You are on page 1of 21

Teoria tico Poltica da Justia

John Bordley Rawls

EQUIPE 02
Daniel Barros; Mauro Ramos; Tasso Alves; Helyelton; Itassuc.

SUMRIO INTRODUO DESENVOLVIMENTO


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Liberdade igual para todos os cidados; Igualdade: distribuio equitativa dos bens; Bens primrios e bens pblicos; Publicidade e cumplicidade; Instituies bsicas da sociedade: o alvo da teoria da justia; Democracia: participao poltica, princpio da maioria, desobedincia civil; Instituies de enquadramento da justia distributiva: o papel do Estado; A fundamentao da teoria da justia como equidade; Equidade: superao do pseudoconflito entre liberdade e igualdade.

CONCLUSO.

INTRODUO
Nasceu em 1921, em Baltimore, Maryland, Estados Unidos da Amrica. Concluiu seu primeiro doutorado em filosofia e letras pela Universidade de Princeton, em 1950.

As principais obras de John Rawls so as seguintes:


Teoria da Justia, A Justia como Eqidade, A Justia como Imparcialidade, Sobre a Liberdade e Liberalismo Poltico (1972). A obra de Rawls, originalmente escrita em ingls, j foi traduzida para os seguintes idiomas: portugus, espanhol, francs, italiano, alemo, holands e russo.

A obra de Rawls representa, o empenho da filosofia poltica em estabelecer parmetros ticos para a redefinio do modelo de justia distributiva apregoado pela tradio democrticoconstitucional. A obra de John Rawls gera polmica e paga pela ousadia em tecer consideraes sobre assuntos de nossa poca, esta que, apesar dos grandes avanos cientficos e tcnicos, deixa ainda subsistir enormes populaes com enormes carncias, para as quais a justia distributiva ainda no chegou ou ainda no suficiente. (Ricardo Salgado Carvalho).

No papel primordial da teoria da justia resolver os problemas, mesmo porque, uma fundamentao terica contribui to somente para uma prtica mais adequada, na medida em que, por meio da reflexo e da classificao conceitual os seres humanos buscam alternativas para resolver suas necessidades, visando a estabelecer acordos sobre diversos assuntos para melhorar nossa vida ou tratar de serem menos infelizes. (Ricardo Salgado Carvalho). Todavia, de suma importncia exaltar que o autor no pretende estabelecer uma definio de justia. Porm ele busca atravs de uma reflexo, construir uma noo de justia em seus vnculos sociais, polticos, econmicos e psicolgos, com o intuto de contruirmos verdadeiramente uma sociedade democrtica atuante e exemplar.

1. Liberdade igual para todos os cidados;


1. Duas ideias aparecem vinculadas a teoria da justia de Rawls: 1.1 Sociedade democrtica definida no espao poltico pblico;

1.2 Cidados cooperativos.

Consideraes de Rawls
Qualidade de vida; Aplicao justa de polticas pblicas; Pagamento de impostos justos; Sonegao de impostos e moral; Modelo de justia em uma sociedade democrtica; princpio da liberdade; Princpio da equidade; Escolha livre da posio econmica; Sistema injusto de distribuio;

Cinco forma de expresso da liberdade segundo Rawls


Liberdades bsicas; Liberdade de movimento; Poderes e prerrogativas; Renda e riqueza; Base social.

2. Igualdade: distribuio equitativa dos bens


Os bens podem ser materiais e imateriais. Para distribui-los com justia equitativa, preciso que se adote o princpio da liberdade que permite a cada um procurar ter acesso a tudo de que necessita para realizar seu plano racional de vida, regulado por sua vez, pelo princpio da igualdade.

o acesso justo a todos esses bens leva a pessoa a usufruir de um dos mais valiosos bens morais, na concepo de Rawls: o da auto-estima. Esta resulta da convico profunda de ser respeitado pelo poder pblico, e de saber que esse o respeito que lhe assegura condies de vida digna.

3. Bens primrios e bens pblicos


Liberdades, riquezas, posio social, representao no poder poltico, moradia, escola, saneamento bsico, sade, cultura, justia na distribuio de tudo isso so os bens fundamentais aos quais Rawls se refere com a expresso bens primrios e bens pblicos. H bens que por serem necessrios sobrevivncia digna de todos os indivduos, Rawls denomina primrios. H outros bens que so necessrios para garantir igualmente condies dignas vida coletiva, isto , preservao da qualidade da vida comum. Esses so os bens pblicos.

4. Publicidade e cumplicidade
Publicidade e cumplicidade so duas palavras muito malvistas no mundo poltico brasileiro. A publicidade condio no apenas para que todos saibam de seus direitos. Mas muito mais para que muitos possam tomar partido no momento que antecede a deciso acerca da oferta e do custo de um determinado bem.

Cumplicidade a exigncia de respeito, por parte do cidado, aos procedimentos aos quais todos devem se submeter para obter determinados bens e servios de obrigao estatal.

5. Instituies bsicas da sociedade: o alvo da teoria da justia;


os princpios da justia equitativa regulam a distribuio dos bens primrios por parte da instituies fundamentais: a Constituio, propriedade privada, mercado competitivo, famlia monogmica, organizao e representao poltico-partidria, liberdade civis, e outras, mais ou menos relevantes para a justia distributiva, dependendo do grau de desenvolvimento do sistema de cooperao social em questo.

6. Democracia: participao poltica, princpio da maioria, desobedincia civil; a liberdade de acesso de todas as crianas e de todos os jovens ao melhor ensino possvel no seu tempo, e, desde a escola, a mais amplas e diversificadas formas de expresso, de pensamento, de reunio e de associao para a defesa de seus interesses, deve assegurar o amadurecimento de todas as pessoas para a participao poltica democrtica.

7. Instituies de enquadramento da justia distributiva: o papel do Estado; O Estado existe no modelo de Rawls, para fiscalizar e controlar com base na teoria da justia: empregos, preos, assitncia mnima, heranas, gastos, e propostas de novos gastos pblicos. Mantendo as instituies em equilibrio para se alcanar a igualdade.

8. A fundamentao da teoria da justia como equidade; Rawls sustenta a teoria da justia em alguns conceitos, quais sejam, os de posio original, contrato, promessa, vu da ignorncia, estabilidade, equilbrio reflexivo, personalidade moral, razo, liberdade, igualdade, equidade.

9. Equidade: superao do pseudoconflito entre liberdade e igualdade


A primeira forma de justia resulta na desigualdade entre aqueles que agem livremente e aqueles que, no entender de Hannah Arendt, esto condenados ao labor, essa atividade destinada a assegurar os meios de subsistncia. A segunda forma, a igualitarista, acaba com a personalidade moral. Portanto, com a liberdade individual.

CONCLUSO
A Humanidade no precisa de ser rica, precisa apenas de ser mais justa Mas para isso, as pessoas tm de se convencer, que o objetivo da vida o bem estar social e no uns estarem bem e outros mal, pela via do capital.

You might also like