclamao de uma rainha que era mulher de um rei estrangeiro (Castela), o que poderia dar origem unio dos dois pases e em consequncia a perda de independncia de Portugal.

Entretanto, o descontentamento com a regncia de Leonor Teles e a grande influncia que junto dela tinha o Conde de Ourm - Joo Fernandes Andeiro levaram a que fosse planejado o assassinato deste, prevendo-se desde logo o apoio do povo de Lisboa. D. Joo, Mestre de Avis e irmo bastardo do finado rei D. Fernando ficou encarregado de matar o "Andeiro. Este episdio considerado o estopim para a ecloso da Revoluo de Avis.

Teresa Loureno

D. Pedro I
Casa de Borgonha

D. Constana Manuel

D. Joo I
(mestre de Avis)

D. Fernando

D. Leonor Teles

D. Beatriz

D. Joo de Castela

D. Joo ento proclamado "Regedor e Defensor do Reino", ficando a seu cargo a direo da luta contra D. Beatriz e o rei de Castela. Leonor Teles refugia-se em Alenquer e pede auxlio ao seu genro, D. Joo de Castela. Este, aproveitando-se da situao, avanou com seus exrcitos sobre Santarm, retirou a regncia de Leonor Teles e , intitulando-se "Rei de Portugal", dirigiu-se para Lisboa, cercando a cidade. Entretanto, o aparecimento da peste nas tropas castelhanas obrigou o rei de Castela a levantar o cerco e retirar.

Em maro de 1385 e o Mestre de Avis foi aclamado rei de Portugal. Os castelhanos reagiram a esta deciso, como era de se esperar, invadindo novamente Portugal. Mas os portugueses saram ao seu encontro e travou-se em Aljubarrota, em agosto de 1385, uma batalha decisiva: usando a ttica do quadrado e aproveitando as vantagens da colocao no terreno(os inimigos estavam de frente para o sol), as tropas portuguesas, chefiadas pelo prprio rei D. Joo I e por D. Nuno lvares Pereira, conseguiram a vitria, pondo o exrcito inimigo em fuga.

Frana
Origens: 1. Dinastia dos Merovngeos: Clvis, o Meroveu (481-518): unificou o reino franco. Dagoberto I (619-629): o ltimo soberano a governar sozinho. Aps a morte de Dagoberto I, o poder dos Merovngeos entrou em declnio. O governo passou s mos de um alto funcionrio o prefeito do pao e os reis ficaram conhecidos como reis indolentes.

Carlos Martel, prefeito do pao que adquiriu grande prestgio aps deter o avano islmico na batalha de Poitiers, em 732. Seu filho, Pepino, o Breve, sucedeu-o e com o apoio do papa internou o ltimo Meronvngeo em um convento e se fez aclamar rei dos francos. Com sua morte, em 768, assume o trono seu filho Carlos, dando origem dinastia Carolngea.

2. Dinastia Carolngea - Carlos Magno empreendeu conquistas e dominou vastas reas da Europa, dando origem ao Imprio Carolngeo. Governou at sua morte em 814. - Seu filho e sucessor Lus, o Piedoso faleceu em 840 e sua morte marca o incio da desagregao do Imprio. - Com o Tratado de Verdun, em 843 o Imprio foi dividido entre seus trs filhos: Lus (Frana Oriental), Lotrio I (Lotarngia) e Carlos (Frana Ocidental). - Aps a morte de Lotrio II, a Lotarngea foi dividida entre seus tios.

Em maio de 987, Lus V, o ltimo rei da dinastia Carolngea, morreu subitamente de tifo, sem deixar descendncia. Seu parente mais prximo era Carlos da Baixa-Lotarngia, seu tio. A alta nobreza do reino reuniu-se para discutir a sucesso do trono da Frana em Senlis. O arcebispo Adalbaro de Reims, que tinha previamente sido acusado de traio pelos reis Lotrio e Lus V, fez um discurso em desfavor de Carlos da Baixa-Lotarngia e jurou em favor da candidatura de Hugo, Conde de Paris e Duque da Frana, da linhagem dos robertianos (um ramo dos carolngios). Hugo Capeto inaugurou a linhagem dos capetngios, que duraria oito sculos.

3. Dinastia dos Capetngeos: - Coube aos Capetos a difcil tarefa de superar a autonomia dos senhores feudais, instalando progressivamente um poder real forte e de carter nacional. - Nesse processo, destacaram-se os reis Felipe II, Luis IX e Felipe IV, o Belo. - A Dinastia dura at 1328, com a morte de Carlos IV, o ltimo dessa linhagem.

Guerra dos 100 anos 1337-1453


Com a morte de Carlos IV, o ltimo dos capetngeos, trs pretendentes se apresentam ao trono: - Felipe de Valois - Eduardo III - Filipe de vreaux

Maria de Brabante Lus, d'vreux Filipe de vreaux


Margarida de Borgonha

Felipe III

Isabel de Arago

Joana de Navarra

Felipe IV

Carlos
Conde de Valois

Margarida de Anjou

Felipe de Valois

Luis X

Clemncia da Hungria

Joana de vreux

Carlos IV

Branca de Borgonha

Eduardo II
da Inglaterra

Isabel de Frana

Joana

Joo I
Eduardo III

Felipe V

O trono francs passou para as mos de Filipe de Valois, que se tornou rei Filipe VI de Frana, iniciando a dinastia de Valois. A subida de Felipe ao poder, provocou tambm a ira de Eduardo III, dando incio Guerra dos 100 anos. Os sucessores de Felipe VI ( Joo, o Bom e Carlos VI) deram continuidade disputa que s se encerrou em 1453, com a expulso dos ingleses no reinado de Carlos VII.

Inglaterra
Origens: - Sculo V: tribos germnicas (anglos e saxes) ocuparam a ilha e estabeleceram 7 reinos brbaros. - Sculos VI e VII: evoluo para 3 reinos. - Sculo IX: Estado nico.

1066: o ltimo rei saxo, Haroldo II, foi derrotado por Guilherme I, duque da Normandia, dando origem dinastia Normanda. 1154: morte do ltimo herdeiro direto de Guilherme I. Subiu ao trono Henrique, conde de Anjou, francs de origem normanda. Foi coroado Henrique II dando origem a dinastia Plantageneta.

Ricardo I Ricardo Corao de Leo: envolvimento com a Terceira Cruzada e batalhas contra a Frana. Joo Sem Terra: com o intuito de obter mais rendas, confiscou as terras da Igreja. Sucessivas derrotas contra a Frana. O descontamento pelos impostos e derrotas, levou os senhores feudais (apoiados pelos burgueses) a impor a Joo a Magna Carta. Com ela, os reis s poderiam aumentar impostos com a aprovao do Grande Conselho.

A partir do sculo XIV, as dificuldades econmicas advindas dos gastos com a Guerra dos 100 anos desencadearam revoltas internas. Com o fim da guerra, a nobreza foi duramente atingida pela perda de terras na Frana e pela crise do comrcio com Flandres.

Guerra das Duas Rosas


Henrique V da Casa de Lancaster, ento rei da Inglaterra, terminou a Guerra dos 100 anos beira da depresso e a sua incapacidade ditou a escolha de Ricardo, Duque de York como regente. Para piorar a situao, corria o rumor que o seu filho recm nascido, Eduardo de Westminster, era ilegtimo e que o rei era impotente.

Ricardo de York, havia apoiado a permanncia de Henrique VI no trono, esperando que o mesmo morresse em pouco tempo. No entanto, o inapto rei Henrique VI conseguiu conceber um herdeiro, o que poderia colocar em risco os planos de Ricardo de York. Tendo em vista a situao desfavorvel, Ricardo se uniu a um grupo de bares que exigia o afastamento dos Lancaster dos quadros da administrao real. Insultado com a exigncia do ambicioso nobre, Henrique VI organizou um exrcito contra as foras de Ricardo de York. Em 1455, na batalha de Saint Albans, o exrcitos de York conseguiram vencer as tropas reais, dando incio Guerra.

Seguiram-se sucessivas batalhas onde a casa vencedora ascendia ao trono, alternadamente. - 1461: Eduardo IV, filho de Ricardo. - 1470: deposio de Eduardo IV, regresso de Henrique VI. - 1471: volta de Eduardo IV. - 1483: morte de Eduardo IV. Dois herdeiros Eduardo V (12 anos) foi afastado pelo tio Ricardo. Foram levados torre de Londres e desapareceram; os rumores diziam que haviam sido assassinados pelo tio, que herdou o trono com o ttulo de Ricardo III.

Com Ricardo III no poder, a Casa de Lancaster passou a apoiar as pretenses ao trono de Henrique Tudor. As disputas terminaram em 1485, quando Henrique desembarcou na Inglaterra com 5 mil homens e marchou para depor o rei. Os dois se encontraram em Bosworth. O exrcito dos York tinha 10 mil soldados, o dobro da armada adversria. Ricardo III foi morto no campo de batalha. Apesar da disparidade, Henrique Tudor venceu a celebre batalha de Bosworth Field e foi coroado como Henrique VII. Nos primeiros anos de seu reinado, Henrique VII eliminou todos os seus rivais. Com a inteno de unir as duas faces rivais e fortalecer sua posio, Henrique VII casou-se com a filha mais velha de Eduardo IV, Elizabeth de York (ou Isabel de York).

Eduardo III

Felipa de Hainout Joana de Kent Joo de Gante Branca de Lancaster Maria de Bohun Catarina de Valois

Eduardo
Principe de Gales

Ricardo II

Henrique IV Henrique V

Owen Tudor

Henrique VI

Margarida Beaufort

Eduardo Tudor

Filha de Eduardo IV

Isabel de York

Henrique Tudor (VII)

A Rosa Vermelha dos Lancaster

A Rosa Branca dos York

A Rosa de Tudor, criada no trmino da guerra civil, unindo ambos emblemas.

You might also like