You are on page 1of 13

Engenharia de Pesca - Navegao

Publicaes Nuticas
Suelen Pini Raza G. Boska Thiago Costa Yuri Contrera

Lista de Faris
A lista de faris uma publicao de auxlio navegao. Contm todas as informaes sobre sinais luminosos ou de obstculos areos existentes na costa, nos rios, nas lagoas e nas ilhas do Brasil, assim como nas costas e ilhas de pases estrangeiros que possuam suas terras representadas em cartas nuticas brasileiras

Consideraes:
A publicao da lista de faris bienal desde 2010. O centro de hidrografia marinha a instituio responsvel por manter os dados das listas de faris atualizados. A lista de faris pode ser adquirida de forma digital no site www.mar.mil.br ou publicada em postos de venda credenciados.

Roteiros
O Roteiro uma publicao que contm as informaes teis ao navegante com relao descrio da costa, demanda de portos e fundeadouros, perigos, profundidades em barras e canais, recursos em portos, balizamento, condies meteorolgicas predominantes, correntes e mars observadas, etc. A publicao dividida em trs volumes cada um focalizando determinado trecho da costa.

Consideraes
Na prtica, o Roteiro deve ser consultado sempre que se tem necessidade de conhecer, com detalhes, as informaes contidas nas cartas. O Roteiro revisto periodicamente, resultando em novas edies, porm, nos intervalos entre as edies o Roteiro mantido atualizado por AVISOS AOS NAVEGANTES e Suplementos Os roteiros podem ser obtidos digitalmente no site da mar.mil ou publicados em postos de venda credenciados.

Lista de sinais cegos


A lista de sinais cegos uma publicao de auxilio navegantes que contm informaes referentes a todos os sinais cegos existentes na costa e nos rios, lagoas e ilhas do Brasil, exceto nas hidrovias Paraguai- Paran e TieteParan

Exemplos de sinais cegos:


O sistema de balizamento possui cinco tipos de sinais: Sinais laterais: Indicam o bombordo e o boreste da rota a ser seguida. Sinais Cardinais: Indicam o setor onde se podero encontrar guas navegveis. Sinais de Perigo Isolado: Indicam perigos isolados de tamanho limitado cercado por aguas navegveis. Sinais de guas seguras: indicam que o local em torno de sua posio so navegveis. Sinais especiais: Indica uma rea mencionada em documentos nuticos.

Consideraes
Desde 2010 esta publicao tornou-se peridica sendo editada quinquenalmente. A lista de Sinais Cegos constituda de folhas soltas e fornece as informaes referentes aos sinais. A lista de sinais cegos pode ser obtida digitalmente no site da mar.mil.br e publicada em postos de venda credenciados

Listas de auxlio-rdio
As listas de auxilio rdio tem por finalidade reunir, em um nico volume, todas as informaes importantes sobre os servios-rdio de auxlio navegao martima existente na costa do Brasil e sobre outros servios ao navegante do Atlntico Sul.

Consideraes
A lista de Auxlio-Rdio visa complementao das publicaes prprias dos servios-rdio, nunca a sua substituio A lista de Auxlio-Rdio, pode ser obtida digitalmente no site da mar.mil.br ou publicada em postos de venda credenciados

Cartas de correntes de mar


Cartas de Correntes de Mar so, publicaes, preparadas especificamente para determinados portos. Normalmente, so iniciadas por uma pgina com as instrues para uso, seguida de um exemplo e de uma coletnea de pequenas cartas do porto, onde aparecem setas indicadoras das direes e nmeros que representam as velocidades das correntes de mar, referidas hora da preamar (PM).

Consideraes
As cartas de correntes de mar so utilizadas para determinar o rumo e a velocidade da corrente de mar a partir do conhecimento da mar prevista para a data desejada.
As Cartas de Correntes de Mar podem ser adquiridas em Postos de Vendas Credenciados

You might also like