You are on page 1of 137

Tratamento de Efluentes e Controle de Parmetros Ambientais

Legislao
A legislao que orienta a questo do controle da poluio ambiental. Atravs de vrios instrumentos, so dadas as diretrizes bsicas quanto ao gerenciamento de resduos lquidos, slidos e atmosfricos. Quanto questo da poluio hdrica, efluentes lquidos de qualquer fonte poluidora somente podem ser lanados, direta ou indiretamente, em corpos de gua atendendo a determinadas condies de qualidade.

Legislao
As condies de lanamento so os denominados padres estabelecidos pelo CONAMA pela Resoluo N 357, de 17 de maro de 2005: Dispe sobre a classificao dos corpos de gua e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condies e padres de lanamento de efluentes, e d outras providncias.

CONAMA N 357
A Resoluo CONAMA N 357 dividiu as guas do territrio nacional em guas doces (salinidade 0,05%), salobras (maior que 0,05% e menor que 3,0%) e salinas (salinidade 3,0%). Em funo dos usos previstos, h 13 classes: guas doces: classe especial e 1 a 4; guas salobras: classe especial e 1 a 3; guas salinas: classe especial e 1 a 3.

Parmetros de Qualidade
So grandezas que indicam as caractersticas da gua, ou das guas residurias, ou dos corpos dgua. Os parmetros so de natureza fsica, qumica ou biolgica. No se deve confundir parmetro e padro. Padro constitui um valor do parmetro que no dever ser excedido.

Parmetros Fsicos

Cor
A cor da gua decorrente de sua capacidade em absorver certas radiaes do espectro visvel devido a presena de substncias dissolvidas, no estado coloidal ou em suspenso. Sustncias dissolvidas e coloidal: cor real ou cor verdadeira; Substncias em suspenso: cor aparente (retirada com centrifugao).

Cor
Origem:
Natural: decomposio da matria orgnica, Ferro (avermelhada) e mangans; Antropognica: resduos industriais (tinturaria, tecelagem, produo de papel, pigmentos, curtumes) e esgoto domsticos (esgoto: fresco cor cinza, esgoto velho: cor preta).
Resduo da indstria de papel

Turbidez
o grau de interferncia que a luz sofre ao atravessar a gua. Ocorre devido a presena de partculas em suspenso variando muito o tamanho dessas partculas. Prejudica a fotossntese, pode apresentar compostos txicos e organismos patognicos.

Turbidez
Origem; Natural: partculas de rochas, argila e silte; algas; microrganismos e bolhas de ar. Antropognica: resduos industriais, esgotos domsticos, eroso das margens.

Sabor e odor
O sabor a interao entre o gosto (salgado, doce, azedo e amargo) e o odor (sensao olfativa). Ocorre devido a presena de matria orgnica em decomposio, algas, microrganismos, gases dissolvidos (H2S), esgoto domstico e despejos industriais

Temperatura
Energia trmica dos processos produtivos; Variaes sazonais e diurnas, bem como estratificao vertical; Influncia na cintica biolgica (atividade biolgica: 25 e 35C); Influncia na solubilidade dos gases; Influncia na velocidade das reaes; Influncia na viscosidade.

Temperatura
Barreira trmica para o peixes (termosensveis);

Parmetros Qumicos

Slidos
So compostos por substncias dissolvidas e em suspenso, de composio orgnica e ou inorgnica. Analiticamente so considerados como slidos dissolvidos quelas substncias ou partculas com dimetros inferiores a 1,2 m e como slidos em suspenso as que possurem dimetros superiores.

Slidos
Classificao por tamanho e estado: Slidos em suspenso; Slidos dissolvidos. Classificao pelas caractersticas qumicas: Slidos volteis. Slidos fixos Classificao por sedimentao: Slidos em suspenso sedimentveis. Slidos em suspenso no sedimentveis.

Slidos
Slidos Sedimentveis

cone de Imhoff

Slidos

pH
Potencial hidrogeninico (pH) representa a concentrao de ons hidrognio, dando a indicao de acidez, neutralidade ou alcalinidade da gua. pH = - log [H+]
pH < 7: cido; pH = 7: neutro; pH > 7: alcalino/bsico.

pH
pH afastada da neutralidade afeta a vida aqutica e a taxa de crescimento dos microrganismos; pH com valores extremos pode causar irritao na pele e nos olhos; pH cido: causa corroso em tubulaes; pH bsico: causa incrustao em tubos; pH elevado pode precipitar metais;

pH
A variao do pH pode ser de origem:
Natural: dissoluo de rochas, absoro de gases da atmosfera, oxidao da matria orgnica, fotossntese, proliferao de algas; Antropognica: despejos domsticos, despejos industriais.

O pH deve ser corrigido para o processo fsico-qumico. Atividade biolgica (6,5 a 8,5).

Alcalinidade
uma medida da capacidade do lquido de neutralizar os cidos (capacidade de resistir s mudanas de pH: capacidade tampo). Os principais constituintes da alcalinidade so os bicarbonatos (HCO3-), carbonatos (CO32-) e os hidrxidos (OH-). Em geral, quanto maior o valor da alcalinidade, maior ser a capacidade da gua residuria manter seu pH prximo do neutro.

Alcalinidade
Origem:
Natural: dissoluo de rochas, CO2 da atmosfera, decomposio da matria orgnica. Antropognica: despejos industriais.

Nitrificao: consome alcalinidade, diminuindo o pH e a taxa de crescimento; Provoca incrustao em tubulaes.

Incrustaes devido o Carbonato de Clcio

leos e Graxas
Os leos e graxas so substncias orgnicas de origem mineral, vegetal ou animal. Estas substncias geralmente so hidrocarbonetos, gorduras, steres, entre outros. So raramente encontrados em guas naturais, normalmente oriundos de despejos e resduos industriais, esgotos domsticos, efluentes de oficinas mecnicas, postos de gasolina, estradas e vias pblicas.

leos e Graxas

Dureza
Representa a concentrao de ctions multimetlicos em soluo. Os ctions mais frequentemente associados dureza so os ctions Ca2+ e Mg2+. Em condio de supersaturao, esses ctions reagem com os nions da gua, formando precipitados.

Dureza
A dureza classificada em:
Dureza total: mede o contedo total dos ons Ca2+ e Mg2+ , diferenciando as parcelas de dureza de clcio e magnsio; Dureza permanente ou no carbonatada: mede a quantidade de Ca2+ e Mg2+ depois de submeter a gua a fervura por meia hora e depois completar o volume inicial com gua destilada. Dureza temporria ou de carbonatos: eliminveis por ebulio.

Dureza
Dureza < Alcalinidade: dureza por carbonatos; Dureza > alcalinidade: dureza permanente associada a outro ons, como cloretos e sulfatos;

Dureza
No h evidencias que cause problemas sanitrios; Estudos realizados em reas com maior dureza na guas indicaram menor incidncia de doenas cardacas; Em determinas concentraes , causa sabor desagradvel e pode ter efeito laxativo. Evita a formao de espuma.

Dureza
guas Moles ou brandas Dureza moderada Duras Muito duras Dureza (mg/L em CaCO3) 50 50 150 150 300 > 300

Cloretos
Os cloretos presentes nos corpos dgua podem ser originados pela dissoluo de minerais e do solo com os quais a gua esteve em contato com guas do mar, por lanamento de esgotos domsticos, despejos industriais ou lixiviados de reas agrcolas. Contribuio per capita: 6 g/habitante.dia

Cloretos

Diques na Holanda.

O sapo pode desidratar-se em gua salgada.

Nitrognio
Nitrognio total: a soma dos parmetros nitrognio orgnico e nitrognio amoniacal. Nitrognio orgnico: todo o nitrognio presente em compostos orgnicos,como: protenas, aminocidos, aminas, amidas, nitrosderivado e outros. Analise Nitrognio Total Kjeldahl (NTK).

Nitrognio
Nitrognio amoniacal (NH3/NH4+ ): resultante da decomposio do nitrognio orgnico pela ao de microrganismos. Nitrito (NO2-): uma forma qumica do nitrognio que normalmente encontrada em quantidades diminutas nas guas superficiais.

Nitrognio
Nitrato (NO3-): altamente solvel, e que a forma mais estvel de nitrognio combinado em guas superficiais, resulta da oxidao completa de compostos de nitrognio. Altas concentraes de nitrato reduzem a capacidade de transporte de oxignio do sangue. Isso particularmente importante na sade de crianas, as quais podem desenvolver metahemoglobinemia (sndrome do beb azul).

Fsforo
Esto presentes nas guas dos esgotos uma vez que se encontram principalmente nos detergentes. A determinao dos fosfatos nos efluentes das ETEs de grande importncia, sendo utilizado como nutrientes para microrganismos, principalmente algas, podendo causar eutrofizao no caso lagos e guas paradas.

Eutrofizao

Surfactantes
Surfactantes ou detergentes so definidos como compostos que reagem com o azul de metileno sob certas condies especificadas. Estes compostos so designados "substncias ativas ao azul de metileno" (MBAS) e suas concentraes so relativas ao sulfonato de alquil benzeno linear (LAS) que utilizado como padro na anlise.

Surfactantes

Rio Yauza na Russia.

Oxignio Dissolvido
Indica o grau de arejamento da gua. um excelente indicativo da qualidade da gua. A presena de oxignio dissolvido de importncia vital para os seres aquticos aerbios. A introduo de OD no recurso hdrico ocorre atravs da fotossntese, da ao de aeradores ou do prprio contato do ar atmosfrico.

Oxignio Dissolvido
Valores de Oxignio Dissolvido de Saturao (mg/L):

DBO
Demanda Bioqumica de Oxignio a quantidade de oxignio necessria para oxidar a matria orgnica, atravs de processos bioqumicos, para uma forma inorgnica estvel. Um perodo de tempo de 5 dias numa temperatura de incubao de 20C freqentemente usado e referido como DBO5,20.

DBO

5 dias 20C

DQO
Demanda Qumica de Oxignio a quantidade de oxignio necessria para oxidar quimicamente a matria orgnica. Permanganato (KMnO4) e dicromato (K2Cr2O7) Tempo de anlise: 2 a 3 horas

Biodegradabilidade
a capacidade de um efluente especfico ser degradado biologicamente. Portanto, quanto maiores suas caractersticas orgnicas, mais facilmente ser biodegradado.

Metais Pesados
Os efeitos txicos dos metais para o homem e para os ambientes aquticos so bastante conhecidos,principalmente no que se refere aos metais pesados. Encontrados em alguns tipos de efluentes industriais,os metais pesados como chumbo, mercrio e cdmio so extremamente prejudiciais sade humana, fauna e flora em geral.

Substncias Txicas
Nos EUA a agncia ambiental federal (EPA) identificou o que chamou de poluentes prioritrios, inorgnicos e orgnicos, cerca de 129, suspeitos de serem carcinognicos, mutagnicos, ou de alta toxicidade.

Parmetros Biolgicos

Parmetros biolgicos
Bactrias

Algas

Vrus

Caractersticas Biolgicas

Vermes

Protozorios

Doenas de veiculao Hdrica

Doenas de veiculao Hdrica

Coliformes fecais

Tratamento de Efluentes

Medidores de Vazo
A medio de vazo um procedimento adotado na maioria das estaes de resduos lquidos. rgo ambientais fazem desta etapa uma exigncia legal. Existe uma grande variedade de dispositivos destinados a medir vazo em ETE, que so: Vertedor triangular ou Thompson; Vertedor Quadrangular; Calha Parshall.

Vertedor triangular
indicado para vazes de at 30 L/s. Acima desta vazo no apresenta a mesma eficincia que outros tipos de medidores. Pode ser construdo em madeira, concreto, fibra ou metal.

Vertedor retangular
indicado para vazes entre 300 a 1000 L/s. Pode ser de madeira, concreto ou fibra. As dimenses de comprimento, localizao da rgua, localizao da chicana so as mesmas do vertedor triangular.

Calha Parshall
indicada para grandes vazes,de at 5500 L/s, e para efluentes com grande quantidade de slidos em suspenso. Pode ser construda em concreto, fibra de vidro ou ao inox. possvel comprar calhas j dimensionadas, adequadas as caractersticas de gerao de efluentes da empresa onde sero instaladas.

Calha Parshall

Tratamento Preliminar ou Tratamento Prvio

Tratamento Preliminar

O tratamento preliminar de efluentes lquidos definido como a remoo de constituintes do efluente que podem causar problemas de manuteno ou operacional s operaes de tratamento, processos e sistemas auxiliares.

Tratamento Preliminar
A remoo de slidos grosseiros contidos nos esgotos tem as seguintes finalidades: Proteo dos dispositivos de tratamento dos esgotos, tais como: raspadores, reatores, aeradores, etc.; Proteo dos corpos de gua receptores, tanto no aspecto esttico como nos regimes de funcionamento de fluxo e de desempenho; Remoo parcial da carga poluidora, contribuindo para melhorar o desempenho das unidades subseqentes de tratamento e desinfeco.

Gradeamento
Tem o objetivo de remover slidos grosseiros capazes de causar entupimentos e aspecto desagradvel nas unidades do sistema de tratamento so utilizadas grades com limpeza mecnicas ou de limpeza manual. Velocidade de passagem pela barra: mnima de 0,60 m/s e mxima de 1,00 m/s. Inclinao de 45 a 60 (manual) e 70 a 90 (mecanizada) Grades Espaamento Espessura
(cm) 24 1-2 (cm) Grosseiras Mdias finas 4 10 0,95 1,27 0,79 0,95 0,64 0,79

Gradeamento

Peneiramento
Com o objetivo da remoo de slidos normalmente com dimetros superiores a 1 mm, capazes de causar entupimentos ou com considervel carga orgnica. Podem ser de limpeza mecanizada (jatos de gua ou escovas) ou esttica.

Peneiramento
As peneiras estticas so modelos projetados para promover a auto-limpeza; A remoo do material retido se d atravs do efeito do fluxo do lquido durante o processo de peneiramento. No caso de serem utilizadas peneiras em efluentes gordurosos ou com a presena de leos minerais deve-se utilizar as peneiras com limpeza mecanizada por escovas.

Peneiras estticas

Escovas Rotativas

Caixa de Areia
Evitar abraso nos equipamentos e tubulaes; Reduzir a possibilidade de avarias ou obstruo de unidades do sistema, tais como: canalizaes, caixas de distribuio ou manobra, poos de elevatrias, tanques, sifes, orifcios, calhas, etc.; Facilitar o manuseio e transporte das fases lquida e slida, ao longo dos componentes da estao de tratamento de efluentes.

Caixa de Areia
Caixa de areia ou desarenador so unidades projetadas para remoo de areia. Remove partculas com dimetro variando de 0,1 a 0,4 mm. Velocidade horizontal de 0,15 a 0,30 m/s e velocidade de sedimentao de 0,02 m/s.

Caixa de Areia

Caixa de Areia

Caixa de Gordura
Os esgotos domsticos possuem grande quantidade de leos, graxas e outros materiais flutuantes. Existe ento, a necessidade da remoo destes materiais para se evitar: obstrues dos coletores, aderncia nas peas especiais das redes de esgoto, acmulo nas unidades de tratamento e principalmente aspectos desagradveis no corpo receptor.

Caixa de Gordura

Separador gua-leo

Tratamento Primrio ou Tratamento Fsico-Qumico

Tratamento Primrio
Nesta etapa procede-se o prarejamento, equalizao da vazo, neutralizao da carga do efluente a partir de um tanque de equalizao e, seguidamente, procede-se separao de partculas lquidas ou slidas atravs de processos de floculao, flotao e sedimentao, utilizando um sedimentador primrio.

Equalizao
A equalizao utilizada para superar os problemas operacionais advindos das variaes que so observadas na vazo e nas caractersticas na maioria dos efluentes lquidos. Tem trs objetivos bsicos: minimizar as variaes de vazo de despejos especficos, de tal modo que haja uma vazo constante ou quase constante para o tratamento posterior; neutralizar os despejos; minimizar as variaes de concentrao, como DBO, por exemplo.

Equalizao

Neutralizao
Consiste na adio de cidos ou bases ao efluente a fim de corrigir o pH. Para este caso usa-se os seguintes mtodos: Passagem do rejeito cido por leito de calcrio ou hidrxido de clcio; Adio de cal, hidrxido de sdio ou barrilha (Na2CO3) a efluentes cidos; Borbulhamento de CO2 comprimido a efluentes alcalinos;

Coagulao e Floculao
A coagulao a anulao das foras repulsivas, ou seja, uma neutralizao das cargas negativas da matria em suspenso no lquido, conseguida com a adio de produtos qumicos chamados coagulantes. Uma vez neutralizadas essas cargas negativas, as partculas tendero quando em contato umas com as outras, formando assim flocos. Esse processo a floculao.

Coagulao

Flotao
A flotao remove slidos em suspenso e, quando em combinao com agentes coagulantes, pode remover nutrientes, principalmente o fsforo, e parcela da matria orgnica dissolvida. Fora estes benefcios, a flotao proporciona a reduo dos teores de gases odorferos, alm de elevar o nvel de oxignio dissolvido, o que resulta num efluente de melhor qualidade.

A principal vantagem da flotao sobre a sedimentao que partculas muito pequenas ou leves, que decantam lentamente, podem ser removidas mais completamente e num tempo menor.
Uma vez que as partculas flotaram para a superfcie, elas podem ser removidas mediante uma raspagem superficial.

Flotador e Raspador

Sedimentao
O processo de sedimentao uma das etapas de clarificao. Sedimentao a separao da gua, por decantao gravitacional, de partculas suspensas que so mais pesadas que a gua. uma das operaes unitrias mais usadas no tratamento de efluentes lquidos. Os termos sedimentao e decantao podem ser usados.

A sedimentao usada para:


remoo de areia remoo de material particulado no tanque de sedimentao primria para remoo de flocos biolgicos no tanque de sedimentao de lodos ativados remoo de flocos qumicos quando o processo de floculao qumica usado.

Tanques de sedimentao
Sedimentadores removem os slidos sedimentveis, o lquido flui lentamente permitindo que os slidos cheguem ao fundo, por ao da gravidade. A sedimentao pode ocorrer somente pela ao da gravidade ou com a adio de coagulantes ( produz um maior volume de lodo). As partculas que se acumulam no fundo do sedimentador, formam o chamado lodo primrio.

Tanques de sedimentao

Tanques de sedimentao

Tratamento Secundrio ou Tratamento Biolgico

Processos biolgicos
So processos que dependem da ao de microrganismos presentes nos efluentes; os fenmenos inerentes alimentao so predominantemente na transformao dos componentes complexos em compostos simples. Os processos biolgicos procuram reproduzir, os fenmenos biolgicos observados na natureza.

Filtro Biolgico
A denominao empregada incorreta, pois o processo no realiza filtrao. O processo caracterizado pela alimentao e percolao contnua do efluente atravs do meio suporte ou leito fixo. A passagem do lquido nos interstcios promove o crescimento e aderncia de massa biolgica (colnias gelatinosas Zooglea) na superfcie do meio suporte.

Filtro Biolgico

Filtro Biolgico
A) Tubulao do afluente. B) Sistema de drenagem. C) Parede do tanque. D) Meio filtrante. E) Distribuidor rotativo. F) Brao do distribuidor rotativo.

Filtro Biolgico
O meio funciona como base para o crescimento de microrganismos que formam um filme de pequena espessura (entre 0,1 e 2,0 mm) composto por uma camada aerbia e outra anaerbia.

Com o passar do tempo, h reduo na atividade do biofilme. Ocorre ento um desprendimento natural de camadas. Este desprendimento implica na gerao de lodos, tornando-se necessrio neste sistema o uso de decantadores.

Filtro Biolgico

Biodiscos
Os biodiscos tambm possibilitam o crescimento da biomassa, a qual aderida ao meio suporte. Neste caso o biofilme suportado por placas circulares, que giram continuamente acionadas por um motor. Esse movimento de rotao expe, alternadamente, os discos ao ar atmosfrico e a matria orgnica contida no meio lquido, facilitando, assim, a adeso e o crescimento de microrganismos em sua superfcie, formando uma pelcula de poucos milmetros de espessura, que chega a cobrir todo o disco.

Biodiscos

Lodos ativados
Processo no qual uma massa biolgica, cresce e flocula, sendo continuamente circulada e colocada em contato com a matria orgnica do despejo lquido afluente ao processo, em presena de oxignio. O oxignio proveniente de difusores no fundo do tanque ou por aeradores mecnicos de superfcie.

Lodos ativados

TDH = 6 a 8 horas IL = 4 a 10 dias

Lodos Ativados

Lodos Ativados

Decantador

Decantador secundrio

Lagoas de estabilizao
As lagoas de estabilizao so sistemas de tratamento biolgico em que a estabilizao da matria orgnica realizada pela oxidao bacteriolgica (oxidao aerbia ou fermentao anaerbia) e/ou reduo fotossinttica das algas.

Lagoas de estabilizao
uma opo de tratamento biolgico muito eficiente. As condies climticas brasileiras so muito favorveis para este tipo de tratamento. A operao simples, exige poucos equipamentos e possui uma manuteno relativamente barata.

Lagoas Facultativas
Matria orgnica em suspenso se sedimenta lodo de fundo (decomposto anaerobiamente); Matria orgnica dissolvida permanece dispersa na massa lquida, e sofrer tratamento aerbio nas zonas mais superficiais da lagoa; Fotossntese O2 para as bactrias requer elevada rea de exposio; Profundidade entre 1,5 a 2 m, porm com volumes elevados de forma a permitir a manuteno de grandes perodos de deteno, em geral de 15 a 20 dias.

Lagoas Facultativas

Lagoas Aeradas
Nas lagoas aeradas, utilizada aerao mecanizada para fornecer oxignio s bactrias sendo este processo essencialmente o mesmo que o de lodos ativados, porm, sem recirculao. A qualidade do efluente proveniente da lagoa aerada no adequada para lanamento direto pelo fato de conter elevados teores de slidos. Por esta razo, estas lagoas so normalmente seguidas por outras, onde a sedimentao e estabilizao (transformao da matria orgnica em gs carbnico e metano) destes slidos possa ocorrer.

Lagoas Anaerbias
As lagoas anaerbias so normalmente profundas, variando entre 4 a 5 metros. A profundidade tem a finalidade de impedir que o oxignio produzido pela camada superficial seja transmitido s camadas inferiores. TDH = 2 a 5 dias. Para garantir as condies de anaerobiose: lanado uma grande quantidade de efluente por unidade de volume da lagoa; a superfcie da lagoa pequena comparada com sua profundidade, o oxignio produzido pelas algas e o proveniente da reaerao atmosfrica so considerados desprezveis.

Lagoas Anaerbias

Remoo manual do lodo de lagoa anaerbia

Lagoas Anaerbias-Facultativas

A lagoa facultativa recebe a carga de 30 a 50 % do efluente bruto. Portanto obtm-se uma economia de rea de 30%.

Lagoas de maturao
O principal objetivo a remoo de organismos patognicos, elas so uma alternativa bastante econmica para desinfeco do efluente. Possuem profundidade inferiores a 1,0 m, permitindo elevados tempos de deteno dos esgotos e o decaimento dos coliformes devido incidncia da radiao ultravioleta da luz solar.

Lagoas de maturao

Tratamento e Disposio Final do Lodo

Lodo
O termo lodo refere-se ao subproduto slido do tratamento da gua residuria. O lodos dos processos biolgicos de tratamento, so denominados lodos biolgicos ou biosslidos. O lodo definido como fase slida mesmo contendo mais de 95% de gua em sua composio. Os principais processos para o tratamento do lodo so mostrados a seguir.

Lodo
Todos os sistemas de tratamento biolgico de guas residurias geram lodos na forma de uma suspenso de flocos. Dependendo da natureza e origem dos slidos, distingue-se lodo primrio e lodo secundrio.

O lodo primrio gerado a partir da sedimentao de material particulado do afluente.


O lodo secundrio ou biolgico gerado no reator biolgico do sistema de tratamento, constituindose em uma mistura de slidos no-biodegradveis do afluente e massa bacteriana que cresce no reator. Dependendo do ambiente no reator, o lodo secundrio pode ser de natureza aerbia ou anaerbia.

Adensamento

O adensamento ou espessamento um processo fsico de concentrao de slidos no lodo visando reduzir sua umidade e, em decorrncia o seu volume, facilitando as etapas subsequentes do tratamento do lodo.

Adensamento
Adensamento por gravidade

Adensamento

Centrfuga

Adensamento

Adensamento

Prensa Desaguadora

Digesto do lodo
Visa atenuar o inconveniente de maus odores no processamento e disposio do lodo. A reduo dos odores alcanada atravs da remoo da MO biodegradvel componente do lodo, o que tambm acarreta um reduo na massa de slidos do lodo. Os processos de estabilizao so divididos em: estabilizao biolgica, estabilizao qumica e estabilizao trmica.

Digestores Aerbios
Os digestores aerbios so tanques providos de sistema de aerao tais quais os usados nos reatores de lodos ativados. Tendo em vista o crescimento mais rpido destes microrganismos em relao aos anaerbios, pode-se entender que os volumes de reatores so relativamente menores.

Vantagens
Custos de implantao mais reduzidos do que os anaerbicos; H uma parcial desinfeco e eliminao de agentes patognicos pela operao em temperaturas termfilas (45 - 65C); Produo de um lodo estvel com excelentes propriedades de desidratao; Menor tempo de reteno do digestor quando comparado com processo digesto anaerbica; Bom controle de processo para reduo de odores.

Digestores Anaerbios
Tem por finalidade destruir ou reduzir os nveis previamente estabelecidos de microorganismos; Estabilizar parcialmente ou totalmente as substncias instveis (MO) presentes no lodo frescos; Reduzir o volume do lodo atravs da liquefao, gaseificao e adensamento; reduzir umidade; Sua utilizao, quando estabilizado, como hmus.

Desidratao
No processo de desidratao ou desaguamento do lodo, pode-se realizar mtodos naturais ou mecnicos. O objetivo desta fase remover gua e reduzir ainda mais o volume, produzindo lodo com comportamento mecnico prximo ao dos slidos. A desidratao do lodo tem impacto importante nos custos de transporte e destino final.

Desidratao

Filtro prensa

Leitos de secagem: unidades, geralmente retangulares, nas quais se processa a reduo de umidade com a drenagem e a evaporao. Lagoas de secagem: tm finalidades e funcionamento idnticos aos dos leitos de secagem. Diferem dos leitos quanto ao funcionamento por no prever a percolao de gua. Em vez disso, h a possibilidade de retirar a camada de gua que se forma sobre a batelada de lodo, quando esta colocada na lagoa. Disposio do lodo no solo: o solo serve como um meio de recepo para o lodo. Muitas vezes o lodo aplicado no solo e misturado como fertilizador ou condicionador do solo.

Disposio Final

Tijolo (10% de lodo)

Desinfeco do lodo
Calagem: definido como um processo de estabilizao e desinfeco qumica, a calagem resulta da adio e mistura ao lodo de cal, para alcalinizao brusca do meio, elevando o pH em niveis ligeiramente superiores a 12, o que torna o meio imprprio sobrevivncia e desenvolvimento dos patgenos .

Pasteurizao: um processo fsico de elevao da temperatura e conseqente diminuio da concentrao de patgenos. Baseia-se no fato de que vrus, helmintos, protozorios e bactrias patognicas so inteiramente destrudos quando o lodo de esgoto mantido a uma temperatura de 70 C durante um intervalo de tempo de 30 minutos.

Compostagem: A compostagem um processo biolgico onde uma mistura inicial de resduos sofre a ao de vrios grupos de microrganismos. Durante o processo de biodegradao da matria orgnica a temperatura se eleva naturalmente chegando a 60-65C. Para a realizao do processo de compostagem o lodo deve ser misturado a resduos orgnicos, tanto vegetais como animais (palha, resduo de podas de rvores triturados, esterco de galinha, capim).

You might also like