You are on page 1of 46

SUBSISTEMA DE MANUTENO DE RECURSOS HUMANOS

ORGANIZAO IDEAL
aquela que no apenas capta e aplica seus recursos humanos adequadamente, mas tambm os mantm na organizao. Os planos de compensao monetria, de benefcios sociais e higiene e segurana do trabalho.

SISTEMA DE RECOMPENSAS
o pacote total de benefcios, que a organizao coloca disposio de seus membros, e os mecanismos e procedimentos pelos quais estes benefcios so distribudos. No apenas salrios, frias, promoes para posies mais elevadas so considerados.

SISTEMA DE RECOMPENSAS
Garantia de segurana no cargo, Transferncias para posies laterais mais desafiantes ou para posies que levem a um crescimento

RECOMPENSAS ADOTADAS
Recompensas diretamente vinculadas ao critrio dos objetivos de realizao empresarial como o lucro ou prejuzo. Recompensas aplicadas em decorrncia do tempo de servio da pessoa e que so concedidas automaticamente em certos intervalos, desde que a pessoa no tenha tido um desempenho insatisfatrio

PARA SER RECOMPENSADO Alcance dos objetivos; Manuteno do sistema interno; Adaptao ao ambiente externo.

SALRIO
Salrio a retribuio em dinheiro ou equivalente paga pelo empregador ao empregado em funo do cargo que este exerce e dos servios que presta durante determinado perodo de tempo.

CARATER MULTIVARIADO DO SALRIO


Para a organizao: uma despesa, hoje compreendida como um investimento que produz retornos. Para o funcionrio: sua fonte de receita e que define seu status e poder de compra. Para a sociedade: a riqueza que transita e faz a economia crescer.

ADMINISTRAO DE SALRIOS
Conjunto de normas e procedimentos que visam a estabelecer e/ou manter estruturas de salrios equitativas e justas na organizao. Comparando interna e externamente os cargos e seus respectivos salrios

FUNO
Definir estruturas salariais para garantir o equilbrio interno - em relao aos cargos da empresa. E o equilbrio externo dos sala rios relao aos salrios pagos no mercado

OBJETIVOS
Com o estabelecimento e/ou manuteno de estruturas de salrios equilibradas, a Administrao de salrios prope-se a atingir os vrios objetivos

OBJETIVOS
1. Remunerar cada funcionrio de acordo com o valor do cargo ocupado. 2. Recompens-lo adequadamente pelo seu desempenho e dedicao. 3. Atrair e reter os melhores candidatos para os cargos. 4. Dar flexibilidade organizao, racionalizando o desenvolvimento. 5. Obter plena aceitao dos sistemas de remunerao adotados. 6. Manter equilbrio entre interesses financeiros da organizao e sua poltica de relaes com os funcionrios.

AVALIAO DE CARGOS
A avaliao de cargos procura determinar a posio relativa de cada cargo com os demais: as diferenas significativas entre os diversos cargos na empresa. permitindo uma distribuio equitativa dos salrios. neutralizando qualquer arbitrariedade.

METODOS DE AVALIAO
Todos mtodos de avaliao de cargos so eminentemente comparativos: comparao os cargos entre si . comparam os cargos com alguns critrios (categorias ou fatores de avaliao) tomados como base de referencia.

FINALIDADE
A avaliao e classificao de cargos proporcionam as condies bsicas e fundamentais para o equilbrio interno dos salrios

PESQUISA SALARIAL
Para equilibrar os salrios internos com os pagos no mercado de trabalho, faz-se uma pesquisa salarial.

PESQUISA SALARIAL
Analisar os salrios da comunidade atravs de: 1. Uso de pesquisas feitas por empresas nas quais tenha participado. 2. Uso de pesquisas feitas por empresas especializadas 3. Promoo de pesquisa salarial prpria.

POLITICA SALARIAL
o conjunto de princpios e diretrizes que refletem a orientao e a filosofia da organizao no que tange aos assuntos de remunerao de seus colaboradores.

CONTEDO DE UMA POLITICA SALARIAL


Estrutura de cargos e salrios: isto , classificao dos cargos e as faixas salariais para cada classe de cargos. Salrios de admisso para as diversas classes salariais: normalmente coincide com o limite inferior da classe salarial. Previso de reajustes salariais, seja por determinao legal (dissdios coletivos), sejam espontneos.

NOVAS ABORDAGENS ADM. SALRIOS


Os novos sistemas incluem planos de remunerao flexvel por meio do alcance de metas e objetivos estabelecidos consensualmente e remunerao por equipes. 1. Remunerao Varivel 2. Remunerao por Habilidades 3. Remunerao por Competncias

BENEFCIOS SOCIAIS
Alm dos salrios que proporcional ao cargo ocupado, existe os benefcios sociais que geralmente so comum a todos os funcionrios.

BENEFCIOS SOCIAIS
So as facilidades, convenincias, vantagens e servios sociais que as empresas oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhes esforos e preocupaes. Constituem a chamada remunerao indireta.

ORIGEM BENEFICIOS SOCIAIS


Atitudes e expectativas das pessoas Exigncias dos Sindicatos Legislao Trabalhista Competio entre as Organizaes na disputa de Talentos. Como meio lcito das organizaes fazerem dedues de suas obrigaes tributrias.

OBJETIVOS
Aumentar a produtividade. Melhorar o clima organizacional (aumenta o moral, o relacionamento social, sentimento de segurana, lealdade e melhora a relao com a empresa, reduzindo queixas) . Facilitar o recrutamento. Conseguir reter os empregados competentes (reduz turnover e absentesmo) . Melhorar da qualidade de vida dos empregados.

TIPOS DE BENEFICIOS
BENEFICIOS LEGAIS:Exigidos pela legislao trabalhista ou previdenciria, pela constituio ou por convenes coletivas entre sindicatos BENEFICIOS ESPONTNEOS: Concedidos por liberalidade pelas empresas.

BENEFICIOS LEGAIS
Frias 13 Salrio Aposentadoria Seguro de Acidentes do Trabalho Auxlio Doena Salrio Famlia Salrio Maternidade

BENEFICIOS ESPONTNEOS
Gratificaes Refeies subsidiadas Transporte subsidiado Emprstimos aos funcionrios Seguro de Vida em Grupo Assistncia mdico-hospitalar diferenciada mediante convnio Complementao de aposentadoria ou planos de seguridade social

PLANEJAMENTO DOS BENEFICIOS E SERVIOS SOCIAIS


No se faz ao acaso, o resultados de ensaios e discusses e estudos. H vrios objetivos e critrios.

PRINCPIOS PARA SERVIOS E BENEFCIOS SOCIAIS


O Retorno de Investimento: Todo benefcio deve trazer uma contribuio para a organizao, de maneira a ser igual aos seus custos ou pelo menos, no sentido de compens-los ou reduzi-los, trazendo algum retorno. Mtua responsabilidade: a caracterstica de pessoas que cooperam entre si para promover um mtuo propsito de grupo.

OUTROS PRINCPIOS
Os benefcios devem satisfazer a alguma necessidade real da pessoa. Devem focar atividades em que o grupo mais eficiente que o indivduo. Deve estender-se sobre a mais ampla base possvel de pessoas. Sua concesso deve evitar conotaes de paternalismo benevolente. Os custos dos benefcios devem ser calculveis e devem repousar em financiamento slido e garantido para evitar injunes polticas.

VANTAGENS PARA ORGANIZAO


Elevam o moral dos funcionrios. Reduzem a rotatividade e o absentesmo. Facilitam o recrutamento e a reteno do pessoal. Melhoram a imagem da empresa no mercado.

VANTAGEM PARA AS PESSOAS


Oferecem assistncia na soluo de problemas pessoais. Aumentam a satisfao no trabalho. Contribuem para o bem-estar e desenvolvimento individual. Melhoram relaes com a empresa. Reduzem as causas de insatisfao.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO


criar ,manter e melhorar o ambiente de trabalho, seja em suas condies fsicas, seja em suas condies psicolgicas e sociais.

HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO


So atividades intimamente relacionadas no sentido de garantir condies pessoais e materiais de trabalho.

HIGIENE DO TRABALHO
Conjunto de normas e procedimentos que visa proteo da integridade fsica e mental do trabalhador; com carter eminentemente preventivo.

PARA GARANTIR A HIGIENE


Fazem: 1. Exame mdico pr admissional. 2. Exames mdicos peridicos. 3. Ambulatrios mdicos e campanhas de vacinao. 4. Monitorao das condies ambientais

OBJETIVOS DA HIGIENE DO TRABALHO E SEGURANA DO TRABALHO


Educao dos operrios, chefes, capatazes, gerentes, etc.,indicando os perigos existentes e ensinando como evit-los. Constante estado de alerta contra os riscos existentes na fbrica. Estudos e observaes dos novos processos ou materiais a serem utilizados.

CONDIES QUE INFLUNCIA NO TRABALHO


1. Condies ambientais de trabalho: como iluminao, temperatura, rudo etc. 2. Condies de tempo: como durao da jornada de trabalho, horas extras, perodos de descanso etc. 3. Condies sociais: como organizao informal, relacionamentos, status etc.

SEGURANA DO TRABALHO
o conjunto de medidas tcnicas, educacionais, mdicas e psicolgicas utilizadas para prevenir acidentes, seja eliminando condies inseguras do ambiente, seja instruindo ou convencendo as pessoas da utilizao de prticas preventivas.

RESPONSABILIDADE DE LINHA E FUNO DE STAFF


Cada chefe responsvel pela pelos assuntos de segurana de sua rea, embora exista um rgo de segurana para assessorar as chefias em relao a esse assunto.

ATIVIDADES ST
1. Monitorao das atividades da empresa 2. Estabelecer normas de segurana 3. Conscientizar e convencer os funcionrios

PROGRAMA DE SADE E SEGURANA NO TRABALHO


1.Obter compromisso da alta administrao e envolvimento de todos os funcionrios. 2. Fazer anlises do local de trabalho. 3.Proceder preveno e controle de acidentes. 4. Treinar gerentes, supervisores e funcionrios.

RAZES PARA UM PROGRAMA DE SEGURANA


Perdas Pessoais com acidentes de trabalho Perdas Financeiras com Funcionrios Acidentados Perda de Produtividade da empresa Elevao dos Prmios das Seguradoras Problemas legais de responsabilidade empresarial Responsabilidade Social e Imagem da Organizao.

QUALIDADE DE VIDA
Para conseguir satisfazer o cliente, as organizaes precisam antes satisfazer seus funcionrios responsveis pelo produto ou servio oferecido.
A competitividade organizacional passa obrigatoriamente pela qualidade de vida no trabalho.

MEIOS PARA AUMENTAR A SATISFAO


Tornar os cargos mais divertidos, Deixando claro a irreverncia. Pagar com justia, dar benefcios e oportunidades promoo. Adequar as pessoas com os cargos de acordo com seus interesses e habilidades. Desenhar cargos para torn-los desafiadores e satisfatrios.

You might also like