You are on page 1of 20

Interao Humano-Computador

FILOSOFIA E IHC
Agenildo Ana Cludia Genival Jane Kelly Laura Luanna Marcelo Mrcio

O HOMEM E A MQUINA
A mquina veio facilitar a vida do homem. O Homem quebrou as correntes do impossvel e mostrando todo o seu potencial desenvolveu as inovaes tecnolgicas. Hoje atualmente h uma inter-relao entre o homem e a mquina com os avanos da tecnologia

INTRODUO
O homem em toda a sua complexidade de conhecimentos, no atingiu a sua plenitude do saber. Em sua vida lhes so apresentados diversos problemas seja de forma das inovaes e revolues tecnolgicas de nosso tempo, quanto pelos poderes que lhes so submetidos. O certo que as suas explicaes e descobertas veio atravs da filosofia e da cincia.

CINCIA E FILOSOFIA CONTEMPORNEA Os problemas que os homens vem sofrendo se dar ao fato de inmeras discurses em torno da significao humana e de sua existncia( Filosofia). No entanto, com os avanos tecnolgicos os novos modelos tornam toda a humanidade submissa e dependente desses avanos ( Cincia).

Homem Senhor da Tecnologia


A vida humana gira em torna uns dos outros. O homem escravo de si prprio mas Senhor e dono da natureza, Senhor da tecnologia O homem detm de poderes sobre a natureza e sobre sua prpria e vida e dos outros. So diversas os conceitos ticos, politico e religiosos que o fazem refletir sobre sua prpria existncia.

Desenvolvimento da Tcnica
Nosso mundo um mundo globalizado que depende de vrios fatores importantes. Entre eles se destaca o econmico e tecnolgico. O destino de cada homem depende de fato uns dos outros. Est distante no significa no poder abater.

Homem Caminha Rumo ao Desconhecido


Nietzsche , 1983.Ele fala que o homem caminha em suas contradies , avanos e retrocessos. Exemplo Cura de antigas doenas e fabrica novas enfermidades.

Globalizao Pela Internet


Paulo Vaz ,1998 explica que o homem e sujeito e predicado de sua prpria histria. Ele produz e ele consome . Exemplo Marcapasso prteses

Que a realidade pode superar a imaginao e havendo a possibilidade de reconstruo do ser humano.

Cincia e Tecnologia na Difuso do Conhecimento


A cincia e tcnica na difuso do conhecimento e o novo paradigma tecnolgico. A cincia sem concincia no passa de runa da alma . Rabelais 1976.

Interdependncia entre as Conquistas Cientfica e Tecnolgica


A cincia passa a ser parte integrante do desenvolvimento tecnolgico ,de interesse econmico . Exemplo Arado Mquina a vapor

Imediatismo da Inveno com a Inovao


A segunda caracterstica do novo modelo tecnolgico a reduo do intervalo temporal entre a data de uma inveno e o momento da sua transformao em um

produto comercial, ou seja, a inveno e a


inovao tecnolgica para o seu uso pratico.

Multidisciplinaridade da Pesquisa
Todas as equipes de pesquisas e desenvolvimento tecnolgico passaram a ser integradas por pessoas das mais variadas reas do conhecimento. A equipe

profissionalmente

multifacetada,

ou

seja,

essa

caracterstica ilustra no s a complexidade das novas tcnicas, como reala a exigncia de serem obtidos e assimilados com celeridade (por toda a gama de especialistas de formaes variadas).

Adaptabilidade s Aspiraes da Sociedade


O homem moderno passou a ser mais bem informado, mais exigente, os produtos tecnolgicos a serem lanados no mercado, depende que seja aceita pelo o homem moderno.

Ex:o o relgio digital e o computador.

Obsolescncia Rpida
Os novos produtos e novas tcnicas que vo avanando a cada dia vo deixando os produtos de hoje com sua vida til bastante curta.

As sucessivas geraes de produtos e processos


ocorrem com rapidez impressionante. A cincia e a tecnologia esto possibilitando a crescente substituio do trabalho humano por robs e computadores, criando uma situao inteiramente nova para a humanidade, mudando as relaes de trabalho.

Psicologia e Conhecimento Conhecimento como Representao Mental

Modelo Cognitivo do Conhecimento


Aprender a pensar sobre assuntos mais importante que aprender fatos sobre o mesmo assunto. A aprendizagem vista como explorao e descoberta ao invs de memorizao de informaes tcnicas. Temos que comear de onde a criana se encontra e nos termos dela.

Mapas Mentais
As pessoas entendem melhor aquilo que descobrem por si s, e nos deixa claro, tambm, que o conhecimento que temos em nossa cabea sobre as coisas, diferente do conhecimento, por exemplo, de um mapa cartogrfico realizado por um gelogo.

Algumas concluses
O modelo cognitivo que estamos apresentando salienta a importncia do raciocnio e do pensamento por parte do aluno, cognio refere-se a conhecimento, raciocnio e

pensamento. O conhecimento mais importante

aquele com que o aluno raciocina.

Obrigado pela ateno!

You might also like